Vai viajar nas férias de janeiro e ainda não sabe para onde? Fizemos uma lista especial para você se decidir com opções para quem gosta de praia, aventura e tranquilidade. 

Se tem uma palavra que combina com o mês de Janeiro é a palavra é férias. É justamente no começo do ano que muitas pessoas aliviam o estresse do dia a dia corrido para desfrutar as merecidas e esperadas férias. Esse é o período do ano mais procurado pelos turistas para a realização daquela viagem dos sonhos, tanto com a família ou amigos.

Com a chegada do Verão, o recebimento do 13º salário e a programação das férias anuais, essa prática é bastante comum entre os brasileiros, que contam com a vantagem de poder curtir inúmeros roteiros de viagem especiais para serem explorados aqui mesmo, no Brasil. Na praia, na serra ou no interior, as possibilidades nunca acabam e, por isso, elegemos hoje os top 5 destinos brasileiros para as férias de verão. Então, é só anotar as dicas, alugar um carro e cair na estrada. Olha só!

5 destinos para as férias de janeiro!

1. Praias de Santa Catarina

Ponte que leva à praia em Governador Celso Ramos, Santa Catarina
Governador Celso Ramos, em Santa Catarina

Nossa sugestão começa pelo sul do país, mais especificamente no estado de Santa Catarina, onde ficam algumas das praias mais badaladas e bonitas do Brasil. Em Florianópolis, uma das mais famosas do país, é preciso destacar as praias de Campeche e Jurerê. Porém, de tão belo, o estado de Santa Catarina pode ser explorado por completo, caso haja tempo sobrando.

Uma das cidades mais procuradas pelos turistas é Bombinhas, onde as águas cristalinas cercadas por pedras garantem oportunidades únicas para mergulho esportivo. Para os viajantes que preferem se refugiar em cenários desérticos, tem a opção de seguir até São Francisco do Sul. Alguns trechos litorâneos da cidade são completamente desprovidos de infraestrutura, o que garante um aspecto selvagem às suas praias. A dica é levar cestas recheadas de guloseimas e água, sem deixar de lado um kit de sobrevivência para um dia de sol: muito protetor solar, óculos escuros e toalha.

Para os mais baladeiros, o destino certo é Balneário Camboriú. Lá, acontecem as melhores festas eletrônicas do país e, por isso, o que não faltam são clubes, casas noturnas e bares. Democrática, a cidade tem praias bem tranquilas também, onde é possível passar momentos agradáveis com a família.

O litoral de Santa Catarina tem opções para todos os gostos e estilos, agradando muito qualquer tipo de turista. Por isso, é um dos destinos imperdíveis para se conhecer também em janeiro.

2. Região Serrana de São Paulo

Top 5 destinos do brasil para curtir as férias de Janeiro
Campos do Jordão – Por lubasi – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

O interior de São Paulo abriga surpresas inesquecíveis para uma bela viagem. Um dos lugares mais charmosos e atraentes da região é a cidade de Campos de Jordão, muito procurada pelos turistas durante o inverno, graças ao clima tipicamente europeu, que toma conta das casas e ruas. O charme invernal, porém, não perde em nada para o verão agradável do destino.

Suas construções de arquitetura inspirada nos Alpes suíços ficam ainda mais bonitas com o colorido das flores, tornando o clima e ambiente, propícios para caminhadas. Os casarões, palácios e palacetes antigos são as principais atrações turísticas, dividindo espaço com os restaurantes, cervejarias e fábricas de chocolate.

Ainda na região serrana de São Paulo, fica o circuito das águas, formado por cidades como Águas de Lindóia, Amparo e Pedreira. Todas estas localidades exploram as paisagens naturais para garantir diferentes opções aos adeptos do ecoturismo, oferecendo ainda rotas de águas termais com fins terapêuticos. Famílias, grupo de amigos e casais encontram excelentes opções turísticas no Circuito das Águas.

3. Cidades Históricas de Minas Gerais

Igreja Matriz de Santa Efigênia e o Pico do Itacolomi em Ouro Preto, Minas Gerais Por Halley Pacheco de Oliveira (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined
Igreja Matriz de Santa Efigênia e o Pico do Itacolomi em Ouro Preto, Minas Gerais Por Halley Pacheco de Oliveira (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0],

Mesclando passeios históricos e culturais, algumas cidades mineiras são os destinos perfeitos para quem quer aproveitar o mês de Janeiro para enriquecer sua bagagem cultural. Neste roteiro, destacam-se lugares como Ouro Preto e São João Del Rei. As ladeiras e ruelas antigas, emolduradas por casarões antigos são motivos perfeitos para passeios durante o dia. À noite, os bares, restaurantes e botecos tipicamente mineiros são convites irrecusáveis para saborear as delícias gastronômicas de Minas Gerais.

Para conhecer e levar para casa um pedacinho de Minas, nada melhor que visitar as lojas e feiras de artesanato de Ouro Preto-MG. Os artistas comercializam seus trabalhos em exposições e locais de venda, encantando turistas com tanto talento e criatividade.

Por Morio (photo taken by Morio) [GFDL undefined CC-BY-SA-3.0], undefined
Por Morio (photo taken by Morio) [GFDL undefined CC-BY-SA-3.0], undefined

Vale lembrar que o roteiro entre as cidades históricas de Minas Gerais está dividido por regiões, sendo elas das artes, das manifestações, das riquezas, das tradições e das histórias. Cada região é formada por várias cidades onde os visitantes podem conhecer diferentes e importantes aspectos históricos e culturais que ajudaram a construir o estado mineiro e que fazem parte da história do nosso país.

4. Chapada Diamantina na Bahia

By CleideIsabel2 (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
By CleideIsabel2 (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Um verdadeiro tesouro para os apaixonados por ecoturismo, a Chapada Diamantina fica no coração da Bahia. Incansável e fascinante, a região formada por cânions, cachoeiras, rios e cavernas, sempre reserva uma nova surpresa, mesmo para os turistas que já tentaram explorar todas as suas belezas.

Grutas de águas cristalinas By Valnei Nunes (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Grutas de águas cristalinas By Valnei Nunes (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

As caminhadas entre os belos cenários são as atividades mais praticadas pelos visitantes, que podem ainda mergulhar em alguns dos seus diversos rios, escalar as formações rochosas e desbravar grutas e cavernas que ainda preservam a aparência de intocadas pelo homem. A dica é contratar um guia turístico em Lençóis, cidade que serve como porta de entrada para as maravilhas da Chapada Diamantina.

5. Pantanal no Mato Grosso

Braço do rio Paraguai que passa em Cáceres, Mato Grosso. Por Leandro Souza (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined
Braço do rio Paraguai que passa em Cáceres, Mato Grosso. Por Leandro Souza (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

O principal objetivo dos visitantes que chegam ao Pantanal do Mato Grosso é fugir de passeios turísticos óbvios e se aventurar em meio às belas paisagens da região. As possibilidades incluem hospedagem em fazendas responsáveis por uma programação bem movimentada e travessias entre as estradas que cortam o estado, pela Transpantaneira, no norte do Mato Grosso, e a Estrada-Parque, no sul do estado.

O grande destaque, porém, fica por conta dos safáris fotográficos, que permitem um contato mais íntimo com os animais que vivem no pantanal, como jacaré e diferentes tipos de aves. Outra boa opção é passear de barco para explorar o cenário dominado pelo verde.

Caia na estrada, Janeiro está logo aí. Essa é a hora de programar uma viagem incrível e aproveitar o primeiro mês do ano para conhecer as maravilhas do nosso país. Qual será a sua próxima parada?



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment