“Em Recife, dirija como os recifenses!”. A capital de Pernambuco é prazerosa para dirigir: o mar e os canais cortando a cidade transformam o cenário a cada curva. Há água para todos os lados, o que até gerou o apelido de Veneza brasileira para Recife.

dirigir-em-recife
Recife Antigo – By Uniemelk – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2100140

A Avenida Guararapes, de tão singular, foi eleita como cartão postal da cidade. Ponto fundamental no desenvolvimento de Recife, esta via tinha como objetivo organizar o crescente trânsito em 1920. A ponte corta o rio e entra no bairro Santo Antônio, um dos mais históricos de Recife. É um lugar para ser contemplado com calma; reduza a velocidade e veja ao redor igrejas, prédios modernos e antigos.

Pegando a gigantesca Avenida Norte, pegue a Caminho do Apolo para fazer o retorno e chegar na Avenida Militar. Você não terá muitos problemas no trajeto, pois as vias são bem sinalizadas e sem trânsito pesado.

Na Avenida Militar fica o Forte do Brum, a fortaleza que protegia a cidade das investidas de piratas e estrangeiros. O Museu dentro do Forte expõe como Recife foi essencial para a criação das nossas Forças Armadas. Pode-se dizer que o Exército Brasileiro é o que é hoje por causa de Recife.

A batalha de Guararapes entre luso-brasileiros e holandeses no território Pernambuco marcou a expulsão dos holandeses do Brasil e o nascimento do nosso exército brasileiro. No Museu do Forte, você terá uma pequena amostra do que este embate representou para o Brasil e outras peças arqueológicas.

dirigir-em-recife
Forte Brum – Por Marcos Elias de Oliveira Júnior (Trabalho próprio pelo carregador) [CC0], undefined

Depois da visita, saindo pela Ponte Maurício de Nassau (a mais antiga da América Latina) passe pela Avenida Sul para chegar ao bairro Joana Bezerra e por outra ponte, a Governador Paulo Guerra. O destino desse caminho todo é a uma das vistas mais bonitas e únicas de Recife. A rua sem saída João Marques dos Anjos merece uma parada para tirar fotos. Você pode encostar o carro na beira da estrada e curtir a paisagem da estreita faixa de estrada entre a Bacia Portuária e o mar Atlântico.

Nesse momento você deve estar se perguntando, “mas como eu chego até às praias?”. Saindo do centro da cidade, o caminho até o mar é pela Avenida Boa Viagem. Você pode até escolher este espaço para ficar durante a sua estadia em Recife. Os hotéis e pousadas têm preços convidativos e você ficará a poucos metros das areias recifenses.

A paisagem é tão bonita que parece ter saído de uma tela de pintura. As cores do mar e o verde dos coqueiros ficam ainda mais nítidos no céu azul de Recife.

dirigir-em-recife
Avenida Boa Viagem – Por Portal da Copa/ME [CC BY 3.0 br], undefined

Fique atento que o sentido desta avenida é principalmente norte-sul. As ruas largas garantem um bom fluxo, sem congestionamentos preocupantes.

As ruas dos poetas

A Rua Aurora é um dos lugares imperdíveis que não pode ficar de fora do seu roteiro. Quando surgiu, lembrava as ruas de São Petersburgo na Rússia. Essa rua é uma faixa larga, com casarões construídos um ao lado do outro e um alambrado paralelo à calçada reforçando a segurança daqueles que por ventura poderiam sair trocando as pernas e cair sem aviso no Rio Capibaribe. Atualmente, a rua ainda mantém o charme antigo e a história segue conservada nesta que é a grande inspiração dos poetas locais.

dirigir-em-recife
Rua Aurora – Por Lais Castro (ex Nuage Bleu) (Flickr) [CC BY 2.0], undefined

Recife Antigo é o nome do bairro que originou a cidade. Suas ruas preservam construções do século 19. Passeando pela Rua do Bom Jesus, dá para reparar na diferença da arquitetura destes prédios, com fachadas coloridas e bem acabadas se destacam no skyline pernambucano.

dirigir-em-recife
Rua do Bom Jesus – Por A. Júnior [CC BY 2.0], undefined

O que você precisa saber

Quando eu falei no início do texto que o lema da cidade é dirigir como seus cidadãos, o motivo para isso é que eles têm um jeito próprio de direção. Não fique irritado caso alguém corte a sua frente. Isso é até normal no trânsito de Recife.

Provavelmente eles vão buzinar para lhe alertar ou simplesmente vão mudar de pista. Falando nisso, a buzina é o aviso sonoro que os recifenses mais gostam de usar. Mantenha certa distância dos carros à sua frente, a seta não é um equipamento muito utilizado aqui.

Em dias de chuva, o mau escoamento das águas causa alagamento nas principais vias de Recife. As regiões mais afetadas são o centro, como os bairros de Boa Vista e Derby e pontos da zona sul. O mais acertado é, caso você esteja na cidade em dia de chuva forte, procurar evitar os horários de pico nas ruas centrais. Ou até prefira nem sair de casa para não correr o risco de danificar o seu carro com a água.

Estacionar no bairro Recife Antigo é uma tarefa árdua e você pode passar um tempo precioso procurando vaga. Cuidado para não parar nos espaços reservados para idosos e cadeirantes, lembre-se que isso é crime. A cidade tem implantado o sistema “Zona Azul” eletrônica e é aconselhável que você verifique se o fiscal realmente validou a vaga no cartão virtual. Já foram detectados imprevistos em que, mesmo pagando, os motoristas ainda recebiam multas.

Os flanelinhas, que antigamente eram os responsáveis por ‘cuidar dos carros’, continuam na área pedindo a sua gorjeta, então tenha sempre em mão algum trocado para dar a eles.

No Aeroporto de Recife, considerado um dos cinco melhores do mundo, você pode alugar um carro e fazer todo este tour que descrevemos usando uma das 12 operadoras que funcionam na cidade. Para facilitar sua viagem, faça a reserva através do Rentcars.com e quando chegar ao aeroporto, é só retirar seu carro e seguir o passeio.

Sites Úteis

O site da prefeitura de Recife tem informações que vão ajudar muito no seu roteiro. A cada segundo é informada a situação das ruas e você pode ver pelas câmeras instaladas pelos bairros como está o fluxo do trânsito.

O twitter da prefeitura também informa como está a situação em diferentes localidades da cidade: @transitoaqui

Recife é uma cidade que merece ser desbravada, então percorra cada rua e veja um pouco da cultura nordestina que trouxe gênios da música e literatura. Se você já dirigiu pela cidade e tem alguma dica, use a nossa caixa de comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment