24.jun.2011 | Rentcars.com | Roteiros

Viagem de carro por Florianópolis – SC

A Ilha da Magia, como é conhecida, é o exemplo de como as ruas e avenidas brasileiras deveriam ser. Florianópolis prova que um bom planejamento urbano já é o suficiente para garantir um passeio de carro tranquilo pela cidade.

O motorista, ao realizar seu trajeto por Floripa, ficará encantando pela orla marítima que contorna os caminhos dos viajantes. Como a cidade é dividida entre a parte continental e insular, decidimos abordar a área mais conhecida da região, que é a insular.

A única forma de chegar a Florianópolis é por meio da Ponte Pedro Ivo Campos, que começa após o fim da Via Expressa (BR-282). Como este é o único acesso à cidade, em períodos de feriados, férias ou alta temporada, o trânsito pode ficar um pouco congestionado. Ainda assim, as quatro vias em sentido único conseguem atender a demanda de carros e seu tempo dentro do veículo não será absurdo.

O cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, é fechada para circulação. Dessa forma, você só poderá curtir a paisagem de longe, admirando a beleza da ponte estampada no horizonte de Floripa. Existem duas maneiras de apreciar esta construção tão marcante:

Viagem de carro por Florianópolis

Ponte Hercílio Luz

Durante as noites, a Ponte fica toda iluminada e seu brilho é refletido no Mar Atlântico, uma visão espetacular que merece muitos registros. Você consegue boas fotos dela passando pela Rua Quatorze de Julho, ainda na parte continental, descendo o caminho de areia que fica próximo às margens e corta a avenida da ponte.

Na parte insular de Florianópolis, siga pela Avenida Beira-Mar Norte sentido centro, para chegar ao mirante da Ponte Hercílio Luz. O trajeto é bem fácil, pois a sinalização é bastante visível e lhe ajudará a encontrar o caminho correto. O mirante fica próximo ao Parque da Luz. Você também pode chegar a ela vindo pela Rua Felipe Schmidt.

Hercílio Luz foi governador de Santa Catarina e os Florianopolitanos tem muito respeito por ele. Não é por menos que além da Ponte, a principal avenida da cidade também faz a sua homenagem.

No centro de Florianópolis, a Avenida Hercílio Luz, se destaca pelo planejamento dos arredores. Esta via não é aquela que todo motorista sonha, mas é provavelmente o sonho de todo pedestre e ciclista. A rua é estreita em alguns trechos, cabendo apenas dois carros em sentido único, porém, a ciclovia e calçadão dão inveja a qualquer grande cidade do mundo.

Viagem de carro por Florianópolis

Calçadão – Por Vinicius Pinheiro – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

A grama bem cortada, os bancos de madeira aconchegantes, a bem sinalizada marcação entre ciclovia e calçada, tornam esta rua um trecho interessante com todo seu charme, lembrando uma cidade do interior. O melhor de tudo é o asfalto bem conservado, sem buracos. O amortecedor do seu carro irá agradecer ao percorrer as ruas de Floripa.

No Brasil existem aqueles trechos que à noite se transformam e é sempre bom evitá-los. Infelizmente, isto também acontece com a Avenida Hercílio Luz. Por isso, é aconselhável procurar um trajeto alternativo para chegar ao seu destino, depois de voltar de um dos maravilhosos restaurantes, bares ou danceterias.

Além da bela paisagem da ponte, outro cartão de visitas da cidade é a Avenida Beira-Mar. Apesar de cortar toda a costa da cidade, em sua extensão não há um pedacinho de praia se quer. Mas não desanime, o que você verá será tão ou mais majestoso, o Oceano Atlântico e as pedras que margeiam o calçadão.

É fascinante olhar pela Avenida Beira-Mar a parte continental de Florianópolis e os morros surgindo do mar. No escuro da noite, pequenos pontos brilhantes do outro lado da margem iluminam a negritude do Oceano, formando todo o desenho da orla.

Como esta região da Avenida Beira-Mar não tem nenhuma praia, os turistas se movem para outras direções e é aí que a coisa complica. Com o alto volume de carros, o congestionamento acontece naturalmente. Se você busca as melhores ondas, sugerimos ir em direção ao lado leste da Ilha, onde vai encontrar a Praia Mole e a Joaquina, com acessos através da Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva e a SC-405.

Aconselhamos estes lugares para aqueles que gostam de surf e ecoturismo. A infraestrutura nesta área é bastante satisfatória. Se você viajar com crianças, prefira as areias do norte da ilha.

Viagem de carro por Florianópolis

Jurerê Internacional – Por Tiago Vidal Dutra – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Para chegar às praias do norte da Ilha o caminho é pela SC-401. Como todos preferem se bronzear nas areias do norte, em dias ensolarados de feriado e nas férias, o trânsito é intenso e a via, tendo apenas uma faixa em alguns pontos, exige a paciência do motorista. Mas vá bem relaxado, pois p que te espera ao chegar lá, é simplesmente incrível e vale a pena enfrentar qualquer trânsito.

Fique sabendo!

No carnaval as ruas de Floripa dão espaço aos blocos carnavalescos e centenas de pessoas bloqueiam as ruas do centro, principalmente na área do Mercado Público.

Cidades litorâneas sempre têm este problema: chega a chuva e as ruas começam a alagar, tornando o fluxo de carros mais complicado. A recomendação nestes casos é sempre a mesma: Se for possível, deixe o seu passeio para outra hora.

Por enquanto, o trânsito de Florianópolis não chegou ao caos de outras capitais brasileiras. Nas férias, quando há uma imensa enxurrada de turistas, as ruas tendem a ficar mais movimentadas, porém sem paralisar por horas o fluxo de veículos. Portanto, vá tranquilo, a viagem será inesquecível.

O leitor @cmarquetti, que ajudou nossa equipe com algumas dicas para melhorar o post, ainda alerta sobre as filas em direção à ponte, que podem atingir grandes extensões, tornando o trânsito lento nesta região em determinadas épocas do ano.

Sites Úteis

Ainda está perdido sobre a rota para chegar à Florianópolis? O site Mapa Interativo mostra todo o percurso que você tem que atravessar para chegar à Ilha. Por enquanto só existem informações sobre Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, mas basta colocar a cidade mais próxima de onde você partirá para ter a rota completa.

Em Florianópolis você pode alugar um carro tanto no aeroporto quanto nas imediações e no centro. Algumas operadoras têm filiais nas praias e pelo Rentcars.com você pode encontrar um automóvel com preço acessível, perto da sua estadia.

Tem mais dicas para os viajantes que vão à Florianópolis? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua opinião!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário