Você sabia que a classificação dos carros é feita conforme a carroceria de cada um. Para você ficar expert no assunto, listamos os tipos de carros brasileiros!

Você conhece os diversos tipos de carros? Quando a moda dos carros SUV chegou ao território brasileiro, todos se perguntavam: mas o que significa SUV? A sigla, muito usada em filmes americanos, é a denominação empregada para aqueles veículos esportivos grandões, que mais parecem caminhonetes.

Porém, bem antes disto, já usávamos por aqui alguns apelidos para classificar quais tipos de carros se enquadravam em certas características. Quem não se lembra dos carros estilo perua? Com o tempo, tudo mudou e ficou mais moderninho e a famosa perua virou station wagon.

A classificação dos carros é feita conforme a carroceria de cada um e, para você ficar expert neste assunto, listamos as categorias dos carros brasileiros. Se você ainda não conhece, estes são os modelos mais comuns no trânsito nacional.

Perua (Station Wagon)

O carro que eu mais consigo identificar como perua é o antigo Fiat Alba. Como o Fiat Alba já saiu de circulação há muitos anos, atualmente quem ocupa seu espaço são os modelos similares ao Fiat Palio Weekend.

Em ambos é possível perceber que são priorizados elementos como bagageiro grande e bom espaço interno. Este é o carro típico de família, quando é necessário muito espaço e conforto.

Chamado de station wagon no exterior, os automóveis desta categoria são mais alongados que os sedãs e sua primeira aparição no mercado foi em 1924. Se você não consegue imaginar como seria este carro, lembre-se dos veículos dos mafiosos. Aquele automóvel era uma das primeiras versões do station wagon.

SUV

Os utilitários esportivos, que muitos chamam de caminhonetes, são na verdade uma versão urbana para os potentes carros com tração 4×4 frequentemente usados no campo.

Com design agressivo e carroceria alta, os SUV consomem muito combustível e são considerados carros de luxo pelo preço alto e pelas características que possuem, como tração 4×4, sistema de bordo e sensores de velocidade e estacionamento. Entram na lista de SUV o Kia Sportage, Tucson e o clássico da Land Rover, o Range Rover.

Baseado no design dos Jeeps e Land Rovers usados na Segunda Guerra Mundial, o SUV é popular por sua capacidade de transitar bem no campo e na cidade.

Hatch

O hatch é uma das categorias mais comuns no trânsito por ser a mais acessível e econômica. Estes carros ganham o nome hatch (escotilha em inglês), por causa do bagageiro que é integrado ao banco traseiro do passageiro. Como exemplo, o Ford KA, Gol e Onix.

É um dos preferidos por quem não tem muita habilidade para estacionar e quem opta por pecar um pouco no conforto para ter um carro compacto. Dentro da categoria hatch há ainda duas ramificações: hatch compacto e médio. O hatch médio tem um visual mais esportivo e é mais potente, podendo ter motor acima dos habituais 1.0 dos compactos.

Sedan

Também chamado de carro de homens mais velhos, o sedan é a materialização do conforto. Desenhados em formato retangular, seu bagageiro é grande e suas linhas são conservadoras. Preferido pelas famílias privilegiadas economicamente, os sedãs são robustos na aparência e potência.

Há três tipos de sedans: compacto, médio e grande. Para dar um ar mais imponente ao compacto comum, foram feitas modificações que resultaram em carros como o Polo Sedan ou o Peugeot 307. Os sedãs médios, tais como o Voyage, são maiores e mais luxuosos. E os sedãs grandes, também chamados de top de linha, têm as últimas novidades do mercado e são normalmente importados. Mercedes-Benz Classe S e Hyundai Azera são um exemplo.

O primeiro sedan foi o Renault Voiturette Type B, de 1899. Suas características singulares na época logo renderam a ele o título de carro potente e confortável.

Van

As vans são fáceis de identificar: um veículo para mais de seis passageiros, com aparência de um caixote. A Kombi talvez seja o modelo mais revolucionário por ter linhas arredondadas, mas a KIA Besta e a Mercedes-Benz Sprinter são os exemplos clássicos desta categoria.

As vans têm certa mística por terem sido muito utilizadas nos anos 70 e pelas aparições em desenhos e filmes. Não é um automóvel que todos vão dirigir até o final da vida e como já falamos aqui no blog, é necessário ser habilitado na categoria D para guiá-lo.

Conversível

Os carros dos sonhos: assim são os conversíveis, extremamente caros e encontrados com dificuldade em algumas cidades. Com o teto retrátil, os motoristas podem ter a mesma sensação de quem dirige uma moto: ter todo o vento no seu rosto.

Houve uma época no Brasil que até tentaram popularizar o modelo: quem não se lembra do Escort conversível? Contudo, os verdadeiros conversíveis são os importados da Porsche e da BMW.  Para nível de curiosidade, o Escort conversível XR3 custava nos anos 1980 mais de 70 milhões de cruzeiros.

E o seu carro se enquadra em qual categoria? Se você tem mais curiosidades sobre os tipos de carros, deixe a sua mensagem na nossa caixa de comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 Comment

Write A Comment