O feriado é só de um dia? Não desanime, ainda há muito o que se fazer perto de Curitiba! Veja nossas sugestões de roteiro e aproveite para viajar com a tranquilidade de um carro alugado!

Não sabe o que fazer no feriado? Se você mora em Curitiba ou estará de passagem pela cidade, saiba que ela não é só feita de seu Jardim Botânico ou do Museu Oscar Niemeyer. São muitas as opções de passeios pela região e a Rentcars.com fez uma seleção especial só para você!

Seja fazer algo diferente em um feriado de um dia ou conhecer melhor a região depois de visitar a cidade, estes passeios especiais com certeza vão preencher um dia inteiro (ou mais!) com muita diversão para todos os gostos.

5 passeios pertinho de Curitiba

1. Morretes

Morretes fica a apenas 71 km de Curitiba de carro, uma viagem que dura aproximadamente 1h15. Este trajeto passa pela Estrada da Graciosa, que por si só já é um passeio incrível. A estrada é muito antiga e ainda feita de paralelepípedos, então, para sua segurança, evite passar por ela quando chove ou há previsão de chuva. Fique atento!

A grande vantagem de ir para Morretes de carro é que você não precisa ficar dependendo dos horários do trem, que também é uma opção de transporte para chegar até a cidade. Como os horários são limitados, de carro você consegue ter mais liberdade para escolher seu horário de saída de Curitiba.

Nossa sugestão é que você saia de Curitiba pela manhã, com tempo de sobra para aproveitar a Estrada da Graciosa. No caminho você pode respirar o ar puro da floresta que a cerca e parar para um lanche ou simplesmente para apreciar a natureza. Perto da hora do almoço, você já estará chegando em Morretes para comer o famoso Barreado.

O Barreado de Morretes é um clássico e não se pode dizer que você visitou a cidade se não provou o prato. Para quem não conhece, o Barreado é uma carne cozida por um longo período e temperada com diversas especiarias. Depois, a carne é misturada à farinha, o que a dá um aspecto mais consistente, como um pirão. Para quem prefere outros pratos, também são várias as opções de frutos do mar no centro da cidade.

Entre os pontos turísticos de Morretes, se destacam o centro histórico, cheio de casas antigas e coloridas, e os rios, onde se pode tomar banhos no verão. O Parque Estadual Pico do Marumbi, por exemplo, tem muitas trilhas e um rio maravilhoso. O Rio Nhundiaquara, que cruza a cidade, também tem pontos de mergulho.

2. Cachoeira e Cânion do Rio São Jorge

A Cachoeira e Cânion do Rio São Jorge ficam na região de Ponta Grossa, onde você também pode conhecer o Parque Estadual de Vila Velha. De Curitiba até o Cânion São Jorge são quase 130 km, aproximadamente 2 horas de viagem, quase sempre seguindo pela BR-376. Mais próximo ao destino, você encontrará uma estrada de chão que se estende por 8 km até o ponto em que você pode estacionar o seu carro e iniciar a trilha.

Na trilha você consegue ver a beleza do lugar logo no início. Apesar de não ser bem demarcada, ela é tranquila é pode ser feita também por quem é mais inexperiente. Para quem gosta de mais aventura, também é possível fazer um rapel em um dos paredões da cachoeira (pago separadamente).

Nossa dica é aproveitar o lugar para fazer um piquenique. Leve lanches leves para a viagem e algumas bebidas em garrafas térmicas para garantir que elas fiquem fresquinhas o caminho todo!

O acesso ao cânion é pago, mas custa apenas R$ 10 por pessoa. Também há espaço para camping, pago à parte.

3. Colônia Witmarsum

Se você está planejando ir até a Colônia Witmarsum saindo de Curitiba, saiba que a viagem é super curta e ótima para um bate-volta de um dia. São apenas 65 km que você percorre em pouco mais de uma hora, a maioria seguindo pela BR-376 e depois pela BR-277.

A Colônia Witmarsum é, como pode-se perceber pelo nome, uma colônia alemã. Cheia de produtos artesanais e comidas típicas, é muito fácil se perder pelas comidas maravilhosas da região. Se você vai à Colônia no sábado, sua primeira parada deve ser a Feirinha do Produtor, que acontece pela manhã a partir das 9h. Lá você encontra os produtos da marca da própria Colônia, principalmente os queijos feitos por lá, como Brie e Camembert.

Na hora do almoço, não deixe de provar as iguarias alemãs que você encontra na Colônia Witmarsum. As mais famosas são definitivamente o joelho de porco (chamado de eisbein), o chucrute e a torta de maçã (apfelstrudel).

Depois do almoço, aproveite para dar uma passada também no Museu de Witmarsum, que só abre nos finais de semana. O Museu conta um pouco sobre a história da imigração no Brasil, principalmente na região, e para isso conta com diversos objetos e documentos antigos.

Para quem também está buscando alguma aventura neste passeio, existem algumas opções próximas para estender a viagem. O Recanto dos Papagaios, por exemplo, fica no caminho até a Colônia, ainda na BR-277, e tem churrasqueiras, rio e cachoeira para divertir toda a família.

4. Ilha do Mel

Localizada na baía de Paranaguá, não há como fazer o trajeto todo até a Ilha do Mel só de carro, já que é necessário pegar um barco e fazer a travessia até a ilha. O mais comum é ir de carro até Paranaguá (90 km partindo de Curitiba) ou Pontal do Sul (a 118 km de Curitiba). A diferença entre essas duas opções é o tempo que você vai passar dentro do barco para a travessia: de Paranaguá são 1h45, já de Pontal do Sul são apenas 30 minutos.

Chegando na Ilha do Mel, são muitas as atrações que você pode aproveitar em um dia ou final de semana. A primeira parada com certeza deve ser a Gruta das Encantadas, onde você pode fazer trilhas e mergulhar. Se você planeja passar o dia todo lá curtindo as praias, as mais próximas são a Praia da Bóia e a Praia da Gruta.

Mais ao norte da Ilha você encontra o Farol das Conchas, já na região chamada de Nova Brasília. A subida até o Farol pode não ser das mais fáceis, mas compensa pela vista. Perto dali ficam a Praia do Farol e a Praia de Fora.

Dica: para programar seus passeios na Ilha do Mel, fique atento à subida e descida da maré. Como muito se faz à pé, algumas trilhas podem ser interrompidas pelo mar. Além disso, com o anoitecer também é muito difícil circular em certas áreas. Nossa dica é sempre voltar ao seu local de origem com algum tempo de sobra para não ter que encarar caminhadas noturnas.

5. Caminho do Vinho

O Caminho do Vinho fica muito próximo de Curitiba, a apenas 22 km de distância ou pouco mais de 30 minutos de carro do centro da capital Paranaense. Lá, como o próprio nome diz, você encontra muita gastronomia e vinhos para comprar e degustar.

Este é um passeio ideal para um dia. Dependendo de que tipo de refeição você quer fazer — almoço ou café colonial — você pode programar a sua saída de Curitiba para mais cedo ou logo depois do meio-dia.

Independentemente de qual refeição você e sua família ou amigos decidam fazer, são muitas as opções no Caminho do Vinho. São vários cafés coloniais com opções de pães, doces e salgados, além de restaurantes com culinárias italiana, polonesa e até costela de chão.

Além disso, é claro, também são diversas as opções de vinícolas no Caminho do Vinho. Por lá você pode degustar a produção da região, que não inclui apenas vinhos, mas também variados salames.

Fica nossa dica e um lembrete: não misture vinhos com direção! Se for degustar vinhos, tenha certeza de que outra pessoa poderá dirigir no seu lugar.

Essas foram nossas 5 dicas de passeios perto de Curitiba! Já foi a algum deles? Conte um pouquinho de sua experiência nos comentários abaixo! Se for de carro, não se esqueça de contar com a praticidade e liberdade que só um carro alugado pode te proporcionar. Compare as principais locadoras de Curitiba e região na Rentcars.com e reserve um carro com a garantia do melhor preço!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment