Está na capital gaúcha e quer quebrar a rotina com uma viagem incrível? Veja nossas dicas de roteiro!

Se você está em Porto Alegre e quer aproveitar para viajar e descobrir lugares encantadores, saiba que existem destinos incríveis e bem próximos para ir e voltar de carro no fim de semana. Viagens curtas são mais baratas e simples de organizar, além de serem uma forma de renovar as energias. 

Você não precisa esperar as férias chegarem para tirar do papel aquela viagem dos sonhos. Veja algumas opções de destinos para roteiros curtos:

5 destinos para viagens curtas de fim de semana partindo de Porto Alegre

1. Gramado

Esquina de uma rua em Gramado, mostrando a arquitetura colonial da cidade.
Gramado chama atenção pela arquitetura colonial presente em várias construções.

Por ser uma das cidades mais charmosas do Brasil, Gramado recebe turistas do mundo inteiro. É um ótimo destino para casais, famílias e até mesmo grupos de amigos. Gramado fica a 123 km de Porto Alegre e possui uma gama de atrações incríveis para uma viagem de fim de semana.

Parque Minimundo

Uma atração de Gramado que atrai principalmente as crianças, mas os adultos também ficam encantados com a perfeição das miniaturas apresentadas no local. O Parque Minimundo é ao ar livre e traz réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo. O mais interessante é a riqueza de detalhes que as miniaturas possuem! Tudo é feito em um tamanho 24 vezes menor que a realidade, com o máximo de fidelidade possível. 

Lago Negro

Este é um local ótimo para relaxar, curtir a natureza e registrar a viagem com fotos incríveis. Se quiser vivenciar a cultura gaúcha, você pode aproveitar para beber um chimarrão, bebida típica regional, enquanto aprecia a incrível paisagem natural. A visita Lago Negro é um passeio para toda a família! 

Fonte do Amor Eterno

Para os casais, Gramado também oferece uma oportunidade linda de declarar amor para toda a vida. Na Fonte do Amor Eterno, casais apaixonados prendem cadeados com seus nomes como uma forma de declaração. O resultado é uma fonte repleta de cadeados coloridos, uma imagem emocionante. Caso você queira deixar a sua marca na Fonte, as lojas da redondeza vendem kits para que você possa colocar o seu cadeado personalizado. 

2. Florianópolis

Ponte Hercilio Luz ao entardecer, com o pôr do sol ao fundo.
A Ponte Hercílio Luz é um dos símbolos de Florianópolis.

A capital catarinense é urbanizada, mas sem perder o clima de praia. Florianópolis fica a 461 km de Porto Alegre, uma viagem de aproximadamente 5h pela BR-101. 

Além das belíssimas praias, tanto as do Sul quanto as do Norte da ilha, que atraem turistas de diversos países, Florianópolis também tem muitas atrações culturais. 

Mercado Público

No Centro Histórico de Florianópolis é possível visitar o Mercado Público, que foi restaurado e reinaugurado em 2005. Lá, você encontra barracas de peixes e carnes frescas, frutas, produtos artesanais, além de ótimos bares e restaurantes. 

Casa da Alfândega

Bem ao lado do Mercado Público de Florianópolis fica a Casa da Alfândega, ambiente que abriga a maior feira de artesanato da cidade. É uma ótima oportunidade de comprar lembrancinhas da viagem e conhecer um pouco mais da cultura local.

Vilarejo Ribeirão da Ilha

Outra atividade que vai além da beleza natural das praias da região é a visita ao Vilarejo Ribeirão da Ilha, local com maior cultivo de ostras de Florianópolis. Este é um ponto turístico com excelentes opções gastronômicas!

3. Caxias do Sul

Praça em Caxias do Sul com uma fonte e chafariz.
Caxias do Sul é a cidade perfeita para quem busca tranquilidade.

No interior do Rio Grande do Sul, esta é uma cidade perfeita para quem gosta de tranquilidade. Caxias do Sul fica a 131 km de Porto Alegre, é uma cidade pacata, mas que oferece várias atrações para os turistas. 

Igreja de São Pelegrino

Um dos principais pontos turísticos de Caxias do Sul é a Igreja de São Pelegrino, que impressiona pela arquitetura e pela grande quantidade de obras de arte em seu interior, como valiosos trabalhos do pintor italiano Aldo Locatelli. Vale a pena entrar e passar um tempo apreciando a beleza arquitetônica do lugar!

Castelo Lacave

Outro ponto turístico de Caxias do Sul é o Castelo Lacave, que foi construído durante 10 anos, seguindo uma planta original de um castelo medieval espanhol do século XI. Hoje, os turistas podem conhecer o local com visitas guiadas e aproveitar para degustar os vinhos oferecidos pelo estabelecimento. O Castelo também é reconhecido por ser um local de enogastronomia, o que encanta os visitantes que são amantes de um bom vinho!

4. Pelotas

Mercado Público de Pelotas no Rio Grande do Sul.
Em Pelotas é possível visitar diversas construções históricas.

Esta é outra linda cidade do interior do Rio Grande do Sul. Pelotas fica a 244 km de Porto Alegre, a viagem dura cerca de três horas pela BR-116. 

Pelotas é uma cidade histórica, com importante participação no Ciclo do Charque, movimento que transformou a economia do Rio Grande do Sul. Seus pontos turísticos remontam esta época! 

Charqueada São João

Este é um dos locais mais famosos de Pelotas. Construída em 1810, a Charqueada São João foi cenário da série “A Casa das Sete Mulheres”, transmitida nacionalmente pela Rede Globo em 2003, e também do filme “O tempo e o Vento”, lançado em 2013.

Hoje, é possível visitar a Charqueada de forma guiada para entender todos os momentos históricos vividos na casa. O local também oferece almoço e um passeio de barco, com duração de 40 minutos, que mostra construções das antigas charqueadas que ainda existem às margens do Arroio Pelotas.

Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula

Localizada no Centro de Pelotas, a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula atrai turistas apaixonados por história. Dentro da Catedral existe um memorial de arte sacra que reúne sinos, objetos litúrgicos e obras do pintor, muralista e professor italiano, Aldo Locatelli. São 33 imagens que remontam passagens bíblicas. 

A arquitetura da Catedral Metropolitana é uma atração à parte. Sua fachada chama atenção por ser revestida por folhagens verdes, o que deixa o local ainda mais charmoso.

Museu Municipal Parque da Baronesa

Já imaginou vivenciar como era a sociedade em Pelotas no final do século XIX? O Museu Municipal Parque da Baronesa proporciona uma imersão na história da cidade. O acervo conta com roupas, mobiliário, objetos pessoais, documentos e fotografias da época. 

O Museu está localizado na região em que o povoamento de Pelotas se iniciou, onde hoje é o bairro Areal. 

5. Santa Maria

Lago dentro do campus da UFSM em Santa Maria
Santa Maria possui paisagens naturais deslumbrantes.

Localizada na região central do Rio Grande do Sul, Santa Maria fica a 291 km de Porto Alegre, uma viagem de carro de aproximadamente quatro horas pela BR-287.

Além de ser uma cidade universitária, já que é sede da UFSM, uma das maiores universidades públicas do país, Santa Maria também possui muitos pontos turísticos históricos. É uma cidade tranquila, linda e organizada. Vale a pena conhecer!

Vila Belga

Quando a empresa ferroviária belga Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil chegou em Santa Maria, um conjunto de casas foi construído para abrigar seus funcionários. Por conta da nacionalidade de seus primeiros moradores, o bairro foi chamado de Vila Belga, e foi projetado entre 1905 e 1907 pelo engenheiro, também belga, Gustave Vauthier. Cerca de 85 casas coloridas e super charmosas constituem o conjunto residencial que fez parte da história de Santa Maria. É um lugar perfeito para tirar fotos durante a viagem! 

Criadouro Conservacionista São Braz

Este é um lugar que abriga e recupera mais de 600 animais de 173 espécies, incluindo 15 ameaçadas de extinção. Se você é apaixonado por natureza, com certeza esse é o passeio certo! Muitos dos animais que estão no Criadouro foram resgatados de locais de exploração, como circos. Hoje, estes animais, como um casal de tigres de bengala, podem viver livremente e de forma saudável. 

Theatro Treze de Maio

Fundado em 1890, o Theatro Treze de Maio surgiu na época em que Santa Maria se desenvolvia com a chegada da ferrovia na cidade. O Teatro chama atenção por sua arquitetura refinada, conservada desde a época de sua inauguração. 

Atualmente, o Theatro Treze de Maio continua recebendo diversos shows e espetáculos, sendo um dos principais pontos culturais da cidade. Quando estiver de passagem por Santa Maria, olhe a programação do Teatro e aproveite para prestigiar a cultura local!

Programe sua viagem de fim de semana

Com tantos destinos incríveis próximos, você pode programar várias viagens curtas para se divertir, relaxar e conhecer um pouco mais da cultura do Rio Grande do Sul e dos estados ao redor. 

Comece seu planejamento fazendo a reserva de um carro para a sua road trip! Na Rentcars.com você consegue comparar ofertas de mais 100 locadoras em 160 países. Busque, compare e reserve a melhor opção de acordo com o perfil da sua viagem.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

Write A Comment