22.jul.2011 | Silvia Cardoso | Dicas

Dirigir no Trânsito de Natal

Uma das mais belas cidades de todo o Brasil, a charmosa cidade de Natal é um dos paraísos naturais que nos fazem ter orgulho de ser brasileiro.

A belíssima terra do maior cajueiro do mundo e do morro do careca se orgulha de seus inúmeros recursos naturais, e o turista é atraído para cá justamente por estes fatores.

Morro do Careca

O magnífico Morro do Careca está fechado para a visitação justamente para sua preservação – Por Ricαrdo (Flickr) [CC BY 2.0], undefined

Mas e a cidade?

Como turistas, raramente nos preocupamos com a estrutura de uma cidade ao se programar para conhecê-la. No máximo, fazemos uma pesquisa dos melhores hotéis e nos certificamos de que estes estejam próximos aos melhores pontos turísticos e a alguma parada de transporte público para quaisquer imprevistos.

Mas você, que está preocupado em economizar, há muito tempo já chegou à conclusão de que alugar um carro sai muito mais barato do que depender de táxis e muito mais cômodo do que enfrentar os decadentes veículos do sistema de ônibus brasileiro. Consequentemente, você já considera  importante conhecer um pouco mais do que turistas comuns conhecem ao planejar uma viagem, e é aí que nós entramos.

Nós da Rentcars.com preparamos mais um post para vocês, dessa vez com dicas para dirigir na paradisíaca cidade de Natal.

dirigir-no-transito-de-natal

A Praia de Ponta Negra, que é a preferida dos turistas, mas está longe de ser a preferida dos natalenses – Por Portal da Copa / ME (Portal da Copa do Governo Brasileiro) [CC BY 3.0 br], undefined

O Trânsito em Natal

Segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, até o ano de 2009 circulavam pelas ruas da capital um total de 275.351 veículos. Desses, 173.772 eram automóveis. Isso significa uma média de aproximadamente 4 pessoas por veículo.

dirigir-no-transito-de-natal

Por Mandico13 (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Estes números ainda são crescentes, e Natal passa atualmente pelo início de uma explosão automotiva, porém ao serem comparados com outras capitais brasileiras, esses valores podem ser avaliados como consideravelmente baixos.

Ao ponderar, você pode chegar a conclusão de que com uma média de 4 pessoas por carro, a cidade de Natal inteira poderia ser acomodada em automóveis. Essas estatísticas assustariam qualquer um, mas em um ranking das cidades brasileiras com mais veículos por habitante, Natal ocuparia apenas a 147ª posição, bem longe da grande campeã Curitiba.

Sendo um motorista curitibano, ao ler que na capital potiguar os engarrafamentos podem aumentar o tempo de seu percurso em até 15 minutos, e depois compará-los com os dados dos mesmos especialistas que se referem ao aumento de até 1h50 no trânsito da capital paranaense, eu só consigo chegar à conclusão de que dirigir pela cidade de Natal deva ser uma experiência relaxante e terapêutica.

Mas, obviamente, nos dias atuais no Brasil, nenhuma cidade possui um trânsito de fluxo verdadeiramente agradável, e caso você não se programe, poderá vir a se atrasar ou perder compromissos por estar preso no trânsito. Portanto, é sempre importante se lembrar de algumas dicas.

dirigir-no-transito-de-natal

A aproximadamente 50km de Natal, seguindo pela BR-101, está a Praia da Pipa, uma das mais belas do nordeste – Por Helder da Rocha (Flickr) [CC BY-SA 2.0], undefined

Dicas para dirigir na Cidade de Natal

O principal fator que você deve considerar é bem simples: Evite os horários de pico.

Até mesmo as principais avenidas tendem a ter um trânsito fluente nos horários normais. É das 17h30 às 19h30 que o trânsito pega fogo.

Ao dirigir em Natal, fique atento ao horário que você pretende trafegar nos locais: Av. Senador Salgado Filho, Viaduto do 4º Centenário e Avenida Lima e Silva, Av. Hermes da Fonseca (campeã de engarrafamentos), Av. Bernardo Vieira e BR-101.

Também fique atento para as condições da pista, que muitas vezes pode se apresentar com buracos, elevações e outras irregularidades.

A cidade de Natal não possui Corredores ou Boletins de Trânsito on-line fornecidos por órgãos oficiais, porém na cidade existem diversas rádios que fazem a transmissão com todas as notícias que você precisa saber para ter uma experiência agradável.

E lembre-se, as avenidas de Natal não são as Dunas de Genipabu, portanto não há a opção de “com emoção ou sem emoção”. Dirija sempre com prudência!

dirigir-no-transito-de-natal

A frase “com emoção ou sem emoção” é famosa em Genipabu devido aos motoristas dos Buggys, que perguntam aos turistas que farão o passeio se querem que a volta seja tranquila ou emocionante – Por Leandro Neumann Ciuffo (Praia de Genipabu) [CC BY 2.0], undefined

Fora esses detalhes, basta relaxar atrás de seu veículo e observar a maravilhosa e estonteante paisagem desta que é uma das mais belas cidades do nosso país.

Agora é só alugar seu carro com a Rentcars.com e curtir todas as maravilhas dessa cidade!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 comentários »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário