26.set.2011 | Rentcars.com | Dicas

Carteira de Habilitação: Categoria D

Se você pretende viajar com a família inteira, vale a pena alugar uma van para percorrer a cidade com todos a bordo. É possível pagar a diária de uma Master, Ducato, Sprinter ou similar, economizando no passeio e sem se preocupar em deixar ninguém para trás. Para isso, é preciso que os motoristas possuam Carteira Nacional de Habilitação D.

Porém, muita gente esquece desse detalhe e, quando chega a hora de retirar o carro acaba ficando numa saia justa. Para que você não tenha nenhum inconveniente, vamos lhe explicar passo a passo todos os documentos necessários para adicionar a categoria e quais os requisitos para alugar os veículos com capacidade para mais de oito passageiros.

Carteira Nacional de habilitação D

Para ser habilitado na categoria D é obrigatório que você já tenha carteira de habilitação (CNH) há alguns anos. Por exemplo, quem já dirige sob as regras da categoria C, precisa ter experiência de pelo menos um ano e quem tem a carteira na categoria B, para veículos comuns como o carro de passeio, é exigido dois anos.

Quem acabou de completar 18 anos e já pensa em dirigir vans vai ter que esperar alguns anos, pois somente os maiores de 21 podem adicionar esta categoria. Se você está dentro da idade permitida, após a matrícula será exigido um curso prático de 15 horas.

Após o curso, o motorista precisa realizar os exames de aptidão física e mental. No exame físico será constatado se todos os seus membros funcionam perfeitamente e se você tem alguma anomalia que lhe impeça de realizar movimentos de braços e pernas.

 

Carteira Nacional de habilitação D


Também será analisado o seu sistema cardiovascular, respiratório e nervoso. Nada muito profundo, provavelmente o médico vai escutar seu pulmão e coração para ver se você tem arritmia ou algum problema que possa comprometer a sua habilidade para dirigir.

Serão feitos outros exames para detectar problemas na visão, audição e exame neurológico. Nesta avaliação, sua capacidade de compreensão e expressão será analisada, assim como sensibilidade sensorial e força muscular.

Para quem está adicionando a categoria D com fins de remuneração, é exigido um exame psicológico. Serão investigados seus históricos de vida familiar, escolar, profissional e de saúde. Os traços de personalidade que indiquem sinais de depressão, instabilidade emocional e agressão, entre outros perfis, serão grandes indicativos para a obtenção ou não da carteira.

 

Carteira Nacional de habilitação D


Finalizado os exames físicos, vem a prova prática de direção. O teste de direção vai avaliar sua capacidade para manobrar e o cumprimento das regras de trânsito, bem como não exceder o limite de uma via, parar em local seguro, cumprir a sinalização das placas, sinalizar. Levando em conta que o condutor já precisa ter carteira de habilitação, há de se considerar o fato dele não poder ter nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Depois de passar por todos estes testes e ser aprovado, você terá em mãos uma CNH com validade para cinco anos. Porém, ainda não é hora de alugar um carro; na maioria das locadoras só é permitida a locação para quem tem a carteira emitida há pelo menos dois anos.

Carteira Nacional de habilitação D


Se você tem alguma dúvida ou quer mais informações sobre aluguel de vans, use a nossa caixa de comentários para nos enviar uma mensagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

12 comentários »

  1. nivaldo cavalcante disse:
    18/06/2015 - 3:26 PM

    eu nao tenho muita pratica e gostaria de saber se vale a pena alterar a carta pra categoria E OU SERIA MELHOR PEGAR MAIS PRATICA NO CARRO PEQUENO

  2. Rentcars.com disse:
    18/06/2015 - 4:59 PM

    Olá Nivaldo!

    Não vemos problema em fazer a alteração de carteira neste momento, mesmo sem ter muita experiência. Isso porque precisará praticar na Auto Escola e fazer os testes e caso sinta-se seguro, não terá problema em concluir a alteração para categoria desejada. Se você entende que seja o momento ou se sabe que vai precisar alugar uma Van em breve, nossa sugestão é ir atrás da alteração o quanto antes.

  3. Lino disse:
    11/07/2015 - 12:14 PM

    Além da car D, é necessário curso de transporte de passageiros vocês não comentaram!

  4. Rentcars.com disse:
    13/07/2015 - 2:17 PM

    Olá Sr. Lino, boa tarde!

    Agradecemos o complemento das informações.

    Atenciosamente,

    Rentcars.com

  5. Gilmar disse:
    13/07/2015 - 12:20 AM

    tenho a carteira de habilitação AB e gostaria de passar para a d como faço para saber se tenho alguma infração, a auto escola informa

  6. Rentcars.com disse:
    13/07/2015 - 2:15 PM

    Olá Sr. Gilmar, boa tarde!

    Nesse caso, o ideal é consultar a situação (multas e infrações) diretamente no site do Detran da sua cidade. A consulta pode ser feita via site mesmo.

    Atenciosamente,

    Rentcars.com

  7. Ricardo Leite disse:
    06/05/2016 - 10:29 PM

    Gostaria de saber se a categoria da carteira de habilitação “C” permite dirigir carro para 8/passageiros.

  8. Rentcars.com disse:
    09/05/2016 - 4:47 PM

    Olá Sr. Ricardo, boa tarde!

    Sim, permite. De acordo com o site do DETRAN:

    *Habilitação de categoria “B”: Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
    Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

    *Habilitação de categoria “C”: Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
    O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
    Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
    Todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.
    Ex: Caminhão.

    Caso queira verificar a listagem completa das categorias de habilitação, acesse http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=130.

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Equipe, Rentcars.com
    4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades)

  9. Ronilson disse:
    30/06/2016 - 6:42 PM

    A van alugada tem problema em transitar em outro estado?

  10. Rentcars.com disse:
    01/07/2016 - 3:01 PM

    Olá Ronilson, boa tarde!

    Você pode transitar com o carro alugado em qualquer lugar do país sem se preocupar. O que não é permitido é atravessar fronteiras entre países.

    Qualquer dúvida sobre a locação, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos, a nossa equipe irá auxiliar sempre que precisar.

    Rentcars.com
    4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades)

  11. Renato disse:
    28/11/2016 - 9:42 PM

    Mesmo pra fazer passeios com a família .para dirigir uma van eu preciso do curso de transporte de passageiros?

  12. Rentcars.com disse:
    29/11/2016 - 8:19 AM

    Olá Renato, bom dia!

    Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista. Todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”. Ex: Microônibus, Ônibus. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento válido para o condutor exercer atividade remunerada para o transporte coletivo de passageiros, sendo que o simples porte do certificado do curso não o habilita a exercer a profissão (mais informações http://bit.ly/2gBqyYB). Nesse caso, entendemos que não seja necessário realizar o curso.

    De qualquer forma, o melhor mesmo é buscar informações junto ao Detran de sua região.

    Nesse link https://goo.gl/FnIzEK você tem informações sobre os requisitos básicos para locação do carro desejado.

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Equipe, Rentcars.com

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário