Conhecer Porto está no roteiro de muita gente que visita Portugal, mas nem sempre temos muito tempo pra isso, não é verdade? Veja nosso roteiro com dicas para passeios rápidos para quem tem pressa e mais longos para quem tem mais tempo na cidade do Porto!

Fundada em 1123, a cidade do Porto deu origem ao nome de Portugal. Como um dos principais destinos turísticos do país, o município apresenta diversas atrações imperdíveis, como o Rio Douro, o Farol Molhe do Douro e a Ponte Dom Luís I, além da lindíssima Livraria Lello & Irmão.

Mundialmente conhecida pelo seu saboroso vinho, a região mescla uma vida noturna charmosa, com áreas de muitas histórias e atrativos, que fazem com que o seu centro histórico faça parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

E aí, preparado para curtir suas férias? Com o nosso roteiro você vai descobrir as maravilhas do Porto e o que fazer nessa viagem fascinante!

Ponte Dom Luís I: cartão-postal da cidade do Porto

Inaugurada em 1886, a Ponte Dom Luís I está situada a 3 km de distância do centro de Porto. Entre as várias estruturas que ligam as margens do Rio Douro, ela é considerada a favorita entre moradores e turistas devido a sua beleza arquitetônica.

Responsável por unir as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia, a ponte possui 385 metros de comprimento em metal, que mesmo de longe já chama muito a atenção! Seu nome é uma homenagem ao Rei Dom Luís I, governante de Portugal e Algarves entre 1861 e 1889, mais conhecido como “o Popular”.

Curiosamente, o engenheiro responsável pela obra foi o alemão Theóphile Seyrig, aluno e amigo do francês Gustave Eiffel, famoso pela construção da Torre Eiffel em Paris e pela Estátua da Liberdade em Nova Iorque.

Para quem ama belas paisagens, a vista proporcionada pela parte superior da ponte é realmente deslumbrante em todas as horas do dia! Seu percurso pode ser feito a pé ou de metrô, não sendo permitida a passagem de automóveis. Lá de cima, o turista consegue ver não só Porto, mas também Vila Nova de Gaia, além de ter uma visão privilegiada de grande parte do incrível Rio Douro.

Para chegar à Ponte Dom Luís I, e a tantos outros lugares incríveis na região, é fundamental contar com o auxílio de um automóvel. Para isso, baixe nosso aplicativo e reserve o automóvel perfeito agora mesmo!

Saindo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO), pegue a VRI na vila de Custóias, seguindo na direção norte. Mantenha-se à esquerda, observando sempre as indicações, depois pegue a A4, A28 e A1/IC23 até a Via Panorâmica Edgar Cardoso. E finalmente pegue a Rua Dom Pedro V, o Viaduto do Cais das Pedras e a Rua Nova da Alfândega, chegando ao destino desejado.

Dica: observe a lateral da ponte, onde se encontra uma parte da Muralha Fernandina, construída no século XIV, no reinado de Dom Fernando, “o Formoso”. Essa parte da construção traz mais uma marca do passado do Porto, comprovando que esse é um lugar de muitas histórias.

Conhecendo o Rio Douro

Com mais de 890 km de comprimento, o Rio Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, com sua foz na cidade de Porto. Sendo um dos principais rios da Península Ibérica, ele é um dos maiores responsáveis por oferecer lindas paisagens!

Além de proporcionar vistas de tirar o fôlego, o Douro também traz inúmeros benefícios para as localidades às suas margens, já que por ali há a circulação dos principais produtos comerciais e é realizado o famoso turismo fluvial. São diversos cruzeiros e passeios de barco, proporcionando trajetos espetaculares aos milhares de turistas que vão para a região anualmente!

Para quem preferir percorrer as margens do rio, não faltarão atrações e lindos lugares para aproveitar! Entre eles está a Porto in a Bottle, um charmoso lugar especializado em vinhos de produtores menores, que atrai turistas e moradores.

Dica: aproveite o percurso e visite o Cantinho do Avillez, na Rua Mouzinho da Silveira, a menos de 5 km do centro do Porto. Além de ser um local aconchegante, os pratos servidos são deliciosos, exalando o verdadeiro sabor da culinária portuguesa!

Uma viagem de carro com o Rio Douro como personagem principal, tem tudo para ser inesquecível, já que o trajeto está repleto de lindos vinhedos, belos prédios históricos e tranquilas vilas.

Estando de automóvel, que tal conhecer o Museu do Douro e descobrir curiosidades sobre a produção do célebre vinho do Porto? Ele foi inaugurado em 2008 e está situado na cidade vizinha de Peso da Régua.

Se você estiver no centro de Porto, pegue a A4 em Leça do Balio, via Rua de Oliveira Monteiro, depois a N14 e a Via Norte. Permaneça na A4 até Peso da Régua e pegue a saída 11, via A24/IP3. Feito isso, siga a N2 e a N108 até a Rua do Marquês de Pombal. O trajeto é de 119 km e dura cerca de uma hora e meia de carro.

Já para quem preferir explorar ainda mais a região, que tal conhecer Pinhão, uma cidade vizinha, que está a, aproximadamente, 128 km de distância? O local é conhecido como Alto Douro Vinhateiro e oferece paisagens fantásticas do rio e dos vinhedos locais!

Ainda falando das belezas portuguesas, o Farol Molhe do Douro é outro local que vale a pena visitar! Inaugurado em 1886 e elaborado pelo engenheiro português Fernando Silveira Ramos, a construção também é conhecida como Farolim de Felgueiras e tem 10 metros de altura.

Situado na margem norte da foz do Douro, ele foi construído com material selecionado para resistir às fortes ondas do mar, principalmente em momentos de maré alta.

Além de ser um símbolo que marca a embocadura do rio, o farol completa a linda vista e convida o turista a percorrer seu cais a pé para conhecer seu interior.

Quem visita o Farol Molhe do Douro afirma que se trata de um passeio inesquecível à beira mar! Então não perca a oportunidade de registrar esse momento único.

Se você desembarcar OPO, siga na direção norte e pegue a VRI, a A4 e a Avenida Dom Afonso Henriques. Depois, pegue a Avenida de Montevidéu até, finalmente, chegar a Avenida de Dom Carlos I. O percurso é de 13,9 km e dura quase 30 minutos de carro.

Livraria Lello & Irmão: parada obrigatória

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello & Irmão é mundialmente conhecida e admirada por sua beleza, e está localizada a 2,4 km do centro de Porto. Tanto para quem ama Literatura, como para quem admira a estrutura de lugares antigos, a Lello é um destino imperdível!

A história da livraria começou no ano de 1869, ainda como editora, conhecida como Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Com a morte do primeiro dono, ela foi vendida para Mathieux Lugan. Porém, o desenvolvimento local e a fama mundial viriam anos depois, com a aquisição do lugar por José Lello, em sociedade com o irmão António Lello.

Além de oferecer o contato com inúmeras obras, a estrutura da loja é de uma beleza única! Sua parte exterior já traz uma riqueza de detalhes incrível, mas é em seu interior que o show acontece – repleto de encanto, com diversos vitrais e uma luxuosa escadaria em seu centro.

O lugar é tão lindo que muitas pessoas acreditavam que a Lello teria sido inspiração para a livraria que aparece nas histórias de Harry Potter, quando o jovem Harry compra seus livros escolares antes de ir a Hogwarts. A informação nunca foi confirmada pela autora da famosa série, porém, como J. K. Rowling viveu na cidade de Porto durante alguns meses e, provavelmente, frequentou a famosa livraria, os fãs não descartam a possibilidade da referência.

Desembarcando no OPO, pegue a VRI em Custóias e continue por ela até pegar a A4 e A28, seguindo pela Avenida Sidónio Pais. Depois, pegue a Rua 5 de Outubro, a Rua Júlio Dinis, a Rua Dom Manuel II e a Rua Campo dos Mártires da Pátria, para chegar à Rua das Carmelitas. Esse charmoso trajeto tem quase 15 km e requer 30 minutinhos ao volante.

Gostou do nosso roteiro por Porto e das dicas sobre o que fazer nessa maravilhosa região portuguesa? Viaje sem preocupação alugando um automóvel, via Rentcars.com, e passeie com tranquilidade pelas belas atrações da charmosa cidade de Porto!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment