As cores das placas de carros causam uma pequena confusão, né? Neste post explicamos tudo sobre as cores das placas aqui não só aqui no Brasil, mas também em outras partes do mundo!

Você reparou nas diversas cores das placas de carro? Já viu alguma placa verde? Ou vermelha? Se na hora bateu a dúvida sobre o porquê de a placa ter aquela cor, este post vai explicar tudo 🙂

O modelo de cores para distinguir os veículos demorou até ser padronizado. Até pouco tempo atrás, as placas dos carros comuns eram todas amarelas. Porém, como havia a necessidade de dividir veículos particulares, oficiais e em condições especiais, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) colocou uma cor diferente para cada denominação.

Um pouco de história

Nos idos de 1900, os carros saiam todos iguais da fábrica e era preciso encontrar um jeito de diferenciar um do outro. A placa foi a ideia mais bem aceita e cada um era responsável por criar a sua, seguindo a numeração estabelecida pelo município.

Nos anos 40, houve uma padronização na dimensão e no material utilizado. Como havia poucas pessoas que possuíam carros, só era preciso colocar algumas letras e números determinados pela cidade de residência. Todos usavam placas pretas com letras e números em branco e a diferenciação entre carros particulares e alugados era a inicial P ou A. Logo eles viram que este sistema não estava dando certo.

Havia muita confusão e foi necessário fazer novas combinações para tornar a identificação mais fácil. Foi nessa hora que as cores entraram em jogo: saiu o preto e entrou o vermelho para carros de aluguel e com fins comerciais, como táxi e caminhões. O branco foi adotado pelo governo nos carros oficiais e os comuns passaram a usar o amarelo.

Cor das placas
Até os anos 90, todos os carros tinham esta placa amarela

Nos anos 90, mais uma mudança foi realizada. O amarelo era bastante chamativo, mas não deixava as letras e os números em evidência, como era desejado, e então foi adotada a placa cinza com caracteres pretos, que vemos atualmente.

A diferença por meio das cores

Algumas cores passam até despercebidas pelo tanto de vezes que vemos um veículo pelo trânsito. Os ônibus têm uma placa que não é cinza, mas você saberia dizer que cor é essa?

Estas são as cores utilizadas para distinguir categorias e também para auxiliar os Departamentos de Trânsito sobre a situação de um automóvel.

Cor das placas dos carros
A cor vermelha presente nas placas de ônibus

As cores utilizadas são as seguintes:

Placa branca com letras vermelhas: nos veículos de auto-escola, a cor é branca com números e letras em vermelho. Independente do modelo do veículo, esta é a placa adotada.

Placa branca com letras pretas: nos veículos oficiais, comprados pelo Estado, como ambulâncias, as letras e números são na cor preta e o fundo também é branco.

Placa vermelha com letras brancas: continua sendo usada para ônibus de transporte público, táxi e carros alugados, caminhões e todos os veículos com fins comerciais.

Placa azul com letras brancas: Esta cor é utilizada em dois casos, com diferenciação pelo tom. O azul escuro é para as montadoras que estão testando seus veículos nas ruas e o claro é para veículos de diplomatas e cônsules. Como eles são geralmente de outros países, precisam ter uma identificação diferente dos veículos oficiais do governo.

Placas de carros
Placa cinza: vista em todos os carros particulares

Placa cinza com letras pretas: a mais comum, designada para todos os veículos particulares.

Bronze: esta é um pouco rara de encontrar, pois só é utilizada por pessoas de cargo alto na prefeitura e órgãos oficiais, como presidentes de tribunais e assembleias. Sua distinção também pode ser vista com o brasão da República antes dos números.

Verde: se a cor bronze era difícil de ser vista, esta é ainda mais. Se você já bateu o seu carro de tal modo que ele precisou ficar dias na oficina, talvez ele já tenha usado esta placa. Os carros que estão sendo reparados e precisam ser testados nas ruas usam a placa verde.

Padrão do Mercosul

Todas essas placas que conhecemos podem mudar até 2020, afinal, em 2014, foi criado o novo padrão de placas para o Mercosul. Já ouviu falar no projeto? A ideia é que os veículos do Uruguai, Paraguai, Brasil, Argentina e Venezuela – que está suspensa desde dezembro de 2016, recebam as mesmas placas para aumentar a segurança, evitando a falsificação e ajudando na fiscalização nas fronteiras.

Quer saber mais? Confira o post que criamos aqui 🙂

Placas pelo Mundo

Cada país adota o seu sistema e sua cultura fica bem evidente nas placas. No México, por exemplo, não há só cores diferentes para as categorias, cada estado tem um design próprio; você encontra monumentos turísticos, figuras importantes e brasões desenhados nas placas.

Em veículos estadunidenses acontece quase a mesma coisa. Todos os estados contam com designs distintos, com algum símbolo que os representam e, mesmo que você troque de carro, a placa continuará sendo a mesma, mais ou menos como acontece aqui no Brasil com os celulares, depois da portabilidade.

As placas também não se restringem ao padrão de números e letras: se você quiser personalizar seu carro, pode cadastrar o nome que quiser na placa, com ou sem números (respeitando o limite de caracteres) e ele será identificado da mesma forma que as placas tradicionais. Os torcedores fanáticos por basquete, baseball e futebol americano geralmente colocam algo em referência ao time que torcem.

Placas de carros
Placa americana personalizada, do estado de Nova York

Em Israel, a cor da placa é levada muito a sério. Os cidadãos israelenses utilizam a cor amarela, já os palestinos têm uma placa diferente nas cores verde ou branca. Na Europa, em razão da União Europeia, os carros têm placas nas cores brancas e amarelas e seu padrão é semelhante.

E você, já encontrou algum carro com uma placa colorida? Tem mais alguma curiosidade para os nossos viajantes? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua mensagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

4 Comments

  1. Raphael Alves do Amaral

    Alguém para esclarecer uma dúvida: É possível consultar o Renavan do veículo pelo número da placa?

    sds.,
    Raphael Alves do Amaral

Write A Comment