As praias do nordeste brasileiro, campos do Jordão ou Rio Grande do Sul são destinos bastante procurados por casais em busca de alguns dias de descanso. Mas, há aqueles que preferem destinos diferentes e que saem do senso comum. A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um bom exemplo, principalmente para aqueles que curtem momentos em contato com a natureza, ecoturismo e um pouco de esoterismo.  

A Vila de São Jorge

Esse é local onde as cachoeiras e cânions que tanto chamam a atenção dos turistas ficam, e onde fica também o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. É possível fazer trilha, ver a revoada dos papagaios, araras e tucanos. Dentro do parque já duas cachoeiras: a Do Rio Preto e a da Rodoviária – essa última é na verdade um pequeno riacho temporâneo.

Cachoeira do Rio Preto: Com uma caminhada de aproximadamente 50 minutos é possível chegar num salto de 80 metros de altura. Na base tem um lago onde o nado é permitido – em dias de verão, é um presente bem vindo.

chapada-dos-veadeiros-pode-ser-uma-opcao-para-viagem-a-dois
Salto do Rio Preto – Por L’Astorina (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Para chegar a Cachoeira do Rio Preto, com 120 metros de altura, é preciso tomar fôlego e coragem para encarar a subida, mas vista é recompensadora.

Cânion 2 e Cariocas – Com 45 minutos de caminhada, atravessando alguns riachos, chega-se ao Cânion 2 que é um estreitamento do Rio Preto, onde forma uma cachoeira belíssima. Partindo Dalí, a próxima parada é a Cachoeira das Cariocas onde é possível nadar, curtir duchas variadas e hidromassagem naturais.

Cânion 1: Tem belos paredões de pedra e geralmente, entre os meses de maio a outubro forma lindas piscinas naturais.

Passeios fora do Parque

chapada-dos-veadeiros-pode-ser-uma-opcao-para-viagem-a-dois
Cachoeira das Cariocas – Por Lucia Carvalho Horta (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined

Rio dos Couros: Nasce perto de Alto Paraíso, passa pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e deságua em Tocantins. Alguns quilômetros a oeste da GO-118, o rio despensa de repente numa ampla cachoeira. Forma ilhas, prainhas e logo depois cai noutra e depois em mais outra, já dentro do cânion, tendo um paredão como margem esquerda.

São as Cataratas do Couro, perigosas, principalmente na época das águas, quando estão cheias e as águas podem ser traiçoeiras. Para se chegar, há duas opções: a pé, a partir de Alto Paraíso durante várias horas, ou de carro resistente, primeiro por uns 15km de asfalto ao sul de Alto Paraíso pela GO-118, virando à direta em estrada de terra de fazendas. São cerca de 34km de estrada de terra, onde os últimos 3 exigem tração nas 4 rodas, principalmente na época da chuva.

Cachoeira Santa Bárbara: Fica na cidade de Cavalcante, há 90km de distância de Alto Paraíso e ainda é preciso percorrer mais 27km de estrada de terra até chegar ao Sítio Histórico Kalunga do Engenho II, e mais 5km de caminhada até chgear à Cachoeira.

Vale da Lua – Acesso pela estrada principal, fica ha 6 km antes de chegar à Vila de São Jorge. Possui formações rochosas inusitadas, cintilantes em noites de lua cheia.

Raizama – Também chamado de Espaço Infinito. Possui cachoeiras e também desafios para prática de rapel em seus paredões.

Águas Quentes – Dois poços de águas mornas. O lugar é bonito e pode ser visitado também à noite, embora não possua iluminação.

Esotéricos

Jardins de Maitréia: Dizem que é um lugar sagrado e que quando os satélites da NASA sobrevoaram um local, viram uma enorme placa de cristal no subsolo. Místicos dizem que a placa transfere energia para as pessoas.

chapada-dos-veadeiros-pode-ser-uma-opcao-para-viagem-a-dois
Vista do Jardim de Maytréia e ao fundo o Morro da Baleia – Por Lauro Sirgado (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Em 1980 houve um festival de Rock dentro do Parque Nacional, algumas pessoas ao avistarem o jardim visualizaram um templo e batizaram o local de Jardim de Maitréia.

Cachoeira Poço Encantado: Fica na Fazenda Rio de Pedra, dentro da Chapada. Há aproximadamente 52km de Alto Paraíso. Tem 38 metros de altura total e é dividida em duas cachoeiras menores: a primeira com 20 metros, e a de cima, com 18 metros a mais.

O poço tem 50 metros de diâmetro e forma uma enorme piscina natural. Segundo os antigos moradores, o local recebeu o nome de “Poço Encantado” porque havia um diamante no fundo do poço que se movia durante a lua cheia formando um imenso clarão.

Como chegar a Chapada dos Veadeiros?

O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o de Brasília, ali mesmo você pode alugar um carro para seguir até o destino final. (Para passeios de aventura, o mais recomendado são as pick ups com tração nas quatro rodas, mas pode optar por um carro menor, alguns guias dispõem desses veículos. Informe-se antes).

Partindo da capital federal, que está a cerca de 250 km de Alto Paraíso, o pegue a BR 020, em direção a Formosa (GO). Após a cidade de Planaltina, preste atenção ao trevo que indica a GO 118, rodovia que leva a Alto Paraíso.

De lá, pegue a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul e percorra 38 km até o Povoado de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment