12.mar.2014 | Carolinne Moraes | Roteiros na Europa

Roteiro Portugal: De Lisboa até Porto

Pode não parecer, à primeira vista, mas Portugal, ao longo de seu pequeno território formado por pouco mais de 90 km de extensão, abriga belíssimas e incontáveis paisagens, cada uma servindo de lar para importantes atrações turísticas. Tudo isso pode ser visto de perto num roteiro por Portugal, considerando uma viagem curta, com menos de 400 km rodados.

Roteiro por Portugal

A dica é alugar em carro em Lisboa e de lá partir em direção à cidade do Porto, uma das mais famosas do país. Pelo caminho, paradas estratégicas podem ampliar as possibilidades para o visitante que deve dedicar um tempinho para conhecer as principais cidades encontradas durante o percurso. Quer programar sua viagem? Dá uma olhada nas dicas de hoje.

Lisboa

de-lisboa-para-porto-de-carro

Lisboa – Por Pixabay – lisbon-portugal-europe-travel-938996/

A capital portuguesa é dona de algumas das construções históricas mais importantes da Europa. Dois dias na cidade podem garantir uma programação intensa, entre suas principais atrações. A dica é deixar para recorrer ao aluguel de carro apenas no dia de partida rumo aos outros destinos, já que o transporte público local é eficiente, levando os visitantes ate as maiores paradas obrigatórias.

Dentre os prédios centenários, destaque para o Monastério de Jerônimo. O convite para um passeio mais demorado e para explorar suas belezas interiores é feito logo pela sua fachada em estilo clássico, que mescla ainda elementos góticos. Ainda na cidade velha de Lisboa, vale a pena visitar a Praça Rossio, cercada por palácios antigos que convivem harmonicamente com as avenidas modernas.

Para as compras, a Praça do Comércio é o lugar mais indicado. O local é facilmente identificado pelos turistas, que podem avistar de longe o enorme arco que serve como porta de entrada para as ruas cheias de lojinhas e diferentes estabelecimentos comerciais.

Depois de conhecer e estes lugares, o próximo passo é reservar um dia para madrugar e cair na estrada em direção à primeira cidade a caminho de Porto.

Sintra

de-lisboa-para-porto-de-carro

Sintra – Por Pixabay – azenhas-do-mar-portugal-beach-pool-837225/

A apenas 28 km de Lisboa, esta charmosa cidade pode ser explorada em um único dia. Pela manhã, o Palácio das Penas é uma das surpresas encontradas no destino. No alto de um vale cercado pelo verde, o edifício é conhecido como um dos mais extravagantes do país.

No horário de almoço, a melhor experiência gastronômica na cidade acontece no pequeno centro, onde pastelarias com receitas exclusivas servem o salgado de sabor único, encontrado apenas ali.

À tarde, os passeios podem se concentrar no Castelo dos Mouros. Sua estrutura medieval é toda talhada em pedras e recebe proteção de enormes muralhas. Suas torres, capela e demais divisões encantam os visitantes, garantindo momentos de contato mais íntimo com a paisagem e com as histórias que ali aconteceram.

Antes de chegar a Coimbra

Entre Lisboa e Porto fica outro grande destino português, Coimbra. Antes chegar até lá, porém, algumas pequenas e charmosas cidades podem ser visitadas. Em Óbidos, por exemplo, é possível passar todo um dia perdido entre suas ruelas, igrejas e castelos mais afastados. Pitoresco, o lugar lembra aquelas vilas cinematográficas onde são gravados filmes românticos.

de-lisboa-para-porto-de-carro

Óbidos – Por Pixabay – obidos-portugal-city-houses-469057/

De lá, percorrendo poucos quilômetros, a Praia de Nazaré se revela ao visitante, convidando-o para uma parada rápida. A cidadezinha banhada pelas águas azuis se iguala às demais encontradas pelo caminho, principalmente no que diz respeito ao charme de suas casinhas e prédios antigos.

A próxima parada é em Leiria, onde fica o Castelo de Leiria. A construção nos moldes do estilo medieval teve suas paredes erguidas com pequenos tijolos, responsáveis por colorir o cenário marcado pelo verde da mata.

Ali pertinho fica o Santuário de Fátima, local que atrai principalmente os católicos, mas capaz também de agradar até mesmo os menos ligados em religião. A torre alta da igreja, pintada de branco, faz parte de um conjunto arquitetônico considerado uma das joias para a arquitetura portuguesa. Mais que conhecer os detalhes da obra, a possibilidade de momentos tranquilos e de paz é o que mais agrada os viajantes que chegam ao santuário todos os dias.

Antes de chegar a Coimbra, mais especificamente em Condeixa, os apaixonados por arqueologia e geologia encontram o lugar perfeito. As ruínas de Conímbriga são impressionantes, especialmente aos que se interessam pela riqueza de seus detalhes. O chão, parte praticamente intacta do local, é formado por mosaicos de diferentes cores e formatos, aguçando a curiosidade e a admiração dos turistas.

Coimbra

de-lisboa-para-porto-de-carro

Universidade de Coimbra – Por Pixabay – university-coimbra-portugal-unesco-227791/

A pouco mais de 120 de km do nosso destino final, Coimbra é dona de alguns dos cartões postais mais conhecidos de Portugal. A Universidade de Coimbra está entre os nomes de maior renome no meio acadêmico e é responsável pelo vai e vem dos estudantes que passam anos estudando na cidade.

Suas igrejas, casas e demais construções são muito antigas, motivo pelo qual o turista se sente viajando pelo tempo, percorrendo diferentes épocas sem precisar sair das imediações de Coimbra. O tempo destinado para conhecer suas atrações turísticas varia de acordo com o objetivo do visitante, que pode escolher conhecer todas as suas riquezas culturais ou passar apenas pelas principais.

Porto

de-lisboa-para-porto-de-carro

Porto – Por Pixabay – portugal-porto-eifel-bridge-1350646/

Depois de 320 km de estrada, finalmente chegamos à cidade de Porto, famosa no mundo todo pela produção de vinho. Um tour entre suas vinícolas, portanto, é atividade obrigatória. Voltar para casa sem participar de uma degustação entre as fazendas produtoras da bebida é imperdoável para quem visita a cidade.

O destino pode ainda ser explorado de diferentes maneiras. Os edifícios erguidos em séculos passados reinam soberanos ao lado das edificações modernas, garantindo um contraste de beleza sem igual, além de render ótimas fotografias. A dica é consultar previamente quais são as principais atrações turísticas do lugar, dedicar um tempo para conhecer suas igrejas, palácios, porto, ponte, restaurantes e rotas gastronômicas, para não deixar nada para trás.

A viagem entre as rodovias portuguesas, suas belas cidades e construções singularmente belas, pode trazer muitas surpresas para quem decide desbravar Portugal de carro.

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário