Cansado do frio? Então que tal aproveitar as belíssimas praias do nordeste brasileiro? Por lá, você terá a certeza de dias quentes e cenários encantadores. Para quem gostou da ideia, o Rentcars.com ajuda na escolha do destino e apresenta as principais atrações num Roteiro pelas praias de Maceió – Litoral Sul (essas maravilhas são só a primeira parte)!

Portanto, acompanhe as dicas especiais, alugue o carro, prepare as malas e boa viagem!!

Maceió: Praia da Pajuçara e Ponta Verde

Praias de Maceió - Litoral Sul
Farol da Praia de Ponta Verde – Por Tissiana Sousa – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

A praia de Pajuçara fica na região central de Maceió. É muito bonita e tem uma ótima infraestrutura hoteleira, além de barracas e quiosques nos quais é possível apreciar frutos do mar, água de coco e tudo mais que as férias merecidas tem a oferecer de melhor. Uma das atrações mais famosas de Pajuçara é a visita às piscinas naturais que se formam na maré-baixa. Antigamente, estas piscinas costumavam ter águas muito claras, o que fez a fama local. Atualmente, atração mais procurada pelos turistas do mundo todo que vão até lá, são as jangadas, que continuam sendo muito legais e charmosas. Você até pode curtir a paisagem, alimentar os peixinhos e divertir-se muito. Apesar da água já não ser mais tão cristalina, irá te impressionar, tamanha beleza da região. Para este passeio, uma dica bem importante: Lembre-se,  de programar essa atração para os períodos de maré-baixa, quando é possível admirar cada detalhe desse passeio memorável. Custa aproximadamente R$25,00.

Roteiro Praias de Maceió - Litoral Sul
Praia de Pajuçara – Por Ana Paula Hirama – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

A Praia da Ponta Verde encontra-se a uns 10 minutos de caminhada da Praia de Pajuçara e é ainda mais encantadora. Nesse trecho, a natureza parece estar mais conservada e o sol demora mais para fazer sombra. A infraestrutura é igualmente boa entre os quiosques, assim petiscos frescos e a cervejinha gelada estão garantidos.

Existem duas barracas bem famosas na região destas duas praias, são elas Lopana e Kanoa. Ambas constituem o ponto mais badalado da praia e na alta temporada funcionam até de noite. Outra dica importante: Por serem praias muito urbanas, durante os meses de chuva, Pajuçara e Ponta Verde podem ficar inapropriadas para banho. Lembre-se sempre de consultar o relatório de balneabilidade antes de se aventurar por estas areias.

Praias na região metropolitana – Litoral Sul

Praia do Saco e Praia do Francês

Roteiro Maceió - Praias do Litorlal Sul
Praia do Francês – Maceió – Por Daniele Gidsicki – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

A Praia do Saco é a primeira praia do litoral sul de Maceió. Ela tem faixa de areia estreita e a maioria dos quiosques só funcionam no final de semana ou alta temporada. Por isso, é melhor levar algo para beliscar enquanto estiver por lá, assim como água mineral para hidratar e refrescar do forte calor. Aqui, nada de cerveja, afinal é preciso dirigir por uns 15 km até chegar nessa praia e o caminho não é muito sinalizado, mas é bem simples: Siga pela AL-101, sentido sul, e na altura de Massagueira vire para a esquerda. Existem muitas casas de veraneio por aqui, algumas ficam muito perto do mar, dessa forma, para aproveitar melhor as águas mornas da Praia do Saco, o ideal é ficar na parte mais a esquerda. O lugar é sossegado e muito bonito. Aqui, vale a pena preparar a máquina fotográfica e tirar muitas fotos.

A Praia do Francês fica logo em seguida. Seguindo pela AL-101, são 20 km de Maceió. O Francês é um local famoso que atraí turistas e os moradores locais para suas areias e praia ensolarada. Do lado direito estão às famílias que levam as crianças tomar banho na água calma. É desse lado também que ficam a maior parte das barracas. Já do lado esquerdo, o mar é mais bravo pela falta dos recifes de corais. Indicado para o pessoal que curte pegar umas ondas, surfistas de todas as partes vão até lá aproveitar toda beleza da região e o mar ideal para boas ondas e manobras.

Município de Barra de São Miguel

praias-de-maceio-e-litoral-sul4-973x617-custom
Barra de São Miguel Por Yuri Cedrim Lessa (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

A Barra de São Miguel é um município próximo a Maceió, distante apenas 33 km. A região é conhecida pela beleza de suas praias, que misturam águas cristalinas com areias brancas e ilhas de mangue, num contraste incrível, digno de obras de arte. Outro grande atrativo da região é o agito que rola por lá nas épocas de festa, passando por São João (Festa Junina) e o Carnaval a nível nacional, Emancipação e Padroeira Santana a nível local. Tem também os eventos desportivos, como o Nordestino de surf. Ou seja, curtição é o que não falta nesse roteiro especial.

A Praia da Barra é a mais tradicional, inclusive, leva o mesmo nome. A fama vem dos recifes que formam piscinas naturais e proporcionam um banho de mar calmo e extremamente relaxante. Em relação à estrutura: Há diversos quiosques a apenas alguns passos de distância da praia. Se você marcar sua viagem para janeiro, poderá aproveitar a praça de alimentação que funciona exclusivamente neste período do ano. O espaço fica à beira do rio Niquim e chama-se Vila Niquim.

Outra praia paradisíaca do município de Barra de São Miguel é a Praia do Gunga. É fácil afirmar que esta é uma das praias mais bonitas do litoral alagoano. O Gunga faz parte de uma área privada e está a 37 km de Maceió (o caminho até lá é bastante rústico). É possível entrar gratuitamente pela fazenda de coqueirais, e de cara, se deparar com uma das paisagens mais belas que você verá em sua vida: Mar verde e cristalino, areias brancas e os coqueirais, tudo isso em um pontal, de um lado banhado pelo oceano e do outro, banhado pelas águas calmas da Lagoa do Roteiro. Este lado da praia também tem barraquinhas para você petiscar e bebericar. Já na extremidade direita da praia, o convite é para um passeio pelas imponentes e belíssimas falésias.

Gostou? Apresentamos para você um pouquinho da região central de Maceió e mais um pouquinho do litoral Sul, logo mais tem o igualmente lindo litoral Norte e suas surpresas.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment