Goiânia foi imaginada e concebida para acelerar o desenvolvimento do Centro-oeste brasileiro a mais de 80 anos, hoje a cidade totalmente desenvolvida e em seu pleno funcionamento, divide suas atenções regionais com a capital do país, mas não perdeu seu brilho histórico, boa localização geográfica, importância sócio cultural e econômica e muito menos seu charme por trazer diversidade e beleza a região central do Brasil.

passeios-por-goiania
Lago das Rosas – Por Leonardo R. – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flckr

Goiânia tem uma miscigenação muito acentuada em seus moradores, incluindo pessoas de praticamente todas as regiões do país. Essa gente de todos os cantos faz com que a cidade seja muito receptiva e transforma seu povo em um dos maiores atrativos. Os habitantes de Goiânia amam sua cidade e amam receber aqueles que os visitam, sempre com pratos típicos, sorrisos e horas de conversas regadas a boas risadas. É de comum consenso que aqueles que visitam a capital de Goiás saem, quando saem, com o desejo de sempre retornar.

 Passeios

Somado ao povo extremamente receptivo têm-se o maravilhoso clima do centro-oeste brasileiro, sol, brisa suave e céu azul criam um clima perfeito para se fazer praticamente tudo o que se deseja, incluindo visitar e conhecer tudo que a cidade oferece. Já que estamos exaltando o clima agradável, nada melhor que começar visitando a natureza, e para isso Goiânia oferece vários parques perfeitos para relaxar ou se exercitar.

Como dica fica a visita ao Bosque dos Buritis, um dos mais antigos parques da cidade de Goiânia, além da exuberante natureza, ar limpo e beleza local, o bosque ainda abriga o Museu das Artes, dois lagos e o Monumento a liberdade, obra plástica do artista Siron Franco. Outro lindíssimo parque, este mais recente, é o Parque Flamboyant, que atrai tanto pela natureza quanto pela proximidade com de lojas, bares e shoppings.

Em sua visita a Goiânia, não deixe de conferir o Memorial do Cerrado. Tal atração além de levá-lo de carona a toda história cultural de nosso país ao ter seu desenvolvimento localizado ali, ainda traz uma vila cenográfica de Santa Luzia, a aldeia Timbira, o Quilombo e a Fazenda Baraúnas. Todo esse pacote leva o visitante de volta ao tempo e ajuda a compreender ainda mais a diversidade brasileira. A quantidade de itens a se admirar e histórias a se ouvir exige que a visita seja feita com bastante tempo e abriga toda a família divertindo todas as idades.

Outra visita interessante é conhecer os painéis da Via Sacra na Rodovia dos Romeiros. As pinturas do artista Omar Souto somam 14 painéis de dez metros de largura, que retratam a Paixão de Cristo, e juntas criam uma das maiores galerias a céu aberto do mundo.

 Eventos

A pecuária, um dos fatores economicamente mais importantes de Goiânia, ganha destaque com uma das maiores exposições agrícolas do mundo, que reúne pessoas de todo o Brasil para mostra de produtos, máquinas, shows, bares e muita diversão. A exposição é organizada pela SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – e em 2013 estima-se que mais de 800 mil pessoas passaram pelos estandes do evento.

 Visitar Goiânia e não conhecer suas famosas “feirinhas” é um pecado para seus moradores. Feiras de artesanato, moda e culinária são realizadas ao longo da cidade e sempre estão recheadas de pessoas, produtos e inúmeras opções. No Setor Oeste da cidade encontram-se algumas das maiores, como a Feira da Lua, onde você encontra os mais variados produtos e a diversão se estende até altas horas.

 No centro também é possível apreciar duas feiras bastante tradicionais, a Feira Hippie que acontece na antiga estação ferroviária da cidade, região histórica, e oferece produtos artesanais que vão de comida e vestuário, e a Feira Cora Coralina, assim batizada em homenagem a  poetisa que nasceu no estado de Góias, que por sua vez convida todos os aficionados por doces.

Dica

Os bairros de Goiânia são divididos em setores e suas ruas, na maior parte tem apenas números, servindo como exemplo pode-se encontrar alguém que mora na rua 01 visitando uma loja na rua 231, por isso é recomendado contratar o adicional de GPS na hora de alugar o carro, que você pode solicitar como opcional na hora de alugar o seu carro. Fique atento também a pontos marcantes que servem como referência, como o Parque Zoológico, Teatro Goiânia, Catedral Metropolitana, Planetário de Goiânia, Shoppings e afins.

Agora que você já tem algumas dicas para conhecer Goiânia, alugue um carro e mesmo que esteja visitando á negócios, dê uma esticadinha! Conheça as belezas que esse clima e povo tão caloroso tem para você!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment