Quer saber como funcionam os seguros para carros alugados? Saiba mais sobre LDW ou CDW, seguros contra terceiros e acidentes pessoais.

Alugar um carro para trabalho, passeio ou viagem, é sempre muito confortável, fácil e econômico. Mas você sabe sobre os seguros dos carros alugados? Ainda não? Não se preocupe, vamos explicar detalhadamente e de forma simples para você fazer a sua reserva com tranquilidade e rodar com o carro alugado sem preocupações.

As diversas proteções oferecidas pelas locadoras servem para garantir maior segurança quando um cliente usa um carro alugado. Existem proteções por danos ao veículo, contra terceiros e acidentes pessoais.

acidente entre carros com triângulo

Normalmente as pessoas não querem contratar as proteções, seja por falta de interesse ou conhecimento sobre as vantagens. De fato, são itens opcionais que ninguém tem interesse de usar nunca, mas que se forem necessários serão facilitadores e tranquilizadores dos locatários durante a utilização do carro alugado. Principalmente se a reserva do carro estiver agendada para uso num país no exterior. Nesses casos, os procedimentos para suporte em casos de acidentes podem ser bem diferentes dos procedimentos adotados no seu país de origem.

Então dê uma olhada nas dicas abaixo e aproveite sempre o melhor do carro alugado.

Tipos de proteções de carros alugados

1. Proteção por danos ao veículo – LDW ou CDW

O seguro de proteção por danos ao veículo, chamado de CDW (Collision Damage Waiver) protege o veículo em casos de danos, incêndios, perda total ou avarias causados por colisões ou acidentes. Já o seguro de proteção LDW (Loss Damage Waiver) protege o veículo contra todas as situações já ditas anteriormente + contra roubos e furtos.

Caso ocorra qualquer um dos sinistros acima citados, o locatário poderá ter que pagar o valor de uma franquia, indicada sempre no contrato de locação assinado pelo cliente no balcão da locadora ao retirar o veículo. Esse valor varia e depende da locadora que escolher no nosso site, da categoria do carro escolhido e também da localidade (destino) da locação do carro.

No caso de alugar um carro sem a contratação dessa proteção e houver alguma colisão, o custo de reparo ou troca do veículo (no caso de perda total, por exemplo) é de responsabilidade integral do locatário.

Lembramos que aqui na Rentcars as tarifas já incluem o custo da proteção básica. Além disso, é possível adquirir o RentalCover, que aparece como opção na página de pagamento, e por um pequeno valor a mais você garante um seguro completo para danos, roubos e acidentes.

Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Ah, e não se esqueça de verificar os limites de cobertura que a CDW e a LDW podem ter. Assim como outros tipos de seguro, há um limite de cobertura em reais (ou em outras moedas dependendo do local de locação). Isso é importante para não ser pego se surpresa!

2. Proteção contra terceiros – EP / LP / SLI / TPL / ALI

Este tipo de proteção tem diversas nomenclaturas. Você poderá encontrar nas várias locadoras ao redor do mundo com os seguintes nomes: EP (Extended Protection), LP (Liability Protection), SLI (Supplemental Liability Insurance), TPL (Third Part Liability) ou ALI (Additional Liability Insurance).

Todas elas são proteções contra danos pessoais e materiais causados a terceiros em casos de acidentes ou avarias. Elas servem para cobrir danos e avarias ao veículo terceiro (da outra pessoa envolvida na colisão). Além disso, cobre também despesas com ferimentos, mortes ou invalidez dos passageiros do outro veículo. É uma proteção opcional, mas sugerimos a contratação dessa proteção sempre que possível, principalmente se a sua reserva no Rentcars.com não a inclua na tarifa apresentada no site.

Caso ocorra qualquer uma dessas situações inesperadas durante o uso do carro alugado e você não tenha a proteção contra terceiros inclusa no contrato, todos os custos com reparos do veículo e/ou dos tratamentos médicos dos passageiros do carro terceiro, por exemplo, ficarão a encargo do locatário do carro e sabemos que esses custos são altíssimos, dentro e fora do Brasil.

3. Proteção por acidentes pessoais – PAI

A proteção chamada PAI (Personal Accident Insurance) é opcional e protege os ocupantes do veículo alugado. É especialmente desenvolvido para cobrir despesas médicas e possíveis resgates dos passageiros do carro alugado, em casos de colisões. É uma proteção similar a do “Seguro Viagem“, já conhecido de muitos viajantes, e pode ser contratada diretamente no balcão da locadora, ao retirar o carro alugado.

E aí, gostou das dicas? Veja também:

Acidente de trânsito com carro alugado. O que fazer?

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Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

38 Comments

  1. Siomara Bastos Ribeiro

    Aluguel um carro com vcs e fiz o seguro adicional com a seguradora que vcs disponibilizaram. Tive um sinistro aqui em Portugal, tive que pagar no ato da entrega do carro e a Seguradora me mandou uma mensagem que iria entrar com processo e não teria previsão de reembolso. Não gostei, pq não foi isso que eu contratei. A propaganda é que iria receber o reembolso em 3 DIAS.
    Então estou esperando uma resposta urgente, antes mesmo da minha volta ao Brasil.
    Siomara Ribeiro

    • Olá Siomara, tudo bem?

      Lamentamos muito o ocorrido.
      Entre em contato com a nossa central de reservas (0800 604 7368 ou +55 (41) 3152 9700 para ligações internacionais) para que eles possam te auxiliar da melhor forma. 🙂

    • Oi Maicon! A coparticipação varia de acordo com a categoria do carro alugado, em algumas locadoras o valor pode ser a partir de R$3000, mas isso estará sempre previsto no seu contrato de locação. Fique atento 😉

  2. Locação de carro nos EUA e Jamaica vem o CDW, certo? Mas essa questão da franquia só posso saber lá no balcão?

    CDW – Proteção contra danos e avarias ao veículo decorrente de colisões ou acidentes. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação.

    • Olá, Vania, tudo bem?
      É possível ver a franquia após fazer a reserva. Caso não esteja descrito no site, você pode nos ligar para saber mais informações. O número da nossa central é 0800 604 7368.

  3. Antes de fazer o pagamento, preciso saber quais os valores de cobertura dos seguros, inclusive o de terceiros. Não dá pra fazer o pagamento primeiro e só saber estes detalhes depois de alugado o carro. Minha intenção é alugar a minivan Grand Caravan ou uma FFAR. Poderiam por favor enviar tais detalhes para essas duas categorias?

    • Oi, Nara, tudo bem?
      Para informações sobre proteção e cobertura do seguro do carro, entre em contato com a nossa central de reservas, pois essas informações variam de acordo com o seu itinerário.
      O número é : 4003-7368

  4. Ola, gostaria de saber se há franquia no seguro EP contratado pela locadora Alamo. Aqui no site, só diz “Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação.” Porem, o contrato não esta disponível para a avaliação pelos clientes para que eu veja qual é o valor da franquia.

    • Olá, Monica! O valor da franquia da proteção pode variar de acordo com a categoria/veículo que será retirado na locadora, por essa razão, só serão descritos valores exatos no contrato cedido pela locadora no ato da retirada.

    • Olá, Mario! As multas não estão incluídas na proteção do veículo. As proteções podem cobrir danos ao veículo, acidentes, terceiros, despesas médias, roubo ou perda de chaves, de acordo com cada plano e cada locadora.

  5. olá, estou pesquisando o aluguel de um carro para 8 dias na sicilia. Vi uma oferta interessante de um Fiat Panda. Havia duas ofertas: a Super (Proteção de Veículo = V isenta de Franquia) e a Flex (Proteção de veículo = V). Sendo que a Flex custa 96 euros a mais que a Super. Qual a diferença entre elas? Gostaria de mais informações antes de me decidir.
    Obrigado

    • Olá, Carlos! Entre em contato com a nossa central de reservas (0800 604 7368) para que eles possam te passar todos os detalhes dessas opções 🙂

      • Entrei em contato e eles não souberam explicar. A atendente não souber dizer se no plano super, em caso de de acidente se a franquia é cobrada de mim e depois reembolsada, ou se é paga direto pela rentcars para a locadora.
        Essa é uma informação que também não é apresentada no site.
        Afinal, o que é o plano super? O que efetivamente cobre?

        • Oi, Jean
          O Plano Super varia de acordo com a locadora e a localidade selecionada.
          Sobre a franquia da proteção, as locadoras podem cobrar ou não cobrar do locatário. Quando cobrado, é o próprio cliente que paga, não havendo reembolso.
          Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a nossa central e informe o itinerário e a locadora para que o atendente possa entrar em detalhes. Visto que isso varia muito de caso a caso.

        • Olá, Jacelia!
          O cartão de crédito é essencial, pois é nele que o valor caução será feito. Mas, caso você não trabalhe com cartão, você pode indicar um responsável financeiro. Este sim deve ter cartão de crédito e, também, precisa estar junto contigo no dia da retirada do veículo alugado.

          O que pode ser feito com outras formas de pagamento é a quitação das diárias. Se o pagamento for diretamente no destino, você pode usar cartão de crédito ou de débito. Se for pagamento online, você pode usar cartão de crédito, boleto ou até mesmo PIX.

          Taxas adicionais podem ocorrer dependendo da política de cada locadora.

          Boa viagem!

    • Preciso saber como faco apenas para contratar o seguro a terceiros, uma vez q meu cartão cobre proteção do carro ? No site não consigo retirar

  6. Em caso de aluguem na Europa, com travessia de fronteira (Espanha-França), como fica o seguro? Li em algum site, que o seguro da Espanha não vale fora do país. Há como pagar um adicional?

    • Oi Ana! O ideal é que a travessia de fronteira seja solicitada antecipadamente para a locadora, pois cada travessia exige procedimentos diferentes.

  7. Com a inclusão de seguro “Proteção Contra Terceiros”, quais os limites de indenização em US$? O valor é baixo ou já é estabelecido previamente.

    • Olá, Raimundo! Os limites de cobertura variam de acordo com o destino e a locadora. A categoria do carro também influencia no valor. Tudo isso é estabelecido no contrato de locação da sua reserva.

    • Olá, Robson! Você pode negociar diretamente com a locadora para verificar qual valor deverá ser pago, porque possivelmente a franquia da proteção será mais alta do que o valor do pára brisas.

  8. Olá.

    No caso da Proteção contra terceiros que vocês oferecem em algumas modalidades de aluguel, qual o valor da indenização máxima?

    Obrigado.

    • Oi Henrique, a proteção contra terceiros tem limite de cobertura estabelecido em contrato, isso varia de acordo com cada reserva, em função do período, da localidade, locadora e a categoria do carro.

  9. Boa tarde. Gostaria de uma ajuda. Como faço para saber o valor que deverei pagar se contratar o seguro total do veículo? Com todas a proteções: básicas, terceiros, e pneus e vidros. E qual o valor da caução já que não é mencionado na reserva. Poderiam ajudar-me?

    • olá, Cristina, os valores de proteções e o valor desse bloqueio pode variar de acordo com a locadora e a categoria do carro. Para saber mais, você pode fazer uma cotação no nosso site 🙂

      Se precisar de qualquer auxílio, você pode entrar em contato com a nossa central de reservas (0800 604 7368). Será um prazer atendê-la!

    • Oi, Marcio, tudo bem?

      Através da Rentcars.com o cliente já tem uma tarifa diferenciada com o pacote de inclusão da LDW ou CDW, que são itens obrigatórios para a locação.
      Ao solicitar o declínio destes itens, você poderá ficar sujeito a alteração de tarifa.
      Este tipo de solicitação só é realizada diretamente com a locadora, no momento da retirada do carro.

      Abraços!

  10. Bom Dia!

    Se aluguei um carro que está escrito ” isento de co participação de franquia” significa que se caso eu bater o carro eu simplesmente não preciso pagar nenhuma taxa por isso?

    Obrigada

    • Oi, Maria Amelia, tudo bem?

      Sim, quando é contratada uma proteção isenta de franquia, caso ocorra alguma batida o locatário não arcará com as despesas, apenas a locadora.
      É importante verificar os limites de cobertura junto a locadora, grande parte não cobre pneus e vidros, por exemplo.

      Conte com a gente!
      Abraços, equipe Rentcars.com

    • Oi Ronaldo, tudo bem?
      Todos os veículos alugados em nosso site possuem proteção básica do carro.
      No exterior, em casos de proteções obrigatórias, as mesmas já estão inclusas no valor da diária.
      Caso deseje outros seguros adicionais ou seguro total, é preciso contratar.

      Para as locações nacionais (destinos dentro do BR), são necessários os seguintes requisitos:
      – Ter mais de 21 anos com carteira de motorista válida e emitida há mais de 2 anos;
      – Ter um cartão de crédito em seu nome que esteja vinculado a uma instituição bancária e com limite disponível para o bloqueio caução;
      – Ser habilitado na categoria do veículo escolhido;
      – Voucher da reserva impresso.

      Para fazer o seu orçamento, por favor acesse o nosso site.
      Abraços!

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