Surreal e paradisíaco são duas palavras que descrevem o nosso roteiro de viagem. Na Rota das Falésias, a natureza domina o horizonte, mostrando o porquê de nós termos um dos litorais mais bonitos do mundo.

Cercadas por dunas, Mata Atlântica e mar cristalino, as praias do litoral cearense apresentam um cenário colorido, que fica ainda mais sublime com as tonalidades das falésias que vão do dourado ao roxo. De Fortaleza a Canoa Quebrada, conheceremos paisagens arrebatadoras e a rica cultura do nordeste brasileiro.

Para iniciar a viagem, você pode alugar um carro diretamente em Fortaleza e seguir em frente até Canoa Quebrada. O passeio acaba se tornando mais barato, pois assim você pode escolher quais cidades quer visitar, sem ficar à mercê dos guias turísticos.

Fortaleza

roteiro-de-carro-pela-rota-das-falesias
Fortaleza – Por Pixabay – fortaleza-america-summer-beach-day-538731

As praias da capital do Ceará roubam todas as atenções, mas Fortaleza consegue ter atrações que rivalizam com a beleza do seu litoral. A Catedral Metropolitana, situada no centro, é de um encanto excepcional. Esta majestosa construção gótica e o Theatro José de Alencar são dois passeios que não podem ser ignorados.

Provavelmente você já deve ter visto algum cartão-postal de Fortaleza, com as famosas jangadas alinhadas à espera de um navegante. Na Praia de Mucuripe você encontra muitos pescadores, barcos e uma paisagem que ficará viva na sua memória. O Farol do Mucuripe e os coqueiros deixam o horizonte ainda mais espetacular. Ali perto também está o Mercado do Peixe.

A Praia do Futuro concentra barracas com o melhor da gastronomia regional e também há festas noturnas na orla. Se você prefere uma praia para ser contemplada, procure a Praia de Iracema, que já inspirou poetas a escreverem belos versos de música. Festivais de teatro, dança e outros programas direcionados à cultura popular nordestina são apresentados no Centro Dragão do Mar, localizado nesta mesma região.

A Praia de Meireles é, assim como as outras, linda e com ondas fortes, e um dos seus maiores atrativos é a Feira de Artesanato Beira-Mar, que vende produtos típicos como as rendas e redes.

Aquiraz

roteiro-de-carro-pela-rota-das-falesias
Aquiraz – By David Anderson Silva – Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3361433

Seguindo viagem, os coqueirais e os prédios vão sumindo da paisagem e pequenas barracas começam a emergir. A fama de Aquiraz passa longe de sua importância. A primeira capital do Ceará não é tão conhecida, contudo sua beleza e tranquilidade revelam um pedaço do Brasil que precisa ser visitado.

O mar esmeralda, a areia alva como a neve e o céu de azul intenso são aspectos deste paraíso nordestino. Além destas qualidades, na Prainha há ainda as lagoas temporárias, que somem conforme o desejo da lua.

Aquiraz viu o Brasil crescer, e por esta razão você encontra construções históricas e resquícios da colonização holandesa. A Praia do Presídio, a 17 km do centro de Aquiraz, é envolta pela mata e oferece infraestrutura ideal para os turistas, com hospedagem e restaurantes.

Indo ao sul, no caminho até Barro Preto, está a Praia do Iguape. A vila de pescadores está em frente a uma praia de areia fofa e mar de azul intenso. Na região também existem mangues e as famosas dunas cearenses.

Beberibe

roteiro-de-carro-pela-rota-das-falesias
Beberibe – By Meire Mieco Maruyama – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40490738

Saindo de Aquiraz, dê uma paradinha para descansar em Pindoretama. Na localidade está um engenho de rapadura e a simpática Feira do Mercado Público. Como esta é uma viagem de carro, faça a segunda parada em Cascavel e se encante com as praias quase desertas. Destacam-se a Praia de Barra Velha, a colônia de pescadores Balbino e a praia selvagem Barra Nova.

Você deve estar se perguntando o que Beberibe tem de bom para valer uma visita até ela. A resposta é bem simples: neste lugar você encontra as falésias mais surreais do litoral brasileiro. Coloridas e formando esculturas, no topo das falésias é possível ver a costa cearense e ainda explorar as cavernas e labirintos formados pela erosão da água.

roteiro-de-carro-pela-rota-das-falesias
Prainha do Canto Verde – Por Renato Ribeiro – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Se você gosta de esportes radicais, vá até a Prainha do Canto Verde. Seus ventos fortes são ótimos para windsurf. Na Praia de Tabuba do Morro Branco, a areia branca dá lugar a uma cor dourada, tão forte que de longe parece quase bronze. O mar azul fica revolto durante as cheias e as ondas altas desafiam os surfistas.

Canoa Quebrada

roteiro-de-carro-pela-rota-das-falesias
Canoa quebrada – Por Vitoriano Jr. (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Após quase uma hora de viagem, nos deparamos com Fortim. No município ocorre o interessante encontro entre o rio Jaguaribe e o mar. Há um mirante para você não perder este momento único da natureza.

Depois de mais alguns quilômetros de viagem, Canoa Quebrada surge como um dos principais destinos turísticos do Ceará. Esta vila de pescadores floresceu como o local favorito daqueles que querem sombra e água fresca. As falésias esbranquiçadas de Canoa Quebrada ficam a poucos metros da praia, sempre lotada de turistas estrangeiros.

Na Praia de Fontainha você parece estar numa paisagem extraterrestre. As falésias são separadas por um canal aberto pelo fino rio de água doce. A Garganta do Diabo, situada nesta praia, é imperdível. A erosão constrói desenhos bizarros nas paredes das falésias.

Na praia de Majorlândia há esculturas gigantes nas areias da praia, parecidas com aquelas mostradas na novela Mulheres de Areia.

À noite, Bob Marley reina soberano em Canoa Quebrada: as barraquinhas e bares tocam reggae incessantemente.

Como chegar

Fortaleza até Aquiraz: Pegando como referência o Aeroporto Pinto Martins, siga em direção ao norte até chegar à Rua Jorge Acúrcio. Permaneça nela até encontrar a Avenida Borges de Melo e vire à direita na BR-116 – Pista Lateral. Na Avenida Quarto Anel Viário, siga até a Av. Euzébio de Queiroz para entrar na rodovia CE-040. No viaduto de acesso para a CE-040, entre na Av. Torres de Melo, que o levará até Aquiraz.

Aquiraz até Pindoretama: Pegue a Avenida Torres de Melo e continue nela após se tornar a Av. Nossa de Lourdes. No final da via, pegue a CE-040 e siga em frente até a placa informar que você está em Pindoretama.

Pindoretama até Beberibe: Saindo pela região sudeste, pegue a CE-040 e siga em frente até a via seguir para a esquerda. Faça a curva e continue na CE-040 até chegar a Beberibe.

Beberibe até Fortim: Este caminho é fácil, saia ao sul pela rodovia CE-040, que o levará diretamente a Fortim.

Fortim até Canoa Quebrada: Siga pela CE-040, virando à esquerda na BR-304. Depois de passar por Aracati e seguir alguns quilômetros, vire à esquerda e siga em frente até chegar à Avenida Canoa Quebrada.

E você, já percorreu a Rota das Falésias? Deixe a sua mensagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment