20.ago.2018 | Giulia Duarte | Roteiros na região Nordeste do Brasil

Roteiro São Luís e Lençóis Maranhenses

Quer conhecer São Luís em poucos dias? Veja nosso roteiro rápido com os principais passeios turísticos de São Luís, que termina com a atração principal: os Lençóis Maranhenses!

 

Conhecida como a Capital Brasileira do Reggae ou Cidade dos Azulejos devido aos casarões com fachadas decoradas com ladrilhos trazidos de Portugal, São Luís é um lugar único que mistura o exotismo da região Norte com a cultura do Nordeste.

Seu centro histórico é conhecido por ter um dos maiores conjuntos arquitetônicos de origem europeia no Brasil, sendo formado por cerca de 3.500 construções, dentre elas igrejas, capelas, praças e casarões que fizeram com que a UNESCO considerasse a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Dentre as atrações desse incrível destino estão o Bumba Meu Boi, que acontece no mês de junho e se espalha pelos arraiais de São Luís. Além do evento, os turistas podem curtir a belíssima Praia do Calhau e os imperdíveis Lençóis Maranhenses, assim como a deliciosa culinária à base de frutos do mar e do curioso Guaraná Jesus, uma bebida de cor rosa com um sabor marcante de canela.

Assim, a chamada Jamaica Brasileira é um dos mais belos destinos do país e um verdadeiro tesouro cultural, que promete grandes emoções para as suas próximas férias!

Passeio pelo centro histórico de São Luís

A chegada à cidade ocorre no Aeroporto Internacional de São Luiz/Marechal Hugo da Cunha Machado (SLZ) e nossa primeira parada é no centro histórico, que fica a 20 minutos de carro. Então, na hora de planejar a viagem, compare as principais locadoras de veículos do mercado via Rentcars.com e aproveite os melhores preços e condições para reservar o veículo de sua preferência e já retirá-lo no desembarque.

O centro conta com várias ruelas e largos que revelam a fábula da fundação e conquista de São Luís. Além disso, por ali existem quase 4 mil imóveis tombados, sendo mais de mil reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, graças à sua beleza e riqueza cultural.

Rua no centro histórico de São Luís cheia de bandeirinhas penduradas

Rua no centro histórico de São Luís

O roteiro de visitações pelo centro da cidade é iniciado pela Rua Portugal, uma das principais e onde estão localizados vários casarões revestidos por azulejos coloniais, que serviam para amenizar o calor dentro das casas. Muitas dessas construções são espaços culturais, museus, lojas e restaurantes com tantas coisas interessantes para ver e experimentar que os visitantes ficam sem saber o que fazer em meio a tantas belezas!

Um dos lugares mais famosos por ali é a Casa de Nhozinho que abriga em seus 4 andares um incrível museu em homenagem ao artesão maranhense, que confeccionava brinquedos e figuras do folclore. Lá, algumas de suas obras estão expostas, permanentemente, além de objetos do cotidiano regional, como o artesanato indígena e os carros de boi.

Outra parada obrigatória é na Casa do Maranhão, que oferece visitas guiadas em seu museu multimídia para mostrar a história e as tradições ligadas ao folclore e à cultura musical do estado.

Já no Cafuá das Mercês, um antigo e impactante mercado de escravos no século XIX, é possível ver de perto várias coleções de objetos de tribos africanas. E no Museu de Artes Visuais, os azulejos são as grandes estrelas! De origem portuguesa, inglesa, francesa e alemã, muitos deles foram produzidos entre do século XVIII ao XX e prometem encantar com tamanha delicadeza e riqueza de detalhes.

Dica: aproveite para ir até o terceiro andar do edifício e curta a vista do centro histórico, do Mercado Praia Grande e da Baía de São Marcos.

O centro histórico de São Luís é tão rico que ainda conta com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu da Arte Sacra, o Palácio Daniel de La Touche, que é a atual sede do governo, o Palácio la Ravardière, que é a sede da prefeitura, o Palácio Cristo Rei, onde está instalada a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, e o exuberante Palácio dos Leões.

Ruínas do Cais da Sagração

Ruínas do Cais da Sagração no centro histórico de São Luís

Berço de diversos escritores importantes para os movimentos literários do Brasil, como Gonçalves Dias, autor da Canção do Exílio, a capital maranhense também tem grande importância para a Língua Portuguesa, sendo chamada, inclusive, de Atenas Brasileira. Além disso, foi lá que a primeira Gramática do Brasil foi escrita.

Dica: como todas as atrações pelo centro ficam bem próximas umas das outras, você pode deixar o seu carro em um dos estacionamentos locais e fazer uma boa caminhada para fotografar cada cantinho desse lugar cheio de história.

As praias de São Luís

A 20 minutos do centro da cidade está localizada a Avenida Litorânea, onde as praias são, em sua maioria, impróprias para banho, mas há tanto o que fazer e ver em seu entorno que isso se torna um mero detalhe.

Faixa de areia e mar da praia de São Marcos em São Luís

Praia de São Marcos em São Luís do Maranhão

Um dos lugares mais procurados pelos visitantes é a Praia do Calhau, que com a melhor infraestrutura da ilha, conta com diversos quiosques, restaurantes e bares em todo o seu calçadão. Cercada por dunas e coqueiros, nos fins de semana fica cheia de turistas e praticantes de esportes.

Outro local para um bom passeio em meio à natureza é ir ao Parque Estadual da Lagoa da Jansen – criado em homenagem a Ana Jansen, apelidada de Rainha do Maranhão – e localizado a apenas 30 minutos do centro da cidade. O lugar oferece uma belíssima paisagem e áreas de lazer com trilhas para caminhada, ciclovia, bares e restaurantes, tendo como seu ponto forte a vida noturna com opções para todos os gostos e regada a muito Reggae.

O famoso Bumba Meu Boi!

Nos meses de junho e julho ocorre a festa mais importante da cultura popular na cidade: o Bumba Meu Boi, que mistura música, dança, teatro, muitas cores e alegria para homenagear o protetor local, São João. Atraindo visitantes de todos os lugares, ano após ano, os turistas que desembarcam pela região nessa época buscam conhecer ainda mais as tradições desse incrível lugar.

A música é ritmada por zabumbas e matracas e o teatro conta a história de Pai Francisco, um escravo que matou o gado de estimação da fazenda porque sua esposa grávida estava com desejo de comer língua de boi. Quando o senhor da fazenda vê que o gado está morto, chama os pajés e as curandeiras para ressuscitá-lo. Então, por fim, o boi revive e todos comemoram.

Boi decorado com fitas e acessórios brilhantes

Boi decorado na festa Bumba Meu Boi, tradicional de São Luís

Outra manifestação cultural do Maranhão, reconhecida como Patrimônio Imaterial pela UNESCO, é o Tambor de Crioula. Uma festa de dança, música e religiosidade de raízes africanas, compostas por tocadores e coureiras. Vestidas com saias rodadas, estampas coloridas e colares, as coureiras dançam ao ritmo incendiante dos tambores e cânticos dos mestres e são abençoados por São Benedito, o Santo Preto, que está sempre presente nas rodas.

Dica: programe sua viagem entre os meses de junho e julho e prepare-se para ver a cidade coberta por bandeirinhas, muita cor e animação.

Os Lençóis Maranhenses

Ir ao Maranhão é sinônimo de visitar os famosos Lençóis Maranhenses, certo? E uma amostra dessa maravilha da natureza fica a apenas 30 km da capital, em Raposa, de onde partem vários passeios de barco até as Fronhas Maranhenses, onde é possível contemplar a criação divina de lindas dunas de areia com manguezais vermelhos que são o habitat natural de diversas e multicoloridas aves, caranguejos e muitos outros animais da região.

A 260 km de São Luís, na cidade de Barreirinhas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares com diversas lagoas formadas pela água da chuva entre as dunas de areia, criando um ecossistema raro e único.

Homem andando em meio aos Lençóis Maranhenses

As dunas dos Lençóis Maranhenses garantem imagens incríveis

Por lá é possível mergulhar e tirar diversas fotos. Então, aproveite o passeio e vá à Lagoa Bonita e à Lagoa Azul e apaixone-se ainda mais por esse destino paradisíaco!

Dica: na hora de escolher o seu carro, baixando o nosso aplicativo, considere um veículo 4×4 e tenha muito mais conforto para dirigir!

 

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista vip para receber ofertas exclusivas com até 60% de Desconto!

Compartilhe

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Nenhum comentário »

Nenhum comentário ainda sobre o post. Seja o primeiro a comentar.

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário