31.maio.2011 | Renan Campos | Aluguel de carro

Dicas para economizar no aluguel do carro

Como viajar sem gastar muito? No post de hoje te damos dicas de como economizar no aluguel de carros, parte importante do seu orçamento para viajar!

Dicas para economizar no aluguel do carro

Na hora de viajar, o dinheiro escorrega da sua mão em uma velocidade incrível. Gastos com combustível, pedágios, alimentação, tudo isso pesa no bolso. Se você acha que estes são gastos difíceis de serem cortados, pense outra vez!

Há maneiras bem práticas de reduzir custos na hora de alugar um carro, por exemplo. Independente da duração da sua viagem, é possível conseguir bons descontos e até promoções que vão aliviar consideravelmente o seu orçamento, poupando um dinheiro importante que poderá ser utilizado em compras de souvenirs, passeios, alimentação e muito mais. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para economizar no aluguel do carro.

1. Pesquise

Pesquisar é a palavra-chave quando o assunto é economia e isso não é diferente no aluguel de um carro. Procure saber quais prestadoras oferecem os melhores serviços com descontos e quais as taxas e itens opcionais que podem estar embutidos nestes serviços. Muitas vezes você encontrará uma diária em promoção com Km livre e proteção do veículo incluído no pacote.

Você poderá fazer esta busca por meio de sites de pesquisa, como o Rentcars.com, que conta com mais de 100 locadoras de veículos (Avis, Localiza, Hertz, Movida, Alamo, Foco, Europcar, Sixt, Dollar, Budget, National) do mundo reunidas no mesmo site. Nesse caso, além de pagar menos, você economizará tempo na hora de reservar o carro desejado.

2. Fique atento aos detalhes

Fique atento às taxas e confira no contrato de locação do veículo se é necessário devolver o carro com o tanque cheio. Não deixe de entregar o carro no dia e horário combinado, pois atrasos podem causar multas desnecessárias, em alguns casos, de até mais uma diária completa.

3. Curtos ou longos períodos?

Algumas vezes é mais vantajoso e barato alugar o carro por um longo período do que por breves intervalos no mesmo mês. Se você terá que fazer o aluguel mais de uma vez, procure saber se não sai mais barato um pacote para o mês cheio. Você poderá se surpreender com o tamanho da economia. Nesses casos, quanto mais tempo durar o período da reserva, menores serão os preços e taxas.

Carros de um mesmo grupo podem ser encontrados com variação de preço em torno de 10 reais ou mais no preço da diária. Falando assim não parece ser uma economia tão grande, mas pense nos 10 reais para uma reserva de 30 dias. A economia será razoável e ajudará no orçamento para o combustível da viagem, por exemplo. Não parece uma proposta mais atraente?

4. Escolha o carro certo

A escolha do carro ideal também é um dos fatores fundamentais para economizar no valor final da reserva. Ao pesquisar o automóvel para alugar, procure um que esteja adequado ao tipo de viagem ao qual vai fazer. Desse modo, você poderá ter uma boa noção do tanto de combustível que vai gastar, podendo programar bem os custos da viagem e fazer uma enorme economia. Além disso, alugar carro com mais opcionais do que o necessário, poderá acarretar em gastos desnecessários.

5. Faça a reserva com antecedência

Não deixe para alugar o carro na última hora. Programe-se e faça a reserva com máxima antecedência, isso garantirá bons descontos e mais opções de categorias de carros para escolher. Geralmente você poderá definir o local de devolução do veículo alugado; informe-se para saber se será cobrada alguma taxa extra caso você devolva em uma cidade diferente da que alugou.

6. Qual a motorização ideal?

Em estradas de terra ou em más condições, o melhor é procurar carros com motores mais potentes e com tração nas quatro rodas (4×4).

Carro passando por uma estrada de terra

Em terrenos com maior desafio, o melhor é alugar um carro 4×4

Em viagens por estradas de asfalto, os carros 1.0 têm a fama de serem mais econômicos, mas nem sempre isso ocorre, principalmente quando é necessário percorrer longas distâncias. Às vezes o 1.0 consome o mesmo que carro 1.4, por exemplo.

Em razão do motor ter menos torque, a queima de combustível é mais alta quando é necessário fazer ultrapassagens; estradas de via única, onde são necessárias mais ultrapassagens, requerem carros com boa aceleração, dessa forma, a segurança aumenta e os custos com combustível, tendem a diminuir. O melhor mesmo é optar por automóveis flex e com potência mínima de 1.4.

7. Com qual combustível abasteço?

Depois de decidir o perfil ideal do carro para sua locação, sugerimos identificar qual combustível vai trazer o melhor custo/beneficio, fornecendo melhor desempenho com mais economia. O cálculo para saber qual tipo de combustível sai mais barato é bem simples: divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7 abasteça com álcool; caso o número seja superior, opte por encher o tanque com gasolina. Além disso, procure saber o consumo de cada modelo de carro: alguns são bem beberrões e, mesmo com essa conta, poderão gastar mais do que deveriam.

8. Entrega do carro na locadora

Outra dica especial é para hora de devolver o carro na loja. Caso o carro esteja sujo, sugerimos dar uma ducha e recolher qualquer lixo ou resíduo que tenha ficado no interior do veículo antes de levar o carro para a loja, caso contrário, as locadoras podem cobrar uma taxa de lavagem que não estará prevista no seu plano de viagem. Muitas vezes, esse custo (previsto em contrato) acaba sendo alto, haja visto que incluem o valor da água e todos os custos operacionais da lavagem. Além disso, sugerimos sempre fazer a vistoria de retirada e devolução do carro, juntamente com o atendente da locadora. Dessa forma, você evitará surpresas indesejáveis com reparo e manutenção necessárias no veículo alugado.

Se você tiver mais alguma dica para economizar, use a nossa caixa de comentários e divida as suas experiências!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário