Quer saber tudo sobre o SunPass e os pedágios em Orlando? Se você vai aproveitar a Disney e as praias da Flórida, fique de olho para entender como funciona o pedágio no estado e não perder tempo em filas!

Se você vai viajar para os Estados Unidos e vai pegar a estrada no estado da Flórida, é preciso se atentar aos pedágios. Você vai encontrar vários pelo caminho e é legal já saber como funciona, pois muitos turistas viajam sem pesquisar e isso pode gerar muitas dúvidas.

Por que isso?

Porque existem 5 maneiras de fazer a cobrança nos pedágios na Flórida, podendo funcionar separadamente ou ao mesmo tempo.

Mas calma, primeiro, vamos conhecer os nomes e como cada um funciona.

Ready? Let’s go!

1. Cash/Receipt

Esse é o pedágio que você está acostumado no Brasil. Nele você espera na fila, paga, recebe o troco, o recibo e, então, continua a viagem. Mas esse tipo de pedágio está diminuindo de número aos poucos, sendo substituído pelos que oferecem pagamentos automáticos.

2. Exact coins

Esse é outro sistema que se parece com o primeiro (Cash/Receipt), mas nas faixas que tem as placas indicativas de “Exact coins” (moedas exatas). Ao invés de um atendente, você encontrará uma cesta para colocar as moedas e assim pagar o pedágio. Nesse modo, não é possível ter troco, por isso o melhor é andar sempre com moedas no carro.

Fonte: Vai para Disney

3. PlatePass/EToll/TollPass/HTA

Também chamados de toll-by-plate (pedágio por placa), essa forma de pagamento é para quem não gosta de ficar andando com vários aparelhos colados no para-brisa. Assim, ao passar pelas faixas exclusivas para cobranças automáticas, o pedágio tira uma foto da placa e manda o valor da taxa diretamente para a locadora. Isso é possível porque todos os carros na Flórida são cadastrados em um sistema de cobrança de acordo com a placa. Nesse caso, a cobrança será feita no cartão de crédito destinado ao valor do bloqueio caução, deixado no dia da retirada do veículo.

Atenção! Fique tranquilo: caso você decida não passar pela faixa automática, a locadora não cobrará o valor do pedágio. Só se você passar – obrigatoriamente – pela faixa automática, ok?

4. EPass

Esse sistema é bem parecido com o SunPass, mas não está disponível em tantas praças de pedágio. De qualquer forma, é importante por estar na Beachline Expressway (SR 528) – estrada que corta Orlando e vai até Cabo Canaveral, passando inclusive pelo aeroporto.

Dica Rentcars.com: Se você vai viajar para os estados da Geórgia e da Carolina do Norte, o EPass pode ser uma boa opção. Dependendo da quantidade de pedágios atravessados durante a sua viagem, é possível ganhar descontos de até 20%.

5. SunPass

Esse é o sistema mais famoso e também o mais queridinho pelos turistas. Assim como o Sem Parar ou o Via Fácil no Brasil, ele é um dispositivo que pode ou não estar colado no vidro do carro. Com ele você não precisa pagar os pedágios e pode economizar bastante tempo. Afinal, existem vias exclusivas para quem escolhe esse tipo de pagamento.

Atenção! Se você tem interesse em contratar o SunPass, é preciso comunicar no balcão da locadora, antes de assinar o contrato e retirar o veículo. Assim, pode viajar despreocupado.

Assim com o EPass, além da Flórida, você também pode usar esse sistema se for viajar para Geórgia e Carolina do Norte.

Vantagens do SunPass

  • Você pode passar em faixas exclusivas, poupando tempo durante a viagem;
  • Não é preciso parar ou diminuir a velocidade (se a pista estiver vazia, é claro);
  • Independentemente da velocidade, o sistema irá registrar a sua passagem, então não é preciso se preocupar;
  • O valor da cobrança é enviado diretamente para o cartão de crédito utilizado para o bloqueio caução na retirada do veículo alugado;
  • Alguns pedágios oferecem desconto para quem usa o SunPass, então além de mais rápido e prático, ele pode ser também mais vantajoso economicamente.

Além de tudo, é importante saber que existem três tipos de SunPass disponíveis.

Tipos de SunPass

SunPass Transponder

Dispositivos (transponder) colados no vidro na parte interna do carro e, em caso de interesse, devem ser contratados no balcão da locadora.

SunPass Mini

Adesivo também conhecido como SunPass Mini, mas que deve ser adquirido e carregado pelo motorista do carro, caso opte em comprar.

Essa opção pode ser um pouco mais complicada, pois é preciso ir até uma agência bancária ou acessar o site, além de precisar calcular os valores exatos dos pedágios para não sobrar algum valor depois de terminar a viagem.

Atenção na hora do pedágio na Flórida!

Ao se aproximar do pedágio, preste bem atenção na via em que você está. É preciso verificar qual meio de pagamento é aceito, se é apenas um ou mais.

Por exemplo, observe a imagem abaixo:

No caso da placa da esquerda “Prepaid tolls only” (apenas pagamentos pré-pagos) com o logo do SunPass e do EPass, as vias são destinadas – exclusivamente – para esses meios.

Já na placa da direita “Toll Plaza. Change Provided” é a pista destinada a quem não possui algum tipo desses pagamentos automáticos e vai pagar em dinheiro com a possibilidade de troco.

Muito mais prático com os meios pré-pagos, né? Então, agora que já sabe tudo sobre os pedágios, aproveite muito a viagem!

Vale saber que a maior parte das rodovias da Flórida são retas, poucas vezes com curvas e, mesmo nesses casos, as curvas chegam a quase ser retas. Todas são muito bem sinalizadas e boas para andar. Atenção na estrada e boas férias!

Prepare uma playlist com as músicas que você gosta e aproveite muito o caminho 🙂



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

26 Comments

  1. Vou viajar de Miami para New York de carro (loquei na ALAMO), gostaria de saber como proceder com os pedágios até o destino final. Vou contratar o SUN PASS e os mais?

    • Olá, Emerson! É importante entrar em contato com a Alamo informando sua rota, pois nem sempre as locadoras permitem a travessia para estados que não façam fronteira com a Flórida. Se precisa de maior auxílio, entre em contato com a nossa central (0800 604 7368) para que eles façam essa ponte de comunicação.

  2. Olá. Se eu não contratar o serviço e passar por um pedágio, é cobrado multa? Vale mais a pena pagar o valor diário cobrado pela locadora, ou pagar multa quando passar? Pergunto pois alugarei em Miami por 15 dias, e usarei a principio para ir e voltar de orlando. ou seja, pagarei 15 dias para usar por 2 dias somente.

    • Olá, Hamilton! Com certeza é mais interessante contratar o sistema de pedágios. A multa, além de ser mais cara, gera pontos em sua carteira. Uma boa dica é reservar com a locadora Alamo, que usa o sistema automático de toll by plate, ou seja, você só irá pagar por pedágio que passar.

  3. Para quem vai rodar apenas em Orlando é interessante contratar o sunPass ou somente interessa para quem vai viajar para outras cidades da Flórida?

    • Oi, Felipe, boa tarde!
      Tudo bem?

      As locadoras trabalham com sistema eletrônico de pedágios onde a placa do veículo é fotografada e a cobrança é direcionada à locadora, que desconta o valor do cartão deixado para bloqueio caução.
      Já que a maioria dos pedágios na Flórida são automáticos, recomendamos sempre que o cliente contrate o serviço, mas não é obrigatório.

      Um abraço, equipe Rentcars.com

      • Oi, Paulo, tudo bem?
        Você pode adquirir o Sunpass em algumas lojas de conveniência ou retornar na loja e solicitar o aparelho.

    • Oi, Larissa, tudo bem?
      O valor é definido pela locadora e depende de onde será feita a retirada do carro.
      Recomendamos que entre em contato diretamente com a locadora para confirmar o valor exato.

      Abraços, equipe Rentcars.com

  4. aluguei pela alamo e gostaria de saber se é possível realizar o check-in on-line antecipadamente, evitando assim passar pelo balcão e ser coagido a adquirir produtos.

    • Oi, Paulo, tudo bem?
      Em casos de reservas com a Alamo recomendamos que o check-in seja realizado diretamente na locadora no momento da retirada do veículo, pois pode ser que o site da Alamo não reconheça o nosso código de confirmação por sermos uma terceirizada. Se preferir, também pode usar os totens de atendimento da locadora no aeroporto sem a necessidade de passar pelo balcão.

      Ficamos à disposição!
      Abraços, equipe Rentcars.com

  5. boa tarde,aluguei pela alamo, irei de miami para orlando, o sun pass , já está instalado no veiculo, seria apenas passar pelo primeiro pedágio que automaticamente ele será liberado

    • Oi, Marcelo!
      Tudo bem?

      Todos os carros já possuem o SunPass instalado, mas é preciso pedir a ativação no balcão da locadora, antes de assinar o contrato e retirar o veículo.
      Para mais informações, pedimos que entre em contato com a nossa central, pelos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).
      Conte com a gente!

      Abraços, equipe Rentcars.com

  6. Uma duvida…
    Estive recentemente em Miami e depois fui para Orlando. Passeando por Miami (seguindo as direções do wase!) Passamos por vários “portais” que indicavam Sun Pass ou toll-by-plate (nao tinha praça de pedágio). Como alugamos pela Salmo, vimos q ativa automaticamente o toll-by-plate (inclusive ja veio descontado no cartão!).
    Mas quando fomos para Orlando (pela Turnpike) utilizamos as praças de pedágio normal (ticket, exact coins e dinheiro. Poderíamos ter passado pela cobrança automática e eles cobrariam igual o toll by-plate?

    Outra duvida =)
    Vimos que algumas saídas da Turnpike só estava escrito “Sun pass”, nessas saídas existem outra forma de pagamento?

    Desculpe o textão ?

    • Oi, Camila, boa tarde!
      Tudo bem?

      Você chegou a contratar o SunPass ou Toll-by-plate? Ambos não são cobrados automaticamente, é necessário autorizar a cobrança no cartão de crédito deixado para bloqueio caução.
      Isso é feito no balcão da locadora, na hora da retirada do carro.

      Nas praças de pedágio normal, só é possível passar com SunPass ou Toll-by-plate se houver o identificador deles com passagem livre.
      Quando só está escrito “SunPass” e não tem guichê para pagamento em dinheiro, a única forma é pelo SunPass mesmo.

      Para mais informações, pedimos que entre em contato com a nossa central, pelos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).
      Abraços, equipe Rentcars.com

  7. Aluguei um carro pela Dollar, no aeroporto de Miami, vou e volto para Orlando. Eles tem o Sunpass? Quanto ficaria por dez dias?

    • Oi, Hélcio!
      Tudo bem?

      Para contratar o SunPass não há guichê de atendimento. Sempre recomendamos a contratação no balcão da locadora, antes de assinar o contrato e retirar o veículo.
      Todos os carros já possuem o SunPass instalado, mas é preciso pedir a ativação.
      A cobrança é feita no cartão de crédito deixado para bloqueio caução e o valor depende da época e é estabelecido pela própria locadora.
      Para mais informações, pedimos que entre em contato com a nossa central, pelos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).

      Abraços, equipe Rentcars.com

  8. Fiz um locação de um veiculo na Dollar.
    Tenho que contratar o SunPass no balção da locadora ou é um serviço que já está incluso?
    Se tiver que contratar, qual o valor? são 16 diárias. Obrigado

    • Oi, Francisco!
      Tudo bem?

      Todos os carros já possuem o SunPass instalado, mas é preciso pedir a ativação no balcão da locadora, antes de assinar o contrato e retirar o veículo..
      A cobrança é feita no cartão de crédito deixado para bloqueio caução e o valor é estabelecido pela própria locadora.
      Para mais informações, pedimos que entre em contato com a nossa central, pelos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades).
      Conte com a gente!

      Abraços, equipe Rentcars.com

  9. Aluguei um carro da Alamo, minha dúvida é: no totem onde pretendo fazer meu atendimento, tem a opção de contratar o SunPass? Obrigado

    • Oi, Jack, tudo bem?

      Com a Alamo é possível incluir os serviços de pedágios através do Totem, mas recomendamos que você passe pelo balcão após o procedimento apenas para notificar o atendente caso haja a necessidade de algum tipo de ativação no sistema da locadora para a liberação dos pedágios.

      Na Flórida todos os veículos possuem o serviço de pedágios, basta passar pela via do pedágio para ativação automática.

      Conte com a gente!
      Rentcars.com

  10. Bom dia!

    na saída do aeroporto, uns 5 minutos mais a frente tem esse pedágio de moedas($1,25)… o carro da Alamo já tem o sunpass porém li algumas pessoas falando que tem que pagar o pedágio de $1,25 pois o sunpass é p/ rodovia federal(algo do tipo)… o que eu faço? pago o pedágio de $1,25 ou passo direto com o sunpass? caso eu tenha que pagar, posso pagar com duas notas de 1 dólar? Estarei indo do aeroporto p/ international drive… já sei que no caminho inverso também tem o mesmo pedágio…

    • Oi, Bruno, tudo bem? Esse pedágio não tem troco, logo o pagamento precisa estar certo. Se nessa cabine tiver a câmera de captura automática do pedágio, é só passar, pois a cobrança vai diretamente para a locadora. Você pode verificar essa informação com a loja de retirada do carro.

      Abraços!
      Equipe Rentcars.com

  11. Eu viajei para Orlando, no início de julho, e utilizei, por engano, em uma dessas praças de pedágio, a pista da cobrança automática.
    Na locadora (Alamo), ao devolver o veículo, me explicaram que seria cobrada, no cartão de crédito, uma taxa de US$ 3,95 + o valor do pedágio.
    Porém, por segurança, meu cartão ficou desbloqueado para transações no exterior somente no período da viagem.
    Fiquei na dúvida: preciso deixar o cartão de crédito desbloqueado para transações no exterior, e ficar aguardando a cobrança, mesmo sem saber o valor que será cobrado?
    Ou a locadora envia um e-mail antes, avisando sobre a cobrança?

    • Oi, Marcelo! Tudo bem? A locadora lança a cobrança do pedágio no cartão de crédito que foi apresentado na loja para caução e este deverá estar desbloqueado para transações internacionais. A loja só irá entrar em contato se não conseguir realizar a cobrança no cartão do locatário. Abraços! Equipe Rentcars.com

Write A Comment