17.set.2014 | Rentcars.com | Dirigir no Exterior

Leis de trânsito nos Estados Unidos

Como já falamos em um post sobre as leis de trânsito na Europa, alguns países possuem legislações distintas das que conhecemos aqui no Brasil. Antes de pegar um carro e sair dirigindo no exterior, é importante dar uma conferida nas leis de cada país, certo? Hoje vamos falar sobre as leis de trânsito nos Estados Unidos. Será que muita coisa é diferente por lá? Vamos descobrir.

leis-de-transito-nos-estados-unidos

Nos Estados Unidos as leis são independentes em cada estado, ou seja, cada um dos estados do país pode ter algumas variações legislativas, inclusive relacionadas ao trânsito. Por exemplo, você sabia que em alguns lugares do país você pode virar à direita mesmo quando a luz do semáforo estiver vermelha? Pois é, parece inusitado, não é? Mas a prática é muito comum.

International Driver’s Permit – IDP

Leis de trânsito nos Estados Unidos

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Os Estados Unidos é um dos países integrantes da Convenção de Viena, que aceita que estrangeiros façam uso da Permissão Internacional para Dirigir (PID) no país, essa permissão somente pode ser obtida no país de emissão de sua habilitação nacional. No entanto, a permissão internacional não substitui a sua habilitação nacional, portanto, lembre-se sempre de carregar os dois documentos, para evitar problemas com oficiais de trânsito.

Uma vez que as legislações são distintas em cada estado norte-americano e podem mudar durante o período de planejamento, ou da própria viagem, é sempre válido – e recomendado, inclusive no site do Governo americano – consultar a locadora de veículos sobre a legislação referente à IDP do estado que vai visitar antes de fazer a sua viagem. Na Flórida, por exemplo, a IDP passou a ser exigida, mas logo em seguida a lei foi temporariamente suspensa, enquanto na Califórnia, a IDP não é reconhecida.

A boa notícia é que, de uma forma geral, o documento é simples de ser feito. Para conseguir sua permissão, você precisa ir até o DETRAN de sua cidade e se informar, pois cada estado brasileiro pode possuir algumas alterações nos documentos imprescindíveis.

O procedimento, no entanto, é semelhante: você precisa acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de seu estado e imprimir duas vias do requerimento. Em seguida, faça uma cópia de sua CNH – importante ressaltar que a validade deve compreender o período completo da viagem – e pague a taxa referente à expedição. O passo seguinte é comparecer no guichê do Detran com todos os documentos coletados – inclusive o comprovante de pagamento – e fazer o restante do procedimento pessoalmente.

Velocidade

Leis de trânsito pelos Estados Unidos

Velocidade

Quando falamos de velocidade, nem precisa pensar muito, né? É preciso, sempre, em qualquer lugar, respeitar os limites de velocidade. Nos Estados Unidos existem muitos policiais atentos a qualquer violação em vários cantos das cidades. O que muitos não sabem, no entanto, é que lá as multas não vão apenas para quem excede a velocidade, mas também para quem está muito abaixo da velocidade permitida. Vamos explicar: se você encontrar uma placa de velocidade máxima permitida de 45 mph (milhas por hora), isso significa que você deve andar entre 40 e 45 mph. Sempre siga a velocidade do fluxo, pois se algum veículo for multado, será sempre o primeiro.

Retornos

Os retornos, de uma forma geral são permitidos em vias de mão dupla. Somente não serão quando em determinado ponto existir uma placa indicativa de proibição.

STOP

Leis de trânsito nos Estados Unidos

STOP – Pare

É, sabemos que aqui no Brasil o PARE nem sempre é respeitado. Mas lá nos Estados Unidos, STOP significa mesmo PARE. Não quer dizer reduzir a velocidade, ver se está tudo ok e seguir em frente, mas sim, parar mesmo que por um pequeno segundo.

A placa de 4-Way Stop, por sua vez, é colocada em cruzamentos em que não existem semáforos e indica que todos os veículos devem parar. Quando se deparar com essa placa nas ruas dos Estados Unidos, fique atento à ordem de chegada dos veículos, pois isso indicará o momento certo que você deverá atravessar o cruzamento: devem sair por primeiro os veículos que chegaram antes à intersecção ou cruzamento. Essa regra vale também para casos de falta de energia em locais com semáforos. Existe também as placas All Way Stop e 3-Way Stop que significam a mesma coisa, mas a primeira em vias com mais sentidos, e a segunda em intersecções em formato de T, ou seja, que tenham apenas 3 sentidos.

Conversão à direita com o sinal fechado e pedestres

Como falamos lá no começo do texto, é possível virar à direita mesmo quando o semáforo estiver indicando a luz vermelha (Right Turn On Red). Para os carros que já encontram-se na pista da direita, a conversão não irá atrapalhar o trânsito, e isso é permitido desde que você pare e olhe se o tráfego está livre. Os locais em que a conversão à direita não é permitida com o sinal fechado são Connecticut, Missouri, North Carolina, Rhode Island, Vermont e New York – mas fique sempre atento às placas de proibição em outras localidades.

Quando falamos em semáforo, vale lembrar também que o pedestre sempre tem a preferência: mesmo onde encontrarmos semáforos exclusivos para eles. Para respeitar essa lei, é muito simples: se o pedestre colocar o pé na faixa de cruzamento, a preferência é dele e você deve parar para que ele atravesse em segurança.

Veículos de emergência – sirenes ou luzes ligadas

Leis de Trânsito nos Estados Unidos

Quando você estiver trafegando por uma rua nos Estados Unidos e ouvir uma sirene – seja de um carro de polícia, ambulância ou carro de reboque – você deve reduzir a velocidade e enfim parar o veículo, mesmo que não esteja no mesmo sentido da pista. É importante liberar a pista antes de parar para facilitar a locomoção dos veículos, mas isso também fazemos por aqui, certo? Se a sirene estiver ligada, é realmente uma emergência.

Estacionamento

Leis de trânsito nos Estados Unidos

estacionamento

O meio fio das ruas dos Estados Unidos podem ser pintados com cinco cores distintas, cada uma com significados distintos. Quando a cor for vermelha, significa que é proibido parar em quaisquer circunstâncias; quando pintada na cor branca, a faixa quer dizer que somente é permitida a parada para embarque e desembarque; as faixas azuis indicam que é permitido o estacionamento apenas para veículos com adesivo/placa de portadores de necessidades especiais; a cor verde indica que é permitido o estacionamento de veículos de carga/descarga, além de veículos normais, mas somente por períodos curtos que, normalmente, estão indicados em placas – quando não houverem placas, o período é de 15 minutos; finalmente, quando a faixa é cinza, a sinalização indica que o estacionamento é permitido – mas essa faixa pode estar acompanhada de outras sinalizações, como placas que indicam permanências máximas ou dias e horários em que o estacionamento é proibido.

Consumo de álcool

Leis de trânsito nos Estados Unidos

Jamais dirija alcoolizado

Apesar de existir uma tolerância para a quantidade de álcool no sangue – variável de acordo com a localidade -, é terminantemente proibido que qualquer uma das pessoas presentes no carro, seja motorista ou qualquer um dos passageiros, faça consumo de álcool dentro do carro. Isso inclui não haver nenhuma garrafa aberta ou vazia de bebidas no veículo. Recomendamos, no entanto, que você não faça consumo de álcool quando for dirigir, pois se o valor passar do permitido, isso classifica uma D.U.I., ou seja Driver Under Influence – dirigir sob efeito de álcool e drogas -, que é algo gravíssimo e pode até mesmo impedir que você seja admitido no país novamente.

 Dica final, é possível conferir a legislação específica de cada região no site do Governo dos Estados Unidos, acessando este link .

Agora que você já está por dentro das principais regras de direção nos Estados Unidos, é só você alugar um veículo e desfrutar de cada momento de sua viagem com muito mais liberdade.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 comentários »

  1. Nova Parceria – Rentcars!!! – Wanna Disney disse:
    02/12/2015 - 2:09 PM

    […] Aproveite e faça a leitura deste post sobre As Leis de Transito nos Estados Unidos. […]

  2. Rentcars.com disse:
    02/12/2015 - 3:58 PM

    Sejam muito bem vindos!

    Nossos parceiros são valiosos, muito importantes para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Contem sempre conosco e façam ótimas viagens!

    Equipe Rentcars.com

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário