Destacada como uma das capitais mais verdes do Brasil, Curitiba desponta como o destino mais querido por quem pratica ecoturismo. As atrações dentro da cidade se estendem à região metropolitana, garantindo momentos que vão da pura calmaria em meio a cenários incríveis, passando pela adrenalina vivida nas corredeiras e paredões de diferentes paisagens. As atividades variam muito de um lugar para outro e, por isso, conseguem agradar quaisquer perfis de turistas. Para fazer a escolha certa, confira o Guia de Rotas em Curitiba e  Litoralalugue um carro e parta rumo à felicidade. E se houver disponibilidade, por que não curtir todas as alternativas?

Curitiba

Como a nossa primeira parada é ainda na capital paranaense, o primeiro passo é conhecer todas as possibilidades oferecidas pela cidade. Sem sair das imediações curitibanas, uma opção muito bacana é o “Tour Interparques”. O passeio percorre o trajeto das ciclovias que ligam os parques de Curitiba, passando por lugares como Passeio Público, Bosque do Papa, Parque São Lourenço, Parque Tanguá, Parque Tinguí e Parque Barigui. O roteiro completo leva cerca de 40 minutos e percorre aproximadamente 18,8 Km de carro.

Outros dois pontos que não podem deixar de serem visitados são: O Jardim Botânico de Curitiba, que oferece um amplo espaço arborizado, aliando espaços para prática de esportes (ciclismo, tênis, patinação…). A entrada é gratuita e merece estar no seu plano de viagem à Curitiba. O Jardim Botânico localiza-se há cerca de 5 Km do Centro de Curitiba e o trajeto percorrido de carro leva em torno de 13 minutos.

Guia de Rotas em Curitiba e Litoral
Jardim Botânico

O Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Museu do Olho, é um dos mais belos monumentos da cidade. Construção recente que atrai exposições de artistas do mundo todo, sempre oferece grandes atrações para os turistas que desejam ver mais do que paisagens incríveis, e aproveitar para viajar pelas obras mais valorizadas no mundo todo. O Museu Oscar Niemeyer fica em torno de 5,2 Km do Centro de Curitiba e esse percurso leva cerca de 17 minutos para ser feito de carro.

Guia Rentcars de rotas em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)

Para finalizar a passagem em Curitiba (ou não) o almoço pode ser programado para o Domingo, no Bairro de Santa Felicidade. Famoso pela diversidade de restaurantes da culinária Italiana, incluindo um dos maiores restaurantes da América Latina. Mas chegue cedo, ou faça reserva, porque o bairro é sempre muito movimentado. A região que concentra os restaurantes mais badalados da região de Santa Felicidade localiza-se a aproximadamente 6,9 Km de distância do Centro de Curitiba e esse trajeto, ao ser feito de carro, leva em média 18 minutos para ser concluído.

São José dos Pinhais

Na cidade que fica a 17 km do Centro de Curitiba, aproximadamente 30 minutos de carro, há um leque de atrações ecoturísticas. São diversas agências espalhadas pela cidade, responsáveis por movimentar o destino, mantendo todo mundo em ritmo intenso e em contato com a natureza.

O Bungee Jumping se destaca entre as demais possibilidades e atrai principalmente os mais aventureiros em busca de fortes emoções. Os saltos são feitos em pontos estratégicos e só podem ser praticados por quem pesa mais de 40 kg e não apresenta nenhum problema de saúde.

Para quem tem medo de altura ou quer fugir da adrenalina, a melhor alternativa é percorrer o Caminho do Vinho de São José dos Pinhais e aproveitar para visitar mais de 30 vinícolas. Os passeios podem ser feitos em excursões guiadas e contemplam a degustação de diferentes vinhos produzidos na região, bem como de queijos e doces. Se a viagem for feita em Agosto, os visitantes podem participar da Festa do Vinho, quando a cidade toda se reúne para comemorar os bons frutos e lucros vindos das uvas plantadas na região. Durante o evento, shows e feiras animam os participantes, garantindo momentos de pura diversão.

Para chegar a São José dos Pinhais, basta sair de Curitiba em direção ao oeste e seguir pela Avenida Comendador Franco (mais conhecida como Av. das Torres). Não há praças de pedágio no trajeto.

Colombo

Colombo mantém casas e igrejas construídas com um estilo que lembra a arquitetura europeia. No entanto, a principal atração do destino fica longe do centro do município, onde o colorido da serra e da Mata Atlântica recebem os turistas de braços abertos, oferecendo-lhes muitas possibilidades ecoturísticas.

No Morro da Cruz e na Cascata do Ribeirão das Onças, as trilhas podem tomar longas horas do dia. Ao caminhar entre estes lugares, é possível sentir de perto a imponência da mata, banhar-se em rios, piscinas naturais e cachoeiras, além de contemplar visuais panorâmicos como nenhum outro na região.

No mesmo ritmo, o Parque Municipal Gruta do Bacaetava recepciona os interessados em conhecer a paisagem local com um Centro de Visitantes, de onde todos partem em direção à trilha que dá acesso à gruta. Lá dentro, a Capela é outra atração turística, muito visitada pela população local e visitantes. O passeio é revigorante, principalmente graças ao contato íntimo com a natureza.

De volta à cidade, há muito mais esperando o turista: casarões históricos, igrejas centenárias, rota rural e uma casa de cultura, responsáveis por entreter os viajantes que chegam à cidade com uma programação bem movimentada, possibilitando um melhor aproveitamento da estadia por lá. O acesso a Colombo é feito pela Rodovia Mauro Bernardo, saindo de Curitiba em uma viagem que percorre apenas 17 km de estrada. A duração desse trajeto, feito de carro, leva em média 40 minutos e não há praças de pedágio no caminho.

Parque Estadual de Vila Velha

Outra grande atração turística do estado do Paraná, que merece verdadeiro destaque nesse roteiro, encontra-se pertinho de Curitiba a cerca de 100 km de distância da capital. É o famoso Parque Estadual de Vila Velha, um sítio geológico pertencente ao município de Ponta Grossa-PR. O complexo é composto por três principais elementos: 01- Arenitos: Formações rochosas que apresentam formas variadas. 02-Furnas: Grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior. 03- Lagoa Dourada: Ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

No local é possível admirar a ação da natureza e os efeitos causados por ela num conjunto de cadeias rochosas que mais lembram uma cidade medieval. O resultado dessa ação é traduzido em impressionantes esculturas naturais, esculpidas por erosões eólicas e pluviais ao longo de anos (mais de 340 milhões de anos).

Dentre as principais atrações do parque os visitantes poderão testemunhar de perto algumas formações rochosas que se assemelham a animais (tartaruga e camelo), outras que lembram cogumelos de diversos tamanhos, uma montanha que tem o formato de uma Bota, a Esfinge, uma cabeça de Índio e a mais famosa de todas, símbolo do Parque Estadual de Vila Velha, a Taça! É realmente incrível o passeio e não temos receio de dizer que ficará eternamente na memória de quem tiver o prazer de conhecer. Mas prepare-se, pois a caminhada vai ser longa, porém, amplamente recompensadora.

Saindo de Curitiba são 02 praças de pedágio até Ponta Grossa (R$ 17,20 cada um dos bilhetes).

guia-de-rotas-em-curitiba-e-litoral
Parque Estyadual Vila Velha – Por CrayonStock_10898_VilaVelha_Parana

Serra do Mar do Paraná

O nosso Guia de Rotas em Curitiba e Litoral não poderia deixar de apresentar a Serra do Mar do Paraná. Não é uma serra típica. Eleva-se de 500 a 1000 metros acima do nível do mar e corta uma área de 110 quilômetros de extensão de Mata Atlântica preservada, o que proporciona uma beleza exuberante.

A Serra abriga muito animais selvagens, entre eles quatis, iraras, furões, ouriços, cuícas, tatus; macacos, como o bugio e macaco-prego; felinos, como onça-pintada, suçuarana, jaguatirica, gato-do-mato e gato-mourisco. Além desses, pode-se encontrar também várias espécies de aves, como gaviões, jandaias, juritis, saíras, pica-paus, macucos, jacus e tucanos. Saindo do Centro de Curitiba o percurso até a Serra do Mar leva em torno de 1h20m e os viajantes percorrem cerca de 64 Km. Optando pelo acesso por meio da BR 277 o viajante passará por 01 praça de pedágio (custo do pedágio R$ 16,80).

guia-de-rotas-em-curitiba-e-litoral
Serra do Mar, Paraná – Por Anelize Draeger (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Estrada da Graciosa

O acesso é dado pela BR-116 e fica em torno de 59.2 km do Centro de Curitiba. Não há praças de pedágio no trajeto. A estrada da Graciosa é toda “decorada” por flores e flora imponente. Todo o trecho é asfaltado e com pavimentação poliédrica, e ainda conserva a construção antiga, feita em pedra pelos tropeiros no século 20. A Estrada da Graciosa notabiliza-se pelas belas paisagens e passeio repleto de histórias. Os motoristas devem ficar atentos às curvas da estrada, que são muitas. Além disso, em dias de muita neblina a visibilidade é baixa e recomenda-se até mesmo que seja evitado esse trajeto.

As belezas desse trecho renderam à Estrada da Graciosa um tombamento como patrimônio cultural do estado do Paraná, em 1986 e mais tarde, a UNESCO declarou o local como Reserva Biosfera da Mata Atlântica. Os recantos que existem à beira da estrada são locais de lazer, com quiosques e churrasqueiras que ficam disponíveis ao uso de turistas. Mas, recomenda-se chegar cedo, pois antes das 09h da manhã, estacionamento e quiosques costumam ficar cheios.

Passeio de trem

Uma opção para conhecer a Serra do Mar é fazer o passeio de trem que, diariamente leva turistas de Curitiba à Morretes. Se você estiver de carro, é só deixá-lo estacionado na rodoferroviária e partir para o passeio. O trajeto é encantador e cheio de pequenas cachoeiras.

O passeio é feito por um trem com mais de 125 anos de história que leva turistas de Curitiba à Paranaguá, passando pela histórica cidade de Morretes. Essa é uma atração turística mesmo, visto que há paradas nos recantos da belíssima Estrada da Graciosa, como é conhecida a PR-410. Os valores variam de R$ 79,00 a R$ 296,00 a ida e R$ 55,00 a 296,00 a volta. São diversos pacotes que você pode escolher.

guia-de-rotas-em-curitiba-e-litoral
By Adam Jones Adam63 – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7394926

Morretes

Visitar Morretes é desfrutar de muitas áreas verdes, montanhas encantadoras, como o Pico do Marumbi, admirar e banhar-se nas águas do Rio Nhundiaquara, que corta a cidadezinha, umas das mais charmosas e conhecidas no litoral paranaense, além de ver e ouvir os cantos de muitos animais silvestres que habitam as matas da região.

Localizada a 68 km de Curitiba o acesso da capital paranaense até lá pode ser feito de duas maneiras: de carro, pela BR-277 ou mesmo por meio da belíssima Estrada da Graciosa; ou de trem, saindo da estação ferroviária na capital paranaense.

Mais próximo ao litoral, Morretes oferece grande variedade de trilhas em meio à serra. Uma delas passa pela Cachoeira Marumbinista, onde, ao longo do caminho, os aventureiros se encontram com diversas piscinas naturais, formadas pelas quedas d’água do Rio Taquaral. De nível fácil, as caminhadas duram apenas 45 minutos. A cachoeira fica dentro do Parque Estadual do Pico do Marumbi, onde a rica vegetação da Mata Atlântica pode ser contemplada de perto. São diversas trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, agradando desde os menos experientes aos mais familiarizados com caminhos íngremes.

Ainda no ritmo das caminhadas, uma trilha muito conhecida e de grande importância em Morretes é o Caminho do Itupava, que aproxima os viajantes de belezas únicas encontras na região, como as orquídeas, saguis e beija-flores. A experiência fica ainda mais enriquecedora graças às ruínas encontradas ao longo do percurso, as quais disputam a atenção de todos com os santuários e antigas construções que resistiram ao tempo e hoje são protagonistas dos muitos causos contados pelos guias durante a excursão.

Após as longas caminhadas, a dica especial para finalizar a passagem por Morretes em grande estilo é almoçar num dos belos restaurantes locais. A parada “obrigatória” permite a degustação do famoso “Barreado”, um prato típico da região, servido nos principais restaurantes de Morretes e Antonina-PR (cidade vizinha).

Ilha do Mel

Alugar um carro e aproveitar para conhecer tudo o que a região do litoral do Paraná tem a oferecer é a melhor alternativa, e neste caso a dica é seguir até a Ilha do Mel. A balsa para a Praia das Encantadas sai de Pontal do Paraná. São 90.41 km de distância da grande Curitiba e o trajeto tem 01 praça de pedágio (Custo de R$ 16,80 o bilhete), então é para lá que você deve seguir. Ao longo da Ilha do Mel existem diversas trilhas que levam à outras praias famosas da região, como Mar de Fora, Morro do Sabão, Praia e Morro do Miguel, Morro do Meio, Praia Grande e Praia de Fora.

Há também o Farol das Conchas, construído em 1872 e que até hoje orienta os navegantes da Baía de Paranaguá e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1767 para proteger o Brasil dos ataques espanhóis.

Se você não estiver de carro, mas com muita vontade de conhecer todos esses lugares, não se preocupe, é possível alugar um carro pelo Rentcars.com em Curitiba ou em Paranaguá e fazer todo o trajeto desse Guia de Rotas em Curitiba e Litoral com conforto e sem pressa.

Agora que você já conhece quais são as paradas obrigatórias em Curitiba, região metropolitana e litoral é só se programar e cair na estrada.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment