01.jun.2012 | Silvia Cardoso | Roteiros na América do Sul

Roteiro Venezuela: Caracas, Puerto La Cruz e Isla Margarita

Que tal ir à Venezuela? Conheça neste roteiro Caracas, Puerto La Cruz, Playa Colorada e Isla Margarita!

 

A Venezuela é um país tropical na costa norte da América do Sul e possui várias ilhas fora da área continental, situadas no Mar do Caribe. O povo venezuelano é um povo multiétnico, tendo misturas ameríndias, europeias e africanas. O país, além de sua diversidade étnica e biológica, também é reconhecido mundialmente pela  indústria do petróleo, recurso natural muito abundante da região.

No roteiro de hoje vamos conhecer alguns destinos imperdíveis na Venezuela, vamos lá?

Caracas

Rua movimentada em Caracas na Venezuela

Trânsito da capital venezuelana. Foto: emeahacheese/Flickr

Caracas é a capital da Venezuela e está localizada no Distrito Capital, situada a aproximadamente 15 km do Mar do Caribe. A cidade está facilmente conectada com a costa caribenha e com os principais aeroportos e portos do país.

No centro da cidade, próximo ao Jardim Botânico de Caracas, está localizado o Capitólio Nacional – prédio histórico que ocupa um quarteirão, com cúpulas douradas e arquitetura neoclássica – construído em 1870, onde hoje está o Ato de Independência do país, que é exposto ao público todos os anos.

Área verde no Parque del Este, em Caracas

Parque del Este, em Caracas. Foto: Trekearth/JoseMiguel

Mais ao leste da cidade situa-se o Parque Del Este, um espaço verde enorme no meio da agitada cidade. Dentro dele você pode encontrar um pequeno zoológico, com vários animais da região e uma réplica da Caravela Santa Maria, usada por Cristóvão Colombo.

Após aproveitar as atrações da capital, pegue a estrada novamente dirija-se para nosso próximo destino, uma cidade que é porta de entrada pras mais belas praias do país. A distância entre Caracas e Puerto La Cruz é de 324 km, aproximadamente 4 horas e meia, grande parte passando próximo ao mar.

Puerto La Cruz

A cidade de Puerto La Cruz é um dos maiores atrativos turísticos do país, pois é o ponto de partida para várias praias repletas de beleza e tranquilidade, como Isla de Plata e Conoma y Arapito.

Além disso, a cidade é a porta de entrada para um dos mais lindos parques do país, o Parque Nacional Mochima. Esse parque é composto por um grupo de ilhas, baías, recifes e também morros e montanhas. Dentro do território do parque estão as mais belas praias, onde existem diferentes atrações, como mergulho, observação de baleias e golfinhos e esportes aquáticos.

Vista aérea de Puerto La Cruz

Vista área da cidade. Foto: turistasXnaturalez/Flickr

Do porto da cidade saem os ferries que vão para outras ilhas, mas principalmente para Isla Margarita. A atividade noturna em Puerto La Cruz é ir ao Paseo Colón, uma praça em homenagem à Cristóvão Colombo com um calçadão que abriga os artesão da cidade e é um marco obrigatório para quem a visita. Dali também saem os barcos que partem em direção ao Parque Nacional Mochima. Seguindo pela mesma rodovia, nossa próxima parada fica a menos de 40 minutos de distância. De Puerto La Cruz à Playa Colorada são apenas 29 km de distância.

Playa Colorada

Pedras e mar da Playa Colorada

Playa Colorada, no Parque Nacional Mochima. Foto: Gianfranco Cardogna/Flickr

Localizada na área continental, a Praia Colorada possui esse nome por causa da cor de suas areias com tons dourados e avermelhados. Durante os finais de semana, a praia é muito agitada, mas durante a semana é realmente um paraíso tranquilo e sereno.

Essa praia faz parte do Parque Nacional Mochima e próximas a ela estão outras 32 ilhas caribenhas para serem exploradas. A praia é envolta por muitas palmeiras, e um mar de águas cristalinas que vale a pena conhecer.

Para ir à Isla Margarita, nosso próximo destino, você deve voltar até Puerto la Cruz e ir até o porto de onde sai o Ferry Express.

Isla Margarita

Quando se fala em Caribe, logo vem à mente paisagens maravilhosas, destinos exóticos e praias paradisíacas. São destinos procurados para lua de mel, viagens românticas ou até viagens em família e entre amigos. E uma das localizações mais procuradas para se visitar no Caribe é a Isla  Margarita, na Venezuela.

A Isla Margarita fica no estado de Nova Esparta. A balsa que você deve pegar, o Ferry Express, leva aproximadamente 2 horas para chegar. Caso você disponha de tempo e queira desfrutar mais da visão do mar, pegue o Ferry convencional, que leva em torno de 5 horas para chegar à Isla Margarita.

Você pode encontrar a hospitalidade do povo margaritenho em toda a ilha e em suas praias belíssimas. Algumas praias são badaladas, como a Playa El Agua, e outras são quase desertas, como Punta Arenas.

Mar de água cristalina em Isla Margarita

A linda paisagem da Isla Margarita. Foto: Magroll/Flickr

O clima em Margarita é tropical e o sol aparece praticamente o ano todo. Mesmo quando chove, o sol aparece durante o dia e as chuvas caem só de manhã cedo ou ao final do dia. Em setembro, ocorre na ilha as celebrações em homenagem a Virgem Del Valle, padroeira do leste do país, dos pescadores e da marinha nacional.

Como a ilha é porto livre, você pode dirigir até o centro comercial da ilha, Porlamar, e encontrar produtos 20% mais baratos do que em qualquer duty free nos aeroportos. A alimentação também é variada, com uma enorme quantidade de pratos com mariscos, frutos do mar e peixes.

Outro passeio interessante também é ir ao Parque Nacional de La Laguna, onde você pode ir de barco até a Praia da Restinga e comprar colares de pérola a preços bem acessíveis. Saindo de Porlamar, basta pegar a Avenida Juan Bautista Arismendi e seguir por aproximadamente 35 km pelo Trajeto 5 até chegar ao parque.

Baía de Juan Griego

Pôr do sol na cidade de Juan Griego, na Isla Margarita. Foto: Kenneth Myers/Flickr

Para desfrutar de um pôr do sol deslumbrante, a melhor opção é ir até a Baía de Juan Griego e subir no Forte, de onde é possível aproveitar de uma visão fantástica do entardecer. Para ir de Porlamar até Juan Griego, pegue a autopista Porlamar-La Asuncion e siga pelo Trajeto 1 por 26 km até chegar à cidade.

Como Chegar

Caracas até Puerto La Cruz: saindo da cidade de Caracas pela Autopista Norte – Sur, pegue a Autopista Francisco Fajardo e siga na VE- 9. Continue por aproximadamente 32 km. Próximo à cidade de Guatire, continue para a Autopista Gran Mariscal de Ayacucho, e continue na VE – 9. Após passar a cidade de Barcelona, siga na VE – 9 até chegar à Puerto La Cruz. O trajeto todo tem aproximadamente 332 km.

Puerto La Cruz até Playa Colorada: siga na VE-9 sentido leste por mais 28 km até chegar à Playa Colorada.

Playa Colorada até Puerto La Cruz: siga na VE-9 sentido oeste por 28 km até chegar novamente à Puerto la Cruz.

Puerto La Cruz até Isla Margarita: siga na Avenida Bolívar na direção oeste, continue na Calle Bolívar, vire à esquerda na Calle los Cocos e siga pelo Paseo Colón até a entrada do Terminal Conferry, à direita .

 

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

5 comentários »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário