Um dos berços da civilização ocidental será o nosso anfitrião durante o roteiro de carro pela Europa. Para alguns, a Itália é a referência da boa gastronomia, para outros, é onde ocorrem os episódios mais importantes e fascinantes da história mundial. De qualquer forma, o país é um dos preferidos dos turistas do mundo inteiro!

A foto mostra a Torre de Pisa na cidade de Pisa, Itália, em um dia de céu aberto.

As cidades de Roma e Florença, que estão no curso deste roteiro, evoluíram e estão longe daquilo que foram no passado, no entanto, os resquícios de sua história, que envolve pintores brilhantes e personalidades marcantes, ainda são vistos e sentidos em suas ruelas. E não tem jeito melhor de explorar essas regiões e seguir de cidade em cidade, senão de carro! Conheça os carros que você pode alugar na Europa.

Se você não sabe como alugar um carro na Itália, saiba que a burocracia é quase inexistente, muitos turistas optam por esta alternativa, pois é a forma mais fácil e simples de conhecer várias cidades do país! Além disso, dirigir na Europa tem suas regras e particularidades do trânsito, mas nada tão diferente assim. Você pode seguir as nossas dicas para alugar um carro e escolher aquele veículo que melhor se encaixa na sua viagem!

Confira também nosso Web Stories com mais uma opção de roteiro de 7 dias por Roma, Siena e Florença.

Quantos dias é ideal para ficar na Itália?

Se a sua intenção é fazer uma roadtrip e conhecer mais cidades do país, recomendamos no mínimo 15 dias. Em cidades menores, você pode dedicar de 1 a 2 dias, já para cidades maiores como Roma e Florença o ideal é ficar 3 a 4 dias em cada uma delas.

Qual a melhor época para viajar para Itália?

A foto mostra o Monumento a Vítor Emanuel II na praça de Roma, na Itália.

Toda época é uma boa época para conhecer a Itália! O país consegue ser encantador em todas as estações do ano. Mas, se você quiser evitar aglomerações e uma movimentação maior de pessoas, recomendamos viajar para Itália durante a baixa temporada: de setembro a novembro e de fevereiro a abril. 

Mas, se quiser curtir a estação mais quente e movimentada do ano, o verão, de junho a agosto, o ideal é aproveitar além das cidades, mas as praias do litoral italiano e o belo mar do Mediterrâneo. No entanto, esteja preparado para multidões, especialmente nas principais atrações turísticas, e considere reservar a acomodação e o carro com antecedência para garantir disponibilidade!

Se quiser curtir um friozinho, o ideal é ir para a Itália durante o inverno, de dezembro a fevereiro, onde você encontrará aquela atmosfera mágica com decorações de Natal, mercados temáticos e eventos culturais. As regiões montanhosas, como os Alpes e os Apeninos, são ótimos destinos para os amantes do esqui e de atividades de inverno também.

Como montar um roteiro para Itália?

Uma mulher sorridente almoça uma massa tipicamente italiana na praça principal de Florença, na Itália.

Montar um roteiro para a Itália pode ser uma tarefa empolgante, mas requer algum planejamento prévio para aproveitar ao máximo sua viagem! Aqui estão algumas etapas e dicas para ajudá-lo a criar um roteiro perfeito entre as principais cidades e atrações italianas:

  1. Defina a duração da viagem: Determine quantos dias você terá disponível para a viagem. Como mencionado anteriormente, o número ideal de dias pode variar dependendo dos locais que você deseja visitar.
  2. Escolha as cidades e regiões que deseja visitar: A Itália tem muitas cidades encantadoras e regiões fascinantes. Algumas das cidades mais populares para visitar incluem Roma, Florença, Veneza, Milão, Nápoles e Pisa. Além disso, considere também regiões como a Toscana, a Costa Amalfitana, a região dos lagos, a Sicília e a Sardenha.
  3. Priorize suas atrações e interesses: Faça uma lista das atrações e pontos turísticos que você mais deseja visitar em cada cidade ou região. Priorize-os com base nos seus interesses pessoais, seja arte, história, gastronomia, paisagens naturais, compras, etc.
  4. Considere a logística e a distância: Verifique a proximidade entre as cidades que você deseja visitar para evitar deslocamentos excessivamente longos e cansativos. O carro é a melhor opção!
  5. Reserve tudo com antecedência: Pesquise e reserve acomodações em cada destino com antecedência, especialmente se estiver viajando durante a alta temporada. Além disso, já deixe o carro reservado e procure os passeios turísticos mais concorridos, que devem ser adquiridos antes da viagem.
  6. Equilibre o tempo entre os destinos: Tente dividir o tempo de forma equilibrada entre as cidades/regiões que você escolheu, mas também deixe espaço para passeios mais relaxados e momentos para desfrutar da cultura local.
  7. Seja flexível: Um roteiro é uma diretriz, mas esteja aberto a fazer ajustes ao longo do caminho, caso descubra novos lugares interessantes ou queira passar mais tempo em algum destino específico. Por isso, de carro, você consegue ter essa flexibilidade com mais facilidade e conforto.
  8. Consulte um guia ou blog de viagens: Procure inspiração e informações adicionais em guias de viagem ou blogs de viagens sobre a Itália, para obter sugestões e dicas úteis. Isso você já está fazendo agora! 

O que conhecer na Itália em 7 dias?

Um roteiro de uma semana pode oferecer uma infinidade de opções! Então, aqui vai um roteiro especial para você ter um direcionamento.

Roma e Arredores

Uma das praças principais de Roma, na Itália, mostra a Basílica de São Pedro ao fundo.

Nada melhor como conhecer os encantos de Roma! A capital da Itália respira história e cada esquina tem seu charme! Por isso, aqui vão algumas dicas de passeios para aproveitar uma semana inteira em Roma e seus arredores.

Dia 1

  • Coliseu: Comece sua viagem explorando o Coliseu, um dos marcos mais famosos de Roma. Reserve tempo para conhecer a história deste anfiteatro antigo.
  • Fórum Romano e Palatino: Após visitar o Coliseu, explore o Fórum Romano e o Monte Palatino, que eram o centro político e social da Roma Antiga.

Dia 2

  • Museus do Vaticano: Dedique a manhã para explorar os vastos Museus do Vaticano e apreciar suas ricas coleções de arte e antiguidades.
  • Capela Sistina e Basílica de São Pedro: Não deixe de visitar a Capela Sistina, com seus famosos afrescos, e a majestosa Basílica de São Pedro.

Dia 3

  • Piazza Navona: Explore a bela Piazza Navona, com suas fontes e arquitetura barroca. Visite a Igreja de Sant’Agnese in Agone.
  • Fontana di Trevi e Escadaria Espanhola: Conheça a deslumbrante Fonte de Trevi e a famosa Escadaria Espanhola. Explore as ruas comerciais próximas.

Dia 4

  • Galleria Borghese: Reserve a manhã para visitar a Galleria Borghese, com suas valiosas obras de arte, incluindo esculturas de Bernini.
  • Panteão e Campo dei Fiori: Visite o Panteão, um impressionante templo romano bem preservado. Em seguida, caminhe até a vibrante Piazza Campo dei Fiori.

Dia 5

  • Trastevere: Explore o bairro Trastevere, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, restaurantes acolhedores e atmosfera boêmia.
  • Passeio de barco: Aproveite para fazer um passeio turístico pelo Rio Tibre. Neste passeio, você poderá ver as principais atrações de Roma, como o Castelo de Sant’Angelo, a Basílica de São Pedro, o Panteão e muito mais. Geralmente duram de uma a duas horas e podem ser uma maneira relaxante de explorar a cidade.

Dia 6

  • Viaje até Tivoli: Tivoli fica a cerca de 30 km de Roma e é conhecida por seus belos jardins e palácios históricos. Duas atrações principais são: Villa d’Este, um impressionante palácio renascentista com exuberantes jardins ornamentados, fontes e cascatas.

    E a Villa Adriana (Villa de Adriano), extensas ruínas de uma vila construída pelo imperador romano Adriano. É um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece uma visão fascinante da arquitetura e vida romana antiga.

Dia 7

  • Visitar Castel Gandolfo e Lago Albano: Castel está localizada a aproximadamente 25 km ao sul de Roma. É uma charmosa cidade conhecida por abrigar a residência de verão do Papa, o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. g

    Além disso, o Lago Albano oferece uma paisagem pitoresca e oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de barco.

Observe que a Itália é conhecida por sua excelente comida e vinhos, então, ao longo do roteiro, não deixe de experimentar algumas especialidades culinárias romanas. 

Roma, Nápoles e as ruínas de Pompeia

Foto aérea mostra a cidade de Nápoles, na Itália, com o mar banhando a cidade, os morros ao fundo e o céu azul.

Aproveite alguns dos passeios de Roma que mencionamos anteriormente e mescle com alguns dias de diversão em Nápoles (225 km de distância da capital italiana) e dedique um tempinho para conhecer as ruínas da Pompéia, conforme vamos explicar adiante.

Localizada na costa sudoeste da Itália, Nápoles é famosa por sua gastronomia única, belezas naturais e patrimônio histórico incomparável. O centro histórico de Nápoles, com suas ruas estreitas e charmosas, é um labirinto encantador de igrejas barrocas, palácios majestosos e praças animadas, onde o passado se mistura com o presente de forma cativante.

Além disso, Nápoles é o berço da pizza, cuja reputação se espalhou pelo mundo inteiro. A cidade oferece vistas deslumbrantes da Baía de Nápoles e do majestoso Monte Vesúvio ao fundo, um lembrete constante da história marcante da região. 

Explore o coração de Nápoles, um centro histórico denso e autêntico que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Caminhe pelas ruas estreitas e não deixe de visitar a Catedral de Nápoles (Duomo di Napoli), onde estão guardadas relíquias de São Januário, o padroeiro da cidade.

Explore também a Via San Gregorio Armeno, famosa por suas lojas que vendem artigos de presépios, uma tradição napolitana de longa data. Aproveite para provar as especialidades culinárias locais, como a pizza napolitana, considerada uma das melhores do mundo.

E que tal uma excursão a Pompéia e Monte Vesúvio? Aqui indicamos no mínimo um dia inteiro para esse passeio. Pompéia é uma antiga cidade romana que foi soterrada pelas cinzas vulcânicas da erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. Por lá, caminhe pelas ruas bem preservadas, casas e templos para ter uma visão fascinante da vida romana antigamente.

Em seguida, suba o Monte Vesúvio para ter vistas panorâmicas da Baía de Nápoles e aprender sobre o vulcão ainda ativo que desempenhou um papel significativo na história de Pompeia.

Roma e Florença + Toscana

Foto de Florença com o Duomo de Florença ao fundo.

Você já está craque nos atrativos de Roma, né? Então aqui vão algumas opções de passeios para fazer em Florença (280 km de Roma) e seguir viagem até a região da Toscana, famosa pelas vinícolas inconfundíveis.

  • Galeria Uffizi: Um dos mais famosos museus de arte do mundo, a Galeria Uffizi abriga uma rica coleção de pinturas e esculturas renascentistas e barrocas. Aqui, você encontrará obras de mestres como Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael e Caravaggio, incluindo peças icônicas como “O Nascimento de Vênus” de Botticelli e “A Anunciação” de Leonardo da Vinci.
     
  • Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo): A catedral, também conhecida como Duomo, é o símbolo de Florença e uma das catedrais mais impressionantes do mundo. Suba até a cúpula de Brunelleschi para desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego da cidade.

    Além disso, visite o Batistério de São João (Battistero di San Giovanni), conhecido por suas portas de bronze esculpidas, e o Campanário de Giotto (Campanile di Giotto), com sua impressionante torre sineira.
  • Passeio pelas Pontes de Florença: Faça um passeio ao longo do rio Arno e admire as famosas pontes de Florença. A Ponte Vecchio é uma das mais icônicas, conhecida por suas lojas de jóias e por ser a única ponte medieval que escapou da destruição durante a Segunda Guerra Mundial.

    Outra ponte notável é a Ponte Santa Trinita, que oferece vistas deslumbrantes do rio e do horizonte de Florença. Um passeio tranquilo ao longo do rio é uma ótima maneira de apreciar a beleza e a atmosfera romântica da cidade.
  • Viagem à Toscana: Pegue o carro alugado e conheça as paisagens deslumbrantes da Toscana! As estradas sinuosas levam a vilarejos isolados, proporcionando vistas deslumbrantes a cada curva! Além disso, explore as vinícolas mais famosas do mundo.

    A região produz vinhos renomados, como Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. Por fim, hora de comer! A culinária toscana é simples, mas deliciosa, com pratos que enfatizam ingredientes locais frescos e de alta qualidade. Não deixe de experimentar a famosa carne Chianina, o azeite de oliva extra virgem e os queijos pecorino!

Milão e Veneza + Bate-Voltas

Foto do Duomo de Milão e toda sua arquitetura gótica. O céu está azul e há pássaros na frente do Duomo.

Que tal conhecer uma das capitais da moda, Milão? Ou fazer um passeio pra lá de charmoso em uma gôndola em Veneza? Aqui vão algumas dicas para sua semana na Itália!

Em Milão, comece pelo Duomo di Milano e depois vá até a Galleria Vittorio Emanuele II. A catedral gótica deslumbrante é o símbolo da cidade, durante o passeio, suba até o topo para apreciar vistas panorâmicas da cidade.

Em seguida, caminhe até a Galleria Vittorio Emanuele II, uma elegante galeria comercial com belos arcos de vidro e mosaicos, onde você pode fazer algumas compras ou apenas apreciar a arquitetura. 

Reserve uma tarde para visitar a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, que está localizada no Convento de Santa Maria delle Grazie. É altamente recomendável reservar os ingressos com antecedência, pois as visitas são limitadas. 

Em seguida, visite o Castello Sforzesco, um impressionante castelo medieval que abriga museus e coleções de arte, além de belos jardins para passear.

Em Veneza, é claro, comece pelo icônico passeio de gôndola. Nenhuma visita a Veneza estaria completa sem um passeio de gôndola pelos famosos canais da cidade! Contrate um gondoleiro para te levar em um passeio romântico pelos canais estreitos, passando por encantadoras pontes e belos edifícios históricos.

Depois passeie pela Praça de São Marcos e pela Basílica de São Marcos. Visite a deslumbrante Praça de São Marcos, uma das praças mais famosas do mundo. Lá, você encontrará a magnífica Basílica de São Marcos, uma obra-prima da arquitetura bizantina, com mosaicos impressionantes e ricos detalhes. Não deixe de subir no Campanário de São Marcos para apreciar vistas deslumbrantes de Veneza do alto.

Se quiser esticar a viagem e fazer um bate-volta, uma opção é pegar o carro alugado e seguir 50 km ao norte de Milão, você chegará na encantadora cidade de Como e o seu famoso Lago de Como. Vale a pena!

Milão ou Florença e Cinque Terre

Foto de mulher sorridente na frente de uma das terras de Cinque Terre, na Itália.

Milão e Florença você já está por dentro de todos os principais passeios, né? Então vamos conhecer a famosa região das cinco terras, mais conhecida como Cinque Terre!

Uma das melhores maneiras de explorar Cinque Terre é fazer uma caminhada pelas trilhas que conectam os vilarejos. A trilha mais famosa é a “Sentiero Azzurro”, que passa por todos os cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Cada trecho da trilha oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do mar, das encostas e das charmosas aldeias. 

Uma outra maneira encantadora de apreciar a beleza de Cinque Terre é fazer um passeio de barco ao longo da costa. Você pode pegar um barco que parte de um dos vilarejos e oferece uma perspectiva única das coloridas casas de pescadores, das falésias íngremes e das águas cristalinas do mar da Ligúria.

Cada vilarejo de Cinque Terre tem sua própria praia encantadora, onde você pode relaxar ao sol, dar um mergulho refrescante e desfrutar da atmosfera descontraída à beira-mar. A praia de Monterosso al Mare é bem popular e oferece ótimas opções para banho e lazer.

Por fim, não deixe de dedicar tempo para explorar cada um dos cinco vilarejos de Cinque Terre individualmente. Cada um tem suas próprias características únicas e encantadoras! Passeie pelas ruas, descubra lojas locais, experimente a culinária regional e aproveite cada momento nesses vilarejos pitorescos.

O que conhecer na Itália em 15 dias?

Um roteiro de uma semana não foi suficiente? Então, vamos aumentar as opções neste planejamento de 15 dias na Itália.

Roma, Florença e Toscana, Bolonha e Milão

Foto do Coliseu, em Roma, na Itália, e o céu azul ao fundo.

Depois de passar uma semana fazendo os passeios que já mencionamos anteriormente em Roma, Florença e Milão, que tal esticar a viagem por mais uma semana e desbravar de verdade a região da Toscana e incluir Bolonha no roteiro também? Vamos às dicas!

Em Bolonha, comece explorando o coração da cidade, a Piazza Maggiore. Esta praça histórica é cercada por edifícios notáveis, como o Palazzo d’Accursio e a Basílica de San Petronio, uma das maiores igrejas da Europa. Aproveite para visitar o Museu da História de Bolonha (Museo della Storia di Bologna) e o Palazzo Comunale. Explore as ruas estreitas e sinuosas do centro histórico de Bolonha, repletas de lojas, cafés, restaurantes e edifícios medievais bem preservados.

Não deixe de ver as “Due Torri” (Duas Torres) de Bolonha, que são ícones da cidade. A Torre degli Asinelli e a Torre Garisenda são duas torres medievais inclinadas que proporcionam vistas deslumbrantes de Bolonha quando você sobe ao topo. A Torre degli Asinelli é a mais alta e pode ser acessada mediante uma subida de cerca de 500 degraus, mas a vista panorâmica da cidade vale a pena o esforço.

Por fim, explore o Quadrilátero, o antigo mercado de Bolonha, que é agora uma área movimentada repleta de lojas de alimentos, padarias, bares e restaurantes. Aqui você pode experimentar algumas das especialidades culinárias locais mais famosas!

E que tal mais uma super dica de viagem de carro até a região da Toscana? Explore a região do Chianti, famosa por seus vinhedos e paisagens pitorescas. Faça paradas em vilarejos encantadores ao longo do caminho, como Greve in Chianti e Radda in Chianti. Termine o dia em Castelnuovo Berardenga, uma cidade com uma fortaleza medieval e belas vistas sobre as colinas toscanas.

Roma, Nápoles e Costa Amalfitana

Foto incrível de uma estrada, onde passa um carro, na Costa Amalfitana, na Itália.

Roma e Nápoles você já tem muitas opções de passeios que comentamos neste artigo, então hora de pegar o carro alugado e ir até a Costa Amalfitana!

Dia 1: Positano

Comece sua jornada na pitoresca cidade de Positano. Passeie pelas ruas estreitas e sinuosas repletas de casas coloridas e lojas de artesanato. Aprecie as vistas deslumbrantes do mar e relaxe em uma das belas praias da cidade. Não deixe de visitar a igreja de Santa Maria Assunta, que possui uma cúpula majestosa e um altar impressionante.

Dia 2: Amalfi e Ravello

No segundo dia, siga para Amalfi, a cidade que dá nome à costa. Explore o centro histórico de Amalfi e caminhe ao longo da orla. Em seguida, suba até Ravello, uma vila encantadora situada nas colinas acima de Amalfi. Ravello é conhecida por suas belas villas e jardins, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes da costa.

Dia 3: Sorrento e Capri

No terceiro dia, faça um passeio de barco até a ilha de Capri, um dos destaques da Costa Amalfitana. Explore a Gruta Azul, os Jardins de Augusto e a famosa Piazzetta de Capri. À tarde, volte para Sorrento, uma cidade encantadora situada em um penhasco com vista para o mar. Passeie pelo centro histórico, experimente as especialidades locais, como limoncello, e desfrute do pôr do sol espetacular sobre o Golfo de Nápoles.

Dia 4: Praiano e Furore

No último dia, visite Praiano, uma pequena vila tranquila com belas praias e vistas deslumbrantes. Explore a famosa Gavitella Beach e, em seguida, siga para Furore, conhecida como a “fiorde” da Costa Amalfitana devido ao seu estreito desfiladeiro entre as montanhas. Visite a Fiordo di Furore, uma enseada escondida, e desfrute das vistas panorâmicas do alto da cidade.

O que conhecer na Itália em 20 dias?

Bom, com tantas opções de passeios e pontos turísticos, pelo menos por 2 semanas você já sabe o que fazer! Mas, se você quiser esticar ainda mais a viagem, para 20 dias, vamos complementar com mais alguns passeios especiais pela Itália!

Cidades Clássicas

Foto de sorvete em frente aos canais de Veneza, na Itália.

A Itália é um país repleto de atrativos, o que não falta são coisas para fazer! Por isso, anote os passeios desse artigo que você mais gostou e deixe no radar essas principais cidades italianas: Roma, Veneza, Florença, Milão, Nápoles, Pisa, Verona, Turim, Palermo, Gênova, Siena, Lucca, Bolonha e Parma. Dessas cidades, aqui vão algumas dicas de Pisa, Palermo e Lucca!

  • Pisa: Comece seu passeio visitando a impressionante Piazza dei Miracoli, também conhecida como Campo dei Miracoli. Este complexo monumental é o coração de Pisa e abriga algumas das atrações mais famosas da cidade.

    A Torre de Pisa é, obviamente, a estrela da praça e você pode subir os degraus inclinados para ter vistas deslumbrantes da cidade. Além da Torre, a praça também inclui a Catedral de Pisa (Duomo), uma bela igreja em estilo românico com interiores deslumbrantes, o Batistério (Battistero di San Giovanni), um impressionante edifício circular com uma acústica notável, e o Camposanto Monumentale, um cemitério monumental com belas obras de arte. Reserve um tempo para passear pela praça e apreciar a magnífica arquitetura e a atmosfera única!
  • Palermo: Explore o centro histórico de Palermo, uma área repleta de história, cultura e arquitetura impressionante! Visite a Catedral de Palermo (Cattedrale di Palermo), uma magnífica catedral normanda com influências góticas e barrocas. Não deixe de ver o Palazzo dei Normanni (Palácio dos Normandos), um palácio real com uma bela Capela Palatina, ricamente decorada em estilo bizantino.

    Passeie pelas charmosas ruas do centro e admire as fachadas dos edifícios históricos. Prove a deliciosa comida de rua de Palermo, como arancini (bolinhos de arroz recheados) e pane con la milza (sanduíche de baço), em um dos mercados locais.
  • Lucca: Uma das atrações mais distintas de Lucca são suas muralhas medievais bem preservadas, que circundam todo o centro histórico da cidade. Faça uma caminhada ao longo das muralhas para apreciar vistas panorâmicas da cidade e dos arredores. O passeio é tranquilo e oferece um cenário encantador, com árvores e áreas verdes ao longo do caminho.

    Você também pode alugar bicicletas para fazer o percurso. Além das muralhas, explore o centro histórico de Lucca, passeando por suas charmosas praças, como a Piazza dell’Anfiteatro, que foi construída sobre as ruínas de um antigo anfiteatro romano. 

Sul da Itália

Foto do Sul da Itália, com suas casinhas coloridas e enfileiradas com o mar ao lado. O céu é azul e ao fundo tem montanhas.

No Sul da Itália, explore cidades históricas como Nápoles, Bari, Matera, Lecce e Palermo. Essas cidades têm uma rica herança cultural, com arquitetura impressionante, igrejas antigas, palácios e ruas pitorescas para explorar. Além disso, é uma região repleta de sítios arqueológicos que remontam à época dos gregos, romanos e outros povos antigos. Algumas das principais atrações incluem as ruínas de Pompeia, Paestum e a cidade grega de Siracusa.

O Sul da Itália também é abençoado com paisagens deslumbrantes, desde praias de areia branca e águas cristalinas até montanhas majestosas e parques naturais. Visite o Parque Nacional do Cilento e o Vale dos Templos na Sicília.

Além disso, você sabia que a culinária do Sul da Itália é famosa pelas suas pizzas e massas deliciosas? Em Nápoles, experimente as delícias da cozinha da Puglia, como o azeite de oliva, o pão focaccia e as massas orecchiette, e prove os frutos do mar frescos da costa da Sicília.

Por fim, visite as belas ilhas do Sul da Itália, como a Costa Amalfitana que já mencionamos aqui, a ilha de Capri, a ilha de Sicília, a ilha de Sardenha e as ilhas Eólias. Cada uma delas oferece uma experiência única, desde praias deslumbrantes até cidades históricas encantadoras!

Onde ficar na Itália?

Essa é uma pergunta comum entre os viajantes, por isso vamos listar aqui os melhores bairros para se hospedar em Roma e Milão, duas cidades que ficam entre as mais procuradas do país italiano.

Hotéis em Roma

  • Centro Histórico: Ficar no centro histórico coloca você perto de muitas das principais atrações turísticas de Roma, como o Coliseu, o Pantheon e a Fonte de Trevi. Além disso, há uma ampla variedade de restaurantes, cafés e lojas para aproveitar.
  • Trastevere: Este bairro boêmio e charmoso é conhecido por suas ruelas de paralelepípedos, restaurantes acolhedores e vida noturna animada. É uma ótima opção para quem procura uma atmosfera mais autêntica e uma experiência local em Roma.
  • Monti: Localizado entre o Coliseu e a Estação Termini, Monti é uma área vibrante com uma mistura de lojas, bares, restaurantes e boutiques. É um bairro descolado e aconchegante, perfeito para viajantes que querem explorar Roma a pé.

Hotéis em Milão

  • Centro Histórico: Ficar no centro histórico de Milão coloca você perto de marcos icônicos, como a Catedral de Milão (Duomo) e a Galleria Vittorio Emanuele II. 
  • Brera: Brera é um bairro elegante e artístico, com galerias de arte, lojas de design e cafés charmosos. É uma escolha excelente para quem procura uma atmosfera mais sofisticada e cultural.
  • Navigli: Este bairro ao longo dos canais é conhecido por sua animada cena de bares, restaurantes e vida noturna.

Qual a melhor forma de viajar pela Itália?

Mulher com cabelos pretos e camisa vermelha sorrindo com o corpo para fora da janela de um carro parado

Você pode viajar pela Itália de carro, de trem e de ônibus. As estradas possuem uma manutenção ótima e muito bem sinalizadas. Mas, se você quer ter mais conforto e liberdade, sem dúvidas, a melhor opção é alugar um carro! 

Viajar de carro pela Itália é uma experiência maravilhosa e uma das melhores maneiras de explorar o país. A Itália oferece uma rede extensa de estradas bem conservadas e cidades mais afastadas, o que torna as viagens de carro agradáveis e únicas. Aqui estão algumas informações sobre como é viajar de carro pela Itália:

  • Autovias e Autostradas: A Itália possui uma extensa rede de estradas, incluindo as autovias (autoestradas) e autostradas (estradas de pedágio). As autostradas são ideais para viagens de longa distância, pois são mais rápidas e eficientes, mas requerem o pagamento de pedágios. As autovias são estradas gratuitas, mas podem ser mais lentas, pois atravessam áreas urbanas e cidades.
  • Zona de Tráfego Limitado (ZTL): Em algumas cidades italianas, principalmente nas áreas históricas, há zonas de tráfego limitado (ZTL) onde o acesso de carros é restrito. Certifique-se de verificar as regras e os horários de funcionamento das ZTL antes de entrar nas cidades.
  • Pedágios: Nas Autostradas, você precisará pagar pedágios para usar as estradas. Os pedágios variam dependendo da distância percorrida. Tenha dinheiro em espécie ou um cartão de crédito disponível para o pagamento dos pedágios.
  • Paisagens: Viajar de carro pela Itália permite que você aprecie as belas paisagens do país, desde as montanhas dos Alpes até as colinas da Toscana e as praias do litoral. Perfeito!

Quais os documentos necessários para viajar para a Itália?

Primeiramente, para viajar à Itália é obrigatório ter o passaporte válido. Se for alugar carro, o que é altamente recomendado, você deve ter idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação válida e emitida há mais de 2 anos, não possuir restrições no CPF e cartão de crédito de titularidade própria com limite disponível para o bloqueio caução. A gente fez um artigo completo sobre como é alugar carro no exterior e o que é necessário para que você possa tirar suas principais dúvidas antes de viajar!

Preciso contratar um seguro viagem para ir à Itália?

Sim, é altamente recomendado contratar um seguro viagem ao visitar a Itália, assim como em qualquer outro destino internacional. O seguro viagem é uma medida de proteção financeira e assistência em caso de imprevistos ou emergências durante a sua viagem.

Como funciona o chip de celular na Itália?

Hoje em dia não dá para viajar e ficar sem internet, né? Então, recomendamos que você consulte os preços de um chip de celular com antecedência nas opções disponíveis aqui no Brasil, onde você garante essa comodidade antes de viajar, ou fique de olho nos preços praticados na Itália mesmo, onde você pode comprar diretamente no aeroporto que você chegar.

Bom, com esse planejamento inteiro, a sua viagem para Itália está pronta! Hora de colocar o pé na estrada e se encantar com as belezas italianas! Faça uma simulação de aluguel de carro no país e escolha a melhor opção para você.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment