Está pensando em alugar um carro fora do Brasil? Confira nossas 10 dicas de especialista para ter a melhor experiência no aluguel de carros!

Alugar um carro no exterior é uma ótima opção para brasileiros que viajam em busca de lazer, descanso, estudo, ou até mesmo trabalho fora do país. Para facilitar a vida dessas pessoas e garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a Rentcars separou algumas dicas especiais para você alugar carro sem medo e preocupações.

Chegar em um novo destino já com carro alugado proporciona uma autonomia muito maior. Motorizado, você pode vivenciar sua melhor viagem, com roteiros próprios e exclusivos, geralmente aquelas rotas mais afastadas dos centros turísticos. Mas, para isso acontecer de forma segura e tranquila, é necessário ter alguns cuidados. “É importante que o viajante se atente a esses pontos, assim poderá planejar, economizar e viajar com tranquilidade”, comenta Francisco Millarch, CEO da Rentcars.

Então vamos ao que interessa, confira as dicas abaixo!

Como alugar carros fora do Brasil?

Família com pai, mãe e filho chegando no aeroporto de um país do exterior para alugar um carro e curtir a viagem.

Alugar um carro fora do Brasil pode ser uma experiência diferente, mas, em geral, segue os mesmos princípios básicos, como:

  1. Documentação necessária: É importante saber quais documentos são exigidos no país que você deseja alugar um carro. Além disso, você pode precisar de um passaporte e um cartão de crédito válido no seu nome. No tópico seguinte falaremos mais sobre documentação.
  1. Reserva antecipada: É recomendável reservar o carro com antecedência, especialmente durante os períodos de alta temporada. Você pode fazer isso de forma muito fácil pelo site da Rentcars que compara preços e benefícios de mais de 200 locadoras espalhadas pelo mundo inteiro.
  1. Seguro: É recomendável contratar um seguro para cobrir danos ao carro alugado e proteção contra terceiros. A Rentcars oferece proteção básica já inclusa na tarifa, mas o cliente ainda pode adicionar proteção extra com o RentalCover.  Leia atentamente os termos e condições do seguro para entender exatamente o que está coberto.
  1. Condições e restrições: Familiarize-se com as condições de aluguel do veículo, incluindo as restrições de quilometragem, política de combustível, possíveis taxas extras (por exemplo, para motoristas adicionais) e regras de devolução do carro. Verifique também se há alguma restrição de circulação em certas áreas ou fronteiras.
  1. Dirigir no exterior: Familiarize-se com as regras de trânsito do país, bem como com as sinalizações e normas locais. Além disso, certifique-se de estar ciente das diferenças de direção (mão inglesa ou mão direita) se o país tiver uma direção diferente daquela a que você está acostumado.

O que é preciso para alugar um carro no exterior?

Foto de Roma, na Itália, com os carros na frente e o pôr do sol ao fundo.

Vamos responder às três perguntas mais frequentes quando assunto é locação de carro fora do Brasil. Confira:

Qual é a idade mínima para alugar um carro no exterior?

Para alugar carro no exterior você precisa ser maior de 25 anos. Já no Brasil, a maioria das locadoras exige idade mínima de 21 anos. Entretanto, condutores menores de 21 anos e maiores de 19 anos poderão optar pela Locação Jovem mediante o pagamento de uma Taxa Adicional.

Preciso ter a permissão internacional para dirigir (PID) para alugar um carro?

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que autoriza que você dirija em um país que não seja o seu de origem. Em alguns lugares ela não é solicitada, mas em muitos ela é obrigatória! Você pode solicitar esse documento no Brasil mesmo, no Detran da sua cidade, mediante o pagamento de uma taxa que varia muito de estado para estado, ficando entre R$ 70 até R$ 500 dependendo de onde você solicita. A validade da PID é de 3 anos (ou até o vencimento da sua CNH) e você precisa andar com as duas juntas durante todo o seu período de locação.

Quais documentos devo apresentar para retirar o veículo no exterior?

Além da idade mínima para alugar carro no exterior, alguns documentos são obrigatórios, como: ter CNH válida, física e emitida há mais de 2 anos aqui no Brasil, passaporte válido, cartão de crédito com a liberação de compras internacionais, da sua titularidade e com limite disponível para bloqueio caução. E, como comentamos anteriormente, a PID é obrigatória em diversos países, consulte essa informação com antecedência.

Onde alugar um carro no exterior?

Casal viajando em um carro conversível em uma viagem ao exterior.

Agora que você já sabe tudo que é obrigatório para você conseguir alugar um carro fora do país, vamos a parte dois: onde pesquisar, comparar e efetuar sua reserva!

Como funciona o aluguel de carros no exterior pela Rentcars?

O site da Rentcars reúne mais de 200 locadoras parceiras em mais de 160 países, ou seja, para onde você quiser viajar alugando carro, a Rentcars estará lá para te ajudar. Compare preços, benefícios e vantagens com antecedência da sua viagem, geralmente é bom fazer a reserva entre 1 e 2 meses antes da data de partida. No site, você reserva um carro fora do país pagando em reais, podendo parcelar em até 12x no cartão e não tem aquela cobrança do imposto IOF. Além disso, é possível efetuar o pagamento no PIX ou no boleto com desconto. Ao finalizar sua reserva, você ainda pode acumular cashback para poupar em futuras locações. Em uma viagem internacional, isso te dá muita economia! 

O que é e como funciona o bloqueio caução no exterior?

Como já mencionamos anteriormente, é obrigatório ter um cartão de crédito de sua titularidade para realizar a locação de um carro no exterior. Esse cartão precisa ter limite disponível para o bloqueio caução. Mas, o que é isso? Esse nome vem da palavra PRECAUÇÃO, que é justamente um valor que fica bloqueado na sua conta para PRECAVER eventuais custos com danos ou taxas que o carro venha a sofrer. Se você não tiver sofrido nenhum dano ou acidente, essa quantia é devolvida após a devolução do veículo. O custo varia de acordo com a categoria do carro, tempo de locação e demais requisitos próprios de cada locadora.

10 dicas rápidas para alugar carros no exterior

Amigos viajando de carro no exterior, com pôr do sol ao fundo e a natureza ao redor.

Para fechar com chave de ouro, vamos às dicas rápidas na hora de escolher o carro da sua próxima viagem!

1. Requisitos essenciais para alugar um carro

Anote todos os documentos necessários e obrigatórios para locação de acordo com o país que você deseja visitar e alugar um carro. Reúna todos e mantenha-os sempre contigo durante o período de locação.

2. Cuidado com o horário

Chegue no horário certo de retirada do veículo. As locadoras costumam aguardar até 29 minutos após o horário previsto na reserva. Se o seu voo atrasar, entre em contato o mais rápido possível com a locadora para tentar segurar a reserva.

3. Vistorie o veículo antes de sair da locadora

Faça a vistoria do veículo com muita atenção e lembre-se que o carro deverá ser devolvido nas mesmas condições físicas que foi retirado. Devolvendo assim, você evita arcar com mais alguma taxa.

4. Cuidado ao escolher seus opcionais

Vai precisar de uma cadeirinha para criança? Um GPS? Passe livre? Saiba que cada um deles pode gerar taxas adicionais. Confirme com antecedência tudo que você precisa e coloque no orçamento para evitar surpresas.

5. Atenção com multas no trânsito

O carro alugado pode não ser seu, mas infelizmente as multas são. Se você estiver responsável por determinado período de locação onde aconteceu alguma multa, seja leve ou grave, ela virá para você. Por isso, quando entregar o carro e as notificações chegarem, poderá haver cobranças por parte da locadora.

6. Atenção ao devolver o carro em local diferente

Você pode sim pegar um carro em um local e devolver em outro, mas isso depende muito da locadora escolhida, se ela atende as duas localidades em questão. Entretanto, saiba que existe uma cobrança para isso, chamada Taxa de Retorno. O custo é estipulado pela própria locadora, a partir da quilometragem, combustível e motorista que fará a entrega do veículo. 

7. Cuidado ao devolver o carro após o horário previsto na reserva

Caso você precise devolver o veículo após o horário previsto na reserva, é bom comunicar a locadora. Sendo assim, aqui também poderão ser aplicadas taxas de horas e diárias excedentes.

8. Taxas extras na devolução do veículo

Infelizmente, imprevistos acontecem e algumas surpresas desagradáveis também, como ter o retrovisor quebrado, algum vidro quebrado, ou até mesmo bater o veículo. Isso faz com que você precise entregar o carro com algum dano e, consequentemente, arcar com os prejuízos.

9. É melhor devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?

Geralmente a locadora entregará o carro para você com o tanque cheio. Sendo assim, o veículo deverá ser abastecido completamente de novo antes da devolução na locadora. Se você não encher o tanque, a locadora irá cobrar a diferença, que muitas vezes é superior ao que você pagaria reabastecendo por sua conta. Por isso, é melhor você se programar para passar no posto antes de chegar no balcão!

10. Pesquise muito para economizar mais

Aqui vai uma das principais dicas que selecionamos para você. No site da Rentcars, o cliente pode parcelar reservas internacionais no cartão de crédito e o melhor, não paga a alíquota de 5,38% para operações de crédito no exterior (IOF), pois toda a transação é feita no Brasil. Isso gera uma super economia em viagens para fora. Além disso, no site você compara os preços e escolhe aquele que cabe no seu bolso!

Agora você já está mais seguro para alugar um carro fora do país, certo? Então corra para o site da Rentcars e encontre as melhores locadoras, como a Enterprise, Alamo, National e muito mais. Compare preços e faça sua reserva já!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

28 Comments

  1. Farei viagem a Portugal e Espanha, pretendo alugar veiculo para viagem a cada pais, tenho necessidade de habilitação especial PID???

    • Oi, Raul, tudo bem? Boa tarde!

      A PID não é obrigatória para dirigir em solo estrangeiro por até 180 dias, o motorista brasileiro pode dirigir apenas com a sua CNH em mãos.
      Apesar disso, o desejável é ter todas as informações da carteira traduzidas e levar a PID com você para evitar qualquer transtorno.

      Permanecemos à disposição!
      Um abraço, equipe Rentcars.com

    • Oi, Augusto!
      Tudo bem?
      Na Califórnia não é obrigatório apresentar a PID (Permissão Internacional para Dirigir), embora seja recomendado ter em mãos.
      A CNH brasileira é suficiente, desde que o passaporte seja da mesma nacionalidade.
      Ficamos à disposição!
      Equipe Rentcars.com

  2. Hudson de Souza Roza

    Olá, gostaria de saber informações sobre o “Sem Parar” do trecho Miami – Orlando . É possível realizar o aluguel já com o serviço incluso? Qual é o custo total ida e volta? Qual a melhor opção: comprar o “sem parar” ou ir pagando normalmente a cada pedagio? É o mesmo custo? Grato!

    • Oi, Hudson, tudo bem?

      Neste caso infelizmente não conseguimos incluir os itens de pedágios na reserva, é necessário que a contratação seja realizada diretamente no balcão da locadora no momento da retirada do veículo.
      Geralmente as locadoras trabalham com pacotes onde é cobrado o valor do pedágio + uma taxa administrativa e debitado automaticamente no cartão de crédito deixado para bloqueio caução. Os valores podem variar de locadora para locadora.

      Para mais informações, você pode entrar em contato com a nossa central: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).
      Abraços, equipe Rentcars.com

  3. Pergunta: pretendo ir a Madrid em novembro/2018 e alugar um carro com retirada e entrega no mesmo local em Madrid. Pretendo ir a Lisboa de carro e sei que algumas locadoras cobram uma taxa. Porém, pesquisando preços de locação, não encontrei a opção de cruzar a fronteira no site. Quando não há esta opção significa que a taxa já está inclusa no valor total?

    • Oi, Wilton, tudo bem? É possível fazer a travessia para Portugal, porém algumas locadoras cobram taxas ou o cliente deverá incluir proteções adicionais diretamente no balcão, na hora da retirada do carro. As taxas não vem inclusas no valor da nossa locação. Permanecemos à disposição! Abraços.

  4. Ainda não me decidi se usarei o seguro oferecido pela operadora de meu cartão de crédito. Mas, se resolver nesse sentido, como faço para formalizar a não aceitação da eventual oferta de CDW e RDW pela locadoram o que é uma exigência da operadora do cartao.

    • Oi, Ronaldo, tudo bem? Quando o cliente contrata uma reserva que já possui a proteção CDW, que é padrão em nossas tarifas, a proteção do cartão não é inclusa em duplicidade, como também não se pode remover a proteção da tarifa selecionada para incluir a proteção que o cartão contempla. Em relação a RDW, se o seu cartão possuir a cobertura, você poderá verificar junto a locadora no momento da retirada se pode utilizá-la. Para mais informações, por favor entre em contato via e-mail: atendimento@rentcars.com ou telefone: 4003 7368 – Capitais | 0800 604 7368 – Demais Localidades.
      Abraços!

  5. Rosângela A T Vidotti

    Quero alugar um carro em Orlando, em meu nome, a pergunta é minha filha pode ser o condutor principal mesmo que eu seja o locatário? Em média qual é o custo do valor bloqueado no cartão para caução de um carro compacto ou intermediário independente da locadora.

    • Oi, Rosângela, tudo bem? O locatário principal é o primeiro condutor em contrato, sendo assim não pode ser modificado a não ser que sua filha seja titular da reserva e que possua todos os requisitos de locação. Informações como o valor de bloqueio caução são particularidades de cada locadora e dependem do período de locação e categoria selecionada. Você pode concluir a reserva conosco e nos contatar via e-mail (atendimento@rentcars.com) ou telefone (4003 7368 – Capitais) | 0800 604 7368 – Demais Localidades), para que o time responsável faça a intermediação junto a locadora e possa informar o valor do bloqueio. Atenciosamente,
      Equipe Rentcars.com

  6. Olá! tenho uma dúvida. Alugando um carro pela Alamo através do site de vocês e retirando em Seattle (aeroporto), é possível ir para o Canadá (Vancouver) e retornar para os EUA sem pagar nada a mais ? É que Vancouver é do lado de Seattle e estou pensando em ir dois finais de semana na minha estadia de um mês nos EUA. Sendo que a entrega do carro é no mesmo lugar da retirada, em Seattle, EUA.

    • Oi, Carla, tudo bem? Isso é uma particularidade de cada locadora. Buscamos informações com a Alamo e de imediato conseguimos confirmar que você pode ir para o Canadá e retornar para os EUA com o carro alugado. Quanto aos valores, pedimos que entre em contato com a nossa equipe de reservas via e-mail: atendimento@rentcars.com ou telefone: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades) para que a equipe responsável faça a intermediação junto a locadora.
      Atenciosamente,
      Equipe Rentcars.com

  7. Não é um comentário e sim uma pergunta. Qual o valor que preciso ter no meu cartão de crédito para o calção do aluguel do carro?
    obrigada

    • Olá, Cleury, tudo bem? Informações como os valores de bloqueio caução são particularidades de cada locadora, como também do período de utilização do carro e a categoria escolhida. Para esta solicitação, orientamos que conclua a reserva via Rentcars.com e entre em contato via e-mail (atendimento@rentcars.com) ou telefone (4003 7368 – Capitais | 0800 604 7368 – Demais Localidades), para que o time responsável faça a intermediação junto a locadora e possa informar o valor do bloqueio caução para a sua reserva.

      Abraços!

  8. João Paulo Beckhauser Junior

    Boa noite!

    Não ficou muito claro pra mim a seguinte questão: Mesmo pagando o aluguel do veículo online (no cartão de crédito) e com bastante antecedência, de modo que ao chegar na europa o valor já tenha sido integralmente quitado, ainda assim algum valor caução será bloqueado pela locadora?

    Desde já agradeço pela atenção!

    • Oi, João, tudo bem? Sim, o bloqueio caução é feito na hora da retirada do veículo. Trata-se de um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de locação, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato. O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. Ficamos à disposição! Abraços.

  9. Estou querendo alugar um carro pela rentcars.com
    E gostaria de saber, se posso conduzir com a CNH brasileira ou tenho que tirar a CNH internacional para conduzir na Florida (miami e Orlando)?

    • Oi Aluisio,
      Tudo bem?

      Para conduzir na Flórida, você pode viajar apenas com a CNH brasileira válida e emitida há mais de dois anos. Lembrando que a idade mínima nos Estados Unidos é de 25 anos.
      Em outros estados dos EUA, é preciso verificar.
      De qualquer forma, indicamos emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir), por dar mais tranquilidade a você e o seu documento vem traduzido em 7 línguas, o que pode ser útil para essa e suas próximas viagens. 🙂

  10. É mais pergunta que comentário. Alguns preços de locação, são reduzidos se pagos on-line, mas quando quero reservar, o site só me dá o preço cheio. Como posso resolver isso? Obrigado

    • Oi Antonio,
      Tudo bem?

      Pode nos informar por favor se esses preços são referentes as locações internacionais?
      Tem algum telefone para que nossa equipe possa entrar em contato para te auxiliar? 🙂

      Equipe, Rentcars.com

  11. Estou pensando em alugar um carro em 28/03/2018 e devolver em 16/04/2018, em Madrid – Espanha, no aeroporto de Barajas, e vou devolver em Madrid – Espanha no Aeroporto de Barajas. Vi uma oferta da ALAMO, por R$ 1.620,23 de um Ford ka.
    Minha pergunta é: Se alugar um carro em Madrid, com Km livre, vou andar pela Espanha e gostaria de ir até Lisboa. Tenho que pagar taxa extra, por ir até Portugal? É permitido ir até Portugal, visto que também faz parte da União Europeia.

    • Oi Rudy,
      Tudo bem?

      Nesse caso, uma taxa extra será cobrada, mas já estará inclusa na tarifa em nosso site. Essa taxa é referente ao retorno e as locadoras fazem isso para cobrir os custos para levar o carro de volta a loja de origem.
      Você poderá ir até Lisboa, mas o trajeto inclui alguns pedágios – que não estão inclusos na tarifa, mas você pode contratar um serviço – como o nosso “Sem Parar” – aqui no Brasil, diretamente no balcão da locadora, onde eles fazem o fechamento da fatura ao devolver o veículo.
      Sobre a travessia, Portugal e Espanha tem um acordo de livre acesso, mas a cobrança ou não de uma taxa vai depender da locadora.
      Além disso, lembre-se de tirar e levar a CNH internacional. 🙂

  12. Não é bem um comentário, mas uma pergunta: existem impedimentos para locação, para um condutor acima dos 70 anos, que dirige perfeitamente e tem a CNH atualizada?

    • Olá Pedro, como vai?

      Não há nenhum tipo de restrição. No entanto, é importante que o locatário cumpra os requisitos básicos de locação, os quais pode conferir aqui nesse link do nosso site.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com

  13. we hired complete with extra driver and full protection insurance a clio or similar for 9 april from murcia airport paid by visa credit card £116.92. as told by our credit card supplier. Did not receive confirmation or reference number. Can you confirm this is booked and send us reference number please. Have sent this before and notreceived a repy.

    • Christopher hello!

      Our charges are in US dollars or Real (Brazilian currency). I believe that the reservation was for another company. We are the Rentcars.com.

      Anyway, we kindly to confirm your Rentcars.com reservation code so we can see the end of the reservation code.

      Any question we are available.

      Rentcars.com

Write A Comment