24.abr.2018 | Giulia Duarte | Roteiros na região Sudeste do Brasil

O que fazer no Rio de Janeiro? Roteiro completo

Um dos cartões postais mais lindos do Brasil, o Rio de Janeiro é maravilhoso o ano inteiro e promete ser um roteiro de viagem inesquecível para as suas próximas férias! Repleto de atrações turísticas imperdíveis, como o famoso Cristo Redentor, o belo Pão de Açúcar e a exuberante Praia do Recreio, a cidade é perfeita para relaxar entre amigos, tomar aquela água de coco à beira-mar e recarregar as energias. Confira o roteiro especial que preparamos com várias dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e caia na estrada!

O que fazer no Rio de Janeiro

Hora do Recreio

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro

A Cidade Maravilhosa tem atrativos para todos

Famosa por ser ponto de encontro entre surfistas e bodyboardes, a Praia do Recreio está localizada ao final da Avenida Sernambetiba e pode ser considerada uma continuação da também célebre Barra da Tijuca. Com uma boa infraestrutura, esse ponto turístico reúne excelentes quiosques em sua orla e ainda conta com a vantagem de estar bem próxima da Praia da Macumba, Grumari e Abricó, sem falar na charmosa Prainha, que reúne boas ondas, mar refrescante e um visual sem igual.

Com um bairro urbanizado, o Recreio dos Bandeirantes harmoniza graciosamente bem a modernidade de vários edifícios com as belezas naturais dessa região “bonita por natureza”, como já dizia o músico Jorge Ben Jor. Antes de iniciar o tour por lá, que tal garantir um veículo confortável para conhecer os principais pontos turísticos? Baixando o aplicativo Rentcars.com você compara as melhores opções de locadoras cariocas e reserva tudo com antecedência e sem burocracia.

rio-de-janeiro

Prainha na Barra da Tijuca

Desembarcando no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), por exemplo, é só pegar o seu carro e em 50 minutos ao volante você já estará na maravilhosa Praia do Recreio. Ao chegar, que tal começar o dia aproveitando uma boa caminhada na orla, ou pedalando pela ciclovia local? Outra ótima ideia também é bater aquele futevôlei com a galera, já que a areia fofinha é perfeita para a prática desse esporte! E por falar em atividades físicas… Sempre sonhou em aprender a surfar? A Praia do Recreio é o lugar certo, pois é sede de várias escolinhas de surfe, vôlei, futebol e outros.

Depois de uma manhã movimentada, é hora do recreio do almoço! E nada melhor do que almoçar com vista para o mar, né? Com um cardápio variado e um ambiente superconfortável, o Quiosque Cavalo Marinho é referência na localidade e fica na Avenida Lúcio Costa, S/N, Praça 01, Ilha 01 e 02 – a 4 minutinhos da praia – e disponibiliza parquinho para as crianças e música ao vivo.

Outra deliciosa opção é o Coliseu das Massas, que oferece diversos rodízios por um precinho bem em conta. O restaurante fica na Travessa São Sebastião, nº 9, e é bem recomendado no Trip para quem viaja com a família.

o-que-fazer-no-rio

Vista aérea da Pedra do Pontal

Continuando o seu roteiro com o que fazer no Rio de Janeiro, uma atração imperdível é a belíssima Pedra do Pontal, que fica a 17 minutos de carro, e proporciona uma das vistas mais incríveis do Rio, pois divide perfeitamente a Praia da Macumba e a do Recreio! Para subir e garantir a foto perfeita é preciso fazer uma pequena caminhada de uns 15 minutos e depois escalar um de seus paredões com a ajuda de uma corda estrategicamente colocada lá. No topo, a visão panorâmica é de tirar o fôlego e você ainda pode deixar para subir num horário mais perto do pôr do sol para contemplar um dos mais lindos espetáculos da natureza no chamado País Tropical.

roteiro-rio-de-janeiro

Praia do Segredo

E para fechar esta primeira parte do roteiro, vamos contar um segredo: recentemente descoberta, a Praia do Secreto é o mais novo point praiano dos cariocas e turistas! Situada entre a Praia da Macumba e a Prainha, essa linda piscina natural desaparece quando a maré está cheia – daí a referência ao nome – e ficou conhecida depois que algumas fotos foram divulgadas no Instagram.

Para chegar a esse paraíso escondido, basta deixar o carro no Mirante da Prainha e seguir andando até a entrada da trilha. 5 minutos depois é só aproveitar a vista e dar aquele mergulho!

rio-de-janeiro-de-carroPara chegar a esse destino e aproveitar todas essas atrações, reserve um carro via Rentcars.com e agende sua retirada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), também conhecido como Rio-Galeão, situado na Avenida Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador, Rio de Janeiro, e pegue a Avenida Vinte de Janeiro e a Estrada do Galeão até a Via Expressa Presidente João Goulart, pela Linha Vermelha, na Cidade Universitária. Siga até Jacarepaguá, continue até a Avenida Governador Carlos Lacerda, pela Linha Amarela, dirija até a Avenida Lúcio Costa e você chegará ao Recreio dos Bandeirantes em aproximadamente 50 minutos, dependente do trânsito.

Mar e Poesia

Seguindo viagem pelo Rio de Janeiro, a combinação entre o céu azul e o verde do mar, inspirou diversos artistas a criarem muitas obras que enaltecessem a cidade. Entre eles, Carlos Drummond de Andrade, mineiro de nascimento e carioca de coração, o escritor passava horas sentado na orla da Praia de Copacabana admirando a bela paisagem.

O poeta foi imortalizado em bronze e sua estátua atrai milhares de turistas do mundo inteiro, que adoram posar ao seu lado para tirar uma foto! Para fazer o mesmo e ainda aproveitar as belezas do calçadão mais famoso do Rio de Janeiro, pegue o carro e siga pela Avenida Alfredo Balthazar da Silveira até a Avenida da Américas, na Barra da Tijuca. Depois siga pela Autoestrada Lagoa-Barra e pelo Túnel Dois Irmãos até chegar a Rua Doutor Marques Canário, no Leblon. Em seguida, vá pela Rua Humberto de Campos, depois pela Avenida Epitácio Pessoa e logo após pela Rua Professor Gastão Bahiana até a Avenida Atlântica em Copacabana. Com 55 minutos ao volante você poderá curtir mais essa atração carioca e relaxar em uma das praias mais visitadas do Brasil!

roteiro-completo-rio-de-janeiro

Estátua de Carlos Drummond de Andrade

Nem só de praia vive o carioca

Se você não é muito praieiro, saiba que o Rio de Janeiro, além de lindas paisagens, tem grandes atrações culturais. O futurístico Museu do Amanhã, por exemplo, foi inaugurado em 2015, no Píer Mauá, e fica a apenas 21 minutos de Copacabana, seguindo pela Avenida Venceslau Braz e depois pelo Túnel Santa Bárbara.

roteiro-rj

Museu do Amanhã

Depois de adquirir seu ingresso, previamente pela internet, prepara-se para embarcar em uma viagem por um futuro não tão distante! Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a estrutura pós-moderna e sustentável do prédio chama a atenção logo de cara, pois foi criada com “espinhas solares” capazes de se mover ao longo de sua claraboia com o objetivo de se adaptar às mudanças ambientais.

Assim sendo, o Museu do Amanhã promove ciências e artes em harmonia com a consciência sustentável, através de exposições e mostras digitais que prometem fazer do seu roteiro pelo Rio de Janeiro uma viagem inesquecível.

rio-de-janeiro-de-carroComo o prédio não conta com parqueamento próprio, há diversas opções de estacionamentos particulares ao redor. O mais próximo fica no Edifício RB1, na Avenida Rio Branco, nº 1, a 100 metros da entrada do Museu.

Uma pequena Alemanha na Serra carioca

Saindo do Museu do Amanhã e pegando a BR-101 em Caju, via Avenida Presidente Vargas, em pouco mais de 1 hora você poderá conhecer Petrópolis, uma charmosa região situada na serra do Rio de Janeiro, famosa por seu clima ameno, suas tradições alemãs e por ter sido residência de veraneio dos Imperadores brasileiros.

A chamada Cidade Imperial foi fundada em 1843 e conta com encantadoras atrações turísticas, como a gótica Catedral São Pedro de Alcântara, o lindíssimo Palácio de Cristal, o afamado Museu Imperial, a curiosa Casa de Santos Dumont e muitas outras.

o-que-fazer-no-rj

Palácio de Cristal em Petrópolis

Além desses atrativos, a localidade é famosa por suas pousadas em meio à Mata Atlântica, culinária diversificada, cervejarias e tours cervejeiros, além de variados festivais gastronômicos e musicais.

Curtiu esse roteiro? Então saiba o que fazer ao chegar a Cidade de Pedro: comece seu tour visitando a Cervejaria Bohemia e prove os principais rótulos petropolitanos em seu restaurante. Em seguida, almoce na tradicional Casa D’Ângelo, uma das choperias mais prestigiadas de lá. Continuando o passeio, que tal relaxar nos jardins da Praça da Liberdade? O local é perfeito para levar as crianças! E por falar nos pequenos, não deixe de levá-los para dar uma volta de pedalinho no bonito Parque Crémerie.

rio-de-janeiro-de-carroSe você está viajando a dois, não perca a oportunidade de conhecer as mais variadas pousadas de Petrópolis, como a romântica Pousada Paraíso e a exuberante Parador Santarém, a 1h e a 47 minutos do centro, respectivamente.

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 comentário »

  1. Kami disse:
    24/04/2018 - 6:47 PM

    Amei! Pretendo conhecer em breve!

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário