29.jan.2014 | Silvia Cardoso | Roteiros na região Nordeste do Brasil

Salvador e arredores – Roteiro de viagem

Uma viagem a Salvador é, por si só, gratificante e enriquecedora. No entanto, se for possível prolongar a estadia e dedicar alguns dias para conhecer as maravilhas encontradas nos arredores da capital baiana, a experiência pode ficar ainda mais completa. A dica de hoje, portanto, é alugar um carro e se programar para explorar o Roteiro entre Salvador e arredores, contemplando as belezas das cidades que fazem parte da região metropolitana de Salvador. Aceita a proposta? Então, acompanhe as nossas dicas, arrume as malas e faça ótima viagem!

Salvador

Roteiro entre Salvador e Arredores

Elevador Lacerda

Nossa primeira parada é em Salvador. O destino que serve de porta de entrada principal para a Bahia é também um dos mais ricos em atrações turísticas e culturais. Uma vez na cidade, fica impossível o visitante se cansar de andar entre ruas e ladeiras, cercadas por casarões, museus, memoriais, igrejas, bares, restaurantes e mercados responsáveis por um roteiro único e inesquecível.

Para comprovar o que estamos falando, o Pelourinho parece abraçar o turista, municiando de informações e novidades que dizem respeito à história e à cultura baiana. Mais apaixonante que isso, impossível. A região abriga centenas de casas dos séculos 17 e 18. O número pode ultrapassar a soma de 800, o que significa que percorrer suas ruas é uma verdadeira aula de história, com foco na arquitetura de diferentes épocas e estilo. Para conhecer toda essa preciosidade, a dica é contar com a ajuda de um guia, encarregado de contar como se desenvolveu a colonização da primeira capital do país.

Roteiro entre Slavador e Arredores

O colorido dos casarios no Pelourinho dão um charme especial à paisagem

Saindo um pouco das paisagens pintadas pelo colorido das construções históricas, o visitante se depara com as paisagens de beleza sem igual, responsáveis por acentuar a beleza de Salvador. Seus 50 quilômetros de costa são banhados por águas e ondas convidativas, seja para banho ou mergulho. Nas profundezas de suas praias, os mergulhadores entram em contato com a rica fauna e flora marinha da região, podendo ainda chegar bem pertinho de navios naufragados – vale lembrar que a capital baiana tem o maior número de naufrágios registrados no Brasil.

Para conquistar de vez os apaixonados por natureza, a cidade conta ainda com várias reservas ecológicas, onde o verde e as diferentes espécies de animais fazem com que o turista se sinta distante de um lugar urbano e tomado pela modernidade, como é o caso de Salvador.

Lauro de Freitas

Roteiro ente Salvador e Arredores

Lauro de Freitas – BA – Por Marvin Kennedy, Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Do ladinho da capital do estado, nossa próxima parada fica a apenas 22 km de Salvador. A cidade de Lauro de Freitas atrai especialmente os que querem se aventurar e explorar os seus cenários praticando diferentes modalidades de ecoturismo.

O ponto de encontro para este público fica nos variados centros de preservação mantidos no destino. Os quatro parques ficam na Área de Proteção do Rio Joanes e permitem um contato mais intimista com o verde do cenário, que pode ser explorado também para a prática de vários esportes. O turismo de pesca também está cada vez mais forte na cidade. Nos rios Joanes e Rio Ipitanga, as águas tranquilas recebem as pequenas embarcações que levam os pescadores aos melhores pontos para pesca esportiva.

Chamando a atenção dos visitantes que têm interesse em conhecer diferentes culturas, a religiosidade é outra grande atração de Lauro de Freitas. O município é dono de uma das maiores convergências de terreiros de candomblé da Bahia, reunindo mais de 60 instituições cadastradas.

Para chegar até a cidade, é preciso seguir pelas avenidas Otávio Mangabeira, Dorival Caymmi ou Av. Luís Vianna Filho (Av. Paralela) até a rótula do Aeroporto, Km 0. Do começo da Estrada do Coco (BA-093) até Lauro de Freitas (Centro) são 3,5 km. O principal portão de entrada da Bahia, o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, fica exatamente na divisa entre as duas cidades.

Camaçari

Roteiro entre Salvador e arredores

Praia de Santo Antônio, em Diogo, Camaçari – BA – Por Samory Pereira Santos, Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Um pouco mais afastada, a exatos 41 km de Salvador, Camaçari faz parte da Costa dos Coqueiros e é um dos maiores centros econômicos da Bahia. Suas praias são as principais atrações, responsáveis pela beleza exuberante do lugar. Para manter as belas paisagens, existem várias unidades de conservação ambiental, que podem ser encontradas ao longo de todo o seu território.

roteiro-entre-salvador-e-arredores

vila de Arembepe – BA – Por Samory Pereira Santos, Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Seu grande trunfo, porém, está no fato de abrigar a vila de Arembepe. O local, conhecido no mundo todo graças às suas praias de águas mornas e tranquilas, é lar também da aldeia hippie mais famosa do país. A história conta que, durante a década de 70, o vilarejo foi um dos pontos de encontros mais procurados por artistas famosos, como Janis Joplin, Caetano Veloso e os integrantes da banda Novos Baianos. Hoje, a vila atrai pessoas interessadas em conhecer melhor o estilo de vida alternativo seguido entre a maioria de moradores.

Saindo de Salvador, a rota para chegar até Camaçari passa pela BA-099 (Linha Verde). Depois de passar por Lauro de Freitas, o caminho segue até o entroncamento que dá acesso a cidade.

São Francisco do Conde

Roteiro entre Salvador e arredores

São Francisco do Conde Ba. Vista da Ilha de Cajaíba. – Por Turismo Bahia, Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

A 66 km de Salvador, São Francisco do Conde revela todo o seu poder de atração antes mesmo de se chegar à cidade. Isso porque conforme o carro vai se aproximando ao destino, a paisagem ganha maiores proporções, deixando à vista a rara beleza, criada pelas cores das ilhas e manguezais que a cercam.

Dentre as ilhas, destaque para Ilha de Cajaíba e Ilha de Fontes. A primeira, conta com 8 km de extensão e a travessia de barco até lá dura cerca de dez minutos. A segunda, tem um charme especial com as ruínas de um engenho e as histórias contadas pelos moradores mais antigos. Para chegar lá, o caminho de barco percorre 5 km.

Ainda na cidade, o Centro Histórico deve ser parada obrigatória para qualquer turista. A região abriga verdadeiros tesouros que nos foram herdados do tempo do Brasil Colônia. Tudo isso pode ser percebido na arquitetura local, assim como nos hábitos dos nativos que passaram de geração em geração entre seus moradores. Também no roteiro cultural, os costumes que fizeram parte da história da cidade são recontados com as apresentações folclóricas, comuns nos palcos e praças de São Francisco do Conde.

Para sentir e conhecer a alma da cidade, a viagem é bem simples. Saindo de Salvador, basta seguir pela BR-324 e andar cerca de 60 km até chegar ao cruzamento com a BA-026. Deste ponto em diante, são mais 12 km até a BA-522 e mais 3 km até chegar a São Francisco do Conde.

Listamos hoje três cidades que fazem parte da região metropolitana de Salvador, mas as possibilidades não se encerram por aqui. Então, que tal alugar um carro e cair na estrada para explorar e descobrir as maravilhas que ficam nos arredores da capital baiana? Depois conte-nos a sua experiência de viagem por esta verdadeira maravilha do Brasil.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário