João Pessoa, na Paraíba, é tão esplêndida que são inúmeros os adjetivos para classificá-la. Suas ruas mantêm um charme antigo, algo quase como uma obra-prima barroca. Os canteiros com coqueiros e ipês-roxos viram riscos coloridos em meio ao cinza do asfalto. E se o urbanismo já não fosse suficiente, o mar aparece imponente em suas variações de azul e completa o quadro desta pintura de toques divinos e humanos.

como-dirigir-no-transito-de-joao-pessoa
Praia de João Pessoa – Por Pixabay – twilight-sunset-mar-sky-beach-401448/

Seu título de cidade verde é apresentado a cada esquina: você não vê áreas sem pelo menos uma árvore. A partir do momento em que você está no centro, tudo fica mais fácil para se descobrir. Se você nunca viajou pela cidade, meu conselho é que você escolha a região central para se alojar, pois ela dá acesso às praias e pontos turísticos.

Quem está vindo do aeroporto vai precisar gastar uns 20 minutos até chegar ao centro. Caso esteja vindo pela BR-230, ela é a via que passa mais próxima da orla de João Pessoa. Para valer a pena as horas que você passou dirigindo, nosso tour vai até dois locais que descansam a alma de todos que ali frequentam.

O Parque Arruda Câmara é como um intruso em meio a tantos prédios. A arquitetura do século passado parece ter sido esquecida no centro da cidade, as árvores tomam conta da visão e os animais brincam tranquilamente. Para chegar até o Parque, vamos primeiro passar no Parque Sólon de Lucena, situado no coração de João Pessoa.

como-dirigir-no-transito-de-joao-pessoa
Parque Arruda Câmara – Por José rafael mendes barbosa (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Saindo da BR-230, pegue a Avenida Presidente Epitácio Pessoa, indo reto até chegar à Avenida Juarez Távora. Faça a conversão (há mudança de sentido nesta área), pegue a Dom Pedro I, depois a Rua Coralio Soares de Oliveira para desembocar finalmente na Avenida Presidente Getúlio Vargas, onde está o Parque Sólon de Lucena.

O caminho pode parecer complicado, mas as placas vão lhe indicar a direção certa. A Avenida Epitácio tem apenas duas faixas, porém o asfalto é bom. Esta avenida é muito movimenta por dar acesso não somente ao centro como também às praias.

Logo depois de conhecer o Parque Sólon de Lucena, fica mais fácil pegar o rumo ao Parque Arruda Câmara. Siga pra o norte pela Avenida Visconde Pelotas até a rua Deputado Odon Bezerra, subindo até a Rua Professor Sizenando Costa.

Depois de visitar os parques e também o centro histórico de João Pessoa, chegou a hora de visitar as praias de beleza inestimável. Tambaú é a mais próxima e mais conhecida da capital paraibana. Voltando novamente para a Avenida Epitácio Pessoa, através da Rua Ministro Walfredo Leal, siga em direção reta até avistar o mar; esta é a indicação para a praia. A rota é longa e sempre em linha reta, e desde quando foi construída, este era o objetivo da Avenida Epitáfio: ligar o centro às praias.

Para finalmente chegar à orla de João Pessoa, você precisa sair na Avenida Almirante Tamandaré. Além das areias douradas e do mar de azul intenso, você pode seguir rumo ao norte e conhecer a Feira de Tambaú, que fica nas imediações.

Descendo para o sul, pela mesma avenida que só muda o nome conforme ultrapassa alguns bairros, você chega até a Ponta do Seixas, o cartão postal de João Pessoa e o local onde o sol bate primeiro nas Américas.

como-dirigir-no-transito-de-joao-pessoa
Pontado Seixas – Por Kelma Cavalcante (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

João Pessoa tem praias para todos os gostos: surfistas, naturalistas, românticos e aventureiros. Caso você converse com um paraibano, ele vai classificar as praias por litoral norte e sul. Tambaba, por exemplo, que é a praia dos naturalistas, fica ao sul, próxima da cidade de Conde. O caminho até aqui é de 35 Km, podendo ser feito em meia hora, seguindo pela estrada estadual PB-008.

Fique Sabendo!

João Pessoa também enfrenta a consequência de um transporte público ineficiente e o resultado são vias lotadas de carros, que acabam gerando congestionamento nos horários em que todo mundo sai para o serviço.

Infelizmente, não há rotas alternativas para evitar os engarrafamentos. Por isso, para você turista, deixe este horário reservado para outras tarefas e procure sair somente após a hora do rush.

No site Camerite.com você tem informações em tempo real sobre a situação das principais avenidas de João Pessoa.

E você, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma curiosidade que os nossos motoristas precisam saber antes de conhecer João Pessoa? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua mensagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment