Saiba tudo sobre a PID (Permissão Internacional para Dirigir), quais países a aceitam como carteira de motorista internacional e qual o procedimento para conseguir este documento!

Está planejando uma viagem para o exterior? A primeira coisa que vem na cabeça de todo viajante com esse questionamento é a carteira de habilitação. Será que preciso de uma Permissão Internacional para Dirigir?

Como qualquer viajante experiente, você já percebeu que, na maioria das vezes, o aluguel de carros é a melhor opção para a sua locomoção. Mas e para alugar um carro fora do Brasil? Como funcionam as regras e leis?

A habilitação é um documento extremamente importante em todos os países, portanto, a Rentcars.com preparou um post para explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tema, para então poder ampliar a sua quilometragem e deixar novos horizontes em seu espelho retrovisor.

O que é a Carteira de Motorista Internacional?

Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou Carteira de Habilitação Internacional (CHI), é um documento de identidade que funciona como a CNH.

Este documento é válido e pode ser apresentado em mais de 100 países. Porém, ele não substitui sua habilitação brasileira, ou seja, você deve sempre trafegar portando sua CNH definitiva, dentro do prazo de validade.

A carteira de habilitação internacional foi criada para facilitar ao máximo a aproximação de um sistema de trânsito mundial padrão. O modelo deste documento segue a padronização estabelecida na Convenção de Viena, firmada em 8 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.

A PID irá apresentar suas informações pessoais, tais como a categoria de sua carteira, seu nome completo, a validade, etc, descritas em mais de sete línguas sendo: Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Português e Russo.

É realmente necessário possuir uma PID para dirigir no exterior?

Sim, o melhor é ter a Permissão Internacional para Dirigir, porém o porte deste documento não é obrigatório em todos os países.

Fora os países participantes da Convenção de Viena que exigem a PID, é sempre bom portar o documento. Isso porque, como falamos acima ela está traduzida em diversas línguas, o que ajuda as pessoas desse país a entender as informações que constam na CNH.

Caso contrário, se você não estiver portando esse documento e apenas a CNH (com todas as informações em português) e for parado por um agente, ela provavelmente irá encaminhá-lo(a) para que seja realizada uma tradução juramentada e a verificação da autenticidade do documento junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Só de ler você já consegue imaginar o tempo que isso vai levar não é mesmo? Então não deixe que isso estrague ou atrase a viagem!

Criada para facilitar o trabalho dos policiais de trânsito e aumentar a segurança do viajante
Criada para facilitar o trabalho dos policiais de trânsito e aumentar a segurança do viajante

Quais países que fazem parte da Convenção de Viena e exigem a PID?

A. África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão.

B. Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária.

C. Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba.

D. Dinamarca.

E. El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia.

F. Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França.

G. Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau.

H. Haiti, Holanda, Honduras, Hungria.

I. Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Israel, Itália,.

K. Kuwait.

L. Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo.

M. Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha).

N. Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela).

P. Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal.

R. Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia.

S. Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega).

T. Tadjiquistão, Tunísia, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão.

U. Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão.

V. Venezuela.

Z. Zimbábue.

Atenção! Antes de viajar, procure sempre saber quais as regras para o seu país de destino!

Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Para dirigir no Egito, a situação é um pouco mais complicada. É sempre prudente consultar a embaixada do país em que se pretende visitar, para esclarecer os detalhes da direção de estrangeiros em seu território.

Para dirigir no Egito, por exemplo, a situação é um pouco mais complicada. É sempre prudente consultar a embaixada do país em que se pretende visitar, para esclarecer os detalhes da direção de estrangeiros em seu território.

Recebi uma multa no exterior, o que fazer?

O motorista que cometer uma infração no exterior poderá ter sua PID retida e, em alguns países, até pode ser intimado a comparecer a audiências, dependendo da gravidade da multa.

Nos casos mais leves, a infração é automaticamente registrada junto à locadora e o condutor terá de pagar uma taxa para o envio do documento ao Brasil. Assim que o documento for registrado pelos órgãos nacionais, deve ser paga a taxa indicada em uma unidade do banco internacional apontado na fatura. E lembre-se sempre: no exterior não existe essa de jeitinho brasileiro, você tem que pagar a multa!

Em países como os Estados Unidos, algumas vezes a multa pode ser cobrada pelo agente de trânsito na hora da infração, portanto não se assuste.

Com uma Permissão Internacional para Dirigir, todo esse processo se torna muito mais ágil, evitando muitas dores de cabeça.

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

O que eu faço para obter uma Carteira Internacional?

Para obter uma Permissão Internacional para Dirigir, é necessário que o condutor possua CNH vigente; este documento não será fornecido a condutores que possuam apenas a Autorização para Conduzir veículo Ciclomotor (ACC).

Ele pode ser requisitado em qualquer um dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Dessa forma, o preço para a expedição do documento varia de um local para o outro, pois ele é estabelecido por cada um deles.

O prazo de validade da Permissão Internacional para Dirigir, a categoria da habilitação e as restrições médicas serão os mesmos informados na sua CNH.

Na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor, ela deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação.

Atenção! A PID não é renovável. Ao vencer, deve-se iniciar um novo processo para emissão de uma nova PID. O prazo de emissão da carteira varia de 1 a 5 dias úteis, dependendo do local onde for solicitado.

Documento necessários para a emissão da Carteira de Habilitação Internacional

Os documentos necessários para a emissão da PID são:

  • Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro do prazo de validade.
  • Cópia da Carteira de Identidade (RG)
  • Cópia do comprovante de endereço residencial no Brasil
Mas tudo isso é regra? Todos os países seguem este padrão?

Dependendo do seu destino, os processos descritos podem ser diferentes e até mesmo alguns países da convenção podem adotar processos diferentes e independentes.

Portanto, ao lidar com este assunto, lembre-se também de pesquisar informações específicas para o país ao qual irá visitar, pois tratando-se de assuntos internacionais, os Estados específicos podem diferir completamente de uma maioria, que foi a que nós procuramos descrever aqui.

Com essas informações sobre a Permissão Internacional para Dirigir fica muito mais fácil viajar para o exterior, não fica? Mas e aí, para onde você está indo? Conta pra gente nos comentários e pode perguntar se tiver qualquer dúvida! 🙂



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

12 Comments

  1. Essa permissao internacional é para dirigir com meu carro ou carro do pais onde vou?
    Ex: fiz um socorro para um amigo paraguaio, ele estava dirigindo um carro brasileiro com habilitacao do py,foi parado em um posto da policia rodoviária federal..segundo o agente ele nao poderia estar dirigindo um carro brasileiro com habilitação paraguaia,entao fui retirar o carro dele no posto da rodoviária federal.Nesse caso,se meu amigo paraguaio tive essa permissão internacional, ele poderia dirigir o carro com placa do brasil?

    • Oi Clodoaldo! Sim, a PID é válida para você dirigir o carro alugado da locadora local, então talvez se o seu amigo estivesse com a PID ele não teria tido problemas.. ps: você é um amigão! 😉

  2. Olá bom dia, tudo bem? Eu pretendo viajar para as Filipinas um dia, como eu devo fazer para obter todos os documentos? Habilitação para dirigir? Pois fiquei meio perdido… Vocês poderiam me ajudar? Agradeço pela atenção 😊😁

    • Oi Matheus! Uau, que demais! Bom, você vai precisar do seu passaporte (claro), cartão de crédito, CNH e PID, que você pode solicitar no DETRAN da sua cidade. No mais, é só reservar o carro e ser feliz! Se precisar de ajuda, pode nos ligar no 0800 604 7368. 😊

  3. ADRIANA MARI KIKUCHI

    Bom dia equipe Rentcars, iremos viajar pela Itália e pretendemos alugar o carro em Bolzano, a minha dúvida é: será exigido a PID do titular da reserva ou somente do condutor adicional já é o suficiente? Tendo em vista que todo o procedimento de locação será realizado em meu nome (meu cartão), porém quem irá conduzir o veículo será meu esposo (condutor adicional).
    Obrigada.

    • Bom dia, Adriana! A carta PID não é obrigatória na Europa, mas recomendamos que o condutor principal leve, em caso de alguma eventualidade. Por exemplo: Se o guarda de trânsito parar o veículo, o mesmo por direito poderá solicitar a apresentação da carta PID junto com documento da CNH. Em outros casos, a PID não será exigida.
      Ficamos à disposição! (:

  4. Boa noite , estou indo a turismo para Portugal, e alugando um carro pela Avis , gostaria de saber se minha CNH é valida ou preciso da PID, uma vez que é o mesmo idioma e não vou sair de Portugal, obrigado.

    • Olá Carlos, como vai?

      É realmente necessário possuir uma PID para dirigir no exterior? Diríamos que sim, é necessário possuir uma Permissão Internacional para Dirigir, porém o porte deste documento não é obrigatório em todos os países. Na eventual ocorrência de uma situação desagradável, como, por exemplo, uma infração ou um acidente de trânsito, os envolvidos precisam apresentar seus documentos, e nossa CNH é completamente descrita em português.

      Ao se deparar com um documento em uma língua estrangeira, o agente provavelmente irá encaminhá-lo(a) para que seja realizada uma tradução juramentada e a verificação da autenticidade do documento junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Só de ler você já consegue imaginar o tempo que isso vai levar não é mesmo? Sem contar com a dor de cabeça e perda de momentos preciosos de sua tão sonhada viagem.

      Portanto, por mais que se fale português lá em Portugal, para ter total tranquilidade ao transitar por lá com o carro, sugerimos que solicite a sua PID no DETRAN da sua região. É bem simples e rápido.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe Rentcars.com

    • Olá Leandro, bom dia!

      Para atravessar fronteiras com carro alugado depende da loja que escolher e do país que pretende visitar. Alguns permitem, outros não. Normalmente as locadoras cobram um custo a mais, mas é sempre aconselhável que entre em contato com a loja de retirada para confirmar.

      Sugerimos pesquisar a reserva que mais atende as suas necessidades, acessando o site e em seguida entre em contato com a loja escolhida para retirar o carro ou a nossa Central de Atendimento ao cliente, por meio dos contatos 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe, Rentcars.com

  5. Bom dia, eu moro na Suiça, estou tirando minha carteira de motorista aqui, mas ja tenho meu CNH brasileiro que nao valido aqui, pelo simples fato de ter residencia. entao, eu vou passar 6 dias em Ibiza, mas so tenho minha cnh do brasil em maos, nao tenho o PID e nao tem como eu ir ate o brasil para fazer agora. eu sou do rio de janeiro e so eu posso fazer isso. como devo proceder ?

    • Olá Janderson, boa tarde!

      Não encontrei nenhuma informação sobre esse caso específico no site do DETRAN-RJ –> http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4646. Por outro lado, tem uma observação nesse link que diz:

      Agendar a entrega da documentação pelo site do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento.
      O agendamento, pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior) ou 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 de segunda a sexta, das 6h às 24h e aos sábados das 8h às 18h;
      Comparecer ao posto no dia e horas marcados, com a documentação necessária..

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato com a equipe do DETRAN-RJ para verificar se existe alguma possibilidade de solicitar a PID remotamente.

      Atenciosamente,

      Rentacrs.com

Write A Comment