20.fev.2013 | Rentcars.com | Dicas

Top 5 – Estradas do interior do Brasil

Top 5 – Estradas do interior do Brasil. Que o Brasil é um país cheio de encantos e com uma natureza incrível, todos nós já sabemos, mas que tal apreciar toda essa beleza sob uma perspectiva diferente?

Viajar de carro te dá essa oportunidade; de unir o prazer da viagem e da estrada aos encantos de cenários únicos do interior de nosso país.

Conheça 5 estradas pelo interior do Brasil, que merecem a sua visita!!

5 – Rota do Sol (Natal – Praia do Pipa)

top-5-estradas-do-interior-do-brasil

Rota do Sol – Por Caliel Costa – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Estado: Rio Grande do Norte
Distância 85 Km pela RN0 – 63

A Rota do Sol é o caminho entre Natal e a Praia da Pipa, pela RN -063, um trecho com vários mirantes para as praias que ficam na rota. Para quem sai de Natal, a dica é alugar um carro na cidade, através de um dos parceiros da Rentcars.com e cair na estrada.

A primeira parada para quem vai sair de Natal pode ser a Barreira do Inferno, um centro de lançamentos de foguetes e sondas construindo em 1965 pelos norte-americanos. O lugar, apesar de sua simplicidade, desperta a curiosidade principalmente das crianças. Seguindo viagem, a próxima parada é o Cajueiro Gigante de Pirangui, ou melhor, o maior cajueiro do mundo! Com uma produção anual de em média 80 mil frutas, vale uma foto na sombra da copa de 8500 m²!

Outro excelente ponto de parada na Rota do Sol é o Mirante dos Golfinhos, eles são muitos por lá e é bastante comum vê-los enfeitando o mar, outros mirantes como o Lagoa de Guaraíras (Tibaú do Sul) e Cacimbinha também são recomendados. Em Tibaú do Sul se faz a travessia de balsa na maré baixa e Cacimbinha, é na verdade, um dos pontos altos da viagem: as dunas, falésias e águas formam um cenário incrível.

Chegando a Pipa, aproveite a agitação da vida noturna, os inúmeros restaurantes de frutos do mar, e claro, descanse nas águas calmas e mornas da Praia de Pipa.

4- Maceió – Maragogi

top-5-estradas-do-interior-do-brasil

By Rahellen miguelista ramos (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Estado: Alagoas
Distância: 130 Km pela AL – 101

A dica para quem sai de Maceió é alugar um carro e percorrer o trajeto até Maragogi ao entardecer, reservado o outro dia todo para explorar Maragogi, um dos destinos de praia mais bonitos do Brasil.

De Maceió, passando por Paripueira e Barra de Santo Antônio, percorre-se um trecho bastante urbano. Em santo Antônio sua parada pode ser na praia do sonho Verde, conhecida pelos restaurantes e qualidade do artesanato local.

Passando São Luiz do Quitunde, mantenha-se na 101, em Japaratinga é possível notar o grande platô pelo qual segue a estrada, ladeada por falésias e canaviais. O trecho mais bonito desta estrada é sem dúvidas de Japaratinga até Maragogi, nestes 9 quilômetros,  a estrada segue rente ao mar.

Chegando a Maragogi, fique atendo. Procure visitar as piscinas naturais nos horários de maré baixa e boa luz do sol. Informe-se com a população local sobre os melhores horários, mas geralmente lá pelas 7:30 da manhã. Depois de conhecer as piscinas, passeie pelas outras praias de Maragogi, como Barra Grande, Burgalhau e Ponta do Mangue.

Se tiver tempo, visite também a praia do Carneiro, a 39 km de Maragogi, você não vai se arrepender. Na hora de voltar a sugestão é conhecer Japaratinga,  Porto das Pedras e São Miguel dos Milagres., inclusive para aproveitar melhor essas praias, hospede-se por lá.

3 – Estrada Parque (Ilheús-Itacaré)

top-5-estradas-do-interior-do-brasil

Por Denise Mayumi from Sao Paulo, Brazil (. Coqueiros .) [CC BY 2.0], undefined

Estado: Bahia
Distância: 65 Km de extensão pela BA – 001

Quem visita a Bahia pode escolher entre inúmeros passeios pelas estradas do interior do estado e próximas ao litoral, aqui no Blog da Rentcars, por exemplo, já contamos para você sobre a Estrada do Coco e Linha Verde, desta vez vamos falar da Estrada Parque Ilhéus-Itacaré, ela corta um trecho bastante preservado de Mata Atlântica e passa próxima a rios, cachoeiras, restinga, praias, manguezais e fazendas de Cacau.

Ilhéus, Uruçuca e Itacaré fazem parte da chamada Costa do Cacau, no sul da Bahia. A região de comércio destas três cidades é repleta de história e cheia de casarões construídos na época do apogeu da produção de cacau.

Ilhéus é a cidade que tantas vezes serviu de cenário para os Romances de Jorge Amado, a casa onde o escritor morou na infância é hoje Casa da Cultura. A cidade é tranquila e abriga uma das praias mais procuradas por surfistas no Brasil, Olivença, caso o esporte não seja o seu forte, mergulhe na Tororomba, diz-se por lá, que suas águas têm poder de cura.

Em Uruçuca começam as reservas de Itacaré/Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru, para fazer passeios neste último é preciso agendamento prévio (www.parquedoconduru.org), outros passeios por Uruçuca são a Cachoeira do Zé Maria e o Poço do Zé Rabalo, de águas escuras.

Antes de chegar a Ilhéus aprecie a vista do Mirante de Serra Grande, o mar que se desbrava a sua frente, junto com as areias brancas e os coqueirais vão lhe tirar o fôlego!

Em Ilhéus o visitante pode desfrutar de hospedagens aconchegantes e ótimos restaurantes de frutos do mar, além de conhecer e se apaixonar pela natureza local. Procure as trilhas que levam as praias de Havaizinho e Prainha. Se você gosta de esportes radicais saiba que rafting, arvorismo estão entre os mais indicados na região.

2 – Serra do Rio do Rastro

top-5-estradas-do-interior-do-brasil

By Germano Roberto Schüür (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Estado: Santa Catarina
Distância: 12 km pela SC – 438

A serra do Rio do Rastro já foi votada como uma das 3 estradas mais surpreendentes do mundo, e não é a toa; ao todo são 238 curvas fechadas em apenas 12 quilômetros que ligam Mauro Muller a Bom Jardim da Serra.

A região de Jardim da Serra, uma das mais frias de Santa Catarina também é chamada de Capital das Águas já que muitos rios nascem no município (14) e conferiram a ele um grande numero de cascatas e cachoeiras (35), que se somam com a vegetação intocada e os basálticos da região, criando uma das paisagens mais belas do Brasil.

Uma parada imperdível neste trecho é o Mirante da Serra, a 1460 metros do nível do mar, o Mirante oferece uma visão panorâmica da serra, uma boa alternativa é visitar o mirante à noite e conferir a iluminação da serra, quem já visitou diz que a visão lembra uma árvore de natal toda enfeitada! Essa iluminação vem da Usina Eólica de Bom Jardim. No mirante você ainda pode tomar um chocolate quente ou um cafezinho.

Outro ponto alto da Serra é a variedade de animais, são felinos de todos os portes, macacos, quatis, tatus entre tantos outros que habitam a Mata Atlântica. Para passear, escolha o Cânion Funil  que fica em propriedade privada, Salto do Passo Velho, um conjunto de quedas que fica as margens da estrada também em propriedade privada. Já em Bom Jardim, visite a vinícola Francioni e o Vale da Neve, um parque com várias atividades para toda a família.

1 – Transpantaneira

top-5-estradas-do-interior-do-brasil

Por Bernard DUPONT from FRANCE (Bridge over Rio Bento Gomes) [CC BY-SA 2.0], undefined

Estado: Mato Grosso
Distância: 147 Km pela MT 060

Para aqueles que quiserem se aventurar pelas belezas da Tranpantaneira, uma dica importante é percorrer seus 147 km antes ou depois da época das chuvas no pantanal, pois muitos de seus trechos ficam alagados durante esse período. A Transpantaneira sai de Poconé e vai até Porto Jofre, as margens do Rio Corumbá.

A estrada atravessa vários rios sob pontes de madeira, é preciso tomar cuidado, algumas vezes a poeira sobre alto e você só avista a ponte quando já está prestes a passar por ela, detalhe são 120 pontes e algumas não estão em boas condições, quando suspeitar, desça do carro e examine as condições. Para este passeio é ideal que você alugue um carro com tração e leve um acompanhante para que ele possa te instruir enquanto você percorre alguns trechos.

Sobre as adversidades do local, vale dizer que a natureza compensa. A maior planície alagável do mundo conta com uma vastidão de ecossistemas, os animais mais abundantes são as aves, atualmente calculam-se 650 espécies, além de jacarés, capivaras e cervos. Os peixes também estão em quantidade no local, os mais comuns são dourados, pacus e pintados.

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário