A capital do estado do Espírito Santo é sinônimo de praticamente tudo de bom que um viajante deseja para curtir muito uma viagem e marcá-la como uma das melhores de sua vida.

A maior parte do município está localizada na Ilha de Vitória, que encanta por sua beleza. Afinal, quem não quer um destino como esses para as próximas férias? Se você está se perguntando o que fazer por lá, saiba que a região oferece atrações diversas, como lazer ao ar livre, prédios históricos, muita cultura, arte e arquitetura.

É hora de conhecer um pouquinho desse paraíso para preparar o seu roteiro!

Convento Nossa Senhora da Penha de Vitória

Uma curiosidade sobre a maioria dos lugares históricos, e não só os de Vitória, é que eles geralmente têm uma antiga igreja que ajuda a entender o que se passou por ali. Os arredores de Vitória têm essa característica e o Convento Nossa Senhora da Penha, que fica em Vila Velha, é famoso por sua imponência e beleza arquitetônica.

vista do convento de nossa senhora da penha no alto de um morro

Considerado símbolo turístico do estado por ser uma das construções religiosas mais antigas do Espírito Santo e também do país, suas obras começaram por volta de 1558. O convento está situado no topo de uma bela montanha, a 154 metros de altitude, e pode ser visto de muitos lugares da cidade, oferecendo, inclusive, uma vista privilegiada das duas regiões vizinhas e do mar para quem olha lá de cima.

Imagina conhecer uma parte do Espírito Santo do alto! Dá para tirar fotos incríveis e ainda conhecer um pouco sobre arquitetura e história. Sem contar que o local ainda conta com uma ótima estrutura com lojinhas, lanchonetes e banheiros.

Dica: a entrada no Convento Nossa Senhora da Penha é gratuita e é possível subir de carro nos dias de pouco movimento e a pé ou de van nos dias de grande movimentação. Para usar o veículo disponibilizado no local é cobrado um valor próximo a R$ 5. Já para quem pretende seguir caminhando, uma boa sugestão é levar água, pois a subida é íngreme e leva de 15 a 20 minutos numa velocidade moderada.

Planetário de Vitória

Saindo do Convento Nossa Senhora da Penha e dirigindo por aproximadamente 15 km, você pode acrescentar ao seu roteiro o incrível Planetário de Vitória. O lugar faz parte da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que mobilizou esforços com outras parcerias e recursos para atender à demanda da comunidade, interessada em assistir ao evento que ocorreu no fim de 1985 e início de 1986: a passagem do cometa Halley em frente ao Sol. Hoje, o prédio é visitado anualmente por cerca de 20 a 30 mil pessoas!

fachada do planetário de vitória
Foto: Prefeitura de Vitória

Desde 2002, o espaço oferece oficinas, minicursos, palestras, exposições e eventos científico-culturais, além das além das sessões planetárias. Sem dúvida é um passeio totalmente diferente e encantador para todas as idades.

Dica: no site do planetário é possível descobrir quais são os dias e horários em que acontecem as sessões e agendar com antecedência. O mais interessante é que há encontros específicos para cada faixa etária, inclusive, para crianças de 5 anos. Além disso, lá você também poderá conferir os horários para a observação do céu com o auxílio de um telescópio.

Praia em Vitória? Sim!

Entre muitas atrações e pontos turísticos ao ar livre, a Praia do Camburi, a maior e mais conhecida da cidade, é famosa por sua beleza e infraestrutura.

Com 6 km de extensão, o lugar é perfeito para quem procura agitação, já que ela é palco de grandes competições esportivas nacionais e internacionais. Entre elas estão jogos de vôlei de praia, futebol de areia e campeonatos de vela.

vista aérea da praia de camburi em vitória

Além de ter uma grande faixa de areia e ondas tranquilas, seu calçadão é ideal para a prática de uma boa caminhada, andar de patins, bicicleta ou skate. 

A população capixaba também usa esse espaço como um grande ponto de encontro local. Durante o dia, é possível curtir o visual do calçadão e da praia, fazer aulas de kitesurf ou stand up paddle e ainda passear de escunas.

À noite, você pode aproveitar os diversos restaurantes e quiosques que oferecem o melhor da gastronomia regional, como a maravilhosa Moqueca Capixaba. Além disso, se você planeja visitar Vitória no verão, ainda terá opções de shows organizados pela prefeitura.

Dica: para quem gosta de andar de bike, é possível alugar uma por lá. É uma ideia bem interessante para poder aproveitar o calçadão e conhecer toda a extensão da Praia do Camburi curtindo a brisa e se exercitando!

Parque Botânico Vale

Mais uma opção de o que fazer em Vitória: visitar o Parque Botânico Vale.  Ele está localizado a 30 minutos do centro da cidade de carro, no bairro Jardim Camburi. O lugar possui uma extensão equivalente a 33 campos de futebol e se tornou um espaço incrível para lazer, extremamente importante para a conservação da Mata Atlântica.

O parque foi criado para valorizar a natureza e oferecer cultura, lazer, educação e saúde para moradores e turistas. A entrada é gratuita e o parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Fique atento! Há diversos tipos e horários de trilhas por lá.

Quem visita esse incrível atrativo não pode deixar de vivenciar a experiência de conhecer o Jardim Sensorial, que tem como objetivo estimular os cinco sentidos e fazer com que você interaja de uma forma diferente com a natureza. Lá também é possível apreciar o único orquidário aberto ao público da região, que conta com mais de 350 mudas de flores.

Antes de ir embora, você pode passar no parquinho e no Vagão do Conhecimento, uma biblioteca que foi montada numa vagoneta de trem e tem, além de livros comuns, audiobooks, que são extremamente importantes para a inclusão de deficientes visuais.

Dica: informações sobre os horários das trilhas, para onde elas vão, como fazer agendamentos e a programação do mês inteiro estão disponíveis no site oficial que é bem organizado e claro. Vale a pena conferir!

Para visitar esse destino imperdível sem preocupação e com o conforto que você merece, alugue um carro via Rentcars.com. Coloque o seu destino abaixo, compare locadoras e garanta os melhores preços!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment