24.ago.2011 | Rentcars.com | Dicas

Top 5: Carros iguais, mas com nomes diferentes

Você sabia que o carro que você tem na garagem pode ser, na verdade, outro automóvel? Para dar um ar mais simpático e uma denominação mais fácil aos brasileiros, muitos carros perderam o seu nome original para caírem no gosto popular. Se você for a outro país, provavelmente vai encontrar designações completamente diferentes para modelos similares.

Ficou curioso para saber se o seu veículo está na lista da Rentcars.com? Eis o nosso Top 5 de carros com nomes diferentes no Brasil e exterior!

1- Chevette, o verdadeiro Kadett

Carros com nomes diferentes

Quando foi lançado, o Chevette era a aposta da General Motors no ramo de sedans. O público se simpatizou com o automóvel, que aqui no Brasil ganhou diversos apelidos, conforme os seus modelos. Mas você sabia que, na verdade, ele originalmente se chama Kadett? A Chevrolet adaptava o nome do carro segundo a necessidade de cada país e como na época do lançamento estávamos sob ditadura militar, os alemães acharam que os brasileiros poderiam se sentir ofendidos com um carro chamado Kadett, em razão da fácil associação com ‘cadete’. Chevette também é o nome escolhido para representá-lo na Inglaterra e Argentina. Na Austrália, seu nome é bem mais estranho: Gemini GM.

2- A Curiosa História do Fusca

Carros com nomes diferentes

Duvido que você nunca tenha pelo menos dado uma volta com um Fusca. O carro mais popular do Brasil nasceu depois de dar muita dor de cabeça aos alemães. Após abandonos de projetos e construção de vários protótipos, o VW, pronunciado ‘fauve’ em alemão, chegava ao mercado. No início, o Fusca era apenas o Volskwagen Sedan, entretanto a cada país em que ele aportava, recebia uma alcunha própria. As suas linhas arredondadas inspiraram todo o tipo de nome: Bolha na Finlândia, Cucaracha em alguns países da América Latina e Sapo na Romênia. Como vocês podem ver, somente o Brasil adotou o nome Fusca e somos o único país que não se inspirou no modelo do carro para apelidá-lo. Fusca é uma derivação bem abrasileirada da pronúncia de VW, ‘Fauve’; os brasileiros que escutavam esta pronúncia achavam que era Folks e o carro virou Fusca.

3- O Astra que virou Vectra

Carros com nomes diferentes

O Vectra que você dirige é, na verdade, o Astra modificado. Os dois carros começaram a se fundir quando o Vectra estava patinando nas vendas e perdendo território. Para mudar o cenário, a fábrica decidiu usar o modelo da terceira geração do Astra para relançar o Vectra. Se você tem na garagem o modelo feito depois de 2004, provavelmente o que carro que você tem é o Astra reestilizado. Em outros países, o Vectra se chama Cavalier.

4- O carro chinês com nome inglês

Carros com nomes diferentes

A Chery é uma das montadoras mais novas a desembarcar no Brasil. E mesmo com a pouca experiência, ela já descobriu que para ter sucesso em um país é fundamental escolher o nome certo. Lançado no exterior sob as alcunhas de A1, J1 e Kimo, o carro era a aposta da fábrica para o ramo de utilitários.  Para não ser confundido com outro A1, escolheram o nome Face para promover o veículo na América Latina. Não dá para entender por que escolheram um nome inglês para a região latina, mas o carro já está sendo cobiçado em razão do belo design e do preço convidativo.

5- Do Brasil para o mundo

Carros com nomes diferentes

O Gol da Volkswagen nasceu aqui no Brasil e até hoje é um dos mais utilizados nas ruas. O veículo tinha uma identificação clara com um dos esportes preferidos da maioria dos brasileiros. Porém, no exterior o nome perdia a força, pois nem sempre o futebol é prioridade em outros países. Assim, para colocá-lo no mercado internacional, a equipe da Volks decidiu batizá-lo de Volkswagen Pointer. Vale lembrar que também tivemos aqui o lançamento do Pointer, que era um modelo similar ao Gol, mas não fez muito sucesso. A primeira versão do Gol, aquele quadrado, era chamada nos Estados Unidos de Fox.

E você, conhece outros carros que têm nomes completamente diferentes no exterior? Deixe seu comentário!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 comentários »

  1. fabiano disse:
    24/06/2015 - 10:56 PM

    De que fontes vieram as informações sobre as nomenclaturas dos carros?

  2. Otavio disse:
    22/11/2015 - 12:43 AM

    O Fiat Prêmio. na Argentina se chama Fiat Duna

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário