05.mar.2014 | Silvia Cardoso | Roteiros na Europa

Um tour entre os prédios históricos de Madrid

Capital e maior município da Espanha, Madrid é também uma das cidades mais antigas do país, atraindo turistas interessados em conhecer seus prédios históricos, dentre os quais se destacam palácios, praças e castelos que um dia vivenciaram os principais capítulos espanhóis e hoje servem e funcionam como paradas turísticas obrigatórias.

A arquitetura, a decoração interior e as histórias ali vividas são os principais atrativos destes lugares capazes de encantar até nos menores detalhes. Saiba o porquê com o post de hoje. Depois, é só marcar sua viagem, alugar um carro e se deixar levar pelas ruas centenárias de Madrid.

Praça da Independência

um-tour-entre-os-predios-historicos-de-madrid

Praça da independência – Por Pixabay – madrid-bentley-door-monument-830808/

No coração do centro histórico de Madrid fica um dos monumentos mais famosos da cidade. A Porta de Alcala já serviu como plano de fundo para inúmeras fotografias dos visitantes que se deixam ficar ali para admirar a construção do século 18. Em estilo neoclássico, o monumento foi erguido a pedido do rei Carlos III e funcionava como porta de entrada para a cidade.

O projeto foi assinado por Francisco Sabatini, que trabalhou ao lado de Roberto Michel e Francisco Gutiérrez, responsáveis pelas esculturas que adornam os arcos, dando o toque final que o trabalho arquitetônico precisava para ficar ainda mais bonito e marcante. O pequeno jardim em frente ao monumento cria uma pequena ilha em meio às ruas movimentadas de Madrid, acolhendo os turistas que podem conferir de perto todos os detalhes deste imponente monumento.

Praça Maior

um-tour-entre-os-predios-historicos-de-madrid

Praça Maior – Madrid

Talvez pela sua grandiosidade ou muito provável pela sua importância histórica e graças ainda à beleza incomparável formada pelo conjunto da obra, a Praça Maior é a mais disputada entre os turistas, tanto que é praticamente impossível encontrá-la vazia, a não ser durante o amanhecer, quando muitos fotógrafos aproveitam o momento para registrar os melhores cliques.

O quadrilátero cercado por prédios de três andares sobreviveu à passagem do tempo, mantendo sua estrutura original do século 17. No centro da praça, fica um dos monumentos mais famosos de Madrid: uma homenagem ao Rei Philip III.  O antigo monarca aparece montado em seu alazão. De bronze e projetada por Jean Boulogne e Pietro Tacca, a estátua foi erguida no ano de 1616 e desde então foi testemunha de incontáveis acontecimentos, desde os mais importantes aos mais anônimos.

Para manter imbatível seu forte potencial turístico, bares, restaurantes e diversas barraquinhas cercam o lugar, garantindo aos visitantes momentos de lazer e descanso entre uma parada e outra.

Palácio Real

um-tour-entre-os-predios-historicos-de-madrid

Palácio Real – Por Pixabay – madrid-royal-palace-spain-tourism-679174/

A algumas quadras da Praça Maior fica o Palácio Real. Com quase 300 anos de existência, a atual construção substituiu o palácio destruído durante um incêndio que durou três dias e aconteceu no natal de 1734.

Embora oficialmente seja a residência do Rei da Espanha, o local, atualmente, é usado apenas para eventos especiais, como almoços, recepções e entregas de prêmio, por exemplo. As visitas guiadas podem levar os turistas até as principais áreas do gigantesco palácio. A coleção de armaria e cavalaria exposta em um dos salões, a biblioteca real, os jardins, relógios e esculturas fascinam os turistas que, em um dia apenas, podem não conseguir conhecer todas as preciosidades do local.

Afinal, esta é a maior construção real de toda a Europa Ocidental, contando com 870 janelas e mais de 2 mil divisões, sendo que algumas destas não são abertas há anos.

Gran Via

um-tour-entre-os-predios-historicos-de-madrid

Gran Via – Por Pixabay – gran-vía-madrid-spain-city-centre-968932/

Para conhecer o coração de Madrid, como se fosse a Av. Paulista de São Paulo, desça do carro e percorra a Gran Via, uma das principais avenidas da capital espanhola. Cercada por prédios históricos, a via é a prova viva de que o destino soube acolher a modernidade, sem deixar de preservar as riquezas arquitetônicas do passado.

Nas construções seculares, lojas, restaurantes e bares receberam a acolhida certa e recepcionam os turistas ansiosos para sentir de verdade a alma e cultura espanholas. As possibilidades não se esgotam facilmente: o tour pode ser gastronômico ou destinado às compras. A decisão fica por conta do viajante. A única certeza é que ao passear pela Gran Via, um mundo de opções está ao alcance das mãos. É só aproveitar.

Templo de Debod

um-tour-entre-os-predios-historicos-de-madrid

Templo de Debod – Por Pixabay – temple-madrid-spain-landscape-968929/

Um dos últimos resquícios da arquitetura núbio-egípcia que pode ser contemplada fora do Egito, o Templo de Debod tem mais de 2 mil anos de existência. Construído no século VI a.C., o conjunto arquitetônico foi doado para a Espanha, no começo do século 20 e, antes de ser inaugurado, passou por algumas reformas até que, finalmente, foi inaugurado em 1972. A estrutura toda foi reerguida pedra por pedra, com a intenção de garantir toda a sua originalidade.

Hoje, o lugar é ponto de encontro para turistas e moradores que querem contemplar o pôr-do-sol mais bonito de Madrid e conhecer melhor a história do templo egípcio encontrado no centro da cidade.

Estes e outros prédios históricos podem ser encontrados na Velha Madrid. Basta percorrer o local durante alguns minutos para se ver diante dessas imponentes construções. O passo seguinte é estacionar o carro e se deixar levar por essas preciosidades.

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 comentários »

  1. Marizete disse:
    03/04/2018 - 7:40 AM

    Já fui em Madrid mais não tive oportunidade de conhecer tudo mais um dia irei outra vez achei linda maravilhosa Madrid

  2. Rentcars.com disse:
    04/04/2018 - 4:09 PM

    Oi, Marizete, tudo bem? Agradecemos o comentário.
    Se tiver a oportunidade, visite Madrid novamente para conhecer todos os cantinhos. Vale a pena!
    Abraços.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário