06.fev.2013 | Silvia Cardoso | Roteiros na região Nordeste do Brasil

Roteiro na Bahia: Estrada do Coco e Linha Verde

Veja no post de hoje um roteiro incrível pela Estrada do Coco e Linha Verde, na Bahia, que passa por diversas praias paradisíacas ao norte de Salvador. Alugue um carro e pé na estrada!

 

Procurando um passeio diferente para fazer no seu verão? Conheça em detalhes o roteiro pela Estrada do Coco e Linha Verde, na Bahia.

Mar calmo, vilas, rios, lagoas, costas de coqueiros, além do verde da mata nativa e de pontos turísticos incríveis. Isso tudo forma o cenário da Estrada do Coco e da Linha Verde, ambos os trechos parte da rodovia estadual BA 099, mais ao norte do estado.

A estrada ecológica 099 divide-se em duas partes. A mais antiga, construída na década de 60, recebe o apelido de Estrada do Coco e assim é chamada até Camaçari. Após esse trecho e até a fronteira da Bahia com o Sergipe pelo litoral norte do estado, a estrada é chamada de Linha Verde.

Na Estrada do Coco vamos conhecer as praias de Arembepe, Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e a famosa Praia do Forte. Já na Linha Verde, vamos passar pelas praias Imbassaí, Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio, Conde e Mangue Seco.

Praias da Estrada do Coco

Praia de Arembepe

Praia de Arembepe, na Bahia

Praia de Arembepe – Tatiana Azeviche – CC BY-SA 2.0 BR

A dica para quem vai desembarcar em Salvador é alugar um carro por meio da Rentcars.com. Você pode retirar em uma das 23 locadoras parceiras no Aeroporto Internacional de Salvador.

Saindo de Salvador, a primeira parada é a praia de Arembepe, na cidade de Camaçari. A distância entre Salvador e Camaçari é de aproximadamente 50 quilômetros, com um pedágio no caminho. Lembrando que, neste trecho, a estadual é chamada de Estrada do Coco.

Arembepe é famosa por vários motivos, sendo o primeiro deles a beleza de suas praias e o outro a presença de uma Aldeia Hippie e suas casinhas de barro. Você pode parar por lá e conhecer o modo como as pessoas da aldeia vivem, saber um pouco de seus ideais e comprar artesanato.

Praias de Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim

Praia de Jacuípe, na Bahia

Praia de Jacuípe – Tainara Figueiredo – CC BY-SA 2.0

Jacuípe é a praia que está na sequência de Arembepe e é compartilhada entre pescadores e moradores da região, pelos condomínios de luxo e os turistas. As águas são muito tranquilas e as dunas e os coqueiros complementam as belas paisagens locais. O encontro do Rio Jacuípe com o mar é deslumbrante.

A praia de Guarajuba é endereço do Resort All Inclusive Vila Galé Marés. Se você quiser parar por lá, não vai se arrepender. No mais, Guarajubá também é linda, cercada por areias brancas, mar azul e muitos coqueiros. Na praia, as barraquinhas vendem frutos do mar fresquinhos e, na orla, ciclovias e praças chamam a atenção dos turistas.

Última praia da Estrada do Coco, Itacimirim é belíssima. Com o Atlântico ao leste e as lagoas Guarajuba ao oeste, é por onde passam as águas do rio Itacimirim. No norte, as águas escuras são legado do encontro do Rio Pojuca com o Mar.

Praia do Forte

Praia do Forte, na Bahia

Praia do Forte – Filipe Fortes – CC BY-SA 2.0

Esta é a primeira praia da Linha Verde. Famosa pela infraestrutura, restaurantes e hospedagens, como o resort Iberostar. A Vila da praia em si é cheia de construções históricas e nela moram muitos artesãos e pescadores. Já a praia, com seus 12 quilômetros de extensão, é famosa pela natureza exuberante de sua fauna e flora.

Mais sobre a região: cuidando da natureza

As atividades para cuidar da fauna e flora da região são diversas e conhecê-las deve fazer parte do seu passeio pela estrada ecológica BA 099.

Projeto Tamar: entre Arembepe e a Praia do Forte, se estende a área de atuação do projeto Tamar, que, mais do que um simples ponto turístico, é conhecido por preservar a vida de milhares de tartarugas marinhas. A praia do Forte é a base do projeto na região nordeste e ali você pode fazer visitas guiadas para conhecer as diversas espécies, alimentar e visitar os ninhos. Para mais informações, acesse o site do Projeto Tamar.

Tartaruga marinha

O Projeto Tamar, na Praia do Forte, ajuda a preservar a vida de milhares de tartarugas marinhas

Instituto Baleia Jubarte: se você estiver visitando a Praia do Forte entre Julho e Outubro poderá fazer visitas guiadas por biólogos que têm muito para contar sobre as Baleias Jubartes que frequentam a região nesta época. Para saber mais sobre as suas atividades, acesse o site do instituto.

Reserva Ecológica de Sapiranga: se você é fã de Ecoturismo, um passeio pelas trilhas da reserva é bastante recomendado. Em meio a Mata Atlântica você conhece muito do ecossistema da região.

Praias da Linha Verde

Imbassaí e Sauípe

Praia no Sauípe, na Bahia

Sauípe, um dos lugares mais bonitos do Brasil

Imbassaí, a 13 quilômetros da Praia do Forte pela BA 099, é cenário de cachoeiras, dunas, lagoas, praia, mangues e Mata Atlântica. Possui boa infraestrutura; os hotéis e restaurantes estão se fixando na região.

Sauípe é antes de tudo lembrada pelo grande complexo de resorts Costa do Sauípe. A praia é muito bonita e um passeio pelo vilarejo Vila Nova da Praia é obrigatório. A vila tem uma capela, lojinhas, restaurantes e bares para você se entreter, fazer compras e curtir muito um dos lugares mais belos do Brasil.

Massarandupió e Subaúma

Massarandupió, na Bahia

Massarandupió – Rita Barreto – CC BY-SA 2.0

Massarandupió tem aproximadamente 2 quilômetros oficialmente declarados para a prática do naturismo. Este trecho é frequentemente denominado como Praia das Dunas. Outros pontos que chamam atenção em Massarandupió são a pesca e a qualidade do artesanato em palha de piaçava.

Subaúma também tem boa infraestrutura para os turistas. A praia e as lagoas são boas opções para a prática de esportes náuticos, a vila dos pescadores tem um porto natural e o principal ponto turístico local é o Mirante Cruzeiro, que oferece  uma visão panorâmica da região.

Baixio, Conde e Mangue Seco

Mague seco, na Bahia

Mangue Seco – Por Alan Franco – CC BY-SA 2.0

Baixio é marcada por um extenso Coqueiral em seus 16 quilômetros de praia com águas cristalinas. A dica para o local é visitar as lagoas, percorrer as trilhas e o Bar das Folhas,  onde se encontram mais de 150 tipos de cachaças em infusão. Dizem que com tanta variedade não há mal que não se cure.

Conde é nome de um município, mas a região central chama-se Vila do Conde e possui um centro histórico que merece a sua atenção. Para chegar ao Sítio do Conde, ponto turístico, é preciso dirigir por uma hora. Lá você terá 44 quilômetros de praias e vários trechos de rio para se refrescar, além de aproveitar de toda a infraestrutura turística da região.

Mangue Seco é uma região deslumbrante. A mistura de água salgada e doce atrai turistas para diversas práticas. Alguns vão em busca das boas ondas para surfar, outros querem boiar com facilidade pelo Rio Real de águas salgadas, outros ainda vão em busca da pesca no Rio Fundo. Em Mangue Seco, o Oceano Atlântico se encontra com os rios Real, Guararema, Priapu Piauí, Fundo e Saguí .

Mangue Seco é a última parada de nosso trajeto pela baiana 099, Sergipe vem a seguir.

Esperamos que você tenha ficado maravilhado com este passeio e aproveite o máximo da viagem!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

19 comentários »

  1. Sarah Gomes disse:
    16/08/2016 - 12:17 AM

    Amei teu post, praias maravilhosas, parabéns!

  2. Rentcars.com disse:
    16/08/2016 - 9:31 AM

    Legal Sarah!

    Ficamos felizes que tenha gostado das dicas. Esperamos inspirar as suas próximas viagens.

    Conte sempre conosco.

    Rentcars.com

  3. Estela Catarino disse:
    11/10/2016 - 11:05 AM

    Olá,
    Realmente maravilhoso seu post, muito claro, objetivo, e de tao fácil leitura que nos encanta.
    Acabo de ler, e com isso decido fazer todo esse percurso agora dia 08/11/2016., partindo de Salvador pela manha.
    Saberia me dizer e quantas horas consigo fazer calmamente esse trajeto, curtindo as praias? Porque no dia 10/11 partimos para Morro de Sao Paulo.
    Att,

    Estela.C

  4. Rentcars.com disse:
    11/10/2016 - 12:26 PM

    Olá Estela, boa tarde!

    Ficamos felizes que tenha gostado das dicas e instruções para este roteiro incrível, de tirar o fôlego. Temos certeza que irá desfrutar de uma das melhores viagens do Brasil.

    A rota segue aproximadamente o itinerário indicado abaixo. O tempo total para fazer a rota é muito variável, depende da motivação dos viajantes em percorrer o caminho do início ao fim. São belíssimas praias que encantam os viajantes e merecem ser aproveitadas em cada parada. De qualquer forma, 2 dias poderá ser suficiente para aproveitar o melhor da viagem.

    – De Salvador a Arembepe = 1h

    – De Arembepe a Jacuípe = 10 minutos

    – De Jacuípe a Itacimirim = 26 minutos

    – De Itacimirim a Praia do forte = 24 minutos

    – De Praia do forte a Imbassaí – 25 minutos

    – De Imbassaí a Massarandupió = 45 minutos

    – De Massarandupió a Conde = 2h17.

    Não esqueça de compartilhar as fotos dessa experiência de viagem conosco, ficaremos muito felizes.

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Desejamos ótima viagem.

    Equipe, Rentcars.com

  5. MILTON RICARDO FERREIRA disse:
    08/12/2016 - 11:19 PM

    Roteiro esplendido estarei o percorrendo com minha família, primeiro sairemos de Montes Claros- MG, indo para Aracaju- SE, e depois de Aracaju- SE, indo até Mangue Seco- BA, em seguida fazendo este trajeto até salvador, passando ainda por Santa Cruz de Cabralia e em Trancoso- BA, vai ser o passeio dos sonhos, fé em DEUS. Valeu, quando terminar conto e posto todas as fotos das localidades onde iremos passar.

  6. Rentcars.com disse:
    09/12/2016 - 9:01 AM

    Olá Milton, como vai?

    Que legal! Temos certeza que será uma viagem nada menos do que espetacular e memorável. Parabéns pela escolha do roteiro. Não esqueça as pilhas e carregador do celular, serão tantas e tantas oportunidades de fotos e momentos belíssimos para curtir com toda família, que precisará estar abastecido com esses acessórios. Ficaremos ansiosos para saber como foi mais essa história de viagem e também, para ver as fotos. Conte conosco sempre que precisar.

    Desejamos ótima viagem, muita diversão e lazer para vocês.

    Equipe, Rentcars.com

  7. Claudiney disse:
    06/01/2017 - 2:09 PM

    Fiquei encantado com esse roteiro será meu próximo destino em novembro de 2017 com toda família

  8. Rentcars.com disse:
    06/01/2017 - 2:31 PM

    Olá Claudiney, como vai?

    Ficamos felizes que as nossas dicas tenham inspirado a sua próxima viagem. Temos certeza que você e sua família irão gostar demais. As paisagens, as praias e atrações desse roteiro encantam até mesmo os viajantes mais experientes.

    Depois que fizer a viagem, conte pra nós como foi a sua experiência nesse roteiro de tirar o fôlego.

    Equipe, Rentcars.com

  9. Lane disse:
    24/01/2017 - 10:01 PM

    Parabéns!!Amei as informações bem explicado se Deus permitir estarei viajando para a praia de Jacuípe dia 28/01/17 e depois dessas informações maravilhosa acho que vou fazer esse roteiro.

  10. Rentcars.com disse:
    25/01/2017 - 10:31 AM

    Legal Lane, ficamos felizes que tenha curtido o post e que as nossas dicas tenham inspirado o seu próximo roteiro de viagem.

    Depois que voltar dessa Road trip dos sonhos, conte pra nós como foi a sua experiência de viagem =D

    Equipe, Rentcars.com

  11. Maycom dantas disse:
    12/02/2017 - 8:32 AM

    Bom dia, nas férias de Julho vou viajar com minha família,para Paulo Afonso, mas quero passar pela linha verde para conhecer as praias, pois a tia de minha esposa mora em Aracaju,e vou sair de Goiânia,queria saber se tenho q ir para camaçari,para iniciar a linha verde,ou por alagoinhas.

  12. LUCIANA disse:
    05/03/2017 - 4:16 PM

    BOA TARDE!
    Gostaria de saber onde desse trechos possuem Camping ou se souber valores de diária de pousadas , vamos realizar uma viagem de bike com criança ( 1 só de 2 anos e 3 meses) .

  13. Rentcars.com disse:
    06/03/2017 - 5:40 PM

    Olá Luciana, como vai?

    Aqui nesse link você pode consultar as opções de camping na região. Infelizmente não sabemos informar valores, teria que falar diretamente com cada um deles para descobrir os valores das diárias.

    Se precisarem de carro em qualquer trecho dessa viagem dos sonhos, contem conosco.

    Equipe, Rentcars.com

  14. Felipe disse:
    18/03/2017 - 6:23 PM

    Bem legal o post. Frequento muito todos esse lugares mais sou suspeito pra falar pois moro em Lauro de Freitas.
    Só senti a falta das praias de Vilas do Atlântico e o encontro do rio com o mar na praia de Buraquinho, ficam aqui na cidade. pra quem gosta de esporte radicais então é um prato cheio não faltam opções recomendo!
    Para quem perguntou sobre os campings, tem sim vários durante todo o percurso, alguns já foram desativados mais não é difícil encontrar um, e a galera também é bem receptiva.
    Pode vim sem medo.

  15. Rentcars.com disse:
    20/03/2017 - 2:22 PM

    Legal Felipe!

    É muito bom poder trocar experiências e dicas de viagens, ainda mais com quem conhece muito da região, como no seu caso. Agradecemos muito o complemento das informações e dicas de atrações para curtir o melhor do Roteiro: Estrada do Coco e Linha Verde.

    Continue participando sempre.

    Equipe, Rentcars.com

  16. GRAZIELLA LUSTOSA DA disse:
    20/11/2017 - 9:42 AM

    Bom dia, estou querendo fazer este roteiro com a família mas como irei com criança gostaria de me hospedar, indica qual cidade?
    Estarei saindo de Brasília de carro.
    Att grazy

  17. Rentcars.com disse:
    22/11/2017 - 4:52 PM

    Que incrível! Temos certeza que você vai gostar muito da viagem! Uma ótima opção é reservar hotéis em diferentes cidades, pois assim você poderá aproveitar ao máximo o roteiro por diferentes praias da Bahia.

  18. DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM DO ESTADO DA BAHIA disse:
    22/11/2018 - 1:17 PM

    A estrada de ligação de ITAPOÃ a AREMBEPE, cortando o município de Santo Amaro de Ipitanga, chamada de Estrada ecológica BA-099, divide-se em duas partes. A mais antiga, construída no inicio da década de 60, recebe o apelido de Estrada do Coco e assim é chamada até Camaçari. Após esse trecho e até a fronteira da Bahia com o Sergipe pelo litoral norte do estado, a estrada é chamada de Linha Verde.

  19. Rentcars.com disse:
    29/11/2018 - 4:39 PM

    Oi, tudo bem?
    Agradecemos o seu comentário!

    Abraços, equipe Rentcars.com

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário