06.jun.2011 | Rita Cabral | Dicas

Dicas especiais para dirigir no Rio de Janeiro

Vai para a cidade maravilhosa? Que tal alugar um carro no Rio de Janeiro para aproveitar os passeios no seu próprio tempo, sem depender de ninguém? No post de hoje falamos sobre como se preparar para dirigir no Rio de Janeiro, desde de como lidar com o trânsito até dicas para estacionar!

 

Havia um tempo em que os cariocas podiam contar vantagem sobre seu trânsito para os paulistas. Antigamente, a cidade do Rio de Janeiro tinha um fluxo muito melhor do que o estigmatizado como caótico trânsito paulistano, mas a verdade é que hoje em dia seus fluxos são comparáveis. Por isso, criamos essa publicação com dicas para dirigir no Rio de Janeiro.

Os extensos engarrafamentos nas linhas vermelha e amarela, os sinaleiros sem sincronia e a missão praticamente impossível de se encontrar uma vaga de estacionamento em Copacabana são algumas das queixas mais comuns do carioca. E você que inicia a leitura deste texto deve estar pensando: “Meu Deus! Deve ser um inferno dirigir por essa cidade!”.

Muito pelo contrário! Dirigir no Rio de Janeiro é uma experiência extremamente agradável, mesmo porque você não consegue se estressar com as mais variadas paisagens que cortam a vista do seu para-brisa. Trafegar pela Avenida Atlântica observando a orla da praia, por exemplo, é uma das mais terapêuticas atividades das quais já tive o privilégio de realizar.

No Rio, tudo aquilo que os seus olhos alcançam é belo, seja o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, ou a mais bela paisagem de todas, o povo carioca.

Vista aérea do Pão de Açúcar à noite

Vista aérea do Rio de Janeiro ao anoitecer – Por Fotolia

Planeje seus passeios no Rio de Janeiro

A primeira coisa que é sempre preciso mencionar é que não devemos confundir pressa com imprudência! Por mais atrasado que se esteja, deve-se sempre ter consciência no trânsito.

Mas a verdade é que no Rio é sempre necessário planejar seu itinerário.

Evitar os horários de pico é uma dica batida, mas é sempre útil. Caso você se programe para dirigir em horários alternativos não deve encontrar muitos engarrafamentos.

Trânsito num dia de sol no Rio de Janeiro

Trânsito do Rio de Janeiro – By Rillke [GFDL 1.2 or FAL], from Wikimedia Commons

Por ser uma cidade grande, você deve também obter informações sobre sua geografia. Por exemplo, se você está no Leblon, zona Sul da cidade, e quer conhecer a magnífica Igreja da Penha, você terá aproximadamente 25 km para percorrer com seu carro; isso significa cerca de 40 minutos dirigindo em um horário sem trânsito. Planeje seus passeios e itinerários para economizar tempo e combustível!

Estacionamento no Rio de Janeiro

Alguns bairros mais tradicionais, como Copacabana e Ipanema, possuem prédios muito antigos, que foram construídos em uma época na qual não era comum a utilização de carros. Portanto, nessas regiões, é extremamente difícil encontrar vagas para estacionar.

Ainda que existam estacionamentos pagos, algumas vezes você poderá passar algum tempo procurando um local com vagas disponíveis, pois estes estacionamentos tendem a lotar com rapidez, principalmente na alta temporada de turismo.

A dica é procurar ruas menores e com baixo movimento, pois na maioria das vezes você acaba perdendo menos tempo dando alguns passinhos a mais até a praia do que procurando uma vaga.

Mas e o transporte público do Rio?

A situação do transporte público no Rio é extremamente precária.

Ônibus de transporte público no Rio de Janeiro

Transporte Público no Rio de Janeiro – Por Rillke [GFDL 1.2 undefined FAL], from Wikipedia Commons

Há alguns anos, as queixas do cidadão carioca dirigiam-se apenas aos ônibus e trens, enquanto o metrô era considerado confiável e confortável.

A verdade é que além de possuir uma restrita malha que cobre apenas uma pequena área da cidade, a experiência de se andar de metrô tem se tornado cada vez mais estressante. As filas para a compra do bilhete são imensas e desorganizadas e o grande número de assaltos nesta região também tem preocupado os usuários desse sistema.

O BRT, sistema de transporte mais recente que utiliza vias próprias para o ônibus, opera em quatro corredores, mas também fica lotado em horários de pico, além de ser demorado. O corredor TransCarioca, por exemplo, leva 2 horas para fazer o trajeto completo, do Aeroporto do Galeão até o Barra Shopping, na Barra da Tijuca. De carro, este mesmo trajeto levaria apenas meia hora.

Portanto, a melhor opção ainda é a utilização de um carro para se chegar ao seu destino.

Como posso planejar meu itinerário no Rio de Janeiro?

Existem vários sites que podem lhe auxiliar a conferir a situação do tráfego na cidade e dessa forma você pode se programar melhor. O Trânsito Online por exemplo, onde você pode pesquisar a área na qual pretende trafegar.

Você pode acessar também, no Twitter, informações ao vivo do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro e da LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela do Rio de Janeiro, entre muitas outras que informam sobre o trânsito do Rio pela rede social.

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa e dirigir à beira-mar é uma experiência espetacular! Reserve já seu carro com a Rentcars.com e boa viagem!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário