Não que seja possível cansar-se das belíssimas praias do litoral de Santa Catarina, mas uma boa opção de passeio pelo estado podem ser as cidades do interior de Santa Catarina, onde a arquitetura e as tradições dos colonizadores se mantêm até hoje, criando um rico espetáculo de sabores e dialetos. Para que a sua viagem fique completa, sugerimos que alugue um carro para retirar em Blumenau-SC. Em seguida, prepare-se para um final de semana delicioso, regado a muitas paisagens belas, comidas requintadas e muita diversão.

Timbó

Viagem de carro pelo interior de Santa Catarina
Timbó – Por Bessem Hamud – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Timbó é uma cidade localizada a 184 quilômetros de Florianópolis e a apenas 30 minutos, de Blumenau, seguindo pela BR-470. Por ser herança da colonização italiana e alemã, oferece delicias que vão do vinho a cerveja. Em seu passeio por Timbó não deixe de conhecer o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, um local que abriga restaurante, museu ambientando com móveis e outros artefatos que retratam o modo de vida dos imigrantes da região, além de algumas construções históricas e o mirante sobre a represa do Rio Benedito.

Para quem gosta de natureza uma boa pedida é visitar o Jardim Botânico. Para quem gosta de passeios mais tranquilos, por lá se encontram algumas churrasqueiras e quiosques, disponíveis ao público que gosta do tradicional churrasquinho ou um belo piquenique. Além, é claro, de poder desfrutar de muita flora, um lago e trilhas ecológicas. Para os mais aventureiros a melhor opção é o Morro Azul, o ponto mais alto da cidade (é possível ir até lá de carro) está situado a 18 km do centro, em uma rota cheia de construções seculares que entretém os viajantes por boa parte do trajeto.

Pomerode

Viagem de carro pelo interior de Santa Catarina
Portal de Pomerode – Por Marinelson Almeida – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é uma cidade tradicionalista, na qual ainda é possível escutar dialetos alemães e ficar maravilhado com as casinhas estilo enxaimel, tão tradicionais do norte da Alemanha. Em seu roteiro por Pomerode adicione no seu caminho o bairro Testo Alto, onde se concentra o maior número de construções em estilo enxaimel. São cerca de 50 delas, dispostas em 16 km. Aqui, vale uma parada num restaurante para comer o tradicional marreco recheado e, claro, uma passadinha nas confeitarias da cidade. Provar os doces da região é “obrigação” para os turistas que vão até lá.

Em sua visita aproveite também para comprar peças de porcelana e utilitários de madeira, e se você é fã de compras mesmo, saiba que além da beleza cultural, Pomerode também é um dos polos têxteis mais fortes de Santa Catarina (compras em dobro ao seu roteiro!). Outro passeio muito legal para fazer em Pomerode é visitar o Zoo local, o maior de Santa Catarina e um dos mais antigos do país, ele conta com mais de 1200 animais.

Indaial

Viagem de carro pelo interior de Santa Catarina
Parque Nacional da Serra do Itajaí – Por Cristian Janke – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Indaial está localizada a 30 km de Blumenau e, assim como Pomerode e Timbó, a cidade também foi colonizada por imigrantes italianos e alemães. As casinhas de enxaimel e as construções seculares de tijolos a vista disputam a atenção do turista com a natureza exuberante do município. No centro, de ruas largas e limpas, aproveite para visitar o Museu Ferroviário, a Fundação Cultural e a Ponte dos Arcos, construída em 1926 pela qual, atualmente, só passam carros de passeio. Em direção à zona rural da cidade, aprecie as construções históricas e aproveite para usufruir de produtos coloniais de 1ª qualidade.

Rodeio

Viagem de carro pelo interior de Santa Catarina
A cascata denominada “o Salto”;, na Valenova é uma das belezas naturais mais apreciada pela população de Rodeio e pelos visitantes Imagem: http://rodeio.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/1874

A 185 km saindo de Florianópolis, ou apenas 41 km de Blumenau, encontra-se um pequeno paraíso chamado Rodeio. Seguindo o exemplo de Pomerode, Rodeio pode ser chamada de “cidade mais italiana do Brasil” – o município foi fundado por imigrantes italianos vindos do norte, região de Tirol Trentino, em 1875. Como legado dessa colonização está o dialeto trentino, a culinária e manifestações culturais como a festa La Sagra, que acontece no mês de setembro, e a Festa do Vinho, no mês de julho.

Os passeios mais recomendados na cidade estão ligados à natureza, até mesmo porque Rodeio encontra-se em meio a montes e colinas, o que propicia a vegetação rica e o grande número de cachoeiras. A começar pelas Serras, vale a visita ao Caminho das Hortênsias, localizado no morro do Ipiranga e, claro, um passeio na Serra do Mar, onde o ponto culminante é o Pico de Serra Leoa com aproximadamente 945 metros de altitude. Ainda falando em natureza, outra opção é o Parque Municipal Pietro Vota e a famosa cascata “O Salto”, com uma queda d’água de 80 metros.

Em relação aos monumentos históricos, além dos casarios espalhados pela cidade que foram construídos na primeira parte do século XX pelos italianos, encontram-se no bairro Ipiranga, o Cristo e o Heremitério Bem-Aventurado Egídio de Assis, um retiro de padres construído em pedra no estilo medieval. No bairro Glória outra grande atração, a Capela do Glória, uma igreja de tijolos de barro e no centro está a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, inaugurada pelos imigrantes em 1899, a igreja tem estilo gótico-romano.

Em seu passeio pela cidade não se esqueça de comprar queijos, vinhos e aproveitar a presença da indústria têxtil na região.

Agora que você já tem as dicas para um final de semana diferente em Santa Catarina é só escolher o destino e cair na estrada!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment