25.jul.2011 | Rentcars.com | Dicas

Top 10: Os carros mais famosos do cinema

Os mais famosos carros de cinema destacaram-se em papéis secundários, mas com o tempo roubaram a cena e passaram a ser tão fundamentais quanto os próprios atores. Nas perseguições de Steve McQueen, nas cenas românticas no drive thru, ou de terror fugindo de um assassino ensandecido, é impossível assistir a um filme que não tenha pelo menos uma cena com um carro.

Eles tornaram-se tão emblemáticos no enredo que acabaram fazendo parte do imaginário de certos filmes. Você consegue, por exemplo, imaginar James Bond sem uma aparição do Aston Martin?

A nossa lista de hoje é com os 10 carros do cinema mais marcantes

1 – Camaro Bumblebee (Transformers)

Carros de cinema

Depois de pensar na melhor forma de mostrar ao público o novo carro da Chevrolet, a equipe de marketing da fábrica pensou em introduzi-lo no filme ‘Transformers‘. A jogada de marketing deu tão certo que o carro foi campeão de vendas por dois anos seguidos e tem tudo para levar o título mais uma vez. A série 2011 do Camaro amarelo, o Bumblebee, já foi lançada nos EUA e vem com a inscrição Autobots no console central. Uma curiosidade: na primeira versão de Transformers, o Bumblebee era um Fusca.

2- Aston Martin DBS (James Bond)

Carros de cinema

O que seria de James Bond sem a ajuda dos seus carros equipados para destruir qualquer inimigo? A cada lançamento, o filme mantém a tradição de colocar o Aston Martin DBS nas mãos do agente secreto inglês. Feito totalmente à mão, os modelos utilizados por Bond foram o Aston Martin DB5, DBS, DBS 12V, e V8 Vantage Volante.  Como todo bom inglês, o agente somente dirige veículos ingleses, além do Aston Martin, Bond foi proprietário do Bentley MARK II Continental, IV e VI.

3-  Ford Anglia (Harry Potter e a Câmera Secreta)

Carros de cinema

A saga de ‘Harry Potter’ chegou ao seu final, mas na nossa lista voltamos ao ano de 2002, no filme ‘Harry Potter e a Câmera Secreta’. Os fãs de carros antigos que também gostam das histórias de J.K. Rowling devem ter prestado bastante atenção no Ford Anglia usado por Ron Weasley para resgatar Harry Potter da casa de seus tios. O carro modelo 1966 é tipicamente inglês, foi produzido no país entre 1940 e 1967 e era muito usado pela classe operária. O motivo deste veículo estar no filme é que J.K. tinha um amigo, Sean Harris, que dirigia este modelo e ela decidiu homenageá-lo, colocando o mesmo veículo no livro.

4- Batmóvel (Batman)

Carros de cinema

Todo mundo esperou ansioso pelo lançamento do novo batmóvel do filme ‘Batman: Begins’. Até 1992, quando estreou “Batman-Retorno’, todos os batmóveis eram modificações de dois carros de linha: Lincoln Futura e Chevrolet Impala. Dali em diante, os produtores decidiram fazer os carros a partir do zero. Com a nova releitura da história, o batmóvel voltou às suas origens e foi baseado nos modelos do Hummer e Lamborghini. O resultado foi aquele tanque de guerra, que no filme é uma modificação do veículo militar Tumbler. Gerando reações variadas, o novo batmóvel já apostou corrida com um Fórmula 1 e foi carro madrinha na Nascar em 2005.

5- DeLorean (De Volta para o Futuro)

Carros de cinema

A bordo do DeLorean, o professor Doc Brown conseguiu a façanha de criar uma máquina do tempo que levou ele e o seu assistente Marty McFly a voltar no tempo. O clássico de 1985 fez muita gente torcer para que o De Lorean atingisse a marca de 140 km/h e, assim, gerasse energia suficiente para voltar a qualquer data programada. Produzido pela fábrica independente DeLorean Motor Company, o carro demorava tanto para ser fabricado que a montadora chegou à falência em 1982. Os sócios fundadores abandonaram o barco e sobrou para o dono arranjar uma forma de continuar a produção. Porém, no ano seguinte, a Companhia pediu concordata e fechou. Na data do lançamento do filme, em 1985, a empresa já havia sido vendida e o DeLorean DMC-12 passou a ser vendido por encomenda.

6- Herbie (Se meu Fusca Falasse)

Carros de cinema

Sucesso desde os anos 60, o Fusca é um carro que parece ter personalidade própria. Bom, pelo menos foi isso que os produtores de Hollywood pensaram quando alinharam os modelos da Fiat, Chevrolet, Volvo e constataram que o Fusca da Volkswagen era o carro que mais chamava a atenção. Lançado em 1969, ‘Herbie’ fez um estrondoso sucesso no exterior e, principalmente, aqui no Brasil. Quem nunca passou a tarde assistindo ao filme ‘Se Meu Fusca Falasse’? Na história, depois de ser rejeitado por vários motoristas, Herbie acaba nas mãos de um piloto e, assim, iniciam a sua jornada de vitórias. O sucesso do filme é totalmente creditado ao Fusquinha de número 53. Com os anos os atores mudaram, mas Herbie, que ganhava cenas próprias e vivia se apaixonado por outros carros, nunca teve nem a pintura modificada.

7- Ford Taurus (Robocop)

Carros de cinema

‘Robocop‘ apresentava a história de um policial transformado em cyborg que patrulhava as ruas da corrupta Detroit e buscava vingança contra aqueles que mataram sua forma humana. Quando ele saia do seu Ford Taurus, os bandidos já sabiam que não iriam sair vivos dali. Robocop dirigia um sedã, mais especificamente o Ford Taurus 1978, adaptado com cintos de segurança extras. A primeira aparição do Ford Taurus foi no primeiro filme da franquia, de 1987.

Nos últimos tempos, Hollywood está na onda de fazer remakes de clássicos e a nova versão de Robocop está para chegar aos cinemas daqui a alguns anos.  Falta saber qual modelo vão utilizar. Atualmente, a polícia americana passou a adotar o novo modelo do Ford Taurus, chamado Police Interceptor. Provavelmente este será o novo carro do Robocop.

8- Dodge Charger Police (Velozes e Furiosos)

Carros de cinema

Pouca gente sabe, mas ‘Velozes e Furiosos’ foi baseado em um filme antigo de 1955. A história tinha poucas similaridades com a atual: um homem inocente foge da prisão e, para limpar o nome e fugir da polícia, pega ‘emprestado’ carros esportivos para tentar chegar ao México. Lançado em 2001, a franquia conta com cinco filmes sendo o último filmado aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. De todos os carros, o que chama a atenção é o veículo utilizado pela policia carioca: o Dodge Charger Police. Os policiais cariocas na verdade usam um Renault Sandero, contudo, para dar um ar ‘Velozes e Furiosos’, colocaram um modelo mais moderno.

9- Peugeot 406 ( Taxi)

Carros de cinema

O Peugeot dirigido por Daniel não sai de cena no filme Taxi

Esqueça a versão americana. Quem entra no nosso top 10 é o original francês de Luc Besson, ‘Taxi’. O aspirante a piloto Daniel precisa batalhar para ganhar o seu salário e começa a trabalhar de taxista com o Peugeot 406. Como ele precisa chegar a tempo nos compromissos dos clientes, Daniel usa suas habilidades de piloto para acelerar. O filme é muito bom e já teve quatro sequências; recomendo os filmes para quem gosta de carros, pois a cada versão as sequências de perseguição ficam melhores, e ainda aparecem outros veículos, como o Mitsubishi Lancer Evolution VI.

10- Plymouth Fury  (Christine, o carro assassino)

Carros de cinema

“No interior do seu chassi esconde-se o próprio diabo”. A frase de efeito é do filme ‘Christine, o carro assassino’. Baseado no livro de Stephen King, Arnie é um adolescente que se apaixona pelo Plymouth Fury vermelho 1958 e começa a reformá-lo. Com o tempo, sua personalidade muda e seus amigos decidem afastá-lo do carro e é aí que Christine mostra a sua personalidade. Além do Plymouth, também foram utilizados os modelos Savoy e Belvedere para as cenas do carro Christine.

Se houver mais algum filme que você prestou mais atenção no carro do que na história e não está lista, use a nossa caixa de comentários para dizer qual nós esquecemos!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 comentários »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário