12.out.2011 | Rentcars.com | Cidades

Como dirigir no trânsito de São Luís

Em São Luís, no Maranhão, você fica a poucos metros das mais maravilhosas paisagens naturais. Dunas, falésias e o mar quente são combinados com uma cidade de arquitetura esplendorosa, que a cada metro convida o turista para as suas entranhas e revela segredos de um passado distante.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis

Pôr do Sol – Por Luciano cta (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

É comum o motorista trafegar por uma rua e avistar logo à frente o mar sem fim: parece que, de repente, você está indo rumo ao Oceano. Assim, São Luís surpreende por suas lendas, casarões e a bela natureza.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis

A romântica e atraente São Luís – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil (Escadaria Reviver) [CC BY 2.0], undefined

O trânsito da capital do Maranhão vive dias de caos extremo. Buracos nas pistas, má sinalização, ruas estreitas e muitos carros! Um dos locais mais atrativos de São Luís é o Centro Histórico e infelizmente é por lá que tudo fica ainda pior. Há congestionamento, principalmente durante os feriados, quando o fluxo aumenta com a vinda dos turistas.

O nosso tour começa saindo do Aeroporto Internacional Cunha Machado, que fica afastado do centro. Para chegar até o Centro Histórico pegue a Avenida dos Franceses até chegar à Avenida Guaxenduba. O caminho é longo e você deve permanecer na via até encontrar a Avenida Senador Vitorino Freire.

Esta última tem uma paisagem bem aberta e como não há prédios próximos, você vê tudo à sua frente. Tome cuidado com os semáforos, pois eles não são fáceis de avistar em certos trechos e também não há marcação no asfalto de faixa de pedestres.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis

O charme dos prédios azulejados – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil (Mirantes) [CC BY 2.0], undefined

No Centro Histórico de São Luís você encontra prédios totalmente azulejados. Como o calor era intenso, os proprietários decidiram construir as fachadas desta forma para aliviar a sensação térmica. Há muitas lendas envolvendo os antigos moradores destes casarões e vale a pena passear pelo centro a pé.

As melhores praias de São Luís ficam nas zonas periféricas; a Praia de Calhau está a uns 20 minutos do centro, localizado na chamada São Luís nova. Você pode sair do centro pela Avenida Senador Vitorino Freire, que logo passa a se chamar Avenida Beira Mar.

O fluxo de carros é alto durante os horários de pico, mas a paisagem compensa qualquer perda de tempo no trânsito. Depois será necessário fazer a volta pelas ruas adjacentes, pois a via muda de sentido. Cruze o mar pela Ponte da Avenida Marechal Castelo Branco.

A Avenida Marechal Castelo Branco é larga, com três pistas, mas o trânsito é tão intenso que parece ser insuficiente para o tráfico existente.

Passe pela rotatória e siga por esta avenida até encontrar outra rotatória; após alguns metros, você avista a Avenida Litorânea. Por toda a sua extensão você tem a praia de Calhau. Com dunas e mar calmo, ela é ideal para quem apenas quer aproveitar o dia na praia sem praticar esportes radicais.

Já para os praticantes de windsurf e surf, a praia mais indicada é Olho D’água. Os ventos fortes e o som de reggae das barracas atraem muitas pessoas em função da beleza do mar e das falésias.

Outra praia que também é badalada é Ponta D’Areia, porém as águas não são tão boas para o banho. Caso queira conhecer a noitada maranhense, volte novamente pela Avenida dos Holandeses, passando pela Laguna da Jansen até chegar ao bairro da Ponta de Areia, que é literalmente na borda do continente.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis

Lagoa da Jansen – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil [CC BY 2.0], undefined

Se você prefere um programa alternativo, na Laguna da Jansen há quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para cooper, barzinhos, restaurantes e o mirante da Laguna, onde é possível ter uma visão excelente de toda São Luís.

Para os curiosos de plantão, que querem saber o porquê do nome da laguna, Jansen é o sobrenome de uma antiga família de São Luís muito influente. Uma lenda local conta que a matriarca da família maltratava os escravos da fazenda e após sua morte seu espírito foi condenado a vagar pelas ruas de São Luís, numa carruagem guiada por escravos sem cabeça. Se você for corajoso e quiser ir atrás do fantasma da senhora, a carruagem sai do cemitério local em direção ao Centro Histórico toda sexta-feira.

Fique Sabendo!

É preciso calma ao trafegar por São Luís. A cidade é linda, com suas pontes, mar e lagos, porém no trânsito o motorista encontra situações às vezes desagradáveis como furo de sinal e conversão sem dar seta. Os ônibus urbanos nem sempre param no local devido; alguns ficam no meio da pista esperando os passageiros.

Evite a todo custo sair no horário do rush: das 7h00 às 8h00 da manhã e das 17h00 às 18h00. O fluxo cresce absurdamente e você pode levar mais de meia hora para fazer um trajeto que poderia levar apenas 10 ou 15 minutos.

E você, já esteve em São Luís? Tem mais dicas para os nossos viajantes? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua mensagem!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário