Na semana passada contamos para você um pouco sobre as Praias de Maceió e também das praias que se localizam no litoral sul da região metropolitana da capital alagoana. Para completar nosso mini guia de dias ensolarados e paisagens paradisíacas, contamos hoje para você o que tem de melhor na Praias da região metropolitana de Maceió – Litoral Norte. Rumo a praias ainda mais belas!

Guaxuma

praias-da-regiao-metropolitana-maceio-litoral-norte
Guaxuma – Por Tissiana Sousa, Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Guaxuma é a primeira praia do litoral norte (12 km do centro de Maceió), preferida pelos surfistas devido as fortes ondas, também merece sua visita. As águas são esverdeadas e também muito limpas, os coqueiros fazem sombra nas rústicas cabanas e você pode aproveitar para petiscar e se refrescar (bem no estilo daquela história de sombra e água fresca!). O quiosque mais famoso se chama Bar Brasil, oferece uma pequena área recreativa para as crianças e redes para relaxamento, ao entardecer torna-se o ponto de encontro da “galera” que pretende ficar na praia até tarde da noite para aproveitar o máximo dessa verdadeira beleza paradisíaca.

Maragogi (município e praia)

praias-da-regiao-metropolitana-de-maceio-litoral-norte
Maragogi – Por Rosanetur – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

O “Caribe Nordestino“, como é conhecido, é a pérola da região metropolitana norte. Maragogi é um destino que fascina qualquer um, desde os mais jovens, até os mais experientes. O município localiza-se a 125 km da capital e, definitivamente, não é recomendado um bate e volta. O lugar é muito bonito e deve ser visitado sem pressa alguma.  Além do mais, você deve aproveitar para provar as delicias da região, como: bolo de goma, caipirinha de frutas típicas e pratos a base de frutos do mar, com muito camarão e peixes, tudo fresquinho.

Maragogi tem uma excelente estrutura turística, é fácil encontrar hotéis, pousadas e restaurantes. Para facilitar, procure hospedar-se próximo a região do centrinho de Maragogi, os principais restaurantes encontram-se na rua principal ou próximos a rodovia que leva ao município.

Claro, como o assunto é praia, esteja preparado para se apaixonar: as águas de Maragogi são tranquilas, morninhas e muito claras (cristalinas), com areia branquinha. Esse contraste de cores é o que dá um charme todo especial aos visitantes. Outra característica marcante são os densos coqueirais que dão uma sensação de tranquilidade ao horizonte praiano. Outra atração da bela Maragogi são as galés, piscinas que se formam na maré baixa a uma distância de 6 km da costa e permitem que você mergulhe em uma água límpida e cristalina, acompanhada de muitos peixinhos que colorem as águas. Para chegar até os arrecifes, procure dicas de embarcações onde você estiver hospedado.

Praia de Barra Grande, Burgalhau e São Bento

praias-da-regiao-metropolitana-maceio-litoral-norte4-970x733-custom
Praia de São Bento – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Os 22 km de litoral de Maragogi ainda guardam outras surpresas, como é o caso de Barra Grande, uma praia cujo cenário é disputado pela antiga vila de pescadores e algumas casas de veraneio. Como não podia ser diferente, o mar por aqui é também é calmo, excelente para uma tarde na praia regado a muito banho de mar. Outra praia que segue o mesmo padrão de calmaria e beleza é Peroba,  última praia do litoral norte alagoano, famosa pelas piscinas naturais formadas durante a maré baixa, com águas mornas e cristalinas, bastante indicada para quem quer fazer mergulho ou apenas descansar.

Outra praia encantadora é Burgalhau, pouco frequentada e a apenas 4 km da Vila de Maragogi, acomoda um notável trecho da barreira de corais e fica logo após o Rio dos Paus, uma área de Mangue. Seu cenário é ideal para quem busca tranquilidade e silêncio. Vale uma caminhada pela sua extensão e uma visitinha às poucas barracas da orla. Você será sempre muito bem atendido.

Outra visita indispensável em Maragogi é a Vila de São Bento (menos de 5 km do centrinho de Maragogi), mais uma vila de pescadores em meio a um cenário bucólico, no qual você passaria horas e até mesmo dias, admirando a paisagem da região. Como o mar não trás muitas ondas para a praia, ela se torna ideal para quem está com crianças. É por aqui também que se pode comer o famoso bolo de goma, receita holandesa artesanal, que virou tradição do local. Se você gosta de história, vale um passeio pelas ruínas do mosteiro jesuíta. Informe-se com os moradores locais como chegar até lá e divirta-se.

Barra de Santo Antônio

praias-da-regiao-metropolitana-de-maceio-litoral-norte
Por Cícero R. C. Omena (Jangadeiros) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], undefined

Outro município com praias de beleza exótica, mas desta vez, pouco exploradas é Barra de Santo Antônio, a região de colonização holandesa conta com ruínas do período colonial e um rio ladeado por manguezais, no entanto, a maior parte dos turistas vai a Santo Antônio para conhecer três praias,  a Ilha de Crôa (antigamente só era possível chegar a Crôa através de embarcações, mas desde 2010 existe uma ponte que une as duas partes), Carro Quebrado e Tabuba. Neste caso, difícil dizer qual é mais bonita.

A Ilha de Crôa é cercada pelas águas do mar, do Rio Santo Antônio Grande e da lagoa. O visual é surpreendente e os coqueirais também estão por toda sua extensão. Além de águas deliciosas para um banho de mar, esportes náuticos e pesca também têm vez no local. As pessoas aproveitam a faixa de areia para jogar bola, fazer caminhada e andar de bicicleta. Antes de se dirigir as outras praias da Ilha, dê uma paradinha nos restaurantes, você não vai se arrepender! A culinária típica, como não podia ser diferente, é a base de peixes e frutos do mar, tudo tão fresquinho que o sabor chega a ser especial.

Da Ilha de Crôa é possível avistar o paredão avermelhado da Praia de Carro Quebrado, mas não se engane, chegar até essa belezinha não é nada fácil, apesar é claro, de não ser impossível. Talvez você se perca um pouquinho, afinal não há nenhuma sinalização que te leva até lá e justamente por isso, muitos moradores se oferecem para guiar os turistas a um custo aproximado de R$30,00, assim, você pode dirigir até lá ou caminhar, ambos por uma estrada de terra ladeada por canaviais que são verdadeiras armadilhas para quem não conhece o local. A Praia é tão ou mais fenomenal que as outras já citadas neste post, o diferencial aqui são as falésias, com paredão avermelhado, que é uma obra prima da natureza. Caminhe por toda a extensão desta praia e explore cada centímetro, aproveite o dia todo por lá e lembre-se de levar um lanchinho, pois há poucas barracas no local, já que estamos falando de uma área de preservação ambiental e de certa forma, “secreta”.

A última praia do nosso guia é Tabuba, um lugar onde o sossego é rei, pelo menos nos dias de semana. Aqui, é tudo bem organizadinho e apesar de pouco explorada, você encontra restaurantes para fazer suas refeições e comprar bebidas. O litoral de Tabuba é lindo e o diferencial fica por conta do encontro do rio com o mar, lembrando que este rio é acompanhado pelo mangue. Sendo assim, as areias mais próximas ao rio, são mais grossas, enquanto que as próximas ao mar, são finas e mais fofas. Como as águas são mornas e calmas, Tabuba é ideal para se divertir e explorar com as crianças.

Agora que você já conhece as opções, é só alugar um carro em Maceió e seguir o roteiro sugerido. Temos certeza que a viagem será memorável! Claro, vale ressaltar que existe ainda um infinito de praias no litoral alagoano e mesmo na região metropolitana de Maceió, que podem e devem ser exploradas na sua estadia pela região. O Brasil é beleza que não acaba nunca!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment