Procurando um passeio diferente para as suas férias? Neste roteiro vamos por Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Congonhas em Minas Gerais!

Procurando um passeio diferente para as suas férias? Que tal um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais? A dica é valida para todo tipo de grupo de viagem, seja com crianças, amigos, casais ou com a família, conhecer um pouco do legado histórico e cultural de nossa nação, só tem a acrescentar. Isso sem contar as delícias da culinária mineira que você vai apreciar no caminho.

Mas, primeiro, algumas dicas rápidas que valem para todos os passeios:

  • Não dê início aos passeios pelas cidades históricas na segunda-feira, pois muitas das visitas a igrejas e demais monumentos históricos estão fechadas para limpeza ou manutenção;
  • Devido às ruas estreitas, subidas e descidas e também para a preservação do local, não é recomendado percorrer os centros históricos de carro, procure informar-se no hotel onde você está hospedado sobre a disponibilidade do estacionamento.
  • Muitas visitas podem ser feitas com guias, o que de fato é muito interessante, pois é uma oportunidade de conhecer melhor a história dos locais que se está visitando, mas atenção: os guias são pagos e devem ser credenciados para a tarefa.
  • A visita às igrejas de Ouro Preto e Tiradentes são passeios cobrados e em quase todas elas é proibido fotografar o interior.

Confira o roteiro que criamos para você que vai sair de carro alugado de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais! Na estrada, nosso trajeto será: Belo Horizonte → Ouro Preto e Mariana → Tiradentes e São João del Rei → Congonhas  e de volta para Belo Horizonte.

De Belo Horizonte para Ouro Preto

roteiro-pelas-cidades-historicas-de-minas-gerais
Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto – Por Marinelson Almeida – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

De Belo Horizonte até Ouro Preto são aproximadamente 100 km. Ouro Preto é uma cidade linda, com um centro histórico impressionante. A cidade, apesar de parecer ter sido construída há séculos devido a sua arquitetura, é muito bem conservada.

Esteja preparado para andar: são infinitas subidas e descidas por escadas ou morros que garantem uma bela vista da cidade, portanto, ao sair para os seus passeios, evite carregar peso, já que algumas subidas exigem muito esforço. Considerando que Ouro Preto é endereço de algumas das igrejas mais importantes do período barroco brasileiro, você terá muito para ver:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo: acredita-se que sua construção ocorreu de 1766 a 1780. Nossa Senhora do Carmo foi ornamentada no estilo barroco-rococó e as obras são de Aleijadinho e Ataíde.

Matriz Nossa Senhora da Conceição: a projeção da matriz é obra de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho (ambos estão enterrados na igreja). Seu interior também reproduz o estilo barroco, mas passa por suas várias fazes. A matriz possui um museu dedicado a Aleijadinho, com suas esculturas e mais de 250 peças sacras.

Igreja de São Francisco de Assis: uma obra prima do barroco brasileiro, a igreja teve seu projeto, talha e esculturas feitas por Aleijadinho. Já a pintura é obra de Manoel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde.

Igreja Nossa Senhora do Pilar: calcula-se que mais de 400 Kg de ouro tenham sido utilizados entre a nave e o altar desta igreja.

Museu do Oratório: a casa que abriga o museu é uma das principais obras setecentistas de Ouro Preto. Em seu interior se encontram cerca de 160 oratórios e mais de 300 imagens.

Museu da Inconfidência: a Casa de Câmara e Cadeia cederam lugar ao museu da Inconfidência, que abriga diversos materiais relacionados à Inconfidência Mineira, bem como obras de Ataíde e Aleijadinho.

Dica: a Rua Direita é uma das mais tradicionais quando falamos em comprar lembrancinhas, doces e cachaças, bem como a própria Praça de Tiradentes.

De Ouro Preto para Mariana

roteiro-pelas-cidades-historicas-de-minas-gerais
Igreja São Francisco – Por Silvia Schumacher (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined

Neste trajeto você levará aproximadamente 20 minutos para percorrer os pouco mais de 11 km de distância. Mariana é uma versão menor de Ouro Preto, com menos turistas e um pouco mais tradicionalista, mas que também merece sua atenção. Os principais monumentos encontram-se próximos às praças Gomes Freire e Minas Gerais. Em um dia você conseguirá fazer todos os seus passeios, então certifique-se de incluir:

Catedral Basílica da Sé: decorada com ouro e cristais, a igreja possui um órgão importado da Alemanha.

Igreja São Francisco de Assis: nesta igreja, de projeto arquitetônico e ornamental da autoria de Aleijadinho, está enterrado Mestre Ataíde.

Mina de Passagem: uma das maiores minas de ouro abertas para visitação, a Mina de Passagem oferece um passeio que desce a 120 metros de profundidade com o mesmo vagãozinho que os mineradores usavam séculos atrás. Ao fundo da mina atualmente há atualmente um lago de águas cristalinas, resultado da perfuração do lençol freático da região. O passeio é guiado e realizado as segundas e terças.

De Ouro Preto para Tiradentes

roteiro-pelas-cidades-historicas-de-minas-gerais
Matriz Santo Antônio – Por Glauco Umbelino from Diamantina, Brasil (Matriz Santo Antônio-Tiradentes/MG) [CC BY 2.0], undefined

Uma distância de aproximadamente 160 km separa Ouro Preto de Tiradentes. Na hora de se hospedar em Tiradentes, prefira algo mais ao centro e não se assuste: dentre as cidades de nosso roteiro, ela é a mais cara. Um dos pontos fortes de Tiradentes é que a ela tem dois grupos de atrações distintas, as construções históricas e a excelente culinária (visite a Rua Direita!). Os restaurantes locais exibem diversos prêmios e são famosos por oferecer a verdadeira comida mineira. Vamos aos passeios:

Largo das Forras: praça que reúne bares e restaurantes e também diversas lojas de artefatos tradicionais.

Morro da Igreja São Francisco de Paula: a igrejinha no topo do morro não é aberta a visitação, mas o morro em si oferece uma vista panorâmica de Tiradentes e de toda a sua beleza, preservada através dos séculos. Vale o esforço da subida!

Matriz Santo Antonio: calcula-se que a igreja abrigue 482 kg de ouro em peças de decoração. Ela funciona de sexta a domingo e nas sextas à noite acontecem os “Concertos ao Órgão”, um evento musical com um órgão português de 1785.

Chafariz de São José: erguido em 1714, o chafariz funciona até hoje, sendo abastecido pelas águas que descem a serra de São José. Você pode beber água por lá!

Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: datada de 1708, esta igreja era frequentada somente por escravos e ex-escravos que às escondidas a adornaram com ouro.

Casario colonial aos pés da Serra de São José: o casario ou a agrupamentos de casas erguidas no clico do ouro de Tiradentes oferece uma amostra da arquitetura da época.

Antiga Cadeia Publica: hoje museu da Arte Sacra.

De Tiradentes para São João del Rei

Igreja de São Francisco de Assis em São João del Rei
Igreja de São Francisco de Assis – Por Glauco Umbelino [CC BY 2.0], via Wikipedia Commons

Assim como entre Ouro Preto e Mariana, a distância entre Tiradentes e São João del Rei é bem pequena: desta vez, 15 km separam as duas cidades. São João, cidade natal do ex-presidente Tancredo Neves e de Xico Xavier, tem um pequeno centro histórico e construções barrocas imponentes. Vamos a elas:

Igreja São Francisco de Assis: missas com músicas barrocas aos domingos.

Catedral Nossa Senhora do Pilar: igreja barroca de 1721. Tem uma decoração belíssima e atualmente realiza diversos projetos sociais, vale a pena conhecê-los.

Igreja Nossa Senhora das Mercês: construída em cima de uma mina de ouro.

O Centro histórico de São João del Rei é famoso pelos casarios e comércio, este por sua vez atrai visitas devido a fama de suas esculturas e peças de estanho e oratório feitos de madeira de demolição.

De Tiradentes para Congonhas e de volta a Belo Horizonte

roteiro-pelas-cidades-historicas-de-minas-gerais
Obra de Aleijadinho, Santuário de Congonhas – Por Pedro Henrique Ponchio from São Paulo, Brazil (Congonhas, MG) [CC BY 2.0], undefined

A aproximadamente 115 km de Tirandentes, Congonhas é nossa última parada antes de voltar a Belo Horizonte. A cidade é pequena e duas ou três horas são suficientes para fazer um pequeno passeio e uma boa refeição.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos: Congonhas abriga uma das mais famosas obras de Aleijadinho, as 12 estátuas dos profetas. Feitas em pedra-sabão, elas ficam ao redor da Basílica do Senhor Bons Jesus de Matosinhos.

Romaria: construída para oferecer hospedagem aos fieis, o prédio datado de 1932 atualmente é sede de dois museus, o Sacro e o da Mineralogia.

 Na etapa final da viagem são mais 80 km até Belo Horizonte.

Gostou das nossas dicas? Conhece mais alguma local neste roteiro que definitivamente deve estar entre seus passeios? Então nos deixe a sua dica!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

5 Comments

  1. Olá, vou chegar em BH no dia 22 de dezembro de 2018. Fico em BH até dia 25 e vou para Ouro Preto onde fico até 27. Aí é que vem minha pergunta: vocês sabem me informar se há serviço de carro com motorista para me conduzir de Ouro Preto até Tiradentes?

    Viajo sozinha e não dirijo, por isso estou precisando desse tipo de informação. Agradeço
    silvia1bonet@gmail.com

    • Oi, Silvia, boa tarde.
      Tudo bem?

      A Rentcars.com não disponibiliza carros com motorista.
      Caso vá viajar acompanhada por alguém que dirija, temos as melhores condições para alugar um carro. 🙂
      Conte com a gente!
      Abraços, equipe Rentcars.com

Write A Comment