06.ago.2018 | Renan Campos | Dicas Roteiros na região Nordeste do Brasil

Salvador: praias e passeios turísticos obrigatórios

Tem pouco tempo em Salvador e mesmo assim gostaria de conhecer um pouco da cidade? Veja nossas dicas e sugestões de praias e passeios turísticos obrigatórios para qualquer um que visita a cidade e boa viagem!

 

Uma das semanas mais divertidas de sua vida promete acontecer em Salvador: muitas praias, cultura em cada esquina, carnaval todos os dias e gente feliz. Tudo isso e muito mais é o que Capital da Alegria reserva, além das atrações e atividades para todos os gostos – e piques.

Ao chegar à região, você logo perceberá que seu povo diversificado está sempre com um sorriso no rosto e de braços abertos para receber os visitantes, que procuram a cidade baiana em todas as épocas do ano, afinal, ela possui culinária rica, arquitetura característica e arte em todos os cantos. Isso sem falar nos seus mais de 50 quilômetros de praias e da sua fama de ser um dos lugares mais ensolarados do mundo, o que a torna um roteiro de férias mundialmente conhecido. Então, sorria, pois você está na Bahia!

Principais passeios turísticos em Salvador

Fachada da Igreja Nosso Senhor do Bonfim com as grades cheias de fitinhas

Frente da Igreja Nosso Senhor do Bonfim e suas fitinhas coloridas

Chegar por lá agradecendo é uma boa dica de o que fazer logo no primeiro dia, por isso, suba a famosa Colina Sagrada e chegue à deslumbrante Igreja Nosso Senhor do Bonfim, cujo trajeto pode ser feito a pé ou de automóvel. Localizada no Largo do Bonfim, na chamada Cidade Baixa, para chegar até lá é só seguir 25 minutos de carro, em relação ao centro, e estacionar na praça mesmo.

Depois, entre na bela igreja em estilo neoclássico e fachada rococó e encante-se com o seu interior, que é rico em detalhes em azulejaria e maravilhosos afrescos. Já na parte de fora, arrume um espacinho na disputada grade e amarre sua fitinha colorida com seu desejo – que irá se realizar, segundo a tradição local, quando ela arrebentar naturalmente. Em seguida, não deixe de fazer aquela foto na bela fachada da Igreja do Bonfim. Ah! E não se esqueça, é claro, de levar muitas dessas pulseirinhas como lembrança para toda a família!

Depois desse memorável passeio, dirija cerca de 7 km e chegue ao centro histórico, indispensável de se conhecer, afinal, um dos principais cartões-postais de Salvador está lá, o célebre Elevador Lacerda.

Construído com o objetivo de ligar as cidades Alta e Baixa, ele é o primeiro elevador urbano do mundo, que proporciona uma linda vista do pico da rocha da montanha, que possui 72 metros de altura! Ainda no centro, estacione e caminhe pelo Pelourinho, cujas ladeiras ficaram mundialmente famosas por terem sido palco de um dos clipes musicais do rei Michael Jackson. O bairro, inclusive, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Casas coloridas e lojinhas em rua do Pelourinho

Não faltam cores nas casas do Pelourinho

O Pelô, como é carinhosamente chamado o Pelourinho, é a cara da Bahia, mas possui um toque europeu – acredite! –, pois reúne o maior conjunto arquitetônico de origem barroca fora da Europa e preserva até hoje os casarões coloridos e incríveis igrejas e museus históricos, o que o torna um verdadeiro centro cultural a céu aberto.

Aproveitando a caminhada, pare em um dos restaurantes locais, deguste a deliciosa comida soteropolitana e depois faça compras em uma das várias lojinhas existentes por ali.

Dando continuidade ao roteiro, não deixe de conhecer de perto a mais antiga construção militar erguida no Brasil. Situada a cerca de 20 minutos do centro, o Farol da Barra foi construído em 1534 e foi originalmente nomeado como Farol de Santo Antônio. Seu interior abriga o incrível Museu Náutico da Bahia, que expõe instrumentos de navegação, peças arqueológicas e conta sobre os acontecimentos militares que marcaram a primeira capital brasileira. Agora, se você gosta mesmo de visuais lindos e não tem medo de altura, agende uma visita para subir sua torre de 22 metros de altura.

Dica: deixe para conhecer o lugar no fim da tarde, afinal, o pôr do sol mais lindo acontece por lá!

Praias em Salvador

Como esse maravilhoso destino é extremamente ensolarado, ele acaba se tornando sinônimo de ótimas praias! A mais famosa da região é a de Itapuã, dona de uma beleza singular, com águas verdes, altos coqueiros, areia branquinha e incríveis piscinas naturais, características imortalizadas nos versos da música “Uma tarde em Itapuã”, de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.

Vista aérea de Itapuã e seu farol em Salvador Bahia

Maravilhosa vista de Itapuã e seu farol

Para aproveitar esse paraíso, é bom acordar cedinho para curtir todas as atrações. O trajeto de carro não dura mais do que 40 minutos e pode ser feito pela Avenida Luís Viana, por exemplo. Após estacionar, já no calçadão, procure pela estátua da Sereia de Itapuã e registre o seu passeio, antes de dar um belo mergulho no mar.

Faça uma parada pelos vários quiosques e aproveite um delicioso e quentinho acarajé, facilmente encontrado por toda a orla. Inclusive, uma das barraquinhas mais prestigiadas por lá é a da Cira. Então, ao avistá-la, a parada é obrigatória!

Independente da quantidade de dias que você pretende ficar pela localidade, tenha certeza de que para cada um deles haverá uma praia diferente para conhecer. A Praia do Farol da Barra, por exemplo, é bem movimentada e fica a apenas 7 km do centro. Além disso, ela é ideal para quem está viajando com crianças, pois suas águas são quentes e calmas.

Já a Praia do Flamengo é perfeita para quem quer paz e sossego. Situada a 30 km da região central, ela possui uma ótima infraestrutura. Porém, se você ama apreciar o visual sentado nas areias, a Praia de Ondina possui um mar fundo e extensão pequena, além disso, está cercada por lindas pedras.

Curtiu nossas dicas e quer visitar a primeira capital do Brasil? Basta desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), que possui excelente infraestrutura e fica a 28 km do centro. Inclusive, ele pode ser o local escolhido para fazer a retirada do seu veículo alugado via Rentcars.com.

Você também poderá chegar de carro, através da BR-116, principal acesso à cidade, ou pela BR-101, mas se você vier do Norte, basta atravessar a Linha Verde (BA-099).

Faça as malas, siga nosso roteiro e reserve agora o seu carro baixando o nosso aplicativo. Assim, você compara os melhores preços entre as principais locadoras e ainda garante ótimas condições de pagamento. Boa viagem!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário