Para que a sua experiência de locação de carros seja a mais tranquila possível, a Rentcars.com listou 8 dicas especiais. Siga as instruções e aproveite o melhor do serviço de locação de carros!

8 dicas para ter a melhor experiência ao alugar um carro

1. Verifique se você atende aos requisitos de locação

É necessário que você seja maior de 21 anos de idade, tenha em mãos sua carteira de habilitação dentro da validade e emitida há pelo menos 2 anos e não apresente restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Aproveite e consulte a lista de requisitos básicos para locação de carros no Brasil ou exterior.

2. Não esqueça o voucher

Imprima o voucher da reserva Rentcars.com (enviado para seu e-mail de cadastro no site) e apresente-o no momento da abertura do contrato de locação, no balcão da locadora onde você irá retirar o veículo. Este documento apresentará informações e detalhes importantes sobre sua solicitação de reserva.

3. Leve o cartão de crédito em mãos

Na hora de retirar o carro no local indicado no voucher de reserva Rentcars.com, é indispensável que você apresente um cartão de crédito de sua titularidade, vinculado à instituição financeira, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Não serão aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.

Para saber mais sobre o bloqueio caução, leia nosso post completo!

4. Parcelamento da locação

Caso necessite parcelar a sua locação, avise ao atendente sobre essa condição e certifique-se da quantidade de parcelas disponíveis no momento da abertura do contrato.

5. Vistoria do veículo locado

Antes de retirar o veículo na locadora, há uma vistoria obrigatória no veículo, feita pelo atendente da própria locadora. Nossa sugestão é acompanhar a vistoria do veículo tanto na retirada como na devolução do carro. Fique atento quanto a possíveis avarias, condições do para-brisa, nível de combustível, itens de segurança e os documentos do veículo que devem estar disponíveis no mesmo.

As observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em um checklist ou em contrato e devem ser comparadas com o checklist de devolução. Se identificar qualquer divergência, é importante que você esclareça as informações antes do fechamento do contrato de locação. Dessa forma, não haverá imprevistos, muito menos taxas adicionais a serem pagas por danos ou avarias no veículo locado.

6. Dados cadastrais antecipados à locadora

A locadora poderá fazer contato por e-mail ou telefone, solicitando dados complementares do locatário para adiantar o cadastro. Principalmente em alta temporada, algumas locadoras poderão solicitar parte do pagamento antecipadamente como forma de garantir a utilização do veículo. Tais condições precisam ser disponibilizadas à locadora para garantir a reserva e evitar o cancelamento da mesma. No caso de dúvidas, fique à vontade para contatar a nossa Central de Reservas para maiores esclarecimentos.

7. Serviços extras oferecidos no balcão

Os atendentes das locadoras, no momento da retirada do veículo, são incentivados por seus gerentes a oferecer serviços extras, alguns até recebem comissões por serviços como upgrade de categoria e proteções adicionais, por exemplo. Portanto, leia todo o contrato de locação, sinalize por escrito e verbalmente se tiver interesse ou não em contratar algo a mais. É importante salientar que caso você opte pela contratação destes itens adicionais, você estará entrando em uma relação comercial direta com a locadora e, com isso, os valores confirmados em sua reserva Rentcars.com poderão sofrer alterações. Nossa sugestão é sempre contratar apenas o que foi reservado no site Rentcars.com, dessa forma você não terá surpresas nem mesmo despesas extras com a locação do carro.

8. Imprevistos com o veículo acontecem

Solicite os telefones de emergência ao atendente da locadora no momento da retirada do veículo, pois em caso de imprevistos como roubo, furto ou acidentes, você deverá contatar imediatamente a locadora e informar o ocorrido. É imprescindível que seja feito um Boletim de Ocorrência dentro do prazo previsto pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas previstas nas proteções contratadas por falta de envio da documentação. Para seu conforto e segurança, ao estacionar o carro, opte por estacionamentos fechados, evitando problemas futuros.
Prontinho, agora que você está familiarizado com o serviço de locação de carros e as boas práticas para garantir a melhor experiência, aproveite o momento e conte conosco sempre que precisar!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

4 Comments

  1. Olá,
    Estamos viajando para Portugal e alugaremos carro.
    Gostaríamos de saber se os carros de vcs tem o aderente (acho que é assim que se diz) tipo sem parar para os pedágios.
    Se sim, pagaremos por isso??
    Obrigada
    Marcia

    • Olá Marcia, como vai?

      As locadoras, de maneira geral, ofertam este item opcional somente na hora da retirada do carro, no balcão da locadora que escolheu em nosso site. Tem um custo extra para desfrutar do serviço, já que trata-se de opcional, mas as taxas serão informadas diretamente no balcão da locadora.

      Portugal é um dos destinos onde temos os melhores preços para locação do carro, temos opções com diárias a partir de R$10/dia, com Km livre + Proteção Contra Roubo + Proteção Contra Terceiros + Proteção do Veículos, já inclusos na tarifa apresentada no site. Confira aqui.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com

  2. Não falou nada sobre seguros, como tipos, quais são obrigatórios, quais os cartões de crédito que oferecem esses seguros quando pagamos com eles, etc
    Essas “dicas” foram muito mais propaganda da rentcars e não deveriam ser hospedadas em site de conceituada revista

    • Olá Carlos, bom dia!

      Agradecemos sua participação.

      No blog Rentcars.com –> https://blog.rentcars.com.br/ você vai encontrar tudo que precisa saber sobre aluguel de carros no Brasil ou exterior, dicas de viagem, roteiros e muito mais. Fique a vontade para navegar e qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Rentcars.com

Write A Comment