Está na hora de vestir o amarelo! Após o grande sucesso das campanhas de conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, surgiu o Maio Amarelo, um movimento com um simples objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes no trânsito.

Maio Amarelo: Saiba mais sobre o movimento

A segurança no trânsito é uma escolha de todos

O Maio Amarelo surgiu em 2013 e está ganhando força nos mais diversos segmentos. Órgãos de governos, empresas, entidades e associações apoiam o movimento para mobilizar e conscientizar a população sobre o trânsito nas mais diferentes esferas. E é claro que a Rentcars.com não poderia ficar de fora.

Neste ano, o tema escolhido para o Movimento, promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é “Nós somos o trânsito”, que incentiva a participação de toda a sociedade e condutores nas ações para melhorar a segurança no trânsito.

Segundo pesquisas, aproximadamente 65% dos acidentes de trânsito não existiriam se os brasileiros dirigissem com responsabilidade. O país está entre os 5 do mundo com maior número de mortes em acidentes de trânsito. Com isso já dá para entender a importância do Movimento no Brasil, para que todos voltem a sua atenção pela vida.

Por que o mês de maio e a cor amarela?

Em maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e foi assim que o mês virou uma referência para ações de conscientização no mundo inteiro. A intenção da ONU é poupar pelo menos cinco milhões de vidas até 2020 por meio da mobilização.

A escolha da cor está diretamente relacionada a atenção no trânsito. O amarelo é uma cor de sinalização e advertência para os condutores e pedestres.

Assim como em outros movimentos de prevenção, o símbolo do Maio Amarelo é um laço, neste caso na cor amarela.

Dicas de segurança no trânsito: Previna acidentes

A melhor forma de prevenir acidentes no trânsito é estar sempre atento ao dirigir, pedalar ou caminhar pelas ruas. Uma série de atitudes simples podem ser tomadas para mudar o alto índice de acidentes no Brasil e no mundo. Confira 10 dicas de segurança no trânsito para dirigir com responsabilidade:

  • 1. Respeite os limites de velocidade;
  • 2. Realize a manutenção do veículo com frequência;
  • 3. Esteja em boas condições físicas e emocionais para dirigir;
  • 4. Não use o celular ao volante;
  • 5. Respeite as leis de trânsito, por mais simples que sejam;
  • 6. Se informe sobre as condições climáticas;
  • 7. Mantenha uma distância segura do carro que está na frente;
  • 8. Não faça ultrapassagens indevidas;
  • 9. Use o cinto de segurança;
  • 10. Se beber, NÃO dirija.

Acesse o site do Maio Amarelo para notícias do Movimento ao redor do mundo e seja você também um apoiador oficial da causa!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

    • Oi, Bastião, boa tarde!
      Como podemos te ajudar? Você pode nos informar melhor quais informações deseja obter?
      Caso prefira entrar em contato diretamente com a nossa central de reservas, você pode enviar um e-mail para: atendimento@rentcars.com ou ligar para: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades). Permanecemos à sua disposição! (:

Write A Comment