03.out.2017 | Silvia Cardoso | Dirigir no Exterior

Como funciona o SunPass e os pedágios na Flórida

Quer saber tudo sobre o SunPass e os pedágios em Orlando? Se você vai aproveitar a Disney e as praias da Flórida, fique de olho para entender como funciona o pedágio no estado e não perder tempo em filas!

 

Se você vai viajar para os Estados Unidos e vai pegar a estrada no estado da Flórida, é preciso se atentar aos pedágios. Você vai encontrar vários pelo caminho e é legal já saber como funciona, pois muitos turistas viajam sem pesquisar e isso pode gerar muitas dúvidas.

Por que isso?

Porque existem 5 maneiras de fazer a cobrança nos pedágios na Flórida, podendo funcionar separadamente ou ao mesmo tempo.

Mas calma, primeiro, vamos conhecer os nomes e como cada um funciona.

Ready? Let’s go!

1. Cash/Receipt

Esse é o pedágio que você está acostumado no Brasil. Nele você espera na fila, paga, recebe o troco, o recibo e, então, continua a viagem. Mas esse tipo de pedágio está diminuindo de número aos poucos, sendo substituído pelos que oferecem pagamentos automáticos.

2. Exact coins

Esse é outro sistema que se parece com o primeiro (Cash/Receipt), mas nas faixas que tem as placas indicativas de “Exact coins” (moedas exatas). Ao invés de um atendente, você encontrará uma cesta para colocar as moedas e assim pagar o pedágio. Nesse modo, não é possível ter troco, por isso o melhor é andar sempre com moedas no carro.

Caixa Exact Coins em um pedágio na Flórida

O caixa do tipo “Exact Coins” em um pedágio na Flórida. Fonte: Vai pra Disney

3. PlatePass/EToll/TollPass/HTA

Também chamados de toll-by-plate (pedágio por placa), essa forma de pagamento é para quem não gosta de ficar andando com vários aparelhos colados no para-brisa. Assim, ao passar pelas faixas exclusivas para cobranças automáticas, o pedágio tira uma foto da placa e manda o valor da taxa diretamente para a locadora. Isso é possível porque todos os carros na Flórida são cadastrados em um sistema de cobrança de acordo com a placa. Nesse caso, a cobrança será feita no cartão de crédito destinado ao valor do bloqueio caução, deixado no dia da retirada do veículo.

Atenção! Fique tranquilo: caso você decida não passar pela faixa automática, a locadora não cobrará o valor do pedágio. Só se você passar – obrigatoriamente – pela faixa automática, ok?

4. EPass

Esse sistema é bem parecido com o SunPass, mas não está disponível em tantas praças de pedágio. De qualquer forma, é importante por estar na Beachline Expressway (SR 528) – estrada que corta Orlando e vai até Cabo Canaveral, passando inclusive pelo aeroporto.

dica-rentcars

 

Dica Rentcars.com: Se você vai viajar para os estados da Geórgia e da Carolina do Norte, o EPass pode ser uma boa opção. Dependendo da quantidade de pedágios atravessados durante a sua viagem, é possível ganhar descontos de até 20%.

5. SunPass

Esse é o sistema mais famoso e também o mais queridinho pelos turistas. Assim como o Sem Parar ou o Via Fácil no Brasil, ele é um dispositivo que pode ou não estar colado no vidro do carro. Com ele você não precisa pagar os pedágios e pode economizar bastante tempo. Afinal, existem vias exclusivas para quem escolhe esse tipo de pagamento.

Atenção! Se você tem interesse em contratar o SunPass, é preciso comunicar no balcão da locadora, antes de assinar o contrato e retirar o veículo. Assim, pode viajar despreocupado.

Assim com o EPass, além da Flórida, você também pode usar esse sistema se for viajar para Geórgia e Carolina do Norte.

Vantagens do SunPass

– Você pode passar em faixas exclusivas, poupando tempo durante a viagem;
– Não é preciso parar ou diminuir a velocidade (se a pista estiver vazia, é claro);
– Independentemente da velocidade, o sistema irá registrar a sua passagem, então não é preciso se preocupar;
– O valor da cobrança é enviado diretamente para o cartão de crédito utilizado para o bloqueio caução na retirada do veículo alugado;
– Alguns pedágios oferecem desconto para quem usa o SunPass, então além de mais rápido e prático, ele pode ser também mais vantajoso economicamente.

 

Além de tudo, é importante saber que existem três tipos de SunPass disponíveis:

1 e 2: dispositivos (transponder) colados no vidro na parte interna do carro e, em caso de interesse, devem ser contratados no balcão da locadora.

sunpass-rentcars-pedagios-1 sunpass-rentcars-pedagios-2

3. Adesivo também conhecido como SunPass Mini, mas que deve ser adquirido e carregado pelo motorista do carro, caso opte em comprar. Essa opção pode ser um pouco mais complicada, pois é preciso ir até uma agência bancária ou acessar o site, além de precisar calcular os valores exatos dos pedágios para não sobrar algum valor depois de terminar a viagem.sunpass-florida-rentcars

Importante: ao se aproximar do pedágio, preste bem atenção na via em que você está. É preciso verificar qual meio de pagamento é aceito, se é apenas um ou mais.

Por exemplo, observe a imagem abaixo:

Placas de sinalização de praça de pedágio na Flórida

Veja como funciona a sinalização nos pedágios da Flórida

No caso da placa da esquerda “Prepaid tolls only” (apenas pagamentos pré-pagos) com o logo do SunPass e do EPass, as vias são destinadas – exclusivamente – para esses meios.

Já na placa da direita “Toll Plaza. Change Provided” é a pista destinada a quem não possui algum tipo desses pagamentos automáticos e vai pagar em dinheiro com a possibilidade de troco.

 

Muito mais prático com os meios pré-pagos, né? Então, agora que já sabe tudo sobre os pedágios, aproveite muito a viagem!

Vale saber que a maior parte das rodovias da Flórida são retas, poucas vezes com curvas e, mesmo nesses casos, as curvas chegam a quase ser retas. Todas são muito bem sinalizadas e boas para andar. Atenção na estrada e boas férias!

Prepare uma playlist com as músicas que você gosta e aproveite muito o caminho :)

 

Receba as ofertas da Rentcars.com

Faça parte da nossa lista vip e receba as ofertas exclusivas com descontos especiais!

 

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

4 comentários »

  1. Marcelo disse:
    30/07/2018 - 10:47 AM

    Eu viajei para Orlando, no início de julho, e utilizei, por engano, em uma dessas praças de pedágio, a pista da cobrança automática.
    Na locadora (Alamo), ao devolver o veículo, me explicaram que seria cobrada, no cartão de crédito, uma taxa de US$ 3,95 + o valor do pedágio.
    Porém, por segurança, meu cartão ficou desbloqueado para transações no exterior somente no período da viagem.
    Fiquei na dúvida: preciso deixar o cartão de crédito desbloqueado para transações no exterior, e ficar aguardando a cobrança, mesmo sem saber o valor que será cobrado?
    Ou a locadora envia um e-mail antes, avisando sobre a cobrança?

  2. Rentcars.com disse:
    02/08/2018 - 5:32 PM

    Oi, Marcelo! Tudo bem? A locadora lança a cobrança do pedágio no cartão de crédito que foi apresentado na loja para caução e este deverá estar desbloqueado para transações internacionais. A loja só irá entrar em contato se não conseguir realizar a cobrança no cartão do locatário. Abraços! Equipe Rentcars.com

  3. BRUNO disse:
    28/08/2018 - 9:55 AM

    Bom dia!

    na saída do aeroporto, uns 5 minutos mais a frente tem esse pedágio de moedas($1,25)… o carro da Alamo já tem o sunpass porém li algumas pessoas falando que tem que pagar o pedágio de $1,25 pois o sunpass é p/ rodovia federal(algo do tipo)… o que eu faço? pago o pedágio de $1,25 ou passo direto com o sunpass? caso eu tenha que pagar, posso pagar com duas notas de 1 dólar? Estarei indo do aeroporto p/ international drive… já sei que no caminho inverso também tem o mesmo pedágio…

  4. Rentcars.com disse:
    30/08/2018 - 1:55 PM

    Oi, Bruno, tudo bem? Esse pedágio não tem troco, logo o pagamento precisa estar certo. Se nessa cabine tiver a câmera de captura automática do pedágio, é só passar, pois a cobrança vai diretamente para a locadora. Você pode verificar essa informação com a loja de retirada do carro.

    Abraços!
    Equipe Rentcars.com

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário