25.jan.2018 | Carolinne Moraes | Dirigir no Exterior

Aluguel de carros nos EUA e leis de trânsito

Se você vai viajar para as terras do Tio Sam, já deve ter notado que alugar um carro é uma das melhores opções para conhecer de perto as cidades dos Estados Unidos. Depender do transporte público normalmente te fará desperdiçar tempo e paciência, o que acaba sendo uma dor de cabeça para quem quer aproveitar cada minuto do roteiro.

Já demos dicas valiosas sobre aluguel de carros nos EUA, mas como informação nunca é demais, separamos outros detalhes que você precisa saber para curtir a sua viagem da melhor maneira possível.

aluguel-de-carros-nos-eua

Alugar carros no exterior é mais fácil do que parece e contar com a liberdade de poder visitar os pontos turísticos, mercados e lojas a hora que quiser, com conforto e comodidade, é o sonho de todo turista.

Antes de qualquer coisa, vale a pena lembrar que para dirigir nos Estados Unidos a Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é obrigatória, sendo necessária apenas uma Carteira de Habilitação brasileira definitiva (CNH) válida.

A sua carteira, muito provavelmente, está num idioma diferente do inglês, então se você quiser evitar possíveis transtornos, é altamente recomendado emitir a PID antes de fechar um aluguel de carros nos EUA. Confira abaixo informações úteis que vão facilitar a sua vida na hora de dirigir por lá!

alugar-carro-nos-eua

Viu um ônibus escolar? PARE!

Dirigir nas cidades norte americanas é uma experiência diferente. Prova disso são as leis de trânsito dos EUA.

Uma das mais importantes por lá é a de respeito ao ônibus escolar. Quando um school bus estiver parado para embarque ou desembarque é proibido ultrapassá-lo: todos os carros são obrigados a parar, inclusive no sentido contrário.

Além disso, as zonas escolares têm uma velocidade reduzida, desta forma as crianças podem atravessar com total segurança.

Literalmente PARE!

alugar-carro-eua

É óbvio que a placa “PARE” significa exatamente o que diz, mas como no Brasil é comum atravessar direto quando não se vê nenhum pedestre ou carro, pode ser que você tenha o mesmo hábito ao dirigir nos Estados Unidos. Isso é inaceitável e passível de multas desagradáveis, especialmente para quem está viajando no exterior com um carro alugado.

Ao avistar o “STOP”, realmente pare e espere alguns segundos. Outro diferencial é que quando há mais de uma placa de “PARE” em uma interseção, o veículo que chegou primeiro tem sempre a preferência. Já se mais de um veículo chegou ao mesmo tempo, o que estiver à direita deve sair antes.

Vire à direita com o sinal vermelho

A regra rigorosa referente a placa de “PARE” não funciona para quem quer virar à direita enquanto o semáforo estiver fechado. Sim, é permitido fazer a conversão à direita com o sinal vermelho, inclusive se você permanecer parado vai ganhar algumas buzinadas!

Isso vale na maioria dos estados, exceto quando existir uma placa de “NO TURN ON RED”, ou em casos onde há pedestres para atravessar. A prática, que nos parece inadequada, foi uma maneira que os americanos encontraram de deixar o trânsito menos congestionado. E funciona super bem!

Ah! Esta lei não se aplica à cidade de New York, lá sempre será proibido. Antes de alugar um carro nos Estados Unidos, é bom checar as leis de trânsito dos lugares que você vai visitar.

Fique atento às placas!

Outro fato importante de saber é que o americano é soberano em sua propriedade, por isso sempre respeite os sinais de “Do not trespass” (não invada!). Caso contrário, se ele se sentir ameaçado, ele tem autorização para disparar uma arma de fogo em legítima defesa, o que pode prejudicar você e o seu carro alugado.

As placas referentes à travessia silvestre também merecem atenção, até mesmo quando estiver dirigindo em áreas suburbanas, pois acidentes envolvendo ursos, alces e outros animais de grande porte ocorrem com frequência nestas regiões.

Outras informações úteis

Mais um detalhe que você precisa saber é que nos EUA o sistema métrico é substituído pelo sistema imperial. Sendo assim quilômetros por hora são substituídos por milhas por hora.

Também é bom estar informado que tipicamente o limite da velocidade permitido nos estados ao leste do Mississippi é de 65 mph, enquanto ao oeste é de 70 mph.

E quando precisar abastecer o carro alugado, antes de reclamar que não há nenhum frentista para atender, lembre-se que quase todos os postos de gasolina são de autoatendimento. Logo, você passa o seu cartão na máquina, seleciona o tipo de combustível, retira a bomba e abastece por conta própria.

Aluguel de carros nos EUA – Proteções

Por essas e outras, é essencial analisar as proteções mais adequadas na hora de alugar um carro nos Estados Unidos para cobrir qualquer imprevisto.

No país, caso o cliente já tenha seguro de algum carro, normalmente as proteções são transferíveis para o veículo alugado, mas não é toda seguradora que oferece este benefício, por isso fique atento!

aluguel-de-carros

Loss-damage waiver ou collision damage waiver

A proteção de danos ao veículo, que abona a responsabilidade financeira do locatário em caso de danos ou roubo do veículo, é obrigatória na hora da retirada no exterior. Na maioria das reservas via Rentcars.com, ela já vem inclusa, mas se não estiver, você terá que contratar.

Se você já possui as proteções “Comprehensive Coverage” e “Collision Coverage” no seu carro particular, é provável que o valor do veículo alugado, mesmo no caso de perda total, esteja coberto. Se estiver, você vai ser responsabilizado pelo valor da franquia e as taxas adicionais que a locadora poderá cobrar.

Liability Coverage

Para evitar dor de cabeça em caso de colisões, a proteção Liability Coverage pode ser feita na hora da reserva, se já não estiver inclusa no pacote. Com ela você vai estar protegido contra potenciais processos decorrentes de danos físicos ou patrimoniais causados a terceiros.

Este seguro é obrigatório em 49 dos 50 estados dos EUA. New York, por exemplo, exige que as locadoras providenciem ao menos o Liability Coverage, por isso o locatário não precisa contratar separadamente se estiver locando nesse estado.

Personal Accident Insurance

Outra proteção que não é obrigatória, mas vale a pena investir, é a Personal Accident Insurance contra riscos pessoais, que protege o motorista e os passageiros em caso de acidentes, cobrindo os gastos hospitalares.

Personal Effects Coverage

Por último, e não menos importante, a Personal Effects Coverage protege os condutores contra furtos ou roubos de pertences pessoais deixados dentro do veículo e pode ser útil ao fazer um tour pelas cidades dos EUA.

Caso você já tenha um seguro de proprietário de imóvel ou seguro de locatário de imóvel, seus pertences pessoais normalmente já estarão protegidos mesmo se forem roubados ou furtados de um carro alugado, mas é importante rever o contrato com a seguradora para certificar-se da proteção.

Grande parte das locadoras disponibilizadas pela Rentcars.com oferecem diversos pacotes de proteções adicionais e, antes de recusar por causa do acréscimo no valor da reserva, é bom avaliar as opções com atenção.

Ficou com dúvidas para alugar um carro nos Estados Unidos? Quer saber mais sobre as proteções e leis de trânsito no exterior? Deixe o seu comentário, que nós vamos esclarecer tudinho!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário