Quer conhecer algumas das principais cidades turísticas de Santa Catarina? Neste roteiro vamos passar por Joinville, Piçarras, Bombinhas, Florianópolis e pela linda Ilha de Santa Catarina!

Coloque o pé na estrada para explorarmos a deslumbrante Santa Catarina! Com muitas histórias para contar para seus visitantes, o estado é responsável por cativar eternamente seus turistas e arquiteturas clássicas que combinam perfeitamente com a beleza natural do litoral. Neste roteiro Santa Catarina iremos conhecer em detalhes as cidades de Joinville, Piçarras, Bombinhas e Florianópolis, apresentando locais mágicos, selvagens e outros bucólicos. Estas cidades se encontram até próximas umas das outras e, viajando de carro, você poderá vê-las num roteiro econômico e completo.

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Balneário Camboriú – By Emarquetti from Itajai, Brazil – Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1201900

E não se preocupe: se você for de um estado distante, é possível alugar um carro online e retirá-lo diretamente no aeroporto de Joinville, nosso ponto de partida, o que facilita muito a vida dos viajantes que desejam nada menos do que desfrutar do melhor de Santa Catarina.

Joinville

Iniciaremos nosso Roteiro Santa Catarina por Joinville. Com clima agradável, proporcionado pelos seus vizinhos, o mar e as serras, Joinville é considerada uma das melhores cidades para se viver no pais. Não é por menos que o significado do nome Joinville é: vila feliz. Em Joinville, é forte a presença da cultura europeia, principalmente a germânica, e você pode partir para o Museu Nacional de Imigração e Colonização para compreender e até se aprofundar nesta interessante e curiosa dinâmica. O espaço é um complexo onde também está a Casa Enxaimel. Para quem não conhece, são um grupo de carpinteiros dedicados na arte da construção enxaimel (exclusivamente com casas enxaimel autênticas). Temos a verdadeira impressão de estar numa região tradicional da Alemanha. A poucos metros dali, não há como não reparar na Alameda Brustlein, uma rua toda enfeitada por palmeiras naturais, que dão um charme muito especial para região e agradam tanto moradores locais, quanto turistas de todo Brasil.

A Alameda Brustlein e ao fundo o Museu Nacional. Foto: Leo Laps/Flickr

O Museu Casa Fritz Alt, a 2 km da Alameda, é dedicado ao escultor alemão Fritz Alt e seu adorável interior é decorado com peças e mobílias do artista. A visita é interessante e conta muito sobre o antigo modo de vida de Joinville. Outros museus curiosos e fascinantes são o Museu da Bicicleta, completíssimo e divertido – pertinho do maravilhoso Parque Zoobotânico, e o Museu Arqueológico de Sambaqui, no coração da cidade.

Joinville tem os melhores festivais culturais fora do eixo Rio-São Paulo. A cidade, sede da única filial da Escola do Teatro Bolshoi, realiza no mês de julho o incrível e diversificado Festival Internacional de Dança. Se a sua viagem estiver programada para outro mês e você queira curtir outras opções culturais, opte pela região central, na Rua Dona Francisca, onde está a Casa de Cultura, grande incentivadora das artes locais.

Mesmo estando próxima ao mar, Joinville não tem praias, mas tem a Baía de Babitonga, que oferece passeios de barco por uma boa extensão do litoral. Este tour marítimo é finalizado em São Francisco do Sul, uma cidadezinha praiana com cara de vila portuguesa. Mas se é praia que você quer, perto de Joinville não faltam opções: São Francisco do Sul fica a menos de uma hora de viagem, Balneário Barra do Sul e Itapoá também ficam próximas. Piçarras, nossa próxima parada, também é uma boa escolha: a distância entre Joinville e Piçarras é de 70 km, que podem ser percorridos em menos de um hora.

Piçarras

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Da Praia do Grant a Piçarras – Por Otávio Nogueira – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Dando sequência no espetacular Roteiro Santa Catarina, chegaremos a Piçarras, uma cidade litorânea com oito quilômetros de areia limpa e dourada. Seu mar, que varia num azul escuro ao transparente, é sempre calminho, tornando Piçarras a escolha preferida das famílias que buscam belas paisagens, sossego e muita diversão. Se a calmaria não é o seu estado preferido, siga ao norte, para visitar a Praia de Palmeiras. Lá você encontra praticantes de windsurf, por conta do mar mais agitado e uma gigantesca beleza natural.

Ao lado desta praia, a semidesértica Ponta do Jacques é indicada aos aventureiros, pois é cercada pela mata e tem acesso somente por trilhas margeadas por um paredão de pedras. Na Praia de Piçarras, você terá opções de gastronomia, entretenimento e acesso a duas atrações selvagens, extremamente belas e memoráveis. Embarque em um dos barcos atracados perto da orla para ver de perto as Ilhas Itacolomi. De imediato, o pensamento ao vê-la é: como estas duas ilhas rochosas foram parar ali? A pergunta não tem resposta, mas para isso temos a lenda local que diz que os paredões representam um casal de namorados que fugiram a nado e sumiram no mar revolto. No dia seguinte, as ilhas se ergueram representando este amor inabalável.

Mais adiante, no passeio de barco, a Ilha Feia, que ao contrário do nome é estonteante, tem mar de águas claras, vegetação densa e trilhas que conduzem a grutas pouco exploradas.Se você não tem familiaridade com trekking, deixe as trilhas de lado e curta apenas a belíssima praia. Piçarras é reconhecida principalmente pela tranquilidade e pela pesca esportiva.

Bombinhas

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Bombinhas, vista do Morro do Macaco – Por Ana Tozi (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Ao seguirmos para Bombinhas, uma das principais atrações do Roteiro Santa Catarina, a nossa viagem será intercalada por lugares conhecidos nacionalmente pela sua beleza e badalação. Itajaí e Balneário Camboriú estão na nossa rota e a parada se faz mais do que necessária.

O município de Bombinhas se destaca por ser quase um aquário a céu aberto. O mar tem uma graduação de cores tão vívida que turistas de todo o mundo vão até a cidade para praticar mergulho. Na praia principal, Bombinhas, você encontra diversão noturna e muitos turistas. Mesmo sendo muito frequentada, Bombinhas tem uma orla super limpa.

Se você quer ficar num lugar mais isolado, somente curtindo a esplêndida vista azul do mar, siga para a Praia do Ribeiro, com acesso por meio de uma trilha. Ela não é deserta, mas com certeza você desfrutará deste local como se fosse o único turista ali. A agitação retorna à orla na Praia de Bombas, que tem infraestrutura para receber todo o tipo de viajante. Emoldurada pela Mata Atlântica, a praia é uma daquelas para passar uma tarde inteira com a família. Percorrer as praias de Bombinhas é um programa nem um pouco enjoativo, já que cada uma tem sua beleza particular; o mar, apesar de ser o mesmo, parece ganhar novos coloridos a medida que contornamos a cidade. Seguindo ao sul da Praia de Bombinhas, desça até a espetacular Praia do Mariscal (ótima para o surf), e a tranquila Tainha.

Se Bombinhas é conhecida pelo snorkel, então iremos até as ilhas que proporcionam o melhor mergulho que você terá em sua vida. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma área preservada composta pelas Ilhas do Arvoredo, Deserta, Galés e Calhau de São Pedro, tendo muitos peixes exóticos e lugares inexplorados. Como há um controle de visitação às ilhas, o mais indicado é fazer este passeio logo cedo. Bombinhas é pequena e, caso você tenha tempo, percorra sem rumo a cidade; há muitas atrações escondidas, descobertas somente por aqueles que gostam de explorar cada canto de um lugar. Um exemplo é o Parque Municipal do Morro do Macaco, pertinho da Praia de Canto Grande, ao sul de Bombinhas. Deixe o seu carro estacionado nas imediações e suba por uma trilha que o levará ao topo do morro, onde é possível ver os barcos no mar e as praias catarinenses. Uma visão particular deste céu na terra.

Florianópolis e Ilha de Santa Catarina

A Ponte Hercílio Luz, um cartão postal logo na chegada à Floripa. Foto: Mathieu Struck/Flickr

Por fim, mas não menos bela e importante, nosso roteiro por Santa Catarina chega na chamada de Ilha da Magia. Florianópolis é a capital do estado e rainha no quesito encantos naturais. Percorrendo a parte continental, já temos uma visão da ilha e aí entendemos o porquê de ela ser tão magnetizante: a magia da natureza não é ofuscada, na verdade, ela é usada numa combinação perfeita com as construções históricas da cidade. Pelo centro histórico encontramos ótimos restaurantes, a Catedral Metropolitana, um museu, o mercado público e o Palácio Cruz e Sousa.

Descanse um pouco antes de visitarmos as outras atrações. A ilha é grande e será preciso pegar algumas rodovias para chegar às praias do litoral sul, leste e norte. Ao sul, conhecemos o povoado de Santo Antônio de Lisboa, que mantém sua ancestralidade açoriana. Nesta mesma ponta sul de Floripa você também descobre a Lagoa de Peri. Seu nome é uma homenagem a um piloto dos Correios franceses que perdeu o controle do seu avião e caiu no lago. Como os moradores não conseguiam pronunciar direito seu sobrenome, apelidaram Saint-Exupery de Peri. Antes que você leia duas vezes, é ele mesmo: Antoine Saint-Exupery, o autor do clássico Pequeno Príncipe.

E como estamos falando do piloto e autor, seguimos para o bairro Campeche, a leste de Santo Antônio de Lisboa. Campeche é local onde St. Exupéry deveria ter pousado, ali foi construído o primeiro aeroporto internacional. A praia de Campeche tem águas geladas, mas isso não tira em nada o valor do local, sendo ótima para o surf. Armação, pertinho dali, também atrai muitos turistas, principalmente por causa do seu magnífico passeio de barco pelas praias da região leste.

A Praia de Joaquina, por ter mar agitado, recebe vários festivais de surf. Foto: Lorraine Santana/Flickr

Começando a jornada rumo ao norte, em Lagoa de Conceição você encontrará muitos jovens e o motivo é explicado pelos inúmeros bares, festas noturnas e opções de esportes radicais, principalmente nas praias de Joaquina e Mole. Há também feirinhas de artesanato, lojas com produtos regionais e como já dissemos: festas. Muitas festas!

Voltando mais uma vez à estrada, o roteiro é tomado pela Praia dos Ingleses. As ruas deste bairro são bem estreitas e repletas de turistas argentinos. As dunas são propícias para esportes radicais e as areias para momentos de bronze e relaxamento. Na orla, há bares e restaurantes para todos se divertirem, se hidratarem e fazerem deliciosas refeições, regadas a muito fruto do mar.

Em Canasvieras, já ao norte da ilha, além da bela praia você também pode curtir um divertido passeio de escuna, conduzido com muita música e agitação. É um passeio legal para fazer sozinho, com os amigos ou com a família.

Na Praia de Joaquina o maior destaque são os diversos festivais de surf realizados durante o ano. Não poderia ser diferente, além de ondas incríveis, o lugar reserva paisagens de tirar o fôlego, daquelas especiais para sair em fotos e muitas selfies.

Para terminar o roteiro por Santa Catarina em grande estilo, visite a praia mais badalada de Floripa, Jurerê Internacional, e desfrute de uma refeição típica da região e das inúmeras opções glamorosas de sua vida noturna. É a noite mais badalada de Santa Catarina, onde a possibilidade de trombar com celebridades da moda, da TV ou rádio é iminente, principalmente em épocas de alta temporada.

Como chegar

Joinville até Piçarras: siga na direção sul pela Av. Getúlio Vargas e continue a rota pelas ruas Santa Catarina e Porto Rico para então chegar à rodovia BR-101. Continue pela via e depois siga pela Pista Lateral, faça o retorno e pegue a Av. Getúlio Vargas, já em Piçarras.

Piçarras até Bombinhas: indo sentido sul, entre na rotatória próxima a R. João de Deus Carvalho e pegue a 2ª saída para a R. Geraldo Cardoso. Entre na SC-414 e depois vire à esquerda para a BR-101. Para entrar na cidade, saia da BR-101 seguindo a direção da rodovia SC-412. Ao cruzar a rotatória, continue pela SC-412 até o centro de Bombinhas.

Bombinhas até Florianópolis: entre na SC-412 para descer ao sul pela BR-101. Depois, entre na BR-282 e saia na R. Antônio Pereira Oliveira Neto. Pegue a rampa de acesso rumo à Av. Paulo Fontes, centro de Floripa.

Veja no mapa abaixo como ficou o nosso roteiro por Santa Catarina!

Gostou do Roteiro Santa Catarina? E você, já visitou alguma destas cidades? Compartilhe sua experiência!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

Write A Comment