06.jun.2011 | Rentcars.com | Cidades Dicas

Dirigir no Rio de Janeiro

Havia um tempo em que os cariocas podiam contar vantagem sobre seu trânsito para os paulistas. Antigamente, a cidade do Rio de Janeiro tinha um fluxo muito melhor do que o estigmatizado como caótico trânsito paulistano, mas a verdade é que hoje em dia, seus fluxos são comparáveis. Por isso, criamos essa publicação com dicas para Dirigir no Rio de Janeiro.

Os extensos engarrafamentos nas linhas vermelha e amarela, os sinaleiros sem sincronia e a missão praticamente impossível de se encontrar uma vaga de estacionamento em Copacabana, são algumas das mais comuns queixas do carioca. Mas você que inicia a leitura desse texto deve estar pensando: “Meu Deus! Deve ser um inferno dirigir por essa cidade!”

Muito pelo contrário! Dirigir no Rio de Janeiro é uma experiência extremamente agradável, mesmo porque você não consegue se estressar com as mais variadas paisagens que cortam a vista do seu para brisa.

Trafegar pela Avenida Atlântica observando a orla da praia é uma das mais terapêuticas atividades das quais já tive o privilégio de realizar.

No Rio, tudo aquilo que os seus olhos alcançam é belo, seja o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, ou a mais bela paisagem de todas, o povo carioca.

dirigir-no-rio-de-janeiro

Vista aérea do Rio de Janeiro ao anoitecer – Por Fotolia

E se você está com pressa? Como proceder?

A primeira coisa que é sempre preciso mencionar é que não devemos confundir pressa com imprudência! Por mais atrasado que se esteja, deve-se sempre ter consciência no trânsito.

Mas a verdade é que no Rio é sempre necessário planejar seu itinerário.

Evitar os horários de pico é uma dica batida, mas é sempre útil. Caso você se programe para dirigir em horários alternativos não deve encontrar muitos engarrafamentos.

dirigir-no-rio-de-janeiro

Trânsito do Rio de Janeiro – Por Rillke (Flickr, Trabalho próprio pelo carregador) [GFDL 1.2 undefined FAL], undefined

Por ser uma cidade grande, você deve também obter informações sobre sua geografia. Por exemplo, se você está no Leblon, zona Sul da cidade, e quer conhecer a magnífica Igreja da Penha, você terá aproximadamente 25km para percorrer com seu carro; isso significa cerca de 40 minutos  dirigindo em um horário sem trânsito.

Estacionamento

Alguns bairros mais tradicionais, como Copacabana e Ipanema, possuem prédios muito antigos, que foram construídos em uma época na qual não era comum a utilização de carros. Portanto, nessas regiões, é extremamente difícil encontrar vagas para estacionar.

Ainda que existam estacionamentos pagos, algumas vezes você poderá passar algum tempo procurando um local com vagas disponíveis, pois estes estacionamentos tendem a lotar com rapidez, principalmente na alta temporada de turismo.

A dica é procurar ruas menores e com baixo movimento, pois na maioria das vezes você acaba perdendo menos tempo dando alguns passinhos a mais até a praia do que procurando uma vaga.

dirigir-no-rio-de-janeiro

Ruas do Rio de Janeiro – Por Emlenthi (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Mas e o transporte público?

A situação do transporte público no Rio é extremamente precária.

dirigir-no-rio-de-janeiro

Transporte Público – RJ – Por Rillke (Flickr, Trabalho próprio pelo carregador) [GFDL 1.2 undefined FAL], undefined

Há alguns anos atrás, as queixas do cidadão carioca dirigiam-se apenas aos ônibus e trens, enquanto o metrô era considerado confiável e confortável.

A verdade é que além de possuir uma restrita malha que cobre apenas uma pequena área da cidade, a experiência de se andar de metrô tem se tornado cada vez mais estressante.

As filas para a compra do bilhete do metrô são imensas e desorganizadas, e o grande número de assaltos nesta região também tem preocupado os usuários desse sistema.

Portanto, a melhor opção ainda é a utilização de um carro para se chegar à seu destino.

Então como posso planejar meu itinerário?

Existem vários sites que podem lhe auxiliar a conferir a situação do tráfego na cidade, e dessa forma você pode se programar melhor.

O Trânsito Online por exemplo , onde você pode pesquisar a área na qual pretende trafegar.

Você pode acessar também a página do Boletim de Trânsito que disponibiliza direto a condição do tráfego nas ruas da cidade.

Outro site útil é o Preço dos Combustíveis que disponibiliza uma lista com todos os postos de gasolina da cidade e seus respectivos preços. Dessa forma você pode localizar o posto mais próximo de seu hotel (e mais barato) e poupar alguns bons minutos.

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, e dirigir à beira-mar é uma experiência espetacular!

Reserve já seu carro com a Rentcars.com e boa viagem!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário