24.abr.2013 | Renan Campos | Roteiros na região Sul do Brasil

Conhecendo Porto Alegre

Conhecendo Porto Alegre! A charmosa capital do Rio Grande do Sul, é uma cidade gostosa de conhecer: suas vias são largas e bem arborizadas e há sempre uma atração para ser contemplada da janela do carro, por isso se você vai chegar de avião, a melhor opção é alugar um carro  para retirar no Aeroporto de Porto Alegre.

Como diria um dos filhos desta terra, Mario Quintana, em POA, como é carinhosamente chamada, “há tanta esquina esquisita, tanta nuança de paredes” que nós a princípio ficamos perdidos, mas andando devagarinho nos acostumamos com esta cidade de veia heroica e povo acolhedor.

Conhecendo Porto Alegre

Para o viajante, Porto Alegre é uma localidade que encanta os olhos e nos presenteia com atrações turísticas primorosas. Uma das avenidas principais da cidade, a Avenida Mauá é um exemplo: andando por lá nos deparamos com algumas amostras da beleza arquitetônica de POA, que infelizmente estão um pouco danificadas devido a pichações, mas nem por isso perderam sua beleza.

Ao cruzar esta via você está bem próximo do belíssimo Lago Guaíba, seu cartão-postal. Durante o finzinho de tarde, não deixe de seguir rota até o lago para poder contemplar o pôr-do-sol que ganha um dourado especial quando reflete na água.

A poucos metros da Avenida Mauá é possível pegar a Rua Siqueira Campos para entrar na região central, onde está outra preciosidade da cidade: os prédios históricos. A Praça da Alfândega vale um programa para a tarde inteira, pois lá estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial e o Clube do Comércio, três programas que falam muito sobre o passado da cidade.

O orgulho que os gaúchos têm da sua cidade é compreensível e Porto Alegre é a expressão máxima daquilo que os locais mais cultuam: a cultura regional e os prazeres da vida. Então, nada mais justo do que após curtir as telas do Museu de Artes, seguir para as churrascarias que se multiplicam em todas as avenidas da cidade!

Além da profusão de churrascarias, outra coisa que capta a atenção dos turistas é o fato dos pontos turísticos de Porto Alegre serem muito próximos uns dos outros. Na região próxima da Praça Alfândega está outra praça, a XV de Novembro.

Nesta área está o Chalé da XV (um bar que tem a alma de Porto Alegre), a lindíssima fonte Talavera de La Reina, um presente dos espanhóis pelos cem anos da Revolução Farroupilha, o Paço Municipal, a Prefeitura e o Mercado Público Municipal, lugar de produtos típicos como o famoso mate para o chimarrão. Como vocês podem ver em POA você vai gastar bem pouco com a gasolina.

conhecendo-porto-alegre

Praça da Alfândega – Por Ana Paula Hirama – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

As atrações das praças centrais são ótimas para aqueles que não dispensam contemplar a arquitetura de uma cidade e se encantam com a peculiaridade de produtos encontrados em um mercadão, como é o caso do Mercado Público.

Mas se você está com pouco tempo na agenda, é possível pular este programa e se dirigir para a Praça Matriz, cheinha de boas opções para descobrir. Ali você pode tirar fotos da estonteante Catedral Metropolitana (o tamanho de sua cúpula impressiona) da Biblioteca Pública e do monumento a Júlio Castilhos, ex-presidente do estado.

Se a noite ainda não caiu e a sua tarde está livre, que tal fazer uma parada cultural no Museu Júlio de Castilhos ou no Solar dos Câmara? Ambos nos ensinam sobre a história do estado sem deixar de lado as raízes indígenas.

A segunda opção para a sua tarde ou finzinho de dia é fazer uma caminhada ou apenas se sentar no gramado do Parque Redenção, ou melhor, Parque Farroupilha.

O Redenção, localizado entre as principais avenidas da cidade a João Pessoa, José Bonifácio e Osvaldo Aranha, é uma área de lazer com árvores centenárias, uma fonte luminosa, orquidário, mini-zoológico e playground e, durante os domingos, o parque ganha mais um atrativo: um mercado de pulgas que conta com vários produtos ótimos para serem levados de recordação.

Ah e se você estiver em um dia de sorte, pode até ser que consiga ver um espetáculo do Auditório Araújo Viana, situado ali perto.

POA é uma cidade com cara de interior e não se espante se aos sábados você encontrar a Av. José Bonifácio enfeitada de barraquinhas. Neste dia ocorre a Feira Ecológica, onde são vendidos produtos orgânicos dos agricultores da região.

Para fechar seu roteiro por Porto Alegre, não poderíamos deixar de mencionar uma visita à Casa de Cultura Mario Quintana, localizada a duas quadras da Praça da Alfândega. Construído em 1913, este prédio é realmente encantador e conta com espaços para dança, música, pinturas e, claro, para aquele chimarrão que esquenta o dia.

Como chegar ao centro

Saindo do aeroporto você deve seguir a direção sul para entrar na Avenida Sertório, depois vire à direita na Av. Pernambuco para fazer a volta pela R. Da. Margarida e cair na Av. Farrapos.

Após esta via você pegar as ruas Dr. João Inácio e Voluntários da Pátria para finalmente entrar na Avenida Pres. Castelo Branco que o levará até o centro. Parece complicado? Não se preocupe, pois os carros da Rentcars.com contam a opção de GPS que podem te auxiliar mais ainda. 

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário