21.jul.2015 | Silvia Cardoso | Aluguel de carro

10 dicas para alugar carros no exterior

Está pensando em alugar um carro fora do Brasil? Confira nossas 10 dicas de especialista para ter a melhor experiência no aluguel de carros!

 

Alugar um carro no exterior tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre brasileiros que viajam em busca de lazer, descanso, estudo, ou até mesmo trabalho fora do país. Para facilitar a vida dessas pessoas e garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a Rentcars.com, separou 10 dicas especiais para quando você for alugar um carro.

Afinal, dispor de um carro no destino escolhido dará a você muito maior autonomia para que o viajante possa desfrutar do melhor durante a viagem, organizando cronogramas e roteiros próprios, além de oferecer maior conforto no deslocamento entre um ponto e outro da cidade. “É importante que o viajante se atente a esses pontos, assim poderá planejar-se, economizar e viajar com tranquilidade.”, comenta Francisco Millarch, CEO da Rentcars.com.

Então vamos ao que interessa, confira as dicas abaixo!

1. Fique atento à idade mínima para alugar um carro

O padrão para viagens ao Estados Unidos e Europa é mínimo de 25 anos, mas podem haver variações de acordo com o país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa “underage” (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida, pagando uma taxa adicional na reserva.

Para algumas categorias de carro, consideradas superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade superior. É importante ressaltar que sempre é bom verificar com antecedência quais são as condições específicas de idade mínima para o país de destino escolhido pelo viajante.

Jovem motorista fazendo sinal positivo

Lembre-se de verificar qual a idade mínima para alugar no seu destino!

2. Verifique qual é a carteira de habilitação necessária

É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim é importante ficar atento nas normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira. Boa parte das locadoras não permite locação por mais de 50 km além da fronteira com o país onde o carro foi retirado (consulte sempre antes de confirmar a reserva!).

Na Europa recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte. Nos EUA, o estado da Geórgia irá solicitar obrigatoriamente a PID; para outros estados é válido consultar diretamente a loja da locadora escolhida para saber mais informações e assim verificar se será exigida ou não a apresentação dessa permissão.

3. Como conseguir uma habilitação internacional?

Por incrível que pareça é simples de se obter a PID. Portanto a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran de seu estado a emissão da carteira internacional, mediante o pagamento de uma taxa. Prontinho! A habilitação internacional será enviada para o seu endereço sem maiores complicações.

Jovem motorista segurando sua carteira de habilitação

Verifique com antecedência se você precisa da PID!

4.  O cartão de crédito é obrigatório

O cartão é um requisito de locação e será usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o bloqueio de um valor (pré-determinado) no cartão de crédito do responsável pela reserva. Após a devolução do carro o valor caução é devolvido ao locatário integralmente. Esse valor serve para cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções adicionais, itens opcionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no decorrer do uso do veículo.

Além disso, o cartão de crédito deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. Atenção: cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação.

E outra dica super importante: os cartões pré-pagos, muito utilizados em viagens, não podem ser usados para bloqueio caução!

5. Posso alugar o carro em uma cidade e devolver em outra?

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas vale sempre consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço poderá implicar no pagamento de taxas adicionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”.

Longa via com montanhas congeladas ao fundo

Retirar e devolver o carro em locais diferentes expande as possibilidades de sua viagem!

6. A diferença entre quilometragem livre e restrita

Nossa sugestão é sempre alugar o carro com quilometragem livre, até porque, se ela for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo.

Nesse sentido, sabe-se que cada viagem, por melhor planejada que seja, estará passível de imprevistos e ninguém quer que situações fora do comum acarretem em gastos que não foram contemplados no plano inicial de viagem. Além disso, se no meio do caminho você resolver estender a viagem até uma cidade vizinha, não haverá problema!

7. Inclua seguro na reserva

Opte pela cobertura mais completa possível. Dessa forma, evite problemas em casos de danos ao veículo, receba garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida… E quaisquer outras ocorrências que possam acontecer durante a locação do carro.

Para saber mais sobre os seguros de carros alugados, leia nosso post com uma lista dos seguros e como funciona cada um deles.

8. É melhor devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?

Alguns pacotes que a Rentcars.com oferece já incluem o serviço de tanque de combustível incluso, que permite a devolução do carro com o tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do seu pacote ou não for contratado diretamente no balcão da locadora, na hora da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução na locadora. Caso contrário, a locadora irá cobrar a diferença, sendo num valor superior ao que você pagaria reabastecendo o veículo pessoalmente em um posto de combustível da região.

Muitas vezes o custo da reposição de combustível sai alto, o que pode gerar insatisfação e reclamações, mas de fato, é uma condição contemplada com antecedência na assinatura de contrato de locação do carro, então fique atento!

Homem enchendo o tanque do carro

Fique atento ao seu contrato de locação e veja se é mais vantajoso abastecer o carro antes de devolvê-lo!

9. Faça a vistoria junto com o atendente antes da retirada na locadora

Essa dica é muito importante, pois qualquer avaria apresentada no momento da devolução do carro será cobrada do locatário (um dos motivos do bloqueio caução – relacionada na nossa dica número 4). É importante acompanhar a vistoria feita no veículo na retirada e na devolução para prevenir cobranças extras.

Possíveis riscos na lataria, falta de tapete, extravio dos pinos da porta, danos nos retrovisores… Enfim, qualquer situação em desacordo com a vistoria feita na retirada do carro poderá acarretar no pagamento de taxas por preservação do carro.

10. Economize na locação de carro para o exterior!

Aqui vai uma das principais dicas que selecionamos para você. No site Rentcars.com, o cliente pode parcelar reservas internacionais no cartão de crédito e o melhor, não paga a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF), pois toda a transação é feita no Brasil. Pode-se, inclusive, pagar a locação no boleto bancário com desconto de 5% para não comprometer o limite do cartão que será utilizado como garantia.

Esse é um dos diferencias da Rentcars.com em relação aos concorrentes, pensado especialmente para que você possa economizar na reserva do carro e garantir a melhor opção para suas necessidades de viagem!

Mustang vermelho em uma rua de coqueiros

A Rentcars.com oferece uma série de diferenciais para o aluguel de carros!

Para uma viagem tranquila e outras informações de locação de veículos no exterior, acesse o site da Rentcars.com!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

24 comentários »

  1. c benson disse:
    07/02/2016 - 11:03 AM

    we hired complete with extra driver and full protection insurance a clio or similar for 9 april from murcia airport paid by visa credit card £116.92. as told by our credit card supplier. Did not receive confirmation or reference number. Can you confirm this is booked and send us reference number please. Have sent this before and notreceived a repy.

  2. Rentcars.com disse:
    08/02/2016 - 8:42 AM

    Christopher hello!

    Our charges are in US dollars or Real (Brazilian currency). I believe that the reservation was for another company. We are the Rentcars.com.

    Anyway, we kindly to confirm your Rentcars.com reservation code so we can see the end of the reservation code.

    Any question we are available.

    Rentcars.com

  3. Pedro F. Cardoso disse:
    16/04/2017 - 10:46 AM

    Não é bem um comentário, mas uma pergunta: existem impedimentos para locação, para um condutor acima dos 70 anos, que dirige perfeitamente e tem a CNH atualizada?

  4. Rentcars.com disse:
    17/04/2017 - 10:18 AM

    Olá Pedro, como vai?

    Não há nenhum tipo de restrição. No entanto, é importante que o locatário cumpra os requisitos básicos de locação, os quais pode conferir aqui nesse link do nosso site.

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Equipe, Rentcars.com

  5. RUDY MUNARI MULLER disse:
    14/07/2017 - 1:06 PM

    Estou pensando em alugar um carro em 28/03/2018 e devolver em 16/04/2018, em Madrid – Espanha, no aeroporto de Barajas, e vou devolver em Madrid – Espanha no Aeroporto de Barajas. Vi uma oferta da ALAMO, por R$ 1.620,23 de um Ford ka.
    Minha pergunta é: Se alugar um carro em Madrid, com Km livre, vou andar pela Espanha e gostaria de ir até Lisboa. Tenho que pagar taxa extra, por ir até Portugal? É permitido ir até Portugal, visto que também faz parte da União Europeia.

  6. Rentcars.com disse:
    18/07/2017 - 12:33 PM

    Oi Rudy,
    Tudo bem?

    Nesse caso, uma taxa extra será cobrada, mas já estará inclusa na tarifa em nosso site. Essa taxa é referente ao retorno e as locadoras fazem isso para cobrir os custos para levar o carro de volta a loja de origem.
    Você poderá ir até Lisboa, mas o trajeto inclui alguns pedágios – que não estão inclusos na tarifa, mas você pode contratar um serviço – como o nosso “Sem Parar” – aqui no Brasil, diretamente no balcão da locadora, onde eles fazem o fechamento da fatura ao devolver o veículo.
    Sobre a travessia, Portugal e Espanha tem um acordo de livre acesso, mas a cobrança ou não de uma taxa vai depender da locadora.
    Além disso, lembre-se de tirar e levar a CNH internacional. :)

  7. Antonio Calado disse:
    02/08/2017 - 11:38 PM

    É mais pergunta que comentário. Alguns preços de locação, são reduzidos se pagos on-line, mas quando quero reservar, o site só me dá o preço cheio. Como posso resolver isso? Obrigado

  8. Rentcars.com disse:
    03/08/2017 - 12:08 PM

    Oi Antonio,
    Tudo bem?

    Pode nos informar por favor se esses preços são referentes as locações internacionais?
    Tem algum telefone para que nossa equipe possa entrar em contato para te auxiliar? :)

    Equipe, Rentcars.com

  9. Aluisio Remi disse:
    22/08/2017 - 4:19 PM

    Estou querendo alugar um carro pela rentcars.com
    E gostaria de saber, se posso conduzir com a CNH brasileira ou tenho que tirar a CNH internacional para conduzir na Florida (miami e Orlando)?

  10. Rentcars.com disse:
    22/08/2017 - 6:37 PM

    Oi Aluisio,
    Tudo bem?

    Para conduzir na Flórida, você pode viajar apenas com a CNH brasileira válida e emitida há mais de dois anos. Lembrando que a idade mínima nos Estados Unidos é de 25 anos.
    Em outros estados dos EUA, é preciso verificar.
    De qualquer forma, indicamos emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir), por dar mais tranquilidade a você e o seu documento vem traduzido em 7 línguas, o que pode ser útil para essa e suas próximas viagens. :)

  11. João Paulo Beckhauser Junior disse:
    16/01/2018 - 8:04 PM

    Boa noite!

    Não ficou muito claro pra mim a seguinte questão: Mesmo pagando o aluguel do veículo online (no cartão de crédito) e com bastante antecedência, de modo que ao chegar na europa o valor já tenha sido integralmente quitado, ainda assim algum valor caução será bloqueado pela locadora?

    Desde já agradeço pela atenção!

  12. Rentcars.com disse:
    15/02/2018 - 1:32 PM

    Oi, João, tudo bem? Sim, o bloqueio caução é feito na hora da retirada do veículo. Trata-se de um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de locação, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato. O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. Ficamos à disposição! Abraços.

  13. cleury disse:
    18/02/2018 - 2:47 AM

    Não é um comentário e sim uma pergunta. Qual o valor que preciso ter no meu cartão de crédito para o calção do aluguel do carro?
    obrigada

  14. Rentcars.com disse:
    14/03/2018 - 11:44 AM

    Olá, Cleury, tudo bem? Informações como os valores de bloqueio caução são particularidades de cada locadora, como também do período de utilização do carro e a categoria escolhida. Para esta solicitação, orientamos que conclua a reserva via Rentcars.com e entre em contato via e-mail (atendimento@rentcars.com) ou telefone (4003 7368 – Capitais | 0800 604 7368 – Demais Localidades), para que o time responsável faça a intermediação junto a locadora e possa informar o valor do bloqueio caução para a sua reserva.

    Abraços!

  15. Carla Saldanha disse:
    20/02/2018 - 8:21 PM

    Olá! tenho uma dúvida. Alugando um carro pela Alamo através do site de vocês e retirando em Seattle (aeroporto), é possível ir para o Canadá (Vancouver) e retornar para os EUA sem pagar nada a mais ? É que Vancouver é do lado de Seattle e estou pensando em ir dois finais de semana na minha estadia de um mês nos EUA. Sendo que a entrega do carro é no mesmo lugar da retirada, em Seattle, EUA.

  16. Rentcars.com disse:
    14/03/2018 - 11:21 AM

    Oi, Carla, tudo bem? Isso é uma particularidade de cada locadora. Buscamos informações com a Alamo e de imediato conseguimos confirmar que você pode ir para o Canadá e retornar para os EUA com o carro alugado. Quanto aos valores, pedimos que entre em contato com a nossa equipe de reservas via e-mail: atendimento@rentcars.com ou telefone: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades) para que a equipe responsável faça a intermediação junto a locadora.
    Atenciosamente,
    Equipe Rentcars.com

  17. Rosângela A T Vidotti disse:
    27/02/2018 - 3:29 PM

    Quero alugar um carro em Orlando, em meu nome, a pergunta é minha filha pode ser o condutor principal mesmo que eu seja o locatário? Em média qual é o custo do valor bloqueado no cartão para caução de um carro compacto ou intermediário independente da locadora.

  18. Rentcars.com disse:
    14/03/2018 - 11:05 AM

    Oi, Rosângela, tudo bem? O locatário principal é o primeiro condutor em contrato, sendo assim não pode ser modificado a não ser que sua filha seja titular da reserva e que possua todos os requisitos de locação. Informações como o valor de bloqueio caução são particularidades de cada locadora e dependem do período de locação e categoria selecionada. Você pode concluir a reserva conosco e nos contatar via e-mail (atendimento@rentcars.com) ou telefone (4003 7368 – Capitais) | 0800 604 7368 – Demais Localidades), para que o time responsável faça a intermediação junto a locadora e possa informar o valor do bloqueio. Atenciosamente,
    Equipe Rentcars.com

  19. Ronaldo de Souza disse:
    19/03/2018 - 12:28 PM

    Ainda não me decidi se usarei o seguro oferecido pela operadora de meu cartão de crédito. Mas, se resolver nesse sentido, como faço para formalizar a não aceitação da eventual oferta de CDW e RDW pela locadoram o que é uma exigência da operadora do cartao.

  20. Rentcars.com disse:
    20/03/2018 - 3:40 PM

    Oi, Ronaldo, tudo bem? Quando o cliente contrata uma reserva que já possui a proteção CDW, que é padrão em nossas tarifas, a proteção do cartão não é inclusa em duplicidade, como também não se pode remover a proteção da tarifa selecionada para incluir a proteção que o cartão contempla. Em relação a RDW, se o seu cartão possuir a cobertura, você poderá verificar junto a locadora no momento da retirada se pode utilizá-la. Para mais informações, por favor entre em contato via e-mail: atendimento@rentcars.com ou telefone: 4003 7368 – Capitais | 0800 604 7368 – Demais Localidades.
    Abraços!

  21. Wilton disse:
    21/06/2018 - 9:39 PM

    Pergunta: pretendo ir a Madrid em novembro/2018 e alugar um carro com retirada e entrega no mesmo local em Madrid. Pretendo ir a Lisboa de carro e sei que algumas locadoras cobram uma taxa. Porém, pesquisando preços de locação, não encontrei a opção de cruzar a fronteira no site. Quando não há esta opção significa que a taxa já está inclusa no valor total?

  22. Rentcars.com disse:
    25/06/2018 - 4:57 PM

    Oi, Wilton, tudo bem? É possível fazer a travessia para Portugal, porém algumas locadoras cobram taxas ou o cliente deverá incluir proteções adicionais diretamente no balcão, na hora da retirada do carro. As taxas não vem inclusas no valor da nossa locação. Permanecemos à disposição! Abraços.

  23. Hudson de Souza Roza disse:
    25/09/2018 - 12:15 AM

    Olá, gostaria de saber informações sobre o “Sem Parar” do trecho Miami – Orlando . É possível realizar o aluguel já com o serviço incluso? Qual é o custo total ida e volta? Qual a melhor opção: comprar o “sem parar” ou ir pagando normalmente a cada pedagio? É o mesmo custo? Grato!

  24. Rentcars.com disse:
    25/09/2018 - 3:14 PM

    Oi, Hudson, tudo bem?

    Neste caso infelizmente não conseguimos incluir os itens de pedágios na reserva, é necessário que a contratação seja realizada diretamente no balcão da locadora no momento da retirada do veículo.
    Geralmente as locadoras trabalham com pacotes onde é cobrado o valor do pedágio + uma taxa administrativa e debitado automaticamente no cartão de crédito deixado para bloqueio caução. Os valores podem variar de locadora para locadora.

    Para mais informações, você pode entrar em contato com a nossa central: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).
    Abraços, equipe Rentcars.com

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário