Uma viagem para Orlando precisa de planejamento. Se visitar os parques da Disney faz parte do seu roteiro, você está no lugar certo!

Orlando é um dos principais destinos turísticos do mundo e não é pra menos: a região conta com 10 parques temáticos, 4 parques aquáticos, vários centros de compras e entretenimento, uma infinidade de hotéis, restaurantes e outras atrações. É tanta coisa que é impossível fazer tudo numa viagem só. Com tantos atrativos, fica até difícil saber por onde começar.

Esse post foi feito para te ajudar a entender melhor o Complexo Disney: quais são os principais parques, as principais atrações de cada um e como se locomover lá dentro. Assim você vai poder escolher quais parques mais se encaixam no perfil da sua família. Ao final do post, você encontra também algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu tempo em cada parque, evitando filas e indo no maior número de atrações possíveis.

Portal do Walt Disney World. Foto: Ana Novais

Qual é o tamanho da Disney?

Muita gente não tem noção do tamanho do complexo Disney – São 11 mil hectares, ou 110 quilômetros quadrados, uma área do tamanho da cidade de São Francisco, ou o dobro do tamanho da ilha de Manhattan. Apenas um terço de toda essa área foi desenvolvido. Ou seja, a área ocupada pelo complexo Disney é GIGANTE.

Como se locomover em Orlando?

A melhor maneira de se locomover em Orlando é de carro. O transporte público lá é praticamente inexistente, com pouquíssimas linhas de ônibus e pouca frequência. Ou seja, você leva mais de 2 horas para fazer um trajeto que levaria 20 minutos de carro.

A Disney tem um transporte interno gratuito para seus hóspedes. Eles disponibilizam ônibus que saem de todos os hotéis da Disney para os parques e Disney Springs, mas depender deles é um pouco cansativo por ter que ficar refém dos horários. Fora isso, o transporte da Disney não vai até outras áreas de Orlando, como Universal Studios, Outlets, supermercados e lojas.

Eu sempre alugo carro quando vou para Orlando, mesmo quando fico em Hotéis dentro do complexo Disney. O carro te dá muito mais flexibilidade para ir e voltar dos parques da Disney na hora que você quiser e te dá ainda a liberdade de ir onde quiser.

Tendo seu próprio carro alugado em Orlando, você evita as filas para pegar os ônibus da Disney (quando está em hotéis Disney), evita horários restritos e tem a liberdade de poder ir até para cidades vizinhas, como Tampa (onde fica o Busch Gardens), Winter Park, praias, etc.

Além disso, nos dias que eu reservo para compras, eu gosto de ir a várias lojas no mesmo dia – vou, faço as compras, coloco no porta-malas e sigo pra próxima loja. É muito complicado fazer isso se você não tiver um carro – imagina ter que voltar pro hotel depois de cada loja para guardar as compras? Com as distâncias grandes de Orlando, você perderia muito tempo fazendo isso. Uma boa dica é alugar um carro pela Rentcars.com, que oferece sempre o melhor preço.

Bom, agora que você já tem uma ideia do tamanho do complexo Disney, vamos falar dos principais parques da Disney e das melhores atrações!

Magic Kingdom

Magic Kingdom e o castelo da Cinderela. Foto: Ana Novais

O Magic Kingdom foi o primeiro parque construído na Flórida, em 1971. É o parque mais famoso, que tem o castelo da Cinderela, e também o mais lotado, por isso prepare-se. Este é considerado o parque mais “mágico” de todos, onde tudo é lindo e perfeito, e as atrações são mais leves, em que normalmente a família toda pode se divertir junto.

O Magic Kingdom tem mais de 30 atrações, além de desfiles, shows de todos os tipos e um show de encerramento lindo. Abaixo você confere as principais atrações do Magic Kingdom:

Seven Dwarfs Mine Train, o Trem da Mina dos Sete Anões, no parque Magic Kingdom. Foto: Disney Divulgação
  • Seven Dwarfs Mine Train: Montanha-russa infantil com a temática da Mina de Carvão dos 7 Anões. É a atração mais lotada do parque e recomenda-se pegar um Fastpass! É um pouco mais leve que a Big Thunder Mountain, e tem uma fila interativa super bem feita. A decoração é linda!
  • Peter Pan’s Flight: Nessa atração você embarca em “barquinhos” e viaja pelos cenários do filme, desde Londres até a Terra do Nunca. As crianças amam e fica super cheia, recomendo Fastpass!
  • It’s a Small World: Uma das atrações mais clássicas da Disney. Passeio de barco por vários cenários, com bonecos representando várias nacionalidades. É lindo e ótimo para crianças.
  • Pirates of The Caribbean: Atração que serviu de inspiração ao famoso filme estrelado por Johnny Depp. Você passeia pelos cenários do filme em um barco e tem a chance de ver o Jack Sparrow. Tudo é muito bem feito.
  • Big Thunder Mountain: Montanha-russa bem leve, simula um passeio de trem por uma mina. Bom para quem nunca foi em montanhas-russas e é possível levar crianças.
  • Splash Mountain: Você passeia em um barco por vários cenários e no final tem uma queda. Se você der sorte, ficará quase seco, se não pode sair encharcado! Pode ser que esteja fechado em dias muito frios e no verão fica lotado!
  • Space Mountain: Uma das atrações mais concorridas do Magic Kingdom, é uma montanha russa no escuro. Não tem loopings nem descidas muito fortes, mas chacoalha um pouco. Não é indicado para quem tem labirintite ou enjoa com muita facilidade.
  • Happily Ever After: Show de encerramento do Magic Kingdom com fogos de artifício e projeções no Castelo da Cinderela. É maravilhoso, simplesmente imperdível!
Happily Ever After, no Magic Kingdom. Foto: Unsplash

Epcot

O Epcot é o maior parque de todos em área caminhável, dividido em 2 grandes áreas, como se fossem 2 parques: o Future World, onde ficam a maioria das atrações, e o World Showcase, onde é possível visitar pavilhões de 11 países diferentes.

O grande globo do EPCOT, Spaceship Earth, na Future World. Foto: Unplash

Principais atrações do Epcot:

  • Soarin Around The World: Essa é uma das atrações mais cheias da Disney e, com certeza, uma das melhores. Ela simula um vôo de asa-delta e é tão bem feita que você realmente sente como se estivesse voando. Toda a família vai adorar. Não é nada radical, então é muito recomendado para qualquer um que tenha a altura mínima exigida.
  • Test Track: Aqui os visitantes participam de alguns testes que são feitos com carros de corrida, como teste de temperatura, teste de freios e teste de velocidade.
  • Spaceship Earth: É a atração que fica dentro da famosa “bola” Spaceship Earth, que é o símbolo do parque. Ela conta a história da comunicação e ficou muito mais atraente para os brasileiros, agora que tem uma versão em português. Ideal para toda a família!
  • Frozen Ever After: Atração do Frozen no pavilhão da Noruega. É um passeio de barco pelo reino de Arendele, passando por cenários do filme Frozen.
  • World Showcase: O passeio pelos pavilhões dos países é um dos grandes destaques do Epcot. Nesses pavilhões você pode conhecer a cultura e a culinária local. Todos têm lojas e restaurantes típicos, e todos os funcionários que trabalham nos pavilhões são nativos desses países. São 11 países diferentes: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá.

    Hollywood Studios


Tower of Terror, no Disney’s Hollywood Studios. Foto: Disney Divulgação

O Hollywood Studios é um parque pequeno, com muitas atrações boas e shows com horários fixos. Apesar de ser o menor parque da Disney, ele tem muitas atrações divertidas para todas as idades. Veja as principais, que você não pode perder:

  • Rock’n’Roller Coaster: A famosa montanha-russa do Aerosmith, onde você vai ouvindo músicas da banda durante o percurso! É a montanha-russa mais forte da Disney, tem um looping e é no escuro. Vai de 0 a 97 km/h em apenas 3 segundos! É uma atração muito concorrida e vale à pena conferir.
  • Tower of Terror: O visitante entra num antigo hotel, onde existe a lenda de que uma família desapareceu num elevador que despencou. O visitante é levado a esse mesmo elevador, e você já pode imaginar o que acontece.
  • Toy Story Mania: É imperdível, para toda a família. É uma atração super divertida, em que você tem que atirar em alvos para conseguir pontos, tudo é em 3D. É como se você estivesse dentro de um vídeo-game.
  • Slinky Dog Dash: Montanha-russa infantil na recém inaugurada Toy Story Land, uma região do parque toda dedicada ao filme Toy Story.
  • Fantasmic: Show noturno que encerra o dia no Hollywood Studios. É um espetáculo grandioso, com vários personagens, música, projeções na água e fogos de artifício. Imperdível!

    Animal Kingdom

Detalhes da Tree of Life, no Animal Kingdom. Foto: Pixabay

Este parque é dedicado ao mundo animal, com áreas que representam vários continentes diferentes, incluindo uma savana africana com animais de verdade! O símbolo desse parque é a Árvore da Vida, uma gigantesca árvore que fica no meio do parque, com vários animais esculpidos em seu tronco.

Principais atrações do Animal Kingdom:

  • Kilimanjaro Safaris: Um safári de 20 minutos pela “África” com animais de verdade, a família toda adora! Nesse passeio é possível ver vários animais passeando livremente pelos 40 hectares de savana, rios e morros.
  • Expedition Everest: Essa montanha-russa é um pouco mais forte que as do Magic Kingdom e mais fraca que a do Hollywood Studios. Não tem looping, mas tem alguns momentos no escuro que podem assustar crianças pequenas
  • Avatar: Flight of Passage: Atração que simula o vôo em um Banshee, pelo mundo de Avatar. É uma mistura de Soarin com Harry Potter and The Forbidden Journey. É a atração mais popular do parque e fica muito cheia, mas é uma das melhores da Disney inteira!

    Disney Springs


Calçadão Disney Springs. Foto: Disney Divulgação

Disney Springs é o centro comercial com lojas, restaurantes e entretenimento que fica dentro do complexo Disney. Uma das vantagens do Disney Springs é que tanto a entrada, quanto o estacionamento são gratuitos. É uma ótima opção de passeio no fim de tarde, se você sair cedo de algum parque, ou para colocar no dia da sua chegada em Orlando, para fazer um passeio mais leve antes de começar os parques.

O Disney Springs é dividido em 4 áreas: Marketplace, The Landing, Town Center e Westside. Todas as áreas têm lojas, restaurantes e bastante entretenimento ao vivo.

Dicas para aproveitar ao máximo cada parque e evitar filas

  • Chegar cedo

Essa é a dica mais importante de todas, não importa em que época do ano você vai viajar: CHEGUE CEDO, de preferência antes do parque abrir! As primeiras 2 horas do parque são as mais vazias de todas, então você consegue fazer as atrações mais concorridas pela manhã, com pouquíssimas filas.

  • Usar os FastPass

Na Disney, use e abuse dos FastPass, o sistema de “fura-filas” da Disney que é GRATUITO. Procure reservar os FP+ para as atrações mais concorridas com 30 dias de antecedência. Na Universal e Sea World este serviço é pago, mas pode valer a pena em épocas muito cheias.

  • Almoçar mais cedo ou mais tarde

Os restaurantes ficam lotados no horário de almoço, então se você puder almoçar mais cedo, por volta das 11h30 ou mais tarde, depois de 13h30, vai evitar filas nos restaurantes. Leve um lanchinho na mochila (sanduíches, barra de cereal, etc) para “enganar” a fome por volta das 11h00 e almoce mais tarde. Ou, se você estiver com crianças e acha que elas não irão aguentar, almoce cedo e coma os lanchinhos no meio da tarde.

  • Não tirar foto assim que chegar ao parque

Este é outro erro que a maioria das pessoas comete. Eu sei, os parques são lindos e todos querem tirar fotos, mas lembre-se: você não precisa pegar fila para tirar foto do castelo, mas precisa pegar fila para as atrações. Então corra para as atrações primeiro e deixe as fotos para mais tarde, depois do almoço, por exemplo.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor o complexo Disney. E não se esqueça que o principal segredo para sua viagem ser um sucesso, é PLANEJAMENTO. Então pesquise sobre os parques e atrações que você quer visitar, faça um roteiro da sua viagem, isso vai ser muito importante para que você consiga aproveitar ao máximo cada parque!

Autora: Ana Novais, do site ​Disney Guia



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment