03.out.2011 | Rentcars.com | Dicas

Tipos de placas de carros

Você reparou nas diversas cores das placas de carro? Já viu alguma placa verde? Ou vermelha? Se na hora bateu a dúvida sobre o porquê de a placa ter aquela cor, este post vai explicar tudo. :)

O modelo de cores para distinguir os veículos demorou até ser padronizado. Até pouco tempo atrás, as placas dos carros comuns eram todas amarelas. Porém, como havia a necessidade de dividir veículos particulares, oficiais e em condições especiais, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) colocou uma cor diferente para cada denominação.

Um pouco de história

Nos idos de 1900, os carros saiam todos iguais da fábrica e era preciso encontrar um jeito de diferenciar um do outro. A placa foi a ideia mais bem aceita e cada um era responsável por criar a sua, seguindo a numeração estabelecida pelo município.

Nos anos 40, houve uma padronização na dimensão e no material utilizado. Como havia poucas pessoas que possuíam carros, só era preciso colocar algumas letras e números determinados pela cidade de residência. Todos usavam placas pretas com letras e números em branco e a diferenciação entre carros particulares e alugados era a inicial P ou A. Logo eles viram que este sistema não estava dando certo.

Placas de carro

Havia muita confusão e foi necessário fazer novas combinações para tornar a identificação mais fácil. Foi nessa hora que as cores entraram em jogo: saiu o preto e entrou o vermelho para carros de aluguel e com fins comerciais, como táxi e caminhões. O branco foi adotado pelo governo nos carros oficiais e os comuns passaram a usar o amarelo.

Nos anos 90, mais uma mudança foi realizada. O amarelo era bastante chamativo, mas não deixava as letras e os números em evidência, como era desejado, e então foi adotada a placa cinza com caracteres pretos, que vemos atualmente.

A diferença por meio das cores

Algumas cores passam até despercebidas pelo tanto de vezes que vemos um veículo pelo trânsito. Os ônibus têm uma placa que não é cinza, mas você saberia dizer que cor é essa?

Estas são as cores utilizadas para distinguir categorias e também para auxiliar os Departamentos de Trânsito sobre a situação de um automóvel:

Placas de carro

Branco: Nos veículos de auto-escola, a cor é branca com números e letras em vermelho. Independente do modelo do veículo, esta é a placa adotada.

Nos veículos oficiais, comprados pelo Estado, como a ambulância, as letras e números são na cor preta e o fundo também é branco.

Vermelho: Continua sendo usada para ônibus de transporte público, táxi e carros alugados, caminhões e todos os veículos com fins comerciais.

Azul: Esta cor é utilizada em dois casos, com diferenciação pelo tom. O azul escuro é para as montadoras que estão testando seus veículos nas ruas e o claro é para veículos de diplomatas e cônsules. Como eles são geralmente de outros países, precisam ter uma identificação diferente dos veículos oficiais do governo.

Placas de carro

Placa cinza-Cores das placas

Cinza: A mais comum, designada para todos os veículos particulares.

Bronze: Esta é um pouco rara de encontrar, pois só é utilizada por pessoas de cargo alto na prefeitura e órgãos oficiais, como presidentes de tribunais e assembleias. Sua distinção também pode ser vista com o brasão da República antes dos números.

Verde: Se a cor bronze era difícil de ser vista, esta é ainda mais. Se você já bateu o seu carro de tal modo que ele precisou ficar dias na oficina, talvez ele já tenha usado esta placa. Os carros que estão sendo reparados e precisam ser testados nas ruas usam a placa verde.

Placas de carros

Padrão do Mercosul

Todas essas placas que conhecemos podem mudar até 2020, afinal em 2014 foi criado o novo padrão de placas para o Mercosul. Já ouviu falar no projeto? A ideia é que os veículos do Uruguai, Paraguai, Brasil, Argentina e Venezuela – que está suspensa desde dezembro de 2016, recebam as mesmas placas para aumentar a segurança, evitando a falsificação e ajudando na fiscalização nas fronteiras.

Quer saber mais? Confira o post que criamos aqui. :)

Placas pelo Mundo

Cada país adota o seu sistema, e sua cultura fica bem evidente nas placas. No México, por exemplo, não há só cores diferentes para as categorias, cada estado tem um design próprio; você encontra monumentos turísticos, figuras importantes e brasões desenhados nas placas.

Em veículos estadunidenses acontece quase a mesma coisa. Todos os estados contam com designs distintos, com algum símbolo que os representam e, mesmo que você troque de carro, a placa continuará sendo a mesma, mais ou menos como acontece aqui no Brasil com os celulares, depois da portabilidade.
As placas também não se restringem ao padrão de números e letras: se você quiser personalizar seu carro, pode cadastrar o nome que quiser na placa, com ou sem números (respeitando o limite de caracteres), e ele será identificado da mesma forma que as placas tradicionais. Os torcedores fanáticos por basquete, baseball e futebol americano geralmente colocam algo em referência ao time que torcem.

Placas de carro

Placa New York-Cores das Placas

Em Israel, a cor da placa é levada muito a sério. Os cidadãos israelenses utilizam a cor amarela, já os palestinos têm uma placa diferente nas cores verde ou branca. Na Europa, em razão da União Europeia, os carros têm placas nas cores brancas e amarelas e seu padrão é semelhante.

Placas de carro

Placa mexicana-Cores das placas

E você, já encontrou algum carro com uma placa colorida? Tem mais alguma curiosidade para os nossos viajantes? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua mensagem!

Receba as ofertas da Rentcars.com

Faça parte da nossa lista vip e receba as ofertas exclusivas com descontos especiais!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

4 comentários »

  1. Raphael Alves do Amaral disse:
    28/12/2016 - 7:57 PM

    Alguém para esclarecer uma dúvida: É possível consultar o Renavan do veículo pelo número da placa?

    sds.,
    Raphael Alves do Amaral

  2. Rentcars.com disse:
    29/12/2016 - 8:26 AM

    Olá Raphael, bom dia!

    Infelizmente, não é possível consultar o renavam pela placa do carro. Essa informação está no documento do carro.

    Equipe, Rentcars.com

  3. Ale disse:
    10/10/2017 - 11:59 AM

    Boa tarde , a placa do veículo locado , vai ser na cor normal ou cor diferenciada ?

  4. Rentcars.com disse:
    10/10/2017 - 2:26 PM

    Oi Ale,
    Tudo bem?

    Você diz quanto as novas placas? Fizemos um post para explicar todo o processo, olha só: https://goo.gl/8K4BzA.
    A princípio receberão a cor normal mesmo. :)

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário