Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo, é um destino muito procurado por casais, famílias e aventureiros. Há cerca de 34 praias, 300 quedas d’água e trilhas para todos os gostos e graus de dificuldade. Além das praias e trilhas, Ilhabela oferece uma grande variedade de passeios para os turistas. São opções de extrema diversão com paisagens deslumbrantes.

Confira abaixo algumas ideias para você se divertir e comece a planejar sua viagem para Ilhabela!

Mergulho

Ilhabela: Diversas atrações num só lugar

Ilhabela é um dos principais pontos de mergulho do Brasil, pois possui no sul da ilha diversos navios naufragados e uma grande variedade de fauna marinha. A ilha conta com empresas que ministram cursos, alugam equipamentos e organizam excursões ao redor da ilha. Uma ótima opção para o mergulho é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, a dois quilômetros da balsa, ao Sul.

O mergulho promete uma variedade de peixes enorme, de todos os tamanhos imagináveis. As rochas do fundo do mar são “forradas” por esponjas marinhas, anêmonas do mar, corais, estrelas do mar e uma infinidade de outras espécies multicoloridas. É simplesmente incrível!

Outro atração especial do Santuário é a estátua de Netuno, o Rei dos Mares, que está a sete metros de profundidade. Um pequeno recife artificial, próximo a estátua e a área rochosa da extremidade sudoeste da Ilha das Cabras, também merecem destaque neste cenário marinho.

Mountain bike

ilhabela-diversas-atracoes-um-so-lugar
Ilhabela – Por Marília Almeida – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

A ilha apresenta as condições perfeitas para prática de mountain bike. Não é por menos que os moradores locais utilizam a bicicleta como principal meio de locomoção nos arredores. As trilhas e estradas de terra acessam as praias e garantem o cenário ideal para quem tem espírito aventureiro.

Um local para pedalar que não requer muito esforço é a estrada à beira-mar, toda asfaltada, localiza-se ao sul da ilha. Já para quem deseja um pouco mais de emoção, a dica é ir para as estradas de terra. Há opções suaves como a estrada que liga a Praia do Sino a Praia do Jabaquara. São oito quilômetros de subidas e descidas, entre montanha e a vista para o mar, passando também pela Praia de Pacuíba. Para quem está em busca de desafios mais intensos, a sugestão é a Estrada de Castelhanos, que leva à praia do mesmo nome. Saindo do nível do mar até mais de 800 metros de altitude e retornando com trecho de descida, até a praia.

Se você estiver preparado para vencer os limites físicos, há uma opção ainda mais radical: a Trilha do Bonete. A trilha de 15 quilômetros é cheia de buracos, pedras e lama. Por isso, em alguns momentos é impossível pedalar e a bike precisa ser carregada, no melhor estilo ciclocross. Durante o trajeto desafiador, o visual da Mata Atlântica intocada anima qualquer esportista disposto a encarar essa aventura.

Off-road

Ilhabela – Por Eric STEFFEN – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Ilhabela oferece condições meteorológicas e estruturais que atraem praticantes do off-road (4×4) do mundo todo, que vão até lá em busca de trilhas recheadas de desafios e paisagens de tirar o fôlego. A ilha é famosa por sediar competições, passeios e eventos do Jeep Clube do Brasil, onde os participantes recebem pistas que levam a um tesouro escondido em uma das praias do percurso.

Para quem quer praticar o esporte, a dica é ir para Estrada dos Castelhanos. São 22 quilômetros de desafios para os jipeiros, com subida que dai do nível do mar e chega até 800 metros de altitude. Quer encarar o desafio?

Pesca esportiva

Ilhabela: Diversas atrações num só lugar

Considerada um dos principais centros pesqueiros do Brasil, Ilhabela sedia importantes competições do segmento de pesca esportiva, como o famoso Torneio de Pesca Oceânica.

Em Ilhabela é possível encontrar diversas espécies de peixes como o Marlin azul, Marlin branco, Bonito, Anchova, Garoupa, Robalo e Xaréu. À noite, pescadores se reúnem no centro da Vila para pescar o lendário Peixe espada, abundante naquela região. Durante o dia, é comum ver pescadores também do lado oeste da ilha.

Se você estiver pronto para mais esta atração da ilha, procure as lojas especializadas que vendem varas e todos os acessórios necessários para a pesca. É diversão garantida!

Passear na vila

Ilhabela: Diversas atrações num só lugar

Não deixe fora do roteiro um passeio pelo centro da ilha, que possui lojinhas bem características, misturando a cultura tradicional com lojas mais sofisticadas. O movimento da ilha é concentrado no centro, principalmente a noite. Por lá você encontrará os restaurantes, pizzarias, sorveterias, lojas de roupas e artesanato local. O embarque e desembarque dos turistas também acontece ali. É passeio “obrigatório”.

Ilhabela tem tudo que os viajantes procuram num roteiro de viagem, seja sossego com belas paisagens e praias ou passeios de aventura, que exigem bastante do preparo físico de cada um. É ideal para ir sozinho, com amigos ou família.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment