Neste roteiro, descubra os principais passeios turísticos de Brasília, que vai  muito além da importância política!

Minuciosamente e delicadamente projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o Distrito Federal Brasileiro tem um projeto urbanístico e arquitetônico singulares com prédios futuristas e lindos jardins que encantam a todos os visitantes.

Apesar de girar em torno da política, a cidade oferece uma enorme gama de atrações, como diversos museus, a belíssima Catedral de Brasília e o maravilhoso Parque Nacional de Brasília. Sem falar que a região também é berço de artistas consagrados, como Renato Russo, Cássia Eller, Zélia Duncan e Capital Inicial.

Quer curtir tudo isso e muito mais? Então não perca tempo e garanta agora um ótimo carro, via Rentcars.com, para curtir o roteiro inesquecível que preparamos!

Principais passeios em Brasília

A chegada à localidade se dá através do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (BSB), localizado a 15 minutos de carro partindo da região central, mais precisamente na Asa Sul. Já no terminal aéreo, você pode retirar o seu veículo, previamente reservado e aproveitar o que a região tem de melhor com autonomia e muito conforto.

Colocando o pé na estrada, o primeiro e principal local para visitar é o Eixo Monumental, que fica a 20 minutos de carro do BSB, e concentra a maioria dos pontos turísticos da cidade, como o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Palácio do Planalto, o Museu Nacional e o Memorial JK.

O Congresso Nacional, por exemplo, é formado por duas torres de 28 andares, uma cúpula côncava onde fica o Senado e outra convexa que é sede da Câmara, e compõe o cartão-postal mais famoso de Brasília!

Lá se encontra a sede do Poder Legislativo, e os visitantes podem entrar e ter a oportunidade de acompanhar as sessões plenárias nas duas casas. Além disso, é possível fazer um tour por seu interior e ver de perto algumas obras de artistas renomados, como Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcante, Maria Bonomi e muitos outros.

Já a Catedral de Brasília, com seus 16 arcos de concreto, forma uma linda nave espacial prestes a levantar voo. Com sua estrutura branca, apresenta quatro estátuas dos evangelistas que anunciam seu grandioso interior.

Diante de tamanha beleza, os visitantes se emocionam ao adentrá-la. Além disso, seus maravilhosos vitrais iluminados pelo sol proporcionam um efeito lindo ao lugar! E como cada parte da Catedral foi feita por um artista, ela é repleta de riquezas, como a via sacra de Di Cavalcanti e os azulejos do batistério de Athos Bulcão.

O Palácio do Planalto é outra maravilhosa construção de Niemeyer! Aos domingos é aberto para visitação, onde os turistas podem conhecer suas principais instalações, inclusive, o gabinete da presidência. Repleto de obras de arte, uma das principais atrações por lá é o Rolls Royce Presidencial, famoso carro oficial, que fica exposto para que os visitantes possam tirar fotos.

Já na Esplanada dos Ministérios, os olhares são atraídos para um projeto de formato oval com uma grande rampa na entrada e uma curva futurística que liga seus dois andares: o famoso Museu Nacional.

Ao seu lado, a Biblioteca Nacional é um prédio retangular que se contrapõe à sua curiosa arquitetura com um maravilhoso painel de Julio Pomar na fachada. Composto por um incrível acervo digital e diversas salas de estudos, o espaço recebe muitos visitantes o ano inteiro.

Outro local que todo turista deve visitar é o Memorial JK, localizado no ponto mais alto da cidade, onde foi realizada a primeira missa na nova Capital da República, em homenagem ao presidente que idealizou a cidade.

Lá estão guardados variados objetos pessoais, fotos e documentos oficiais de Kubitschek e de sua família. Além disso, sua imponente estátua, situada no alto de uma torre de 28 metros, acena e dá boas-vindas aos turistas.

Dica: tem tempo de sobra e não sabe o que fazer? Visite a Catedral de Brasília em diferentes horas do dia para ver os vitrais mudarem de cor devido à posição do sol!

Belezas naturais de Brasílias

Brasília também conta com vários parques e espaços ao ar livre que proporcionam um agradável contato com a natureza. O Parque Nacional de Brasília, por exemplo, fica a 15 minutos de carro do Eixo Monumental, e é conhecido como Água Mineral, já que funciona como uma unidade de conservação que surgiu da necessidade de proteger os rios que fornecem água potável à capital.

Assim, o Parque Nacional de Brasília tem como objetivo a conservação dos ecossistemas nele inclusos, dando a possibilidade da realização de pesquisas e desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Entre as diversas atrações, você pode curtir suas belíssimas piscinas, trilhas e seu maravilhoso visual.

Saindo de lá, dirija até o Jardim Botânico de Brasília, situado a 30 minutos de carro do parque. Considerado o primeiro do Brasil com um ecossistema predominantemente do cerrado, o lugar possui 5 mil hectares de uma enorme diversidade de flora nativa e exótica. Além disso, há trilhas para visitação e apreciação desse incrível espaço, formando uma interação única entre homem e natureza.

Outro local imperdível é o Jardim Zoológico de Brasília, situado a apenas 25 km do Jardim Botânico. Com diversos viveiros e lagos artificiais para que os quase 1.400 animais tenham conforto, o lugar é um ótimo passeio para a família toda!

Agora, para quem gosta de praticar esportes, bem ao lado do Eixo Monumental está o grandioso Parque da Cidade de Brasília, maior, inclusive, do que o Central Park! Com 420 hectares, o espaço conta com diversas atrações para todas as idades, como quadras de vôlei, futebol, basquete, pista de corrida e caminhada, parque de diversões, quiosques, feiras e exposições itinerantes.

Por fim, o maior centro de lazer e entretenimento da região é o Pontão Lago Sul, que fica localizado a 15 minutos de carro do Eixo Monumental. Com bares, restaurantes e uma esplendorosa vista para o Lago Paranoá, diversão é o que não falta por lá! Recebendo mais de 280 mil pessoas todos os meses, o cenário é digno de ser o mais bonito cartão-postal da localidade e detém o mais belo pôr do sol da cidade!

Dica: faça um passeio de lancha no lago do Pontão Lago Sul e torne sua viagem ainda mais inesquecível!

Templo da Boa Vontade: passeio obrigatório em Brasília

Considerado uma das 7 maravilhas da cidade, o Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado da capital. Situado a apenas 12 minutos de carro do Eixo monumental, o lugar é um espaço de relaxamento, meditação e encontro com seu eu interior, que reúne pessoas de todas as tradições espirituais e filosóficas.

Outro local imperdível é o Planetário de Brasília, um espaço onde é possível desvendar vários questionamentos sobre o universo e ver bem de pertinho o quanto a terra é pequenininha em meio à imensidão do universo! Sua cúpula tem capacidade para 80 pessoas por sessão e promete uma experiência inigualável!

Passeios nos arredores de Brasília

Próximo à cidade há vários roteiros a serem planejados e realizados. Então, se você estiver com um tempinho sobrando, um carro na mão e sem saber o que fazer, coloque o pé na estrada e conheça as maravilhas vizinhas!

A 100 km de Brasília, o Salto de Corumbá possui belíssimas cachoeiras com águas transparentes e temperaturas amenas, que convidam para um mergulho, inclusive, os que não sabem nadar, pois suas águas são rasas e deliciosas.

Pirenópolis, situada a 150 km de distância, é uma charmosa cidadezinha com culinária excepcional e lojas de souvenires. Além disso, a região é tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Por fim, a última cidade do nosso roteiro é Formosa, que faz jus ao nome com tamanha beleza! Localizada a 83 km de Brasília, Formosa é a oitava melhor área turística do estado de Goiás e conta com grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, rampas de voo livre, dentre outras atrações imperdíveis. Desperte o seu espírito aventureiro e visite cada cantinho desse incrível lugar!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

    • Oi, Waltelita! A maioria das atrações adicionou informações especiais sobre horários de abertura (ou não) neste período de pandemia, vale a pena conferir diretamente nos sites oficiais!

Write A Comment