Pensando em visitar Natal, no Rio Grande do Norte? Veja nosso roteiro passando na Praia de Ponta Negra, Praia do Forte, Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo!

Um cenário de filme cercado por falésias, dunas e águas claras. É assim que podemos começar a descrever Natal, uma linda cidade nordestina que conta com um povo acolhedor e sorridente.

Capital do Rio Grande do Norte, a região foi fundada no século XVI por portugueses e é considerada uma das mais lindas do Brasil, graças aos seus mais de 400 km de costa e diversas opções de o que fazer, seja por terra ou por mar, em meio à natureza ou até no asfalto.

Embarque nas nossas dicas e aproveite as sugestões do nosso roteiro, que inclui a exuberante Praia de Ponta Negra, o famoso Parque das Dunas e as lindas lagoas de Pitangui.

Praia de Ponta Negra

Durante praticamente todos os dias do ano, o sol predomina! E para quem ama praia e natureza, o destino se encaixa perfeitamente num incrível roteiro de férias.

Ao chegar à localidade, conheça de perto um dos mais lindos cartões-postais potiguares, a Praia de Ponta Negra, que tem como cenário o famoso Morro do Careca, situado a 20 km do centro, partindo de carro.

Ao longo da areia clara existem várias espreguiçadeiras (que não são muito comuns no Nordeste), mas se você está com criança ou prefere o mar tranquilo, o canto direito é a melhor opção, pois a água é bem mais calma.

Além disso, a área é perfeita para praticar windsurf, kitesurf e stand-up paddle, assim como para fazer um tour nas chamadas jangalancha, um tipo de jangada com motor, que partem de hora em hora do bar Old Five e contornam o Morro do Careca indo até a praia do Alagamar, que é território da Aeronáutica.

Já o calçadão local é convidativo para uma boa caminhada ao entardecer. Isso sem falar que por ali é fácil encontrar ótimos bares e casas noturnas, além de restaurantes renomados, que servem pratos típicos à base de frutos do mar, carne de sol, feijão-verde e arroz de leite.

Praia do Forte de Natal

Outra excelente opção do que fazer nos dias ensolarados é ir à Praia do Forte, que leva esse nome por causa do Forte dos Reis Magos. Situada a 35 minutos em relação ao Aeroporto de Natal (NAT), ela possui uma agradável piscina natural, formada por causa de seus recifes e pela ação da maré baixa.

Passando por ali, aproveite o passeio e conheça o forte, um verdadeiro marco arquitetônico de Natal, fundado em 1599 e que possui formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas. Para chegar até ele, basta caminhar 500 metros por uma passarela totalmente segura. Chegando lá, você terá a oportunidade de aprender muito sobre a história local, apreciar os seus antigos canhões e fotografar umas das mais lindas vistas da cidade e do mar.

roteiro-nordeste-de-natal-a-tambaba
Forte dos Três Reis Magos By User:Mansueto77 (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

Dunas com ou sem emoção?

Impossível ir à Natal e não se aventurar em suas dunas! Uma boa opção para quem quer uma folguinha do mar é o Parque das Dunas, que fica no coração da cidade, a 20 minutos do centro, dentro de uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica.

Considerado Patrimônio Ambiental da Humanidade pelo UNESCO, o local é o maior parque urbano sobre dunas do Brasil e possui trilhas que variam de 3 quilômetros a 800 metros. As crianças também podem aproveitar muito o passeio por lá, afinal, existem brinquedos e muito espaço para correr e se divertir!

Seguindo o seu roteiro por Natal, a Lagoa de Genipabu não pode ficar de fora do seu trajeto. Localizada em meio ao deserto e cercada por dunas branquinhas, esse belo atrativo está a 30 km da capital e serviu de cenário para algumas novelas globais. Além de muita beleza, você ainda pode desfrutar de uma ótima infraestrutura, contando com excelentes restaurantes.

Cajueiro de Pirangi: o maior do mundo!

Se você passar por Natal e não fizer uma parada para conhecer o maior cajueiro do mundo, de nada valerá a sua visita! Assim sendo, siga até Parnamirim, pela BR 101, e vá até o Cajueiro de Pirangi. Feito de carro, o trajeto leva pouco mais do que 30 minutos para quem parte do centro.

Por lá, a enorme árvore ocupa quase 9 mil metros quadrados e não para de crescer, pois produz cerca de 50 toneladas de caju por ano! Durante uma agradável caminhada por entre seus galhos, você mesmo poderá colher a fruta e degustar um maravilhoso e geladinho suco natural, servido de graça nos quiosques locais. Encerre a sua visita no mirante, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a área.

Dica: para entrar no parque é necessário pagar uma taxa, mas é bom verificar o valor antes de viajar, pois ele pode variar de acordo com a época do ano. Além disso, não se esqueça de reservar um espaço extra na mala do carro, pois o lugar ainda conta com uma feirinha de artesanatos, onde é possível comprar não só bibelôs de cajus, mas também doces e outras iguarias feitas dessa maravilhosa fruta.

Aproveite a visita e dê um bom mergulho na bela Praia de Pirangi do Norte, a 50 metros do cajueiro, onde você também poderá aproveitar alguns restaurantes e passeios pela região.

Para conhecer Natal com conforto e autonomia, sem dúvidas, você precisará de um carro, já que algumas das principais atrações ficam afastadas do centro. Para chegar a esse destino, saiba que é possível seguir por três estradas principais, a BR-101, que costeia o litoral leste nordestino, a BR-304, que conecta o Ceará ao Rio Grande do Norte e a BR-406, que liga a capital à Macau, no noroeste do estado.

Agora, se preferir desembarcar no aeroporto, você pode contar com a facilidade de sair de lá já com um veículo, afinal, o Aeroporto de Natal fica em Parnamirim, a 35 km de distância dos hotéis da Via Costeira e da zona hoteleira de Ponta Negra.

Para que seu passeio seja ainda mais confortável e para que você e sua família consigam desfrutar de todo o roteiro planejado, lembre-se de que a Rentcars.com oferece os melhores preços para locação de veículos, pois conta com mais de 100 locadoras parceiras. Assim você garante os melhores preços e ainda conta com serviços indispensáveis para uma boa viagem, como GPS, cadeirinha para crianças e bebê conforto. Confira agora mesmo em nosso site ou faça a sua reserva em nosso aplicativo, disponível tanto para iOS quanto para Android.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment