Quer viajar de carro para o Paraguai sem cair em furadas? Veja nossas dicas para atravessar a fronteira, estacionar o carro com segurança e fazer compras sem dor de cabeça!

Viagem de carro para o Paraguai

O Paraguai é um lugar tentador para quem está em busca de baixos preços. Sem precisar pagar impostos exorbitantes, é possível comprar produtos originais pela metade do preço e, o melhor, sem ter que ir muito longe para isso. Justamente por esses motivos a viagem de carro para o Paraguai é uma das melhores opções.

Para chegar à Ciudad Del Leste o motorista precisa estar preparado para enfrentar uma maratona. A Ponte da Amizade, fronteira do Brasil com o Paraguai, é a ligação entre você e as mercadorias.

Saindo do centro de Foz do Iguaçu, pegue a Avenida Juscelino Kubitschek e entre na rampa de acesso da BR 277. Siga até o fim desta rodovia e você chegará à Ponte da Amizade.

Paraguai de carro
O movimento na Ponte da Amizade em dia normal

Se você for ao país com carro particular, tenha atenção redobrada, já que assaltos, roubos e danos aos carros podem acontecer. Devido a esse risco, muitos turistas alugam ou vão com seus próprios carros até um local próximo à fronteira e de lá pegam táxi, moto táxi, van ou até mesmo fazem o trajeto a pé.

Evite a viagem em feriados comerciais como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e, principalmente, o Natal. O movimento é intenso, a fila de carros é grande e você pode perder bastante tempo dentro do carro. Os melhores dias para compras são durante a semana, sábado e quarta-feira são os menos recomendados. Na volta para o Brasil, o trânsito fica mais tranquilo depois das 18 horas.

Para cruzar a fronteira, o motorista precisa levar o documento do carro original e seu RG. Não há muita fiscalização na aduaneira, mas tenha sempre com você a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento do carro, que são de posse obrigatória. Dessa forma, se algum fiscal lhe parar, você não terá com o que se preocupar. Se você vai apenas passar um dia de compras, não precisa de nada além destes documentos. Caso a viagem se estenda para outras cidades, é obrigatório o seguro válido no Mercosul e permissão de entrada no país.

Para saber mais sobre viagens que cruzam as fronteiras do Mercosul, leia nosso post Posso sair do Brasil com um carro alugado?

Ao cruzar a ponte, mantenha as portas trancadas e não deixe expostas bolsas ou mercadorias. Há ladrões que, ao menor descuido, abrem a porta ou enfiam a mão pela janela e roubam o que está no interior do carro. Deixe sempre a janela fechada ou com pouca brecha.

Estacionamento na fronteira entre Foz do Iguaçu e Paraguai

O maior cuidado que o motorista precisa ter, ainda em Foz do Iguaçu, é saber onde estacionar o carro. O índice de roubos é grande na fronteira e é sempre bom ficar de olho nos arredores de onde pretende estacionar.

viagem-de-carro-para-o-paraguai
Ciudad Del Este – Por Roger Schultz – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Muitos compradores que vão ao Paraguai deixam o carro estacionado em hotéis ou estacionamentos privados de Foz do Iguaçu. Em geral, os estacionamentos cobram um preço fechado pela diária. Se você acha mais cômodo estacionar em Ciudad Del Este, no fundo da loja Americana há um estacionamento seguro.

É praticamente impossível transitar olhando os números das lojas para tentar encontrar aquela em que você deseja comprar. Por isso, tente se informar ao máximo sobre a localização delas, procure no Google Maps ou converse com alguém que já visitou a cidade.

Em Ciudad Del Este não existe sinaleiro e a movimentação de pessoas é intensa. A qualquer hora surge alguém na sua frente e os vendedores ambulantes nas calçadas dificultam ainda mais a sua visão.

A fiscalização na fronteira 

O ingresso no Paraguai é tranquilo e, na volta, a fiscalização não para todos os carros. Porém, é importante sempre fazer a declaração de tudo que foi comprado na cidade, porque mesmo não sendo parado na fronteira, cidades próximas a Foz do Iguaçu, como Medianeira, por exemplo, têm postos da Receita Federal, onde o seu veículo pode ser parado. Caso você esteja fora da cota, o imposto a ser pago é alto e você ainda pode levar uma multa por não ter declarado os produtos.

Caso seja parado, os policias irão perguntar sobre as mercadorias e elas precisam estar dentro da cota de U$ 300. Você deve estar se questionando se este valor não seria superior, certo? Infelizmente, por via terrestre, a cota de isenção é menor.

viagem-de-carro-para-o-paraguai
Loja Monalisa – Por Jimmy Baikovicius – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Não se esqueça de pegar a nota fiscal de todos os produtos que comprou! Não é porque a compra é no Paraguai que você ficará sem a nota. Caso seja parado, será requisitado o preenchimento da DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada) informando seus dados pessoais e dos produtos comprados. Se estiver dentro da cota, provavelmente você não precisará preenchê-la.

Não caia na conversa dos vendedores que dizem já ter a DBA para ser preenchida. Esta é uma cópia com assinatura malfeita da Receita. Para facilitar a sua viagem, você pode imprimir o modelo no site da Receita e preenchê-lo após realizar as compras.

Enchendo o tanque próximo da fronteira

O combustível em Ciudad Del Este é muito mais barato e a sua qualidade não tem nada de falsificada. A Petrobrás é fornecedora de combustível no país e oferece um preço mais baixo do que no Brasil. Mas fique atento, nem todos os automóveis brasileiros podem ser abastecidos com gasolina oferecida no Paraguai, que é pura e com menor octanagem. Preste atenção ou você pode abastecer e ter uma enorme dor de cabeça com o seu motor.

Paraguai de carro
A gasolina é confiável, mas procure saber se o carro aguenta o combustível 100% puro

A nossa gasolina comum tem maior octanagem que a paraguaia, além disso, a gasolina paraguaia não tem nenhuma adição de álcool, sendo 100% pura. Em alguns veículos, pode ocorrer da central não saber funcionar com o combustível totalmente puro e parar de funcionar. Em outros há apenas diminuição do desempenho e da força.

Com relação ao álcool e ao diesel, não há nenhum risco para o seu carro e o preço também é menor do que o encontrado no Brasil.

Atenção! Antes de abastecer, pergunte ao frentista se o combustível tem chumbo. A maioria dos carros brasileiros não roda com chumbo, então não esqueça, arranhe o portunhol e peça combustível ‘sin plomo’.

Como não há fiscalização efetiva nos postos de combustível, você pode acabar em uma roleta russa sem saber ao certo se aquele estabelecimento está oferecendo o que propõe. Assim, o mais confiável é abastecer nos shoppings ou procurar a bandeira Petrobras. Lembre-se apenas que no Paraguai existe muito jogo de palavras, então é bom prestar atenção nas cores da logomarca para não acabar abastecendo em uma “Petobras”.

Dicas de compras no Paraguai

Planeje quanto pretende gastar e leve para suas compras dinheiro ao invés de cartão. Se preferir utilizar o cartão de crédito ou débito, fique atento: pode ocorrer de você ter que pagar taxas a mais ou até ter o cartão clonado. A solução é nunca deixar que o retirem de sua vista a fim de evitar fraudes. Para afastar qualquer perigo, vá com o dinheiro em lugar seguro e nada de colocar a carteira no bolso de trás.

viagem-de-carro-para-o-paraguai
Lojas – Por Maximiliano Kolus – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Você pode reparar durante as compras que os pneus no Paraguai são muito baratos, mas não caia na tentação de comprá-los e já instalar no seu veículo. É proibida a compra deste produto no exterior e, se a Receita Federal parar o seu carro, você pode ser até retido.

Verifique tudo o que for embalado. Assim que receber o pacote do produto, abra e veja se ele está quebrado ou se não te enganaram colocando apenas pedras. Alguns produtos eletrônicos, como mouse e memória RAM para computadores não são testados pelos vendedores, mas todos os outros são e você deve pedir que façam o teste para saber se o produto realmente está funcionando. Melhor sempre garantir!

Posso alugar um carro para atravessar a fronteira?

Se você pretende alugar um carro para atravessar a fronteira, procure saber se a operadora autoriza a locomoção para Ciudad Del Este e se há taxas adicionais para atravessar a fronteira. Algumas agências de aluguel de carros autorizam apenas a locação para viagens a cidades próximas e na Argentina. Você pode pesquisar preços e mais informações sobre locação de carros para a travessia até o Paraguai no site Rentcars.com.

E você, já fez a viagem de carro para o Paraguai para fazer as suas comprinhas? Como foi a experiência? Compartilhe conosco o seu relato e deixe seus comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

24 Comments

  1. Boa tarde , estou querendo ir com meu carro no paraguai estou so preocupado com a volta na aduana eles tem parado os carros para fiscalizaçao

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Infelizmente nenhuma das locadoras permitem viajar com o veículo alugado para o Paraguai.

      Ficamos à disposição se tiver outra dúvida,
      Equipe Rentcars.com

  2. Olá Boa tarde pretendo ir de carro para o Paraguai com a família e gostaria de umas dicas tipo quais documentos iremos precisar ? E onde conseguir ? Obrigado

    • Oi, Wanderley, tudo bem?

      Se você pretende ir de carro alugado, com retirada no Paraguai, será necessário apenas a habilitação, cartão de crédito internacional em nome do locatário para bloqueio caução e ter mais de 25 anos de idade. Não é necessário passaporte.
      Caso pretenda retirar o carro aqui no Brasil, infelizmente a travessia não é permitida pelas locadoras. ?

      Abraços, equipe Rentcars.com

  3. Bom dia precioso ir para o paraquai mais Nao sei quem vai…q sai do rio de Janeiro. ..se alquem esta indo este mes….por favor Aguardo contato

    • Olá Iracy,
      Tudo bem?

      Infelizmente nenhuma das locadoras permitem viajar com o veículo para o Paraguai.

      Ficamos à disposição se tiver outra dúvida,
      Equipe, Rentcars.com

    • Olá Paulo, tudo bem?
      Temos apenas a opção de uma van com 7 lugares, mas para locação em destinos brasileiros.
      Equipe, Rentcars.com

  4. Boa Tarde,

    Estou querendo ir fazer algumas compras no Paraguai com o carro do meu pai, os documentos do carro estão no nome dele, preciso de alguma autorização especial para entrar com o carro lá?

    • Olá Rodrigo, como vai?

      A Carta Verde é um documento imprescindível nesse caso. Além disso, é preciso levar uma autorização do proprietário autenticada em cartório, ainda que o dono seja uma empresa ou instituição. De qualquer forma, sugerimos esclarecer as dúvidas com a empresa que vai emitir a carta verde, eles poderão informar detalhadamente as regras para o seu caso.

      Desejamos ótima viagem. Conte conosco sempre que precisar alugar um carro.

      Equipe, Rentcars.com

  5. Olá,

    Estou indo para Ciudad del Este em julho. Irei de carro juntamente com a família.
    Li em vários sites que é perigoso ir de carro. Tenho a intenção de alugar um hotel por dois dias e fazer as minhas compras com tranquilidade. Os hotéis na Ciudade del Este são tranquilos? Os estacionamentos que eles oferecem são confiáveis e seguros?
    Agradeço

    • Olá Josi, como vai?

      Somos especialistas em locação de carros e infelizmente não temos referências sobre os Hotéis da região para compartilhar, nem mesmo sobre a segurança dos mesmos. Sugerimos buscar as informações que deseja em grupos específicos sobre dicas de Hotéis em Ciudad del Este. Dessa forma, poderá ter informações mais precisas e confiáveis.

      Atenciosamente,

      Equipe, Rentcars

  6. olá bom dia, irei final de dezembro depois no natal fazer minhas viagens de final de ano e o Paraguai está em um dos meus destinos, irei fazer Porto Alegre, Foz, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Paraguai será meu primeiro destino saindo do Brasil, por querer atualizar meus aparelho eletrônicos, Iphone, gopro, mac e atc, sempre alugo carro, inclusive é essa minha duvida, pois pretendo ficar uns 3 dias pelo menos para não so fazer compras, mais conhecer os pontos turísticos e enfim, o que você me aconselha, meu destino aéreo é Porto Alegre, estava pensando alugar um carro la e fazer todos esses destinos, mas fiquei na duvida se sairia com um custo beneficio melhor fazer de ônibus e alugar o carro em foz para ir para o Paraguai, enfim o que você me aconselha? desde já agradeço.

    • Bom dia Patrick, Tudo bem?
      Não sei se já esteve em Foz do Iguaçu, mas caso não conheça tenho certeza que vai gostar muito, quanto a travessia de carro alugado para o Paraguai, informo que é bem complicado, pois as maioria das locadoras não permitem que o façam, hoje somente a Localiza autoriza. Uma vez estando em Foz um veículo irá ajudar bastante na locomoção até os principais pontos turísticos e para ir até Puerto Iguazu na Argentina não haverá problemas, pois as locadoras além de autorizar já indicam o local para tirar a carta verde que também é bem fácil, pois fica bem na saída do Brasil perto da Aduana.

  7. Boa tarde. Alguém tem alguma dica, sobre aquisição da carta verde, lá em foz do iguaçú. pretendo atravessar de carro com a família.

    • Olá Paulo, como vai?

      Boa parte das seguradoras oferecem esse serviço, isso, se não for todas elas. Basta escolher a seguradora que você confia e solicitar a sua. Basta acessar o site da seguradora, preencher um formulário online, fazer o pagamento e em seguida, recebe pelo correio na sua casa.

      Desejamos ótima viagem e muitas diversões.

      Equipe, Rentcars.com

  8. Olá. Como temos criança, iremos de carro. Tem problema utilizar carro de parentes ao invez do próprio? Vamos usar o carro do meu pai, mas ele não vai. Somente meu marido, as crianças e eu.

  9. Oi Kelly. Pois é estou super em dúvida. Todos os sites que visito desaconselham ir de carro ao Paraguai, mas que só vou ao shopping Paris e queria muito ir de carro pela comodidade e conforto, e sei que lá tem estacionamento. Pode me dar mais detalhes de como foi sua ida até lá de carro?

    • Olá Camila, como vai?

      Realmente ir de carro, ainda mais para uma visita pontual, é muito mais cômodo, vantajoso e seguro. O custo benefício é muito bom, recomendamos experimentar essa experiência.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com

  10. Fiz uma viagem em Família para foz, no feriado do dia das Crianças foi super tranquilo a ida ao paraguaí, e fácil de estacionar deixamos o carro no shopping Paris. Recomendo visto a comodidade princialmente na hora da volta.

    • Olá Kelly, como vai?

      Que bacana! Ficamos felizes que tenha compartilhado essa experiência de viagem familiar entre Foz e Paraguai conosco. Realmente o shopping Paris é uma ótima opção de estacionamento para quem vai fazer compras no Paraguai e deseja tranquilidade e economia. Em Foz, qual foi a atração que vocês mais gostaram? E no Paraguai?

      Continue participando sempre e trazendo mais dicas para os leitores e clientes.

      Equipe, Rentcars.com

Write A Comment